GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimunda Heveline Ribeiro Quirino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20086
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar os Fatores CrÃticos de Sucesso (FCS) da gestÃo da aprendizagem dos cursos de graduaÃÃo a distÃncia da UFC Virtual na visÃo de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadÃmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentaÃÃo teÃrica aspectos conceituais sobre gestÃo da aprendizagem, como tambÃm apresenta o cenÃrio do EaD no Brasil e as polÃticas publicas da educaÃÃo dando Ãnfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa que se centra na objetividade. Recorre à linguagem matemÃtica para descrever as causas de um fenÃmeno, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dado. O lÃcus da pesquisa foram os pÃlos do Instituto UFCVirtual. Foi realizado um levantamento tendo como a principal caracterÃstica a aplicaÃÃo de um questionamento online com perguntas fechadas, direto com as pessoas relevantes para a pesquisa. O universo foi composto por gestores de cursos, tutores e alunos dos pÃlos (Fortaleza, Caucaia, Russas e QuixadÃ) matriculados nos Ãltimos semestres dos cursos. Estas perguntas estÃo distribuÃdas nas dimensÃes da gestÃo da aprendizagem de curso superior em EaD, conforme modelo de Roesler e Sartori (2005), que sÃo: Desenho pedagÃgico, produÃÃo de material didÃtico, sistema tutoria e secretaria acadÃmica Os dados foram analisados utilizando o mÃtodo de escala ordinal atravÃs de dados estatÃsticos. Foram identificados 10 itens como FCS apÃs o levantamento criterioso das respostas. A partir da consulta entre gestores acadÃmicos, tutores e alunos extraÃram-se os itens de cada dimensÃo do modelo de Sartori e Roseler (2005) sobre a estrutura da gestÃo da aprendizagem que se destacaram como os FCS com base na porcentagem da freqÃÃncia relativa (Fr) considerados como sendo os de maior importÃncia para manter o bom Ãxito nos cursos, sÃo: (1) PÃlo dispÃe de biblioteca de apoio com material do curso, (2) Salas para os encontros estÃo sempre limpas, iluminadas e climatizadas, (3) Equipamentos se encontram em condiÃÃo de uso durante a disciplina, (4)A Presencialidade virtual, (5) CoerÃncia da teoria e da prÃtica do curso escolhido, (6) Aula totalmente à distÃncia, (7) AceitaÃÃo da universidade pelo mercado de trabalho, (8) PÃlo fornece e possibilita o acesso a internet, (9) A forma de avaliaÃÃo no EaD, (10) OrganizaÃÃo do sistema de tutoria com o curso e os alunos para atender o processo de aprendizagem. Conclui-se, portanto que a coordenaÃÃo geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condiÃÃes de trabalho nos pÃlos e buscar meios de integraÃÃo com os principais sujeitos da metodologia em EaD.
id UFC_4258172535936261021bf07aa8e3a8cc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12635
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucessoManagement of learning in distance education in higher education institutions under the optics of critical success factors2017-08-30Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Antonio de Barros Serra00645233333http://lattes.cnpq.br/0732493866290289 24508063349http://lattes.cnpq.br/5774515408650519Raimunda Heveline Ribeiro QuirinoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBREducaÃÃo a DistÃncia GestÃo da aprendizagem Fatores crÃticos de sucesso Distance education Management of learning Critical success factorsADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEste trabalho tem como objetivo identificar os Fatores CrÃticos de Sucesso (FCS) da gestÃo da aprendizagem dos cursos de graduaÃÃo a distÃncia da UFC Virtual na visÃo de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadÃmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentaÃÃo teÃrica aspectos conceituais sobre gestÃo da aprendizagem, como tambÃm apresenta o cenÃrio do EaD no Brasil e as polÃticas publicas da educaÃÃo dando Ãnfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa que se centra na objetividade. Recorre à linguagem matemÃtica para descrever as causas de um fenÃmeno, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dado. O lÃcus da pesquisa foram os pÃlos do Instituto UFCVirtual. Foi realizado um levantamento tendo como a principal caracterÃstica a aplicaÃÃo de um questionamento online com perguntas fechadas, direto com as pessoas relevantes para a pesquisa. O universo foi composto por gestores de cursos, tutores e alunos dos pÃlos (Fortaleza, Caucaia, Russas e QuixadÃ) matriculados nos Ãltimos semestres dos cursos. Estas perguntas estÃo distribuÃdas nas dimensÃes da gestÃo da aprendizagem de curso superior em EaD, conforme modelo de Roesler e Sartori (2005), que sÃo: Desenho pedagÃgico, produÃÃo de material didÃtico, sistema tutoria e secretaria acadÃmica Os dados foram analisados utilizando o mÃtodo de escala ordinal atravÃs de dados estatÃsticos. Foram identificados 10 itens como FCS apÃs o levantamento criterioso das respostas. A partir da consulta entre gestores acadÃmicos, tutores e alunos extraÃram-se os itens de cada dimensÃo do modelo de Sartori e Roseler (2005) sobre a estrutura da gestÃo da aprendizagem que se destacaram como os FCS com base na porcentagem da freqÃÃncia relativa (Fr) considerados como sendo os de maior importÃncia para manter o bom Ãxito nos cursos, sÃo: (1) PÃlo dispÃe de biblioteca de apoio com material do curso, (2) Salas para os encontros estÃo sempre limpas, iluminadas e climatizadas, (3) Equipamentos se encontram em condiÃÃo de uso durante a disciplina, (4)A Presencialidade virtual, (5) CoerÃncia da teoria e da prÃtica do curso escolhido, (6) Aula totalmente à distÃncia, (7) AceitaÃÃo da universidade pelo mercado de trabalho, (8) PÃlo fornece e possibilita o acesso a internet, (9) A forma de avaliaÃÃo no EaD, (10) OrganizaÃÃo do sistema de tutoria com o curso e os alunos para atender o processo de aprendizagem. Conclui-se, portanto que a coordenaÃÃo geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condiÃÃes de trabalho nos pÃlos e buscar meios de integraÃÃo com os principais sujeitos da metodologia em EaD.This work aims to identify the Critical Success Factors (FCS) of the learning management of undergraduate distance courses of UFC Virtual in the view of its main actors and subjects, that is, academic managers, students and teachers / tutors. It covers as theoretical foundation conceptual aspects about learning management, but also presents the scenario of EaD in Brazil and the public policies of education emphasizing the program of the Open University of Brazil (UAB). It is characterized as a quantitative research that focuses on objectivity. It uses mathematical language to describe the causes of a phenomenon, using structured procedures and formal instruments for data collection. The locus of the research was the poles of the Instituto UFCVirtual. A survey was carried out with the main characteristic being the application of an online questioning with closed questions, direct with the people relevant to the research. The universe was composed by managers of courses, tutors and students of the poles (Fortaleza, Caucaia, Russas and QuixadÃ) enrolled in the last semesters of the courses. These questions are distributed in the dimensions of upper level learning management in distance learning, according to Roesler and Sartori (2005) model, which are: Pedagogical design, production of didactic material, tutoring system and academic secretariat The data were analyzed using the method of Ordinal scale through statistical data. Ten items were identified as FCS after a careful survey of the responses. From the consultation between academic managers, tutors and students, the items of each dimension of the Sartori and Roseler model (2005) on the structure of learning management were extracted, which stood out as the FCS based on the percentage of the relative frequency (Fr ) Are considered to be the most important to maintain success in the courses: (1) Campus has a support library with course material, (2) Meeting rooms are always clean, light and air-conditioned, (3) Equipment is in use condition during the course, (4) Virtual presence, (5) Coherence of theory and practice of the course chosen, (6) Distance learning class, (7) Acceptance of university by the job market, (8) Pole provides and enables access to the internet, (9) The form of assessment in the EaD, (10) Organization of the mentoring system with the course and the students to attend the learning process. It is concluded, therefore, that the general coordination of the courses in EaD needs to improve the conditions of work in the poles and to seek means of integration with the main subjects of the methodology in EaD.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20086application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Management of learning in distance education in higher education institutions under the optics of critical success factors
title GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
spellingShingle GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
Raimunda Heveline Ribeiro Quirino
EducaÃÃo a DistÃncia
GestÃo da aprendizagem
Fatores crÃticos de sucesso
Distance education
Management of learning
Critical success factors
ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
title_full GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
title_fullStr GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
title_full_unstemmed GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
title_sort GestÃo da aprendizagem no ensino a distÃncia em instituiÃÃo de ensino superior sob a Ãtica dos fatores crÃticos de sucesso
author Raimunda Heveline Ribeiro Quirino
author_facet Raimunda Heveline Ribeiro Quirino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11916990304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio de Barros Serra
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00645233333
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0732493866290289
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24508063349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5774515408650519
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimunda Heveline Ribeiro Quirino
contributor_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
Wagner Bandeira Andriola
Antonio de Barros Serra
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a DistÃncia
GestÃo da aprendizagem
Fatores crÃticos de sucesso
topic EducaÃÃo a DistÃncia
GestÃo da aprendizagem
Fatores crÃticos de sucesso
Distance education
Management of learning
Critical success factors
ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Management of learning
Critical success factors
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo identificar os Fatores CrÃticos de Sucesso (FCS) da gestÃo da aprendizagem dos cursos de graduaÃÃo a distÃncia da UFC Virtual na visÃo de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadÃmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentaÃÃo teÃrica aspectos conceituais sobre gestÃo da aprendizagem, como tambÃm apresenta o cenÃrio do EaD no Brasil e as polÃticas publicas da educaÃÃo dando Ãnfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa que se centra na objetividade. Recorre à linguagem matemÃtica para descrever as causas de um fenÃmeno, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dado. O lÃcus da pesquisa foram os pÃlos do Instituto UFCVirtual. Foi realizado um levantamento tendo como a principal caracterÃstica a aplicaÃÃo de um questionamento online com perguntas fechadas, direto com as pessoas relevantes para a pesquisa. O universo foi composto por gestores de cursos, tutores e alunos dos pÃlos (Fortaleza, Caucaia, Russas e QuixadÃ) matriculados nos Ãltimos semestres dos cursos. Estas perguntas estÃo distribuÃdas nas dimensÃes da gestÃo da aprendizagem de curso superior em EaD, conforme modelo de Roesler e Sartori (2005), que sÃo: Desenho pedagÃgico, produÃÃo de material didÃtico, sistema tutoria e secretaria acadÃmica Os dados foram analisados utilizando o mÃtodo de escala ordinal atravÃs de dados estatÃsticos. Foram identificados 10 itens como FCS apÃs o levantamento criterioso das respostas. A partir da consulta entre gestores acadÃmicos, tutores e alunos extraÃram-se os itens de cada dimensÃo do modelo de Sartori e Roseler (2005) sobre a estrutura da gestÃo da aprendizagem que se destacaram como os FCS com base na porcentagem da freqÃÃncia relativa (Fr) considerados como sendo os de maior importÃncia para manter o bom Ãxito nos cursos, sÃo: (1) PÃlo dispÃe de biblioteca de apoio com material do curso, (2) Salas para os encontros estÃo sempre limpas, iluminadas e climatizadas, (3) Equipamentos se encontram em condiÃÃo de uso durante a disciplina, (4)A Presencialidade virtual, (5) CoerÃncia da teoria e da prÃtica do curso escolhido, (6) Aula totalmente à distÃncia, (7) AceitaÃÃo da universidade pelo mercado de trabalho, (8) PÃlo fornece e possibilita o acesso a internet, (9) A forma de avaliaÃÃo no EaD, (10) OrganizaÃÃo do sistema de tutoria com o curso e os alunos para atender o processo de aprendizagem. Conclui-se, portanto que a coordenaÃÃo geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condiÃÃes de trabalho nos pÃlos e buscar meios de integraÃÃo com os principais sujeitos da metodologia em EaD.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work aims to identify the Critical Success Factors (FCS) of the learning management of undergraduate distance courses of UFC Virtual in the view of its main actors and subjects, that is, academic managers, students and teachers / tutors. It covers as theoretical foundation conceptual aspects about learning management, but also presents the scenario of EaD in Brazil and the public policies of education emphasizing the program of the Open University of Brazil (UAB). It is characterized as a quantitative research that focuses on objectivity. It uses mathematical language to describe the causes of a phenomenon, using structured procedures and formal instruments for data collection. The locus of the research was the poles of the Instituto UFCVirtual. A survey was carried out with the main characteristic being the application of an online questioning with closed questions, direct with the people relevant to the research. The universe was composed by managers of courses, tutors and students of the poles (Fortaleza, Caucaia, Russas and QuixadÃ) enrolled in the last semesters of the courses. These questions are distributed in the dimensions of upper level learning management in distance learning, according to Roesler and Sartori (2005) model, which are: Pedagogical design, production of didactic material, tutoring system and academic secretariat The data were analyzed using the method of Ordinal scale through statistical data. Ten items were identified as FCS after a careful survey of the responses. From the consultation between academic managers, tutors and students, the items of each dimension of the Sartori and Roseler model (2005) on the structure of learning management were extracted, which stood out as the FCS based on the percentage of the relative frequency (Fr ) Are considered to be the most important to maintain success in the courses: (1) Campus has a support library with course material, (2) Meeting rooms are always clean, light and air-conditioned, (3) Equipment is in use condition during the course, (4) Virtual presence, (5) Coherence of theory and practice of the course chosen, (6) Distance learning class, (7) Acceptance of university by the job market, (8) Pole provides and enables access to the internet, (9) The form of assessment in the EaD, (10) Organization of the mentoring system with the course and the students to attend the learning process. It is concluded, therefore, that the general coordination of the courses in EaD needs to improve the conditions of work in the poles and to seek means of integration with the main subjects of the methodology in EaD.
description Este trabalho tem como objetivo identificar os Fatores CrÃticos de Sucesso (FCS) da gestÃo da aprendizagem dos cursos de graduaÃÃo a distÃncia da UFC Virtual na visÃo de seus principais atores e sujeitos, ou seja, gestores acadÃmicos, alunos e professores/tutores. Aborda como fundamentaÃÃo teÃrica aspectos conceituais sobre gestÃo da aprendizagem, como tambÃm apresenta o cenÃrio do EaD no Brasil e as polÃticas publicas da educaÃÃo dando Ãnfase ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa que se centra na objetividade. Recorre à linguagem matemÃtica para descrever as causas de um fenÃmeno, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dado. O lÃcus da pesquisa foram os pÃlos do Instituto UFCVirtual. Foi realizado um levantamento tendo como a principal caracterÃstica a aplicaÃÃo de um questionamento online com perguntas fechadas, direto com as pessoas relevantes para a pesquisa. O universo foi composto por gestores de cursos, tutores e alunos dos pÃlos (Fortaleza, Caucaia, Russas e QuixadÃ) matriculados nos Ãltimos semestres dos cursos. Estas perguntas estÃo distribuÃdas nas dimensÃes da gestÃo da aprendizagem de curso superior em EaD, conforme modelo de Roesler e Sartori (2005), que sÃo: Desenho pedagÃgico, produÃÃo de material didÃtico, sistema tutoria e secretaria acadÃmica Os dados foram analisados utilizando o mÃtodo de escala ordinal atravÃs de dados estatÃsticos. Foram identificados 10 itens como FCS apÃs o levantamento criterioso das respostas. A partir da consulta entre gestores acadÃmicos, tutores e alunos extraÃram-se os itens de cada dimensÃo do modelo de Sartori e Roseler (2005) sobre a estrutura da gestÃo da aprendizagem que se destacaram como os FCS com base na porcentagem da freqÃÃncia relativa (Fr) considerados como sendo os de maior importÃncia para manter o bom Ãxito nos cursos, sÃo: (1) PÃlo dispÃe de biblioteca de apoio com material do curso, (2) Salas para os encontros estÃo sempre limpas, iluminadas e climatizadas, (3) Equipamentos se encontram em condiÃÃo de uso durante a disciplina, (4)A Presencialidade virtual, (5) CoerÃncia da teoria e da prÃtica do curso escolhido, (6) Aula totalmente à distÃncia, (7) AceitaÃÃo da universidade pelo mercado de trabalho, (8) PÃlo fornece e possibilita o acesso a internet, (9) A forma de avaliaÃÃo no EaD, (10) OrganizaÃÃo do sistema de tutoria com o curso e os alunos para atender o processo de aprendizagem. Conclui-se, portanto que a coordenaÃÃo geral dos cursos em EaD precisa melhorar as condiÃÃes de trabalho nos pÃlos e buscar meios de integraÃÃo com os principais sujeitos da metodologia em EaD.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20086
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236875616256