MC-Learning: prÃticas colaborativas na escola com o suporte da tecnologia mÃvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karla AngÃlica Silva do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18191
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de dispositivos mÃveis em uma experiÃncia de aprendizagem colaborativa entre uma professora e sua turma de alunos do 7 ano do Ensino Fundamental. Para isso, busca compreender como esses dispositivos podem promover a produÃÃo colaborativa na e alÃm da escola e em quais contextos de aprendizagem podem ser incorporados. O estudo apresenta como a aÃÃo docente influenciou o desenvolvimento de um projeto pedagÃgico, articulando conteÃdo curricular, tecnologias mÃveis e situaÃÃes reais vividas na comunidade. Esta pesquisa tambÃm investiga a mediaÃÃo docente com apoio dessas tecnologias, sua apropriaÃÃo, o planejamento, a inserÃÃo das atividades e os desafios enfrentados durante todo o processo. Foi investigada a prÃtica de uma professora de CiÃncias durante o desenvolvimento de um projeto pedagÃgico com sua turma de alunos do 7 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica cearense. No que se refere aos instrumentos de coleta, foram utilizadas entrevistas, observaÃÃes das aulas e diÃrio de campo. Nos procedimentos metodolÃgicos, optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-aÃÃo, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resoluÃÃo imediata de preocupaÃÃes prÃticas. Para anÃlise dos dados, foram utilizados elementos da teoria de Strauss e Corbin (2008). Os resultados estÃo apresentados em duas macrocategorias PrÃtica Docente Apoiada por Dispositivos MÃveis e Aprendizagem Colaborativa MÃvel, vinculadas ao referencial teÃrico. A partir dos aspectos comuns entre elas e devido aos objetivos da pesquisa, as categorias examinadas surgiram do grupo de conceitos abstraÃdos da literatura de acordo com os termos explicativos mais abstratos. As falas da entrevistada, os registros das observaÃÃes das aulas e o diÃrio de campo foram analisados e codificados por meio da verificaÃÃo frase por frase comparando as propriedades e as dimensÃes essenciais ao evento, aliando semelhanÃas. Assim, as subcategorias originadas dessas anÃlises foram relacionadas Ãs categorias de interesse dessa pesquisa. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Aprendizagem Colaborativa MÃvel, a partir da prÃtica docente apoiada por dispositivos mÃveis, reconhecem a importÃncia do professor como agente motivador, mediando e envolvendo os alunos nas discussÃes sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. A pesquisa se diferencia dos demais estudos ao investigar a maneira como uma professora e sua turma de alunos se apropriaram dos aplicativos e dispositivos mÃveis para realizaÃÃo de aÃÃes colaborativas dentro e fora da sala de aula em diferentes situaÃÃes de aprendizagem. Outros resultados mostram que à possÃvel trabalhar com diferentes dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos, desde que o professor esteja preparado para trabalhar os conteÃdos curriculares de maneira integrada e coordenada em contextos formais, nÃo formais e informais. PorÃm, para que essas tecnologias se integrem Ãs atividades escolares sÃo necessÃrios investimentos na formaÃÃo docente, na manutenÃÃo dos equipamentos e na conexÃo de Internet sem fio. AlÃm disso, à preciso tornar as atividades curriculares mais flexÃveis, tanto ao planejamento quanto à execuÃÃo, bem como repensar polÃticas pÃblicas que encorajam e incentivem a utilizaÃÃo dos dispositivos mÃveis na escola, especialmente aqueles de uso prÃprio dos alunos.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMC-Learning: prÃticas colaborativas na escola com o suporte da tecnologia mÃvelMC-Learning: collaborative practices in the school supported by mobile technology2016-10-07Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Windson Viana de Carvalho90319117391http://lattes.cnpq.br/1744732999336375JoÃo Batista Carvalho Nunes32352751349Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida53898494853http://lattes.cnpq.br/748513464474464171360069372 http://lattes.cnpq.br/5267121220942302Karla AngÃlica Silva do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAprendizagem Colaborativa MÃvel PrÃtica Docente Dispositivos MÃveis FormaÃÃo DocenteMobile Collaborative Learning Teaching Practice Mobile Devices Teacher TrainingEDUCACAOA presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de dispositivos mÃveis em uma experiÃncia de aprendizagem colaborativa entre uma professora e sua turma de alunos do 7 ano do Ensino Fundamental. Para isso, busca compreender como esses dispositivos podem promover a produÃÃo colaborativa na e alÃm da escola e em quais contextos de aprendizagem podem ser incorporados. O estudo apresenta como a aÃÃo docente influenciou o desenvolvimento de um projeto pedagÃgico, articulando conteÃdo curricular, tecnologias mÃveis e situaÃÃes reais vividas na comunidade. Esta pesquisa tambÃm investiga a mediaÃÃo docente com apoio dessas tecnologias, sua apropriaÃÃo, o planejamento, a inserÃÃo das atividades e os desafios enfrentados durante todo o processo. Foi investigada a prÃtica de uma professora de CiÃncias durante o desenvolvimento de um projeto pedagÃgico com sua turma de alunos do 7 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica cearense. No que se refere aos instrumentos de coleta, foram utilizadas entrevistas, observaÃÃes das aulas e diÃrio de campo. 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Assim, as subcategorias originadas dessas anÃlises foram relacionadas Ãs categorias de interesse dessa pesquisa. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Aprendizagem Colaborativa MÃvel, a partir da prÃtica docente apoiada por dispositivos mÃveis, reconhecem a importÃncia do professor como agente motivador, mediando e envolvendo os alunos nas discussÃes sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. A pesquisa se diferencia dos demais estudos ao investigar a maneira como uma professora e sua turma de alunos se apropriaram dos aplicativos e dispositivos mÃveis para realizaÃÃo de aÃÃes colaborativas dentro e fora da sala de aula em diferentes situaÃÃes de aprendizagem. Outros resultados mostram que à possÃvel trabalhar com diferentes dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos, desde que o professor esteja preparado para trabalhar os conteÃdos curriculares de maneira integrada e coordenada em contextos formais, nÃo formais e informais. PorÃm, para que essas tecnologias se integrem Ãs atividades escolares sÃo necessÃrios investimentos na formaÃÃo docente, na manutenÃÃo dos equipamentos e na conexÃo de Internet sem fio. AlÃm disso, à preciso tornar as atividades curriculares mais flexÃveis, tanto ao planejamento quanto à execuÃÃo, bem como repensar polÃticas pÃblicas que encorajam e incentivem a utilizaÃÃo dos dispositivos mÃveis na escola, especialmente aqueles de uso prÃprio dos alunos.This research aims to analyze the use of mobile devices in a collaborative learning experience between a teacher and her students of the 7th grade of the elementary school. For this purpose, it tries to understand how these devices are able to promote collaborative production in and beyond the school and in which learning contexts they can be incorporated. The study presents as the teaching activities influenced the development of a pedagogical project linking curriculum content, mobile technologies and real experiences in the community. This research also investigates the teaching practice supported by these technologies, their ownership, planning, integration of activities and challenges faced throughout the process. The practices of a science teacher for the development of an educational project with a group of students from the 7th grade of elementary school in a public school of the state of CearÃ, Brazil, were investigated. The collection instruments used were semi-structured interviews and observations from classes and field diary. As methodological procedures it was chosen a qualitative approach to the use of action research, involving the collaborative work of a teacher who was interested in contributing to the immediate resolution of practical concerns. Elements of the Strauss and Corbin (2008) theory were used for data analysis. The results are presented in two macro-categories, Teaching Practice Supported by Mobile Devices and Mobile Collaborative Learning, linked to the theoretical framework. From the commonalities among them and because of the research objectives, examined categories emerged from the group of concepts abstracted from the literature according to the explanatory more abstract terms. The speeches of the interviewee, the records of the observations from classes and the field diary were analyzed and coded by checking sentence by sentence comparing the properties and the essential dimensions of the event, combining the similarities. Thus, the subcategories originated from these analyzes were related to interest categories of this research. The results indicate that the elements that support Mobile Collaborative Learning, from the teaching practice supported by mobile devices, recognize the importance of the teacher as motivator, mediating and involving students in discussions on the topics studied in different learning contexts. The research is distinguished from other ones because it investigates how a teacher and her students appropriated mobile applications and devices to perform collaborative actions inside and outside the classroom in different learning situations. Other results show that it is possible to work with different devices, operating systems and applications, as long as the teacher is prepared to use the curriculum content in an integrated and coordinated manner in formal, non-formal and informal contexts. However, investments in teacher training, equipment maintenance and wireless Internet connection are necessary to integrate these technologies to school activities. Besides, it is necessary to make more flexible learning activities, both in planning and in implementation, and rethink public policies in order to encourage and foster the use of mobile devices in school, especially those belonging to the students.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18191application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:11Zmail@mail.com -
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Karla AngÃlica Silva do Nascimento
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