FormaÃÃo mÃdica para a APS: percepÃÃes de egressos da UFC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19185 |
Resumo: | O Sistema Ãnico de SaÃde aponta a necessidade de mudanÃas das prÃticas hegemÃnicas em saÃde, e fomenta transformaÃÃes do modelo tÃcnico-assistencial que perpassa as prÃticas de saÃde e a formaÃÃo profissional. PolÃticas pÃblicas tÃm sido desenvolvidas visando à reorientaÃÃo da formaÃÃo dos profissionais em saÃde. O objetivo da pesquisa à avaliar a formaÃÃo mÃdica para a APS com base nas percepÃÃes dos egressos de medicina da UFC à luz das DCN e dos eixos do PrÃ-SaÃde. Trata-se de uma pesquisa de carÃter avaliativo, com abordagem qualitativa que contemplou a anÃlise documental do projeto polÃtico pedagÃgico (PPP) do curso de medicina da UFC e coleta de entrevistas semiestruturadas com 10 mÃdicos egressos do curso, graduados entre 2003 e 2011, com atuaÃÃo na APS em Fortaleza. As entrevistas foram transcritas e analisadas em categorias de acordo com Minayo. Destacam-se como principais achados: dificuldades para integrar o ciclo bÃsico ao profissional no currÃculo, as competÃncias gerais das DCN nÃo contempladas nas ementas das disciplinas foram EducaÃÃo Permanente e da AdministraÃÃo e Gerenciamento, necessidade do PPP atualizar o conteÃdo das suas ementas, tentativa da IES em estruturar o PPP de acordo com as recomendaÃÃes das DCN, necessidade de se adequar a pedagogia dos docentes no mÃdulo de ABS, equilibrar o mÃdulo de ABS com maior nÃmero de docentes e preceptores com especializaÃÃo em Medicina de FamÃlia, capacitaÃÃo para os preceptores mÃdicos, a prÃtica no territÃrio do SF como potente transformadora da formaÃÃo, vivÃncias em cenÃrios de prÃticas diversificados e atividades complementares agregaram aos egressos competÃncias para atuar na APS, formaÃÃo crÃtica e alinhada ao paradigma da integralidade, fragilidades na IntegraÃÃo Ensino-ServiÃo, atividades de EducaÃÃo Permanente nos serviÃos de saÃde desconectadas das necessidades dos profissionais e da comunidade. Essa pesquisa proporcionou um processo de reflexÃo-aÃÃo acerca das potencialidades e fragilidades no processo formativo dos recursos humanos para o SUS. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo mÃdica para a APS: percepÃÃes de egressos da UFC MEDICAL EDUCATION FOR APS:PERCEPTIONS OF MEDICAL GRADUATES AT THE UFC 2016-08-31Maria Vaudelice Mota09103058387http://lattes.cnpq.br/0655134456260047Ricardo Josà Soares Pontes00579620816http://lattes.cnpq.br/0178262414573840Raimunda Hermelinda Maia Macena41449070310Maria Marlene Marques Ãvila13665561353Maria do Socorro de Sousa09015434387http://lattes.cnpq.br/978428471181369401569709378http://lattes.cnpq.br/8856846908063535Ana Carolina Souza TorresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBRSAUDE COLETIVAO Sistema Ãnico de SaÃde aponta a necessidade de mudanÃas das prÃticas hegemÃnicas em saÃde, e fomenta transformaÃÃes do modelo tÃcnico-assistencial que perpassa as prÃticas de saÃde e a formaÃÃo profissional. PolÃticas pÃblicas tÃm sido desenvolvidas visando à reorientaÃÃo da formaÃÃo dos profissionais em saÃde. O objetivo da pesquisa à avaliar a formaÃÃo mÃdica para a APS com base nas percepÃÃes dos egressos de medicina da UFC à luz das DCN e dos eixos do PrÃ-SaÃde. Trata-se de uma pesquisa de carÃter avaliativo, com abordagem qualitativa que contemplou a anÃlise documental do projeto polÃtico pedagÃgico (PPP) do curso de medicina da UFC e coleta de entrevistas semiestruturadas com 10 mÃdicos egressos do curso, graduados entre 2003 e 2011, com atuaÃÃo na APS em Fortaleza. As entrevistas foram transcritas e analisadas em categorias de acordo com Minayo. Destacam-se como principais achados: dificuldades para integrar o ciclo bÃsico ao profissional no currÃculo, as competÃncias gerais das DCN nÃo contempladas nas ementas das disciplinas foram EducaÃÃo Permanente e da AdministraÃÃo e Gerenciamento, necessidade do PPP atualizar o conteÃdo das suas ementas, tentativa da IES em estruturar o PPP de acordo com as recomendaÃÃes das DCN, necessidade de se adequar a pedagogia dos docentes no mÃdulo de ABS, equilibrar o mÃdulo de ABS com maior nÃmero de docentes e preceptores com especializaÃÃo em Medicina de FamÃlia, capacitaÃÃo para os preceptores mÃdicos, a prÃtica no territÃrio do SF como potente transformadora da formaÃÃo, vivÃncias em cenÃrios de prÃticas diversificados e atividades complementares agregaram aos egressos competÃncias para atuar na APS, formaÃÃo crÃtica e alinhada ao paradigma da integralidade, fragilidades na IntegraÃÃo Ensino-ServiÃo, atividades de EducaÃÃo Permanente nos serviÃos de saÃde desconectadas das necessidades dos profissionais e da comunidade. Essa pesquisa proporcionou um processo de reflexÃo-aÃÃo acerca das potencialidades e fragilidades no processo formativo dos recursos humanos para o SUS. The Health System indicates the need to change the hegemonic practices in health, and promotes changes in the technical-assistance model that permeates health practices and training. Public politics have been developed aiming at reorienting the training of high level professionals and qualification of service professionals.The objective of the research is to evaluate medical training for PHC based on perceptions of medical graduates at the UFC in the light of DCN and the axes of the Pro-Health. It is an evaluative research study with a qualitative approach that included the documentary analysis of the political pedagogical project (PPP) of the medical course at UFC and semi-structured interviews with 10 medical graduates at the course, graduates between 2003 and 2011, acting at APS in Fortaleza. Stand out as the main findings: difficulties in integrating the basic cycle to the professional curriculum, the general competences of the DCN not included in the disciplines were Permanent Education and Administration and Management, need to the PPP update the content of their disciplines, IES tried to structuring PPP in accordance with the recommendations of the DCN, is need to adapt the pedagogy of teachers in the ABS module, balance the ABS module with the highest number of teachers and tutors with expertise in family medicine, training for preceptors doctors, the practice at SF and at the territory as powerful transformative training, experiences in diverse practice settings and complementary activities had added to the graduates the skills to work in the APS, critical training and aligned to the integrality paradigm, weaknesses in the integration Teaching-service, Permanent education activities in health services disconnected from the needs of professionals and the community. This research provided a process of reflection-action about the strengths and weaknesses in the training process of human resources for SUS. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19185application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:49Zmail@mail.com - |
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