As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443 |
Resumo: | Essa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola. |
id |
UFC_571e4dde15082a7a79904af320bc3bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12838 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola2018-07-00Rita Helena Sousa Ferreira Gomes77105664304http://lattes.cnpq.br/932447054361016378932174112Maria das Dores Bezerra Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESCUFCBRDiÃlogo e cotidiano InovaÃÃo no ensino de mÃsicaMÃsica e identificaÃÃes Escola e sentidoDialogue and everyday life Innovation in teaching music Music and identifications School and senseARTESEssa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola.This research investigated the musical preferences of the students of a municipal school in Juazeiro do Norte-CE, starting from their daily experiences, social location and identifications. Recognizing the impossibility of ignoring the mass access of students to the artistic works propagated by the Cultural Industry (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), we defend the innovation of music teaching in school based on musical appreciation, dialogue and critical formation of students, in order to favor a critical stance on mass culture. To deny the influence of this access in the daily life does not corroborate with the dialogue (BOHM, 1998) between school, experience (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) and sense (DUARTE Jr., 2000). The methodologies adopted were qualitative, allowing the evidence of the information in the light of the investigated subjects (MINAYO, GOMES and DESLANDES, 2009), and the action research, since it enables the researcher to analyze the data collected and their role as participants in the investigative process (BRANDÃO, 1987). Realizing that Cultural Industry hits did not represent student music was one of the main findings of this research. In defending their identifications (HALL, 2004, 2005) and social location, the students criticized the mass media and the marginalization of their music, listing and positioning RAP at the top of their preferences. This analysis pointed to the construction of a methodology that made sense on the floor of the school, which approached school and student, considering their daily lives and reverberating in a pedagogical fluency for teaching music in school.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:52Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
title |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
spellingShingle |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola Maria das Dores Bezerra DiÃlogo e cotidiano InovaÃÃo no ensino de mÃsica MÃsica e identificaÃÃes Escola e sentido Dialogue and everyday life Innovation in teaching music Music and identifications School and sense ARTES |
title_short |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
title_full |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
title_fullStr |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
title_full_unstemmed |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
title_sort |
As aulas de mÃsica enquanto espaÃo de formaÃÃo crÃtica e identitÃria: da localizaÃÃo social dos sujeitos Ãs pedagogias que fazem sentido no chÃo da escola |
author |
Maria das Dores Bezerra |
author_facet |
Maria das Dores Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rita Helena Sousa Ferreira Gomes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
77105664304 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9324470543610163 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
78932174112 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria das Dores Bezerra |
contributor_str_mv |
Rita Helena Sousa Ferreira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DiÃlogo e cotidiano InovaÃÃo no ensino de mÃsica MÃsica e identificaÃÃes Escola e sentido |
topic |
DiÃlogo e cotidiano InovaÃÃo no ensino de mÃsica MÃsica e identificaÃÃes Escola e sentido Dialogue and everyday life Innovation in teaching music Music and identifications School and sense ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dialogue and everyday life Innovation in teaching music Music and identifications School and sense |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ARTES |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research investigated the musical preferences of the students of a municipal school in Juazeiro do Norte-CE, starting from their daily experiences, social location and identifications. Recognizing the impossibility of ignoring the mass access of students to the artistic works propagated by the Cultural Industry (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), we defend the innovation of music teaching in school based on musical appreciation, dialogue and critical formation of students, in order to favor a critical stance on mass culture. To deny the influence of this access in the daily life does not corroborate with the dialogue (BOHM, 1998) between school, experience (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) and sense (DUARTE Jr., 2000). The methodologies adopted were qualitative, allowing the evidence of the information in the light of the investigated subjects (MINAYO, GOMES and DESLANDES, 2009), and the action research, since it enables the researcher to analyze the data collected and their role as participants in the investigative process (BRANDÃO, 1987). Realizing that Cultural Industry hits did not represent student music was one of the main findings of this research. In defending their identifications (HALL, 2004, 2005) and social location, the students criticized the mass media and the marginalization of their music, listing and positioning RAP at the top of their preferences. This analysis pointed to the construction of a methodology that made sense on the floor of the school, which approached school and student, considering their daily lives and reverberating in a pedagogical fluency for teaching music in school. |
description |
Essa pesquisa investigou as preferÃncias musicais dos alunos de uma escola municipal de Juazeiro do Norte-CE, partindo de suas vivÃncias cotidianas, localizaÃÃo social e identificaÃÃes. Reconhecendo a impossibilidade de ignorar o acesso massificado dos alunos Ãs obras artÃsticas propagadas pela IndÃstria Cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 1947), defendemos a inovaÃÃo do ensino de mÃsica na escola a partir da apreciaÃÃo musical, do diÃlogo e da formaÃÃo crÃtica dos estudantes, de modo a lhes favorecer uma postura crÃtica acerca da cultura de massa. Negar a influÃncia desse acesso no cotidiano nÃo corrobora com o diÃlogo (BOHM, 1998) entre escola, experiÃncia (BONDIA, 2002; BENJAMIN, 1987) e sentido (DUARTE Jr., 2000). Constituindo-se em uma pesquisa social, as metodologias adotadas foram a qualitativa, por permitir a evidÃncia das informaÃÃes à luz dos sujeitos investigados (MINAYO, GOMES e DESLANDES, 2009) e, a pesquisa-aÃÃo, por possibilitar ao pesquisador a anÃlise dos dados coletados e sua atuaÃÃo como participante no processo investigativo (BRANDÃO, 1987). Perceber que os hits da IndÃstria Cultural nÃo representavam a mÃsica dos alunos constituiu-se um dos principais achados dessa pesquisa. Ao defenderem suas identificaÃÃes (HALL, 2004, 2005) e localizaÃÃo social, os alunos criticaram os meios de comunicaÃÃo de massa e a marginalizaÃÃo da sua mÃsica, elencando e posicionando o RAP no topo de suas preferÃncias. Essa anÃlise apontou para a construÃÃo de uma metodologia que fizesse sentido no chÃo da escola, que aproximassem escola e aluno, considerando suas vivÃncias cotidianas e reverberando em uma fluÃncia pedagÃgica para o ensino de mÃsica na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo Profissional em Artes (PROFARTES) - Interinstitucional entre UFC e a Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238998982656 |