Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meline Mesquita de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20307
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_44c2bb89848d30e3ddcebaff472b12a5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12709
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior2017-11-00Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Antonio Roberto Xavier01357695748http://lattes.cnpq.br/604148707985544863386348300CV: http://lattes.cnpq.br/1183516658177982Meline Mesquita de Carvalho Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo a DistÃncia Universidade Aberta do Brasil Ensino Superior Licenciatura em MatemÃticaTransformaÃÃo SocialDistance Education Open University of Brazil Higher education Degree in Mathematics.Social transformationEDUCACAOnÃo hÃO acesso ao ensino superior no Brasil, apesar dos significativos avanÃos nos Ãltimos anos por meio de vÃrias polÃticas pÃblicas de educaÃÃo, ainda apresenta fissuras e desafios a serem superados. Nesse sentido, uma das significativas polÃticas educacionais, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi instituÃda oficialmente no paÃs pelo MinistÃrio da EducaÃÃo no ano de 2006, com a finalidade de expandir e de interiorizar o ensino superior, atravÃs da oferta de cursos e de programas de Ensino a DistÃncia, os quais sÃo conduzidos por instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior, em articulaÃÃo com estados e municÃpios. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os impactos que a Universidade Aberta do Brasil proporcionou à vida de trÃs alunos egressos do Curso de Licenciatura em MatemÃtica, atravÃs de relatos de vida dos mesmos. à importante ressaltar a responsabilidade social da UAB, uma vez que ela permite que pessoas, anteriormente sem oportunidades, atinjam outro nÃvel social, podendo ser incluÃdas com reconhecimento acadÃmico, de maneira qualificada, em sua profissÃo escolhida. A presente pesquisa tambÃm investiga de que forma a inserÃÃo na educaÃÃo superior transformou suas realidades, seja nos aspectos sociais, profissionais ou econÃmicos. O percurso metodolÃgico seguiu a pesquisa de natureza bÃsica, de gÃnero teÃrico-empÃrico e descritiva quanto ao objetivo e problema. No tocante à abordagem, a presente pesquisa à primordialmente qualitativa e emprega o estudo de caso como mÃtodo procedimental. Com relaÃÃo à fundamentaÃÃo teÃrica, utilizaram-se autores, como Ferrarotti (2014), Chizzotti (2011), Freire (1997, 2015) e Gatti (1997). Em conclusÃo, registra-seque a UAB nÃo contemplou somente os indivÃduos que o cursaram, mas a populaÃÃo de Maranguape em geral, jà que a economia do municÃpio cresceu, recebeu mais instituiÃÃes universitÃrias e profissionais melhor capacitados. Por seu turno, estes sujeitos passaram a ser melhor remunerados,ao mesmo tempo em que tÃm freqÃentado outros nÃveis de ensino, preparando-se para aperfeiÃoar o atendimento Ãs escolas, para compreender a realidade dos alunos em suas prÃticas docentes e para adquirir conhecimentos suficientes para uma transformaÃÃo social.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20307application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
title Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
spellingShingle Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
Meline Mesquita de Carvalho
EducaÃÃo a DistÃncia
Universidade Aberta do Brasil
Ensino Superior
Licenciatura em MatemÃtica
TransformaÃÃo Social
Distance Education
Open University of Brazil
Higher education
Degree in Mathematics.Social transformation
EDUCACAO
title_short Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
title_full Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
title_fullStr Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
title_full_unstemmed Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
title_sort Universidade Aberta do Brasil na UFC histÃria, memÃria e acesso à educaÃÃo superior
author Meline Mesquita de Carvalho
author_facet Meline Mesquita de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Roberto Xavier
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01357695748
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041487079855448
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 63386348300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/1183516658177982
dc.contributor.author.fl_str_mv Meline Mesquita de Carvalho
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Josà RogÃrio Santana
Antonio Roberto Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a DistÃncia
Universidade Aberta do Brasil
Ensino Superior
Licenciatura em MatemÃtica
TransformaÃÃo Social
topic EducaÃÃo a DistÃncia
Universidade Aberta do Brasil
Ensino Superior
Licenciatura em MatemÃtica
TransformaÃÃo Social
Distance Education
Open University of Brazil
Higher education
Degree in Mathematics.Social transformation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Open University of Brazil
Higher education
Degree in Mathematics.Social transformation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O acesso ao ensino superior no Brasil, apesar dos significativos avanÃos nos Ãltimos anos por meio de vÃrias polÃticas pÃblicas de educaÃÃo, ainda apresenta fissuras e desafios a serem superados. Nesse sentido, uma das significativas polÃticas educacionais, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi instituÃda oficialmente no paÃs pelo MinistÃrio da EducaÃÃo no ano de 2006, com a finalidade de expandir e de interiorizar o ensino superior, atravÃs da oferta de cursos e de programas de Ensino a DistÃncia, os quais sÃo conduzidos por instituiÃÃes pÃblicas de ensino superior, em articulaÃÃo com estados e municÃpios. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os impactos que a Universidade Aberta do Brasil proporcionou à vida de trÃs alunos egressos do Curso de Licenciatura em MatemÃtica, atravÃs de relatos de vida dos mesmos. à importante ressaltar a responsabilidade social da UAB, uma vez que ela permite que pessoas, anteriormente sem oportunidades, atinjam outro nÃvel social, podendo ser incluÃdas com reconhecimento acadÃmico, de maneira qualificada, em sua profissÃo escolhida. A presente pesquisa tambÃm investiga de que forma a inserÃÃo na educaÃÃo superior transformou suas realidades, seja nos aspectos sociais, profissionais ou econÃmicos. O percurso metodolÃgico seguiu a pesquisa de natureza bÃsica, de gÃnero teÃrico-empÃrico e descritiva quanto ao objetivo e problema. No tocante à abordagem, a presente pesquisa à primordialmente qualitativa e emprega o estudo de caso como mÃtodo procedimental. Com relaÃÃo à fundamentaÃÃo teÃrica, utilizaram-se autores, como Ferrarotti (2014), Chizzotti (2011), Freire (1997, 2015) e Gatti (1997). Em conclusÃo, registra-seque a UAB nÃo contemplou somente os indivÃduos que o cursaram, mas a populaÃÃo de Maranguape em geral, jà que a economia do municÃpio cresceu, recebeu mais instituiÃÃes universitÃrias e profissionais melhor capacitados. Por seu turno, estes sujeitos passaram a ser melhor remunerados,ao mesmo tempo em que tÃm freqÃentado outros nÃveis de ensino, preparando-se para aperfeiÃoar o atendimento Ãs escolas, para compreender a realidade dos alunos em suas prÃticas docentes e para adquirir conhecimentos suficientes para uma transformaÃÃo social.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20307
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238008078336