Visita domiciliÃria como componente do PSF: compreendendo as percepÃÃes dos usuÃrios dos serviÃos no MunicÃpio de Fortaleza(CE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=629 |
Resumo: | Com a implantaÃÃo do Programa SaÃde da FamÃlia, a visita domiciliÃria vem ganhando forÃa nesta Ãltima dÃcada, apesar de ser uma atividade desenvolvida na Ãrea de SaÃde PÃblica desde o inÃcio do sÃculo. O presente estudo tem como objetivo compreender percepÃÃes do usuÃrio sobre a visita domiciliÃria como componente do Programa SaÃde da FamÃlia, referente Ãs dimensÃes: cuidado, humanizaÃÃo e integralidade. Trata-se de um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa. Fundamentado na fenomenologia hermenÃutica, inserindo-se na vertente crÃtico interpretativa dado investigar o fenÃmeno em estudo contrastando-o com a materialidade a que se relaciona, buscando apontar elementos para sua transformaÃÃo. Para tanto, foram realizadas 21 entrevistas em profundidade com usuÃrios que recebiam visita domiciliÃria e residiam nas Ãreas pertencentes Ãs seis Secretarias Executivas Regionais de SaÃde no MunicÃpio de Fortaleza. As entrevistas gravadas e transcritas constituÃram a base empÃrica do estudo. A anÃlise dos depoimentos de cada informante evidenciou trÃs eixos temÃticos centrais: 1) Aspectos Relacionais da Visita DomiciliÃria: percepÃÃes dos usuÃrios quanto aos aspectos relacionados à humanizaÃÃo do cuidado e integralidade da assistÃncia durante a visita das equipes. Esse eixo foi dividido em trÃs dimensÃes: percepÃÃo da relaÃÃo profissional usuÃrio, humanizaÃÃo do cuidado, o sentido da integralidade. O segundo eixo 2) CaracterÃsticas da Visita, enfoca caracterÃsticas da visita em relaÃÃo à prioridade e operacionalizaÃÃo da mesma. Emergiram nesse eixo duas dimensÃes: freqÃÃncia/duraÃÃo e seleÃÃo dos atendimentos. O terceiro e Ãltimo eixo temÃtico-VinculaÃÃo com o ServiÃo, levanta questÃes relacionadas com o serviÃo, enfocando aspectos funcionais e de integraÃÃo da atenÃÃo com outros serviÃos, e desdobrando-se em trÃs dimensÃes: funcionamento da unidade, equidade e integraÃÃo da atenÃÃo. As consideraÃÃes finais deste trabalho apontam como caminho para mudanÃas no paradigma da assistÃncia domiciliÃria, a prÃtica em saÃde baseada na aproximaÃÃo, conversaÃÃo e negociaÃÃo constante, entre profissionais, usuÃrios e comunidade |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVisita domiciliÃria como componente do PSF: compreendendo as percepÃÃes dos usuÃrios dos serviÃos no MunicÃpio de Fortaleza(CE)Home visits as component of the PSF: understanding the perceptions of the users of the services in the city of Fortaleza (CE) 2006-09-21Maria LÃcia MagalhÃes Bosi37053620700http://lattes.cnpq.br/9134488733320302Alcides Silva de Miranda05957872822http://lattes.cnpq.br/4836670181191443Vera LÃcia de Almeida06754767391Vera LÃcia de Almeida36981192349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4750288U8Adriana Bezerra Brasil de AlbuquerqueUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBRVisita DomiciliÃria HumanizaÃÃo do Cuidado RelaÃÃo Profissional - UsuÃrioHome Visit Humanized Care Health Professional - User RelationshipSAUDE PUBLICACom a implantaÃÃo do Programa SaÃde da FamÃlia, a visita domiciliÃria vem ganhando forÃa nesta Ãltima dÃcada, apesar de ser uma atividade desenvolvida na Ãrea de SaÃde PÃblica desde o inÃcio do sÃculo. O presente estudo tem como objetivo compreender percepÃÃes do usuÃrio sobre a visita domiciliÃria como componente do Programa SaÃde da FamÃlia, referente Ãs dimensÃes: cuidado, humanizaÃÃo e integralidade. Trata-se de um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa. Fundamentado na fenomenologia hermenÃutica, inserindo-se na vertente crÃtico interpretativa dado investigar o fenÃmeno em estudo contrastando-o com a materialidade a que se relaciona, buscando apontar elementos para sua transformaÃÃo. Para tanto, foram realizadas 21 entrevistas em profundidade com usuÃrios que recebiam visita domiciliÃria e residiam nas Ãreas pertencentes Ãs seis Secretarias Executivas Regionais de SaÃde no MunicÃpio de Fortaleza. As entrevistas gravadas e transcritas constituÃram a base empÃrica do estudo. A anÃlise dos depoimentos de cada informante evidenciou trÃs eixos temÃticos centrais: 1) Aspectos Relacionais da Visita DomiciliÃria: percepÃÃes dos usuÃrios quanto aos aspectos relacionados à humanizaÃÃo do cuidado e integralidade da assistÃncia durante a visita das equipes. Esse eixo foi dividido em trÃs dimensÃes: percepÃÃo da relaÃÃo profissional usuÃrio, humanizaÃÃo do cuidado, o sentido da integralidade. O segundo eixo 2) CaracterÃsticas da Visita, enfoca caracterÃsticas da visita em relaÃÃo à prioridade e operacionalizaÃÃo da mesma. Emergiram nesse eixo duas dimensÃes: freqÃÃncia/duraÃÃo e seleÃÃo dos atendimentos. O terceiro e Ãltimo eixo temÃtico-VinculaÃÃo com o ServiÃo, levanta questÃes relacionadas com o serviÃo, enfocando aspectos funcionais e de integraÃÃo da atenÃÃo com outros serviÃos, e desdobrando-se em trÃs dimensÃes: funcionamento da unidade, equidade e integraÃÃo da atenÃÃo. As consideraÃÃes finais deste trabalho apontam como caminho para mudanÃas no paradigma da assistÃncia domiciliÃria, a prÃtica em saÃde baseada na aproximaÃÃo, conversaÃÃo e negociaÃÃo constante, entre profissionais, usuÃrios e comunidade Although a public health practice since the early 20th century, home visits by health care teams from the newly implanted family health program have become increasingly popular over the past decade. The present study looks into usersâ perceptions of home visits within the context of the family health program with respect to completeness and humanization of care. The study was explorative and qualitative. Based on hermeneutic phenomenology and within a critical-interpretive perspective, the study contrasts the phenomenon under investigation with its own materiality in search of transforming elements. To this end 21 interviews were carried out in depth with users receiving home visits by family health teams within the six administrative health districts of Fortaleza. The empirical evidence of the study consisted of taped and transcribed interviews. An analysis of the interviews revealed the existence of three core themes: 1) Health professional/user relationships, i.e. usersâ perceptions of completeness and humanization of care during visits. This theme was divided into three items: perception of health professional/user relationships, humanization of care and the meaning of completeness; 2) Characterization of visits, with emphasis on priorities and operationalization. The theme was divided into two items: frequency/duration of visits and patient selection; and 3) User/health facility association, with focus on health facility management and integration with other services, divided into three items: health facility management, equity and integration of care. In conclusion, the study suggests that home visiting practices may be improved by enhancing the aspects of closeness, conversation and constant negotiation between professionals, users and the communityCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=629application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:40Zmail@mail.com - |
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Although a public health practice since the early 20th century, home visits by health care teams from the newly implanted family health program have become increasingly popular over the past decade. The present study looks into usersâ perceptions of home visits within the context of the family health program with respect to completeness and humanization of care. The study was explorative and qualitative. Based on hermeneutic phenomenology and within a critical-interpretive perspective, the study contrasts the phenomenon under investigation with its own materiality in search of transforming elements. To this end 21 interviews were carried out in depth with users receiving home visits by family health teams within the six administrative health districts of Fortaleza. The empirical evidence of the study consisted of taped and transcribed interviews. An analysis of the interviews revealed the existence of three core themes: 1) Health professional/user relationships, i.e. usersâ perceptions of completeness and humanization of care during visits. This theme was divided into three items: perception of health professional/user relationships, humanization of care and the meaning of completeness; 2) Characterization of visits, with emphasis on priorities and operationalization. The theme was divided into two items: frequency/duration of visits and patient selection; and 3) User/health facility association, with focus on health facility management and integration with other services, divided into three items: health facility management, equity and integration of care. In conclusion, the study suggests that home visiting practices may be improved by enhancing the aspects of closeness, conversation and constant negotiation between professionals, users and the community |
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Com a implantaÃÃo do Programa SaÃde da FamÃlia, a visita domiciliÃria vem ganhando forÃa nesta Ãltima dÃcada, apesar de ser uma atividade desenvolvida na Ãrea de SaÃde PÃblica desde o inÃcio do sÃculo. O presente estudo tem como objetivo compreender percepÃÃes do usuÃrio sobre a visita domiciliÃria como componente do Programa SaÃde da FamÃlia, referente Ãs dimensÃes: cuidado, humanizaÃÃo e integralidade. Trata-se de um estudo exploratÃrio, de natureza qualitativa. Fundamentado na fenomenologia hermenÃutica, inserindo-se na vertente crÃtico interpretativa dado investigar o fenÃmeno em estudo contrastando-o com a materialidade a que se relaciona, buscando apontar elementos para sua transformaÃÃo. Para tanto, foram realizadas 21 entrevistas em profundidade com usuÃrios que recebiam visita domiciliÃria e residiam nas Ãreas pertencentes Ãs seis Secretarias Executivas Regionais de SaÃde no MunicÃpio de Fortaleza. As entrevistas gravadas e transcritas constituÃram a base empÃrica do estudo. A anÃlise dos depoimentos de cada informante evidenciou trÃs eixos temÃticos centrais: 1) Aspectos Relacionais da Visita DomiciliÃria: percepÃÃes dos usuÃrios quanto aos aspectos relacionados à humanizaÃÃo do cuidado e integralidade da assistÃncia durante a visita das equipes. Esse eixo foi dividido em trÃs dimensÃes: percepÃÃo da relaÃÃo profissional usuÃrio, humanizaÃÃo do cuidado, o sentido da integralidade. O segundo eixo 2) CaracterÃsticas da Visita, enfoca caracterÃsticas da visita em relaÃÃo à prioridade e operacionalizaÃÃo da mesma. Emergiram nesse eixo duas dimensÃes: freqÃÃncia/duraÃÃo e seleÃÃo dos atendimentos. O terceiro e Ãltimo eixo temÃtico-VinculaÃÃo com o ServiÃo, levanta questÃes relacionadas com o serviÃo, enfocando aspectos funcionais e de integraÃÃo da atenÃÃo com outros serviÃos, e desdobrando-se em trÃs dimensÃes: funcionamento da unidade, equidade e integraÃÃo da atenÃÃo. As consideraÃÃes finais deste trabalho apontam como caminho para mudanÃas no paradigma da assistÃncia domiciliÃria, a prÃtica em saÃde baseada na aproximaÃÃo, conversaÃÃo e negociaÃÃo constante, entre profissionais, usuÃrios e comunidade |
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