Trabalho, educaÃÃo e reconhecimento: uma investigaÃÃo crÃtica dos pressupostos polÃticos e filosÃficos do ensino tÃcnico integrado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10244 |
Resumo: | Esta tese propÃe-se a realizar uma investigaÃÃo crÃtica sobre os pressupostos filosÃficos e polÃticos que orientam a concepÃÃo de formaÃÃo integrada e como estes sÃo apropriados pelos docentes em suas prÃxis pedagÃgicas, objetivando explorar uma alternativa crÃtica à concepÃÃo de formaÃÃo integrada que emerge da tradiÃÃo marxista, com a intenÃÃo de contribuir para a ampliaÃÃo do espectro investigativo desta temÃtica. Adicionalmente, apresentam-se algumas indicaÃÃes para sua melhoria qualitativa, com vista à contribuiÃÃo para a efetivaÃÃo de uma prÃtica formativa integrada. Do ponto de vista metodolÃgico, esta pesquisa à uma investigaÃÃo qualitativa, que adota um enfoque multirreferencial, envolvendo a articulaÃÃo de uma pesquisa exploratÃria histÃrico-crÃtica sobre o domÃnio associado à problemÃtica da formaÃÃo integrada e de seus pressupostos e realizando um estudo teÃrico sobre as bases da Teoria CrÃtica de Axel Honneth com a intenÃÃo de explorar potenciais contribuiÃÃes da Teoria do Reconhecimento para o alargamento reflexivo da formaÃÃo integrada.Complementarmente a esta pesquisa teÃrica, realiza-se a um estudo de campo de natureza instrumental, como estratÃgia de aproximaÃÃo com o real da formaÃÃo integrada, mediante o desenvolvimento de uma anÃlise contrastiva das narrativas da formaÃÃo integrada expressas na narrativa oficial do MEC e nas narrativas orais dos professores do Instituto Federal do Cearà â IFCE. Os resultados obtidos com nossa pesquisa revelam que o instrumental analÃtico da Teoria CrÃtica de Axel Honneth tem grande potencial para a efetivaÃÃo da prÃtica educativa integrada, que nÃo seja meramente utÃpica, possibilitando a ampliaÃÃo da matriz categorial da formaÃÃo integrada pelo acoplamento estrutural entre o trabalho e o reconhecimento, bem como pela inserÃÃo do pressuposto Ãtico-moral do reconhecimento na base dos princÃpios da formaÃÃo integrada, como condiÃÃo necessÃria para a integraÃÃo. |
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Adicionalmente, apresentam-se algumas indicaÃÃes para sua melhoria qualitativa, com vista à contribuiÃÃo para a efetivaÃÃo de uma prÃtica formativa integrada. Do ponto de vista metodolÃgico, esta pesquisa à uma investigaÃÃo qualitativa, que adota um enfoque multirreferencial, envolvendo a articulaÃÃo de uma pesquisa exploratÃria histÃrico-crÃtica sobre o domÃnio associado à problemÃtica da formaÃÃo integrada e de seus pressupostos e realizando um estudo teÃrico sobre as bases da Teoria CrÃtica de Axel Honneth com a intenÃÃo de explorar potenciais contribuiÃÃes da Teoria do Reconhecimento para o alargamento reflexivo da formaÃÃo integrada.Complementarmente a esta pesquisa teÃrica, realiza-se a um estudo de campo de natureza instrumental, como estratÃgia de aproximaÃÃo com o real da formaÃÃo integrada, mediante o desenvolvimento de uma anÃlise contrastiva das narrativas da formaÃÃo integrada expressas na narrativa oficial do MEC e nas narrativas orais dos professores do Instituto Federal do Cearà â IFCE. 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From the methodological approach, this research is a qualitative investigation that use a multiple referential approach trough the articulation of an exploratory historical and critical research about the associated field to the problematic of integrated education, complemented with a theorical study about Axel Honnthâs critical theory foundations, exploring his potential contributions to increase reflexive approach of the integrated education. Additionally, to these theorical studies, we make a field research as strategy to bring closer with the reality of integrated education, trough the development of a narrative analysis contrasting its official narrative with the narratives produced by the teachers of Federal Institute of Cearà â IFCE. The results of this research reveals the great importance of the critical theorical approach proposed by Honneth to develop an effective educational integrated practice, as not an utopist proposition, improving the enlargement of the categorical matrix of the integrated education by the structural connection between work and recognition and by introduction of the ethical-moral principle of recognition on the bases of the integrated education as a necessary condition the realization of a integrated educational practice. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10244application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:16Zmail@mail.com - |
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Trabalho, educaÃÃo e reconhecimento: uma investigaÃÃo crÃtica dos pressupostos polÃticos e filosÃficos do ensino tÃcnico integrado. Samuel Brasileiro Filho EducaÃÃo tÃcnica FormaÃÃo do trabalhador Trabalho, educaÃÃo e reconhecimento Techinal education Integrated education Work, education and recognition ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
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