O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo SÃrgio Sousa Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17676
Resumo: O presente trabalho traz como objetivo principal contribuir com cenÃrio da educaÃÃo do paÃs, auxiliando na efetivaÃÃo das leis 10.639/03 e 11.798/08 no ensino bÃsico por meio de uma intervenÃÃo realizada em sala e aula. Para alcanÃar esse anseio, fiz um passeio pelas principais legislaÃÃes que temos a nÃvel nacional e no estado do CearÃ, buscando aproximar o campo da educaÃÃo musical e a utilizaÃÃo da cultura popular para esse fim. Tomei como base para o desenvolvimento da presente pesquisa alguns conceitos como a pretagogia de Petit (2015) que busca trazer o contato holÃstico do educando e a cultura africana, a aprendizagem musical compartilhada de Viana JÃnior e Matos (2015) que coloca o aluno como ser ativo no processo de ensino/aprendizagem, embora esteja em processo de definiÃÃo, se mostrou positiva para a intervenÃÃo planejada, e o multiculturalismo apresentado por GonÃalves e Silva (2013) como uma ferramenta possÃvel para educaÃÃo. Como metodologia do trabalho utilizei a pesquisa-aÃÃo exibida por Thiollent (1994) como um caminho onde o pesquisador planeja, executa, avalia e planeja e etc... Esta entendida por mim como um processo que deve ser inerente ao fazer docente e logo presente em uma pesquisa que lida com um ambiente cuja reflexÃo se faz necessÃria sobre a aÃÃo. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Profissional Paulo Petrola, na cidade de Fortaleza, CearÃ, intervindo na realidade das turmas que possuÃa a disciplina de Artes. Ã apresentado ao leitor as principais escolhas metodolÃgicas para a realizaÃÃo da intervenÃÃo e como essas escolhas foram postas em prÃtica, concluindo assim o trabalho com a apresentaÃÃo e anÃlise dos principais resultados do contato dos alunos com a mÃsica afro-brasileira e o desenrolar deste sobre a visÃo de um professor nÃo formado em mÃsica e consequentemente na realidade escolar.
id UFC_dd1bfe915ec3833164825a8f699d2333
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11408
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendenteThe sound of the drums in schools: music in appreciation of African descent culture2016-07-14Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/3713032970984293Luiz Botelho Albuquerque00200220187Raimundo Nonato Cordeiro23344024353http://lattes.cnpq.br/468484750551132701182245307http://lattes.cnpq.br/5530115206555856Paulo SÃrgio Sousa CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBREducaÃÃo musical MÃsica afro-brasileira ArtesMusical Education Afrobrasilian Music ArtsMUSICAO presente trabalho traz como objetivo principal contribuir com cenÃrio da educaÃÃo do paÃs, auxiliando na efetivaÃÃo das leis 10.639/03 e 11.798/08 no ensino bÃsico por meio de uma intervenÃÃo realizada em sala e aula. Para alcanÃar esse anseio, fiz um passeio pelas principais legislaÃÃes que temos a nÃvel nacional e no estado do CearÃ, buscando aproximar o campo da educaÃÃo musical e a utilizaÃÃo da cultura popular para esse fim. Tomei como base para o desenvolvimento da presente pesquisa alguns conceitos como a pretagogia de Petit (2015) que busca trazer o contato holÃstico do educando e a cultura africana, a aprendizagem musical compartilhada de Viana JÃnior e Matos (2015) que coloca o aluno como ser ativo no processo de ensino/aprendizagem, embora esteja em processo de definiÃÃo, se mostrou positiva para a intervenÃÃo planejada, e o multiculturalismo apresentado por GonÃalves e Silva (2013) como uma ferramenta possÃvel para educaÃÃo. Como metodologia do trabalho utilizei a pesquisa-aÃÃo exibida por Thiollent (1994) como um caminho onde o pesquisador planeja, executa, avalia e planeja e etc... Esta entendida por mim como um processo que deve ser inerente ao fazer docente e logo presente em uma pesquisa que lida com um ambiente cuja reflexÃo se faz necessÃria sobre a aÃÃo. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Profissional Paulo Petrola, na cidade de Fortaleza, CearÃ, intervindo na realidade das turmas que possuÃa a disciplina de Artes. Ã apresentado ao leitor as principais escolhas metodolÃgicas para a realizaÃÃo da intervenÃÃo e como essas escolhas foram postas em prÃtica, concluindo assim o trabalho com a apresentaÃÃo e anÃlise dos principais resultados do contato dos alunos com a mÃsica afro-brasileira e o desenrolar deste sobre a visÃo de um professor nÃo formado em mÃsica e consequentemente na realidade escolar.This research has as main objective to contribute with the country's education nframework, helping the laws 10.639/03 and 11.798/08 come true in the basic school through an intervention in a class. To achieve this goal , I did a tour by the mean legislation that we have in a national level and in the state of CearÃ, trying to get closer the musical education and the use of popular culture to this goal. I take as a base to the development of this research some concepts as a pretagogia of Petit(2015) that try the holistic contact of students and the african culture, the shared musical learning of Viana JÃnior and Matos (2015) that takes on the students as an active in the teaching/learning process, although this concept is in process of definition, it showed positive to the planed intervention, and the, ulticulturalism indicated by GonÃalves and Silva (2013) as a possible tool to education. As a work methodology I used an action research displayed by Thiollent (1994) as a way where the researcher plans, peforms, ratings and plans and etc... This is understanding by me as a process that must be intrinsic to the teacher and consequently present in a research that deal with a environment whose the reflection makes necessary about the action. The research happened in the State School of Professional Teaching Paulo Petrola in Fortaleza city, CearÃ, working with classes that has Arts as a school subject. It explained to the reader the mean methodological choises to the intervention and how this choises was implemented, finishin the work with the framework of the means results of the contact of studants and the afrobrailian music and the unroll this contact about the of a teacher that is not graduated in music and consequently in the scholl reality.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17676application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The sound of the drums in schools: music in appreciation of African descent culture
title O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
spellingShingle O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
Paulo SÃrgio Sousa Costa
EducaÃÃo musical
MÃsica afro-brasileira
Artes
Musical Education
Afrobrasilian Music
Arts
MUSICA
title_short O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
title_full O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
title_fullStr O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
title_full_unstemmed O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
title_sort O soar dos tambores nas escolas: a mÃsica na valorizaÃÃo da cultura afrodescendente
author Paulo SÃrgio Sousa Costa
author_facet Paulo SÃrgio Sousa Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerardo Silveira Viana Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39217493368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3713032970984293
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raimundo Nonato Cordeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23344024353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4684847505511327
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01182245307
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5530115206555856
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo SÃrgio Sousa Costa
contributor_str_mv Gerardo Silveira Viana Junior
Luiz Botelho Albuquerque
Raimundo Nonato Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo musical
MÃsica afro-brasileira
Artes
topic EducaÃÃo musical
MÃsica afro-brasileira
Artes
Musical Education
Afrobrasilian Music
Arts
MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical Education
Afrobrasilian Music
Arts
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MUSICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho traz como objetivo principal contribuir com cenÃrio da educaÃÃo do paÃs, auxiliando na efetivaÃÃo das leis 10.639/03 e 11.798/08 no ensino bÃsico por meio de uma intervenÃÃo realizada em sala e aula. Para alcanÃar esse anseio, fiz um passeio pelas principais legislaÃÃes que temos a nÃvel nacional e no estado do CearÃ, buscando aproximar o campo da educaÃÃo musical e a utilizaÃÃo da cultura popular para esse fim. Tomei como base para o desenvolvimento da presente pesquisa alguns conceitos como a pretagogia de Petit (2015) que busca trazer o contato holÃstico do educando e a cultura africana, a aprendizagem musical compartilhada de Viana JÃnior e Matos (2015) que coloca o aluno como ser ativo no processo de ensino/aprendizagem, embora esteja em processo de definiÃÃo, se mostrou positiva para a intervenÃÃo planejada, e o multiculturalismo apresentado por GonÃalves e Silva (2013) como uma ferramenta possÃvel para educaÃÃo. Como metodologia do trabalho utilizei a pesquisa-aÃÃo exibida por Thiollent (1994) como um caminho onde o pesquisador planeja, executa, avalia e planeja e etc... Esta entendida por mim como um processo que deve ser inerente ao fazer docente e logo presente em uma pesquisa que lida com um ambiente cuja reflexÃo se faz necessÃria sobre a aÃÃo. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Profissional Paulo Petrola, na cidade de Fortaleza, CearÃ, intervindo na realidade das turmas que possuÃa a disciplina de Artes. Ã apresentado ao leitor as principais escolhas metodolÃgicas para a realizaÃÃo da intervenÃÃo e como essas escolhas foram postas em prÃtica, concluindo assim o trabalho com a apresentaÃÃo e anÃlise dos principais resultados do contato dos alunos com a mÃsica afro-brasileira e o desenrolar deste sobre a visÃo de um professor nÃo formado em mÃsica e consequentemente na realidade escolar.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research has as main objective to contribute with the country's education nframework, helping the laws 10.639/03 and 11.798/08 come true in the basic school through an intervention in a class. To achieve this goal , I did a tour by the mean legislation that we have in a national level and in the state of CearÃ, trying to get closer the musical education and the use of popular culture to this goal. I take as a base to the development of this research some concepts as a pretagogia of Petit(2015) that try the holistic contact of students and the african culture, the shared musical learning of Viana JÃnior and Matos (2015) that takes on the students as an active in the teaching/learning process, although this concept is in process of definition, it showed positive to the planed intervention, and the, ulticulturalism indicated by GonÃalves and Silva (2013) as a possible tool to education. As a work methodology I used an action research displayed by Thiollent (1994) as a way where the researcher plans, peforms, ratings and plans and etc... This is understanding by me as a process that must be intrinsic to the teacher and consequently present in a research that deal with a environment whose the reflection makes necessary about the action. The research happened in the State School of Professional Teaching Paulo Petrola in Fortaleza city, CearÃ, working with classes that has Arts as a school subject. It explained to the reader the mean methodological choises to the intervention and how this choises was implemented, finishin the work with the framework of the means results of the contact of studants and the afrobrailian music and the unroll this contact about the of a teacher that is not graduated in music and consequently in the scholl reality.
description O presente trabalho traz como objetivo principal contribuir com cenÃrio da educaÃÃo do paÃs, auxiliando na efetivaÃÃo das leis 10.639/03 e 11.798/08 no ensino bÃsico por meio de uma intervenÃÃo realizada em sala e aula. Para alcanÃar esse anseio, fiz um passeio pelas principais legislaÃÃes que temos a nÃvel nacional e no estado do CearÃ, buscando aproximar o campo da educaÃÃo musical e a utilizaÃÃo da cultura popular para esse fim. Tomei como base para o desenvolvimento da presente pesquisa alguns conceitos como a pretagogia de Petit (2015) que busca trazer o contato holÃstico do educando e a cultura africana, a aprendizagem musical compartilhada de Viana JÃnior e Matos (2015) que coloca o aluno como ser ativo no processo de ensino/aprendizagem, embora esteja em processo de definiÃÃo, se mostrou positiva para a intervenÃÃo planejada, e o multiculturalismo apresentado por GonÃalves e Silva (2013) como uma ferramenta possÃvel para educaÃÃo. Como metodologia do trabalho utilizei a pesquisa-aÃÃo exibida por Thiollent (1994) como um caminho onde o pesquisador planeja, executa, avalia e planeja e etc... Esta entendida por mim como um processo que deve ser inerente ao fazer docente e logo presente em uma pesquisa que lida com um ambiente cuja reflexÃo se faz necessÃria sobre a aÃÃo. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Profissional Paulo Petrola, na cidade de Fortaleza, CearÃ, intervindo na realidade das turmas que possuÃa a disciplina de Artes. Ã apresentado ao leitor as principais escolhas metodolÃgicas para a realizaÃÃo da intervenÃÃo e como essas escolhas foram postas em prÃtica, concluindo assim o trabalho com a apresentaÃÃo e anÃlise dos principais resultados do contato dos alunos com a mÃsica afro-brasileira e o desenrolar deste sobre a visÃo de um professor nÃo formado em mÃsica e consequentemente na realidade escolar.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17676
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295225307725824