O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082 |
Resumo: | Essa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio. |
id |
UFC_5068f14fc720b4b69011a73559349395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:11437 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolarMusic education in Sobral Municipality : survey on music in the implementation of the arts discipline school curriculum2016-07-04Marco AntÃnio Toledo Nascimento02876870665JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto00368878384http://lattes.cnpq.br/9340739968024503Adeline Annelyse Marie Stervinou60798675322http://lattes.cnpq.br/1689672229752930Tiago de Quadros Maia Carvalho07185565693http://lattes.cnpq.br/006484890879431165522435372http://lattes.cnpq.br/6752212171745125MÃqueias Gomes FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRMÃsica Ensino/aprendizagem EducaÃÃo Musical Escola BÃsica Pesquisa de Levantamento Sobral.Music Teaching/Learning Musical Education Basic School Survey researchSobralMUSICAEssa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio.This Master research aim to know the implementation of the Musical Education in the Arts classes within the Municipality Education System of Sobral, a city in the interior of CearÃ. According the guidelines of the Laws N 9.394/96 and 11.769/2008, the Municipal Education, installed in 2014, the teaching of arts within the school core curriculum, and music is one of the modalities offered to elementary school students end, 6 to 9 year. The main objective of this research is to survey of these musical incursions in the school, rising if in the municipality of Sobral actually has Arts classes in the core curriculum and consequently if contemplate the music content. The investigation also possibiliting to know how has been the access of these classes by the students, if the teachers have capacity and/or abilities for the teaching of this artistic language, among other character, in other words, to describe how happening the process of teaching and learning of the musical contents on arts discipline. To this, will be utilized a proper protocol of investigation of the survey research (FOWLER, 2011), that will utilize as a data collection a questionnaire to be applied to the arts teachers. This analysis shows that the specific formation of the teachers is little significance, the structure isnât satisfactory, not all the schools have the musical teaching, presenting thus problems to the Musical Education on Municipal.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Music education in Sobral Municipality : survey on music in the implementation of the arts discipline school curriculum |
title |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
spellingShingle |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar MÃqueias Gomes Ferreira MÃsica Ensino/aprendizagem EducaÃÃo Musical Escola BÃsica Pesquisa de Levantamento Sobral. Music Teaching/Learning Musical Education Basic School Survey research Sobral MUSICA |
title_short |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
title_full |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
title_fullStr |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
title_sort |
O ensino de mÃsica no municÃpio de Sobral: levantamento sobre a implementaÃÃo da mÃsica na disciplina de artes dentro do currÃculo escolar |
author |
MÃqueias Gomes Ferreira |
author_facet |
MÃqueias Gomes Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marco AntÃnio Toledo Nascimento |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02876870665 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00368878384 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9340739968024503 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adeline Annelyse Marie Stervinou |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
60798675322 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1689672229752930 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tiago de Quadros Maia Carvalho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
07185565693 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0064848908794311 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
65522435372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6752212171745125 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MÃqueias Gomes Ferreira |
contributor_str_mv |
Marco AntÃnio Toledo Nascimento JoÃo Emanoel Ancelmo Benvenuto Adeline Annelyse Marie Stervinou Tiago de Quadros Maia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MÃsica Ensino/aprendizagem EducaÃÃo Musical Escola BÃsica Pesquisa de Levantamento Sobral. |
topic |
MÃsica Ensino/aprendizagem EducaÃÃo Musical Escola BÃsica Pesquisa de Levantamento Sobral. Music Teaching/Learning Musical Education Basic School Survey research Sobral MUSICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Teaching/Learning Musical Education Basic School Survey research Sobral |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MUSICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This Master research aim to know the implementation of the Musical Education in the Arts classes within the Municipality Education System of Sobral, a city in the interior of CearÃ. According the guidelines of the Laws NÂ 9.394/96 and 11.769/2008, the Municipal Education, installed in 2014, the teaching of arts within the school core curriculum, and music is one of the modalities offered to elementary school students end, 6Â to 9Â year. The main objective of this research is to survey of these musical incursions in the school, rising if in the municipality of Sobral actually has Arts classes in the core curriculum and consequently if contemplate the music content. The investigation also possibiliting to know how has been the access of these classes by the students, if the teachers have capacity and/or abilities for the teaching of this artistic language, among other character, in other words, to describe how happening the process of teaching and learning of the musical contents on arts discipline. To this, will be utilized a proper protocol of investigation of the survey research (FOWLER, 2011), that will utilize as a data collection a questionnaire to be applied to the arts teachers. This analysis shows that the specific formation of the teachers is little significance, the structure isnât satisfactory, not all the schools have the musical teaching, presenting thus problems to the Musical Education on Municipal. |
description |
Essa pesquisa de mestrado tem como intuito conhecer a implementaÃÃo da mÃsica nas aulas de Artes na Rede Municipal de EducaÃÃo de Sobral, cidade localizada no interior do CearÃ. Atendendo as diretrizes das Leis n 9.394/96 e 11.769/2008, a Secretaria Municipal de EducaÃÃo instaura em 2014 o ensino de Artes dentro do currÃculo bÃsico escolar e mÃsica à uma das modalidades oferecidas aos alunos do ensino fundamental final, do 6 ao 9 ano. O objetivo principal dessa investigaÃÃo à fazer um levantamento destas incursÃes musicais na escola, averiguando se no municÃpio de Sobral realmente tÃm aulas de Artes no currÃculo e, consequentemente, se contempla o conteÃdo MÃsica. A investigaÃÃo permite tambÃm conhecer como està sendo o acesso dessas aulas pelos estudantes, se os professores tÃm competÃncias e/ou habilidades para o ensino desta linguagem artÃstica, dentre outras caracterÃsticas, ou seja, descrever como se dà o processo de ensino e aprendizagem dos conteÃdos musicais na disciplina de Artes. Para isso, serà utilizado um protocolo de investigaÃÃo prÃprio da Pesquisa de Levantamento (FOWLER, 2011), que utilizarà como coleta de dados um questionÃrio a ser aplicado junto aos professores de Artes. Esta anÃlise mostra que a formaÃÃo especÃfica dos professores à pouco significativa, a estrutura nÃo à satisfatÃria e nem todas as escolas tÃm o ensino de mÃsica, apresentando assim problemas para EducaÃÃo Musical no municÃpio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295227784462336 |