A leitura literÃria no contexto acadÃmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damaris de Queiroz Barreto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20649
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_527ea133d2cd651ba897795c8c78041b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13025
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA leitura literÃria no contexto acadÃmico2018-12-00Lidia EugÃnia Cavalcante 38486628334http://lattes.cnpq.br/8811165871113006696666555441Damaris de Queiroz Barreto Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃoUFCBRLeitura literÃria MediaÃÃo da leitura InformaÃÃo e leitura CiÃncia da InformaÃÃo Estudantes UniversitÃrios â Interesse na leitura FormaÃÃo do leitor Interesses na leitura MediaÃÃoCIENCIASnÃo hÃEste trabalho tem como objetivo apresentar a leitura literÃria inserida na perspectiva dos discentes dos programas de pÃs-graduaÃÃo em CiÃncia da InformaÃÃo do CearÃ, a saber, o Mestrado AcadÃmico em CiÃncia da InformaÃÃo da Universidade Federal do Cearà â PPGCI/UFC e o Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri â PPGB/UFCA, buscando entender as relaÃÃes estabelecidas durante o percurso acadÃmico entre os discentes e as prÃticas de leitura. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratÃria e que se desenvolve apoiada no mÃtodo dialÃtico, baseando-se no entendimento de que a prÃtica leitora està intrinsecamente ligada aos meandros sociais e culturais dos indivÃduos em foco, utilizou-se a pesquisa bibliogrÃfica como meio para desenvolver os aportes teÃricos que entrelaÃam os temas da leitura Jà o instrumento de pesquisa escolhido foi entrevista semiestruturada por ela proporcionar maior liberdade de expressÃo e flexibilidade ao entrevistado, fato fundamental para a construÃÃo do estudo. A partir da investigaÃÃo realizada, pÃde-se concluir que o ingresso no ensino superior ocasiona progressivo afastamento das prÃticas de leitura literÃria, sendo suas fontes derivadas de diferentes vertentes, mas que partem de discursos comuns entre os discentes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20649application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A leitura literÃria no contexto acadÃmico
title A leitura literÃria no contexto acadÃmico
spellingShingle A leitura literÃria no contexto acadÃmico
Damaris de Queiroz Barreto
Leitura literÃria
MediaÃÃo da leitura
InformaÃÃo e leitura
CiÃncia da InformaÃÃo
Estudantes UniversitÃrios â Interesse na leitura
FormaÃÃo do leitor
Interesses na leitura
MediaÃÃo
CIENCIAS
title_short A leitura literÃria no contexto acadÃmico
title_full A leitura literÃria no contexto acadÃmico
title_fullStr A leitura literÃria no contexto acadÃmico
title_full_unstemmed A leitura literÃria no contexto acadÃmico
title_sort A leitura literÃria no contexto acadÃmico
author Damaris de Queiroz Barreto
author_facet Damaris de Queiroz Barreto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lidia EugÃnia Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38486628334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/88111658711130066
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 96666555441
dc.contributor.author.fl_str_mv Damaris de Queiroz Barreto
contributor_str_mv Lidia EugÃnia Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literÃria
MediaÃÃo da leitura
InformaÃÃo e leitura
CiÃncia da InformaÃÃo
Estudantes UniversitÃrios â Interesse na leitura
FormaÃÃo do leitor
Interesses na leitura
MediaÃÃo
topic Leitura literÃria
MediaÃÃo da leitura
InformaÃÃo e leitura
CiÃncia da InformaÃÃo
Estudantes UniversitÃrios â Interesse na leitura
FormaÃÃo do leitor
Interesses na leitura
MediaÃÃo
CIENCIAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo apresentar a leitura literÃria inserida na perspectiva dos discentes dos programas de pÃs-graduaÃÃo em CiÃncia da InformaÃÃo do CearÃ, a saber, o Mestrado AcadÃmico em CiÃncia da InformaÃÃo da Universidade Federal do Cearà â PPGCI/UFC e o Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri â PPGB/UFCA, buscando entender as relaÃÃes estabelecidas durante o percurso acadÃmico entre os discentes e as prÃticas de leitura. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratÃria e que se desenvolve apoiada no mÃtodo dialÃtico, baseando-se no entendimento de que a prÃtica leitora està intrinsecamente ligada aos meandros sociais e culturais dos indivÃduos em foco, utilizou-se a pesquisa bibliogrÃfica como meio para desenvolver os aportes teÃricos que entrelaÃam os temas da leitura Jà o instrumento de pesquisa escolhido foi entrevista semiestruturada por ela proporcionar maior liberdade de expressÃo e flexibilidade ao entrevistado, fato fundamental para a construÃÃo do estudo. A partir da investigaÃÃo realizada, pÃde-se concluir que o ingresso no ensino superior ocasiona progressivo afastamento das prÃticas de leitura literÃria, sendo suas fontes derivadas de diferentes vertentes, mas que partem de discursos comuns entre os discentes.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20649
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em CiÃncias da InformaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350677569536