AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Airton Freitas Pontes Junior
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7049
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_574c246e0625fe51b207faca8c978f3d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4961
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE Assessment of teaching-learning in Physical Education classes in public and private schools in Fortaleza-CE 2012-01-24Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 01722147342http://lattes.cnpq.br/2214355780901234Josà Airton Freitas Pontes Junior Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRavaliaÃÃo ensino-aprendizagem educaÃÃo fÃsica escolaAssessment teaching and learning physical education schoolEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorPela diversidade avaliativa que existe na educaÃÃo e, especialmente, na EducaÃÃo FÃsica escolar, os objetivos do estudo foram: 1) identificar os fatores latentes das prÃticas avaliativas e dos instrumentos de avaliaÃÃo; 2) descrever a concordÃncia dos estudantes em relaÃÃo Ãs prÃticas de ensino e avaliativas da disciplina. O estudo à do tipo quantitativo, de natureza exploratÃria, a amostra à formada por professores de EducaÃÃo FÃsica e alunos de ensino mÃdio. Foram aplicados questionÃrios com escalas visando realizar anÃlise fatorial exploratÃria dos fatores relacionados Ãs prÃticas avaliativas na disciplina. Os resultados dos professores: foram entrevistados 51 professores de 35 escolas de 5 regionais do municÃpio de Fortaleza-CE, sendo a maioria (72,5%) de escola pÃblica e do sexo masculino (64,7%). Tem-se para a escala total do professor precisÃo &#945;=0,83 e e=4,2 => 3,8% de A, foram extraÃdos 13 fatores sendo os relacionados Ãs prÃticas avaliativas: sobre o nÃvel de utilizaÃÃo da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem (KMO = 0,64, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â Realiza avaliaÃÃes somativa e fator 2 â Realiza avaliaÃÃes formativas; sobre o nÃvel de utilizaÃÃo dos instrumentos de avaliaÃÃo, (KMO = 0,65, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â Provas prÃticas e teÃricas, fator 2 - Registro diÃrio e fator 3 â Auto avaliaÃÃo do desempenho. Os resultados dos alunos: foram entrevistados 241 alunos de quinze escolas de 5 regionais do municÃpio de Fortaleza-CE, sendo a maioria, 88,8%, de escola pÃblica. A maioria (52,3%) dos respondentes era do sexo feminino. Tem-se para a escala total do aluno &#945;=0,86 e e=2,0 => 2,4% de A. Foram extraÃdos 12 fatores explicando 65,6% da variÃncia total sendo os relacionados Ãs prÃticas avaliativas: sobre o nÃvel de concordÃncia das prÃticas avaliativas da disciplina (KMO=0,75, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â aprovaÃÃo na disciplina e fator 2 â prÃticas avaliativa; sobre o nÃvel de concordÃncia dos instrumentos de avaliaÃÃo, (KMO=0,69, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â ObservaÃÃo do desempenho dos alunos e do professor e fator 2 â provas e trabalhos escritos e orais. Percebe-se que a dinÃmica de compreensÃo da utilizaÃÃo dos objetivos de ensino e dos instrumentos para a avaliaÃÃo da disciplina tem feito com que, aos poucos, ocorram mudanÃas de significados no entendimento de algumas prÃticas. Apontamos que a avaliaÃÃo do conhecimento, via testes e provas, nas aulas de EducaÃÃo FÃsica escolar vem sendo mais utilizada, mas ainda carece de aperfeiÃoamento tÃcnico-cientÃfico para a elaboraÃÃo e validaÃÃo de instrumentos. Acreditamos que o estudo pode potencializar a consciÃncia dos professores de EducaÃÃo FÃsica em relaÃÃo à importÃncia de avaliar e elaborar instrumentos baseados em objetivos educacionais, alÃm fornecer informaÃÃes sobre o nÃvel de concordÃncia dos alunos sobre as prÃticas avaliativas.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7049application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment of teaching-learning in Physical Education classes in public and private schools in Fortaleza-CE
title AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
spellingShingle AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
Josà Airton Freitas Pontes Junior
avaliaÃÃo
ensino-aprendizagem
educaÃÃo fÃsica
escola
Assessment
teaching and learning
physical education
school
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
title_full AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
title_fullStr AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
title_sort AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem nas aulas de EducaÃÃo FÃsica nas escolas pÃblicas e particulares de Fortaleza-CE
author Josà Airton Freitas Pontes Junior
author_facet Josà Airton Freitas Pontes Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 14576406353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948525011531885
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01722147342
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2214355780901234
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Airton Freitas Pontes Junior
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.subject.por.fl_str_mv avaliaÃÃo
ensino-aprendizagem
educaÃÃo fÃsica
escola
topic avaliaÃÃo
ensino-aprendizagem
educaÃÃo fÃsica
escola
Assessment
teaching and learning
physical education
school
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Assessment
teaching and learning
physical education
school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Pela diversidade avaliativa que existe na educaÃÃo e, especialmente, na EducaÃÃo FÃsica escolar, os objetivos do estudo foram: 1) identificar os fatores latentes das prÃticas avaliativas e dos instrumentos de avaliaÃÃo; 2) descrever a concordÃncia dos estudantes em relaÃÃo Ãs prÃticas de ensino e avaliativas da disciplina. O estudo à do tipo quantitativo, de natureza exploratÃria, a amostra à formada por professores de EducaÃÃo FÃsica e alunos de ensino mÃdio. Foram aplicados questionÃrios com escalas visando realizar anÃlise fatorial exploratÃria dos fatores relacionados Ãs prÃticas avaliativas na disciplina. Os resultados dos professores: foram entrevistados 51 professores de 35 escolas de 5 regionais do municÃpio de Fortaleza-CE, sendo a maioria (72,5%) de escola pÃblica e do sexo masculino (64,7%). Tem-se para a escala total do professor precisÃo &#945;=0,83 e e=4,2 => 3,8% de A, foram extraÃdos 13 fatores sendo os relacionados Ãs prÃticas avaliativas: sobre o nÃvel de utilizaÃÃo da avaliaÃÃo do ensino-aprendizagem (KMO = 0,64, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â Realiza avaliaÃÃes somativa e fator 2 â Realiza avaliaÃÃes formativas; sobre o nÃvel de utilizaÃÃo dos instrumentos de avaliaÃÃo, (KMO = 0,65, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â Provas prÃticas e teÃricas, fator 2 - Registro diÃrio e fator 3 â Auto avaliaÃÃo do desempenho. Os resultados dos alunos: foram entrevistados 241 alunos de quinze escolas de 5 regionais do municÃpio de Fortaleza-CE, sendo a maioria, 88,8%, de escola pÃblica. A maioria (52,3%) dos respondentes era do sexo feminino. Tem-se para a escala total do aluno &#945;=0,86 e e=2,0 => 2,4% de A. Foram extraÃdos 12 fatores explicando 65,6% da variÃncia total sendo os relacionados Ãs prÃticas avaliativas: sobre o nÃvel de concordÃncia das prÃticas avaliativas da disciplina (KMO=0,75, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â aprovaÃÃo na disciplina e fator 2 â prÃticas avaliativa; sobre o nÃvel de concordÃncia dos instrumentos de avaliaÃÃo, (KMO=0,69, teste de esfericidade p<0,01) fator 1 â ObservaÃÃo do desempenho dos alunos e do professor e fator 2 â provas e trabalhos escritos e orais. Percebe-se que a dinÃmica de compreensÃo da utilizaÃÃo dos objetivos de ensino e dos instrumentos para a avaliaÃÃo da disciplina tem feito com que, aos poucos, ocorram mudanÃas de significados no entendimento de algumas prÃticas. Apontamos que a avaliaÃÃo do conhecimento, via testes e provas, nas aulas de EducaÃÃo FÃsica escolar vem sendo mais utilizada, mas ainda carece de aperfeiÃoamento tÃcnico-cientÃfico para a elaboraÃÃo e validaÃÃo de instrumentos. Acreditamos que o estudo pode potencializar a consciÃncia dos professores de EducaÃÃo FÃsica em relaÃÃo à importÃncia de avaliar e elaborar instrumentos baseados em objetivos educacionais, alÃm fornecer informaÃÃes sobre o nÃvel de concordÃncia dos alunos sobre as prÃticas avaliativas.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7049
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295155141214208