Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12529 |
Resumo: | A EducaÃÃo FÃsica na escola possibilita a contextualizaÃÃo das prÃticas corporais com temas relacionados aos objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fÃsico-esportivos, socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este Ãltimo aspecto hà carÃncia de uma matriz de referÃncia para uma avaliaÃÃo de cunho cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relaÃÃo aos conteÃdos da disciplina de EducaÃÃo FÃsica. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica na escola. A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos ParÃmetros Curriculares da EducaÃÃo FÃsica para o Ensino Fundamental. Participaram deste estudo 232 professores e investigadores de EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) das 5 regiÃes do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso de um questionÃrio com 38 descritores em escala. Realizamos a anÃlise fatorial exploratÃria e os resultados indicam que trÃs fatores foram extraÃdos, a saber: 1) DimensÃo Sociocultural das PrÃticas Corporais; 2) DimensÃo BiolÃgico-Funcional da Atividade FÃsica; e 3) DimensÃo TÃcnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,923, χ = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), obteve satisfatÃria variÃncia total explicada (57,2%) e a consistÃncia interna dos descritores nestas trÃs dimensÃes situou-se acima de 0,90, atestando a precisÃo dos resultados. Consideramos que a matriz de referÃncia à adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensÃes dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala. |
id |
UFC_6d3d37fa80bc8ec5b677cff7a8bb2f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8415 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMatriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9 ano)Matrix ACEF9: reference matrix for assessment learning in large scale of the contents of physical education in elementary education (9th year)2014-09-01Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes37086081353http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 BasÃlio Rommel Almeida Fechine80230717349http://lattes.cnpq.br/099446176104561501722147342http://lattes.cnpq.br/2214355780901234Josà Airton Freitas Pontes Junior Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo FÃsica MensuraÃÃo cognitiva.Educational Assessment Physical Education Cognitive MeasurementAVALIACAO DA APRENDIZAGEMA EducaÃÃo FÃsica na escola possibilita a contextualizaÃÃo das prÃticas corporais com temas relacionados aos objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fÃsico-esportivos, socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este Ãltimo aspecto hà carÃncia de uma matriz de referÃncia para uma avaliaÃÃo de cunho cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relaÃÃo aos conteÃdos da disciplina de EducaÃÃo FÃsica. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica na escola. A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos ParÃmetros Curriculares da EducaÃÃo FÃsica para o Ensino Fundamental. Participaram deste estudo 232 professores e investigadores de EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) das 5 regiÃes do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso de um questionÃrio com 38 descritores em escala. Realizamos a anÃlise fatorial exploratÃria e os resultados indicam que trÃs fatores foram extraÃdos, a saber: 1) DimensÃo Sociocultural das PrÃticas Corporais; 2) DimensÃo BiolÃgico-Funcional da Atividade FÃsica; e 3) DimensÃo TÃcnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,923, χ = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), obteve satisfatÃria variÃncia total explicada (57,2%) e a consistÃncia interna dos descritores nestas trÃs dimensÃes situou-se acima de 0,90, atestando a precisÃo dos resultados. Consideramos que a matriz de referÃncia à adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensÃes dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.Physical Education in school enables contextualization of physical exercise with themes related to student learning objectives for physical sports, as well as socio - affective and cognitive aspects. However, for this last point, there is lack of a reference matrix for large scale cognitive evaluation which allows for identification of studentsâ knowledge in relation to the content of Physical Education Therefore, this study aims to develop and validate a reference matrix (model) for large scale cognitive evaluation of physical education in school. The matrix was developed based on the learning objectives of the Curriculum Standards of Physical Education for Elementary School. A total of 232 teachers and researchers of Physical Education in Elementary School (6th to 9th grade) from 5 regions of Brazil participated in the study which was conducted through a questionnaire, with closed questions and answers and 38 items on scale. Of the participants, 57,3% were Masterâs Degree or PHD holders and 42,7% were graduates and specialists. We performed exploratory factor analysis and the results show three factors that were extracted namely: 1) Socio-cultural Dimension of Body Practices, 2) Bio-Functional Dimension of Physical Activity, and 3) Technical Dimension of Competitive Sports. The sample was adequate for the study (KMO = 0,923, χ = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), satisfactory and explicable total variance was obtained (57,2%) and the internal consistency of the items in these three dimensions was above 0,90, suggesting the accuracy of the results. We consider the reference matrix suitable for use as a tool to provide teachers and researchers with indicative dimensions for large-scale cognitive evaluation of the content of Physical Education in Elementary School. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12529application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:28Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Matrix ACEF9: reference matrix for assessment learning in large scale of the contents of physical education in elementary education (9th year) |
title |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
spellingShingle |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9 ano) Josà Airton Freitas Pontes Junior AvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo FÃsica MensuraÃÃo cognitiva. Educational Assessment Physical Education Cognitive Measurement AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
title_short |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
title_full |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
title_fullStr |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
title_full_unstemmed |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
title_sort |
Matriz ACEF9: matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da educaÃÃo fÃsica no ensino fundamental (9Â ano) |
author |
Josà Airton Freitas Pontes Junior |
author_facet |
Josà Airton Freitas Pontes Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Adriana Eufrasio Braga |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25824848300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8042943225979510 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
39354598315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6388557443388587 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
37086081353 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
BasÃlio Rommel Almeida Fechine |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
80230717349 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0994461761045615 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01722147342 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2214355780901234 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josà Airton Freitas Pontes Junior |
contributor_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho Adriana Eufrasio Braga Ana Paula de Medeiros Ribeiro Rita de CÃssia Barbosa Paiva MagalhÃes BasÃlio Rommel Almeida Fechine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo FÃsica MensuraÃÃo cognitiva. |
topic |
AvaliaÃÃo Educacional EducaÃÃo FÃsica MensuraÃÃo cognitiva. Educational Assessment Physical Education Cognitive Measurement AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Assessment Physical Education Cognitive Measurement |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A EducaÃÃo FÃsica na escola possibilita a contextualizaÃÃo das prÃticas corporais com temas relacionados aos objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fÃsico-esportivos, socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este Ãltimo aspecto hà carÃncia de uma matriz de referÃncia para uma avaliaÃÃo de cunho cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relaÃÃo aos conteÃdos da disciplina de EducaÃÃo FÃsica. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica na escola. A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos ParÃmetros Curriculares da EducaÃÃo FÃsica para o Ensino Fundamental. Participaram deste estudo 232 professores e investigadores de EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) das 5 regiÃes do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso de um questionÃrio com 38 descritores em escala. Realizamos a anÃlise fatorial exploratÃria e os resultados indicam que trÃs fatores foram extraÃdos, a saber: 1) DimensÃo Sociocultural das PrÃticas Corporais; 2) DimensÃo BiolÃgico-Funcional da Atividade FÃsica; e 3) DimensÃo TÃcnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,923, χ = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), obteve satisfatÃria variÃncia total explicada (57,2%) e a consistÃncia interna dos descritores nestas trÃs dimensÃes situou-se acima de 0,90, atestando a precisÃo dos resultados. Consideramos que a matriz de referÃncia à adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensÃes dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Physical Education in school enables contextualization of physical exercise with themes related to student learning objectives for physical sports, as well as socio - affective and cognitive aspects. However, for this last point, there is lack of a reference matrix for large scale cognitive evaluation which allows for identification of studentsâ knowledge in relation to the content of Physical Education Therefore, this study aims to develop and validate a reference matrix (model) for large scale cognitive evaluation of physical education in school. The matrix was developed based on the learning objectives of the Curriculum Standards of Physical Education for Elementary School. A total of 232 teachers and researchers of Physical Education in Elementary School (6th to 9th grade) from 5 regions of Brazil participated in the study which was conducted through a questionnaire, with closed questions and answers and 38 items on scale. Of the participants, 57,3% were Masterâs Degree or PHD holders and 42,7% were graduates and specialists. We performed exploratory factor analysis and the results show three factors that were extracted namely: 1) Socio-cultural Dimension of Body Practices, 2) Bio-Functional Dimension of Physical Activity, and 3) Technical Dimension of Competitive Sports. The sample was adequate for the study (KMO = 0,923, χ = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), satisfactory and explicable total variance was obtained (57,2%) and the internal consistency of the items in these three dimensions was above 0,90, suggesting the accuracy of the results. We consider the reference matrix suitable for use as a tool to provide teachers and researchers with indicative dimensions for large-scale cognitive evaluation of the content of Physical Education in Elementary School. |
description |
A EducaÃÃo FÃsica na escola possibilita a contextualizaÃÃo das prÃticas corporais com temas relacionados aos objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fÃsico-esportivos, socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este Ãltimo aspecto hà carÃncia de uma matriz de referÃncia para uma avaliaÃÃo de cunho cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relaÃÃo aos conteÃdos da disciplina de EducaÃÃo FÃsica. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referÃncia para avaliaÃÃo cognitiva em larga escala dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica na escola. A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos ParÃmetros Curriculares da EducaÃÃo FÃsica para o Ensino Fundamental. Participaram deste estudo 232 professores e investigadores de EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) das 5 regiÃes do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso de um questionÃrio com 38 descritores em escala. Realizamos a anÃlise fatorial exploratÃria e os resultados indicam que trÃs fatores foram extraÃdos, a saber: 1) DimensÃo Sociocultural das PrÃticas Corporais; 2) DimensÃo BiolÃgico-Funcional da Atividade FÃsica; e 3) DimensÃo TÃcnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,923, χ = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), obteve satisfatÃria variÃncia total explicada (57,2%) e a consistÃncia interna dos descritores nestas trÃs dimensÃes situou-se acima de 0,90, atestando a precisÃo dos resultados. Consideramos que a matriz de referÃncia à adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensÃes dos conteÃdos da EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12529 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295197627416576 |