Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mixilene Sales Santos Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16037
Resumo: As perspectivas da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional e da Aprendizagem MÃvel trazem elementos favorÃveis à aprendizagem colaborativa de alunos dentro e fora de sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho discute a aprendizagem colaborativa com apoio de dispositivos mÃveis. A pesquisa objetivou investigar o trabalho colaborativo de alunos com suporte computacional no Ensino Fundamental, a partir da anÃlise de um projeto intitulado ConsciÃncia sustentÃvel: caminhando para um mundo melhor, vivenciado por alunos do 7 ao 9 ano de uma escola pÃblica cearense, o qual fizeram uso de dispositivos mÃveis e aplicativos durante atividades colaborativas. A pesquisa teve um carÃter qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa intervenÃÃo. Os instrumentos e tÃcnicas de apreensÃo de dados foram caderno de registro, vÃdeos, Ãudios, fotos e entrevistas utilizadas para registrar como o trabalho colaborativo com apoio computacional se desenvolveu. Os resultados foram analisados de acordo com categorias e subcategorias estabelecidas durante a anÃlise dos dados. Na primeira categoria, IntervenÃÃo, foi detalhada como a participaÃÃo do pesquisador contribuiu no desenvolvimento do projeto de intervenÃÃo e como os alunos se envolveram nas atividades do projeto. Na segunda categoria, Aprendizagem MÃvel, foi tratada sobre a mobilidade dos dispositivos explorada pelos alunos durante o projeto de intervenÃÃo. Identificando como essa mobilidade influenciou nas prÃticas colaborativas da turma. Na categoria seguinte, Aplicativos Colaborativos, detalhamos como se deu o uso dos aplicativos pelos alunos e como suas funcionalidades foram utilizadas em favorecimento do trabalho em grupo. Na Ãltima categoria, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, discutimos como os alunos realizaram as produÃÃes colaborativas, as discussÃes coletivas dos alunos, negociaÃÃo de ideias e o trabalho colaborativo, detalhando como esses momentos aconteceram. Os resultados destacam situaÃÃes que caracterizam como a aprendizagem colaborativa com o uso de dispositivos mÃveis pode acontecer e mostram que a aprendizagem colaborativa pode ocorrer por meio de aplicativos e se ampliam alÃm dos espaÃos da sala de aula com o uso de netbook e smartphone permitindo a mobilidade dos alunos, desde que seja realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica planejada para otimizar os recursos disponÃveis nos dispositivos mÃveis.
id UFC_55aba3693ec7d6416a47f3018ae38154
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9995
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental Computer supported collaborative learning: an experience in elementary school2015-06-23Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Maria Elisabette Brisola Brito Prado36536938887http://lattes.cnpq.br/331091518653295302529340323http://lattes.cnpq.br/0396026495635323Mixilene Sales Santos LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAprendizagem colaborativa com suporte computacional Aprendizagem mÃvel Dispositivos mÃveis Aplicativos colaborativos InformÃtica na EducaÃÃoComputer-supported colaborative learning Mobile learning Mobile devices Colaborative applications Computing in educationTECNOLOGIA EDUCACIONALAs perspectivas da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional e da Aprendizagem MÃvel trazem elementos favorÃveis à aprendizagem colaborativa de alunos dentro e fora de sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho discute a aprendizagem colaborativa com apoio de dispositivos mÃveis. A pesquisa objetivou investigar o trabalho colaborativo de alunos com suporte computacional no Ensino Fundamental, a partir da anÃlise de um projeto intitulado ConsciÃncia sustentÃvel: caminhando para um mundo melhor, vivenciado por alunos do 7 ao 9 ano de uma escola pÃblica cearense, o qual fizeram uso de dispositivos mÃveis e aplicativos durante atividades colaborativas. A pesquisa teve um carÃter qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa intervenÃÃo. Os instrumentos e tÃcnicas de apreensÃo de dados foram caderno de registro, vÃdeos, Ãudios, fotos e entrevistas utilizadas para registrar como o trabalho colaborativo com apoio computacional se desenvolveu. Os resultados foram analisados de acordo com categorias e subcategorias estabelecidas durante a anÃlise dos dados. Na primeira categoria, IntervenÃÃo, foi detalhada como a participaÃÃo do pesquisador contribuiu no desenvolvimento do projeto de intervenÃÃo e como os alunos se envolveram nas atividades do projeto. Na segunda categoria, Aprendizagem MÃvel, foi tratada sobre a mobilidade dos dispositivos explorada pelos alunos durante o projeto de intervenÃÃo. Identificando como essa mobilidade influenciou nas prÃticas colaborativas da turma. Na categoria seguinte, Aplicativos Colaborativos, detalhamos como se deu o uso dos aplicativos pelos alunos e como suas funcionalidades foram utilizadas em favorecimento do trabalho em grupo. Na Ãltima categoria, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, discutimos como os alunos realizaram as produÃÃes colaborativas, as discussÃes coletivas dos alunos, negociaÃÃo de ideias e o trabalho colaborativo, detalhando como esses momentos aconteceram. Os resultados destacam situaÃÃes que caracterizam como a aprendizagem colaborativa com o uso de dispositivos mÃveis pode acontecer e mostram que a aprendizagem colaborativa pode ocorrer por meio de aplicativos e se ampliam alÃm dos espaÃos da sala de aula com o uso de netbook e smartphone permitindo a mobilidade dos alunos, desde que seja realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica planejada para otimizar os recursos disponÃveis nos dispositivos mÃveis. The perspectives of the Computer-supported Colaborative Learning and the Mobile Learning brings on propitious elements to students colaborative learning inside or outside the classroom. In this context, the present work discuss the colaborative learning supported by mobile devices. The research aimed to investigate the computer-supported colaborative work of primary school students, from the analysis of a project titled Sustentable Conscious: Walking to a better world, experienced by 7th to 9th grade students of a Public School from CearÃ, who have made use of mobile devices and applications throughout colaborative activities. The Research has qualitative character and features as an intervention research. The tools and techniques of seizure of data comprises notebook notes, videos, audios, pictures and interviews to register how the computer-supported colaborative work develops itself. The results are analysed according to categories and subcategories stablished during the data analysis. The first category, Intervention, is detailed by how the researcher participation contributed to the development of the intervention project and how students get envolved in the project activities. The second one, Mobile Learning, concerns the devices mobility explored by students during the intervention project, identifying how this mobility influences in colaborative practices of the class. The next one, Colaborative Application, it is verified how happens the use of applications by stutents and how their functionalities are used in favour of the group work. The last one, Computer-supported Colaborative Learning, presents itself in how students performed the colaborative productions, the group discussions, the ideias negociation and the colaborative work, detailing how these moments happens. The results highlights situations that characterizes how the Mobile Devices-supported Colaborative Learning can happen and show that colaborative learning can occur through applications and expands itself beyond the classroom spaces with the use of netbook and smartphone, in favour of students mobility, since a planned pedagogic intervention is performed in order to optimize the available resources in mobile devices.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16037application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:14Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Computer supported collaborative learning: an experience in elementary school
title Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
spellingShingle Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
Mixilene Sales Santos Lima
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional
Aprendizagem mÃvel
Dispositivos mÃveis
Aplicativos colaborativos
InformÃtica na EducaÃÃo
Computer-supported colaborative learning
Mobile learning
Mobile devices
Colaborative applications
Computing in education
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
title_full Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
title_fullStr Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
title_sort Aprendizagem colaborativa com apoio computacional: uma experiÃncia no ensino fundamental
author Mixilene Sales Santos Lima
author_facet Mixilene Sales Santos Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Elisabette Brisola Brito Prado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36536938887
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3310915186532953
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02529340323
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0396026495635323
dc.contributor.author.fl_str_mv Mixilene Sales Santos Lima
contributor_str_mv Josà Aires de Castro Filho
Ana Maria Iorio Dias
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa com suporte computacional
Aprendizagem mÃvel
Dispositivos mÃveis
Aplicativos colaborativos
InformÃtica na EducaÃÃo
topic Aprendizagem colaborativa com suporte computacional
Aprendizagem mÃvel
Dispositivos mÃveis
Aplicativos colaborativos
InformÃtica na EducaÃÃo
Computer-supported colaborative learning
Mobile learning
Mobile devices
Colaborative applications
Computing in education
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer-supported colaborative learning
Mobile learning
Mobile devices
Colaborative applications
Computing in education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As perspectivas da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional e da Aprendizagem MÃvel trazem elementos favorÃveis à aprendizagem colaborativa de alunos dentro e fora de sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho discute a aprendizagem colaborativa com apoio de dispositivos mÃveis. A pesquisa objetivou investigar o trabalho colaborativo de alunos com suporte computacional no Ensino Fundamental, a partir da anÃlise de um projeto intitulado ConsciÃncia sustentÃvel: caminhando para um mundo melhor, vivenciado por alunos do 7 ao 9 ano de uma escola pÃblica cearense, o qual fizeram uso de dispositivos mÃveis e aplicativos durante atividades colaborativas. A pesquisa teve um carÃter qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa intervenÃÃo. Os instrumentos e tÃcnicas de apreensÃo de dados foram caderno de registro, vÃdeos, Ãudios, fotos e entrevistas utilizadas para registrar como o trabalho colaborativo com apoio computacional se desenvolveu. Os resultados foram analisados de acordo com categorias e subcategorias estabelecidas durante a anÃlise dos dados. Na primeira categoria, IntervenÃÃo, foi detalhada como a participaÃÃo do pesquisador contribuiu no desenvolvimento do projeto de intervenÃÃo e como os alunos se envolveram nas atividades do projeto. Na segunda categoria, Aprendizagem MÃvel, foi tratada sobre a mobilidade dos dispositivos explorada pelos alunos durante o projeto de intervenÃÃo. Identificando como essa mobilidade influenciou nas prÃticas colaborativas da turma. Na categoria seguinte, Aplicativos Colaborativos, detalhamos como se deu o uso dos aplicativos pelos alunos e como suas funcionalidades foram utilizadas em favorecimento do trabalho em grupo. Na Ãltima categoria, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, discutimos como os alunos realizaram as produÃÃes colaborativas, as discussÃes coletivas dos alunos, negociaÃÃo de ideias e o trabalho colaborativo, detalhando como esses momentos aconteceram. Os resultados destacam situaÃÃes que caracterizam como a aprendizagem colaborativa com o uso de dispositivos mÃveis pode acontecer e mostram que a aprendizagem colaborativa pode ocorrer por meio de aplicativos e se ampliam alÃm dos espaÃos da sala de aula com o uso de netbook e smartphone permitindo a mobilidade dos alunos, desde que seja realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica planejada para otimizar os recursos disponÃveis nos dispositivos mÃveis.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The perspectives of the Computer-supported Colaborative Learning and the Mobile Learning brings on propitious elements to students colaborative learning inside or outside the classroom. In this context, the present work discuss the colaborative learning supported by mobile devices. The research aimed to investigate the computer-supported colaborative work of primary school students, from the analysis of a project titled Sustentable Conscious: Walking to a better world, experienced by 7th to 9th grade students of a Public School from CearÃ, who have made use of mobile devices and applications throughout colaborative activities. The Research has qualitative character and features as an intervention research. The tools and techniques of seizure of data comprises notebook notes, videos, audios, pictures and interviews to register how the computer-supported colaborative work develops itself. The results are analysed according to categories and subcategories stablished during the data analysis. The first category, Intervention, is detailed by how the researcher participation contributed to the development of the intervention project and how students get envolved in the project activities. The second one, Mobile Learning, concerns the devices mobility explored by students during the intervention project, identifying how this mobility influences in colaborative practices of the class. The next one, Colaborative Application, it is verified how happens the use of applications by stutents and how their functionalities are used in favour of the group work. The last one, Computer-supported Colaborative Learning, presents itself in how students performed the colaborative productions, the group discussions, the ideias negociation and the colaborative work, detailing how these moments happens. The results highlights situations that characterizes how the Mobile Devices-supported Colaborative Learning can happen and show that colaborative learning can occur through applications and expands itself beyond the classroom spaces with the use of netbook and smartphone, in favour of students mobility, since a planned pedagogic intervention is performed in order to optimize the available resources in mobile devices.
description As perspectivas da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional e da Aprendizagem MÃvel trazem elementos favorÃveis à aprendizagem colaborativa de alunos dentro e fora de sala de aula. Nesse contexto, o presente trabalho discute a aprendizagem colaborativa com apoio de dispositivos mÃveis. A pesquisa objetivou investigar o trabalho colaborativo de alunos com suporte computacional no Ensino Fundamental, a partir da anÃlise de um projeto intitulado ConsciÃncia sustentÃvel: caminhando para um mundo melhor, vivenciado por alunos do 7 ao 9 ano de uma escola pÃblica cearense, o qual fizeram uso de dispositivos mÃveis e aplicativos durante atividades colaborativas. A pesquisa teve um carÃter qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa intervenÃÃo. Os instrumentos e tÃcnicas de apreensÃo de dados foram caderno de registro, vÃdeos, Ãudios, fotos e entrevistas utilizadas para registrar como o trabalho colaborativo com apoio computacional se desenvolveu. Os resultados foram analisados de acordo com categorias e subcategorias estabelecidas durante a anÃlise dos dados. Na primeira categoria, IntervenÃÃo, foi detalhada como a participaÃÃo do pesquisador contribuiu no desenvolvimento do projeto de intervenÃÃo e como os alunos se envolveram nas atividades do projeto. Na segunda categoria, Aprendizagem MÃvel, foi tratada sobre a mobilidade dos dispositivos explorada pelos alunos durante o projeto de intervenÃÃo. Identificando como essa mobilidade influenciou nas prÃticas colaborativas da turma. Na categoria seguinte, Aplicativos Colaborativos, detalhamos como se deu o uso dos aplicativos pelos alunos e como suas funcionalidades foram utilizadas em favorecimento do trabalho em grupo. Na Ãltima categoria, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, discutimos como os alunos realizaram as produÃÃes colaborativas, as discussÃes coletivas dos alunos, negociaÃÃo de ideias e o trabalho colaborativo, detalhando como esses momentos aconteceram. Os resultados destacam situaÃÃes que caracterizam como a aprendizagem colaborativa com o uso de dispositivos mÃveis pode acontecer e mostram que a aprendizagem colaborativa pode ocorrer por meio de aplicativos e se ampliam alÃm dos espaÃos da sala de aula com o uso de netbook e smartphone permitindo a mobilidade dos alunos, desde que seja realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica planejada para otimizar os recursos disponÃveis nos dispositivos mÃveis.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16037
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295215302213632