O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MÃqueias Gomes Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082
Resumo: Essa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio.
id UFC_5068f14fc720b4b69011a73559349395
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11437
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolarMusic education in Sobral Municipality : survey on music in the implementation of the arts discipline school curriculum2016-07-04Marco AntÃnio Toledo Nascimento02876870665JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto00368878384http://lattes.cnpq.br/9340739968024503Adeline Annelyse Marie Stervinou60798675322http://lattes.cnpq.br/1689672229752930Tiago de Quadros Maia Carvalho07185565693http://lattes.cnpq.br/006484890879431165522435372http://lattes.cnpq.br/6752212171745125MÃqueias Gomes FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRMÃsica Ensino/aprendizagem EducaÃÃo Musical Escola BÃsica Pesquisa de Levantamento Sobral.Music Teaching/Learning Musical Education Basic School Survey researchSobralMUSICAEssa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio.This Master research aim to know the implementation of the Musical Education in the Arts classes within the Municipality Education System of Sobral, a city in the interior of CearÃ. According the guidelines of the Laws N 9.394/96 and 11.769/2008, the Municipal Education, installed in 2014, the teaching of arts within the school core curriculum, and music is one of the modalities offered to elementary school students end, 6 to 9 year. The main objective of this research is to survey of these musical incursions in the school, rising if in the municipality of Sobral actually has Arts classes in the core curriculum and consequently if contemplate the music content. The investigation also possibiliting to know how has been the access of these classes by the students, if the teachers have capacity and/or abilities for the teaching of this artistic language, among other character, in other words, to describe how happening the process of teaching and learning of the musical contents on arts discipline. To this, will be utilized a proper protocol of investigation of the survey research (FOWLER, 2011), that will utilize as a data collection a questionnaire to be applied to the arts teachers. This analysis shows that the specific formation of the teachers is little significance, the structure isnât satisfactory, not all the schools have the musical teaching, presenting thus problems to the Musical Education on Municipal.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Music education in Sobral Municipality : survey on music in the implementation of the arts discipline school curriculum
title O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
spellingShingle O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
MÃqueias Gomes Ferreira
MÃsica
Ensino/aprendizagem
EducaÃÃo Musical
Escola BÃsica
Pesquisa de Levantamento
Sobral.
Music
Teaching/Learning
Musical Education
Basic School
Survey research
Sobral
MUSICA
title_short O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
title_full O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
title_fullStr O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
title_full_unstemmed O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
title_sort O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
author MÃqueias Gomes Ferreira
author_facet MÃqueias Gomes Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marco AntÃnio Toledo Nascimento
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02876870665
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00368878384
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9340739968024503
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adeline Annelyse Marie Stervinou
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 60798675322
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1689672229752930
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tiago de Quadros Maia Carvalho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 07185565693
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0064848908794311
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 65522435372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6752212171745125
dc.contributor.author.fl_str_mv MÃqueias Gomes Ferreira
contributor_str_mv Marco AntÃnio Toledo Nascimento
JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto
Adeline Annelyse Marie Stervinou
Tiago de Quadros Maia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv MÃsica
Ensino/aprendizagem
EducaÃÃo Musical
Escola BÃsica
Pesquisa de Levantamento
Sobral.
topic MÃsica
Ensino/aprendizagem
EducaÃÃo Musical
Escola BÃsica
Pesquisa de Levantamento
Sobral.
Music
Teaching/Learning
Musical Education
Basic School
Survey research
Sobral
MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Teaching/Learning
Musical Education
Basic School
Survey research
Sobral
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MUSICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This Master research aim to know the implementation of the Musical Education in the Arts classes within the Municipality Education System of Sobral, a city in the interior of CearÃ. According the guidelines of the Laws NÂ 9.394/96 and 11.769/2008, the Municipal Education, installed in 2014, the teaching of arts within the school core curriculum, and music is one of the modalities offered to elementary school students end, 6Â to 9Â year. The main objective of this research is to survey of these musical incursions in the school, rising if in the municipality of Sobral actually has Arts classes in the core curriculum and consequently if contemplate the music content. The investigation also possibiliting to know how has been the access of these classes by the students, if the teachers have capacity and/or abilities for the teaching of this artistic language, among other character, in other words, to describe how happening the process of teaching and learning of the musical contents on arts discipline. To this, will be utilized a proper protocol of investigation of the survey research (FOWLER, 2011), that will utilize as a data collection a questionnaire to be applied to the arts teachers. This analysis shows that the specific formation of the teachers is little significance, the structure isnât satisfactory, not all the schools have the musical teaching, presenting thus problems to the Musical Education on Municipal.
description Essa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295227784462336