Vejo um museu de grandes novidades, o tempo nÃo para ... sociopoetizando o museu e musealizando a vida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elane Carneiro de Albuquerque
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2506
Resumo: Esse trabalho consta da anÃlise do processo investigativo que teve como proposta estudar a relaÃÃo entre museu e populaÃÃo na perspectiva da EducaÃÃo Popular e da Nova Museologia, atravÃs da descoberta de conceitos que a comunidade produz sobre o que seja museu. Para tanto, optou-se pelo mÃtodo de pesquisa coletiva SociopoÃtico, que possibilita a produÃÃo de conceitos acerca de um tema gerador, mediante linguagens corporais e simbÃlicas desenvolvidas por meio de oficinas, com a participaÃÃo do grupo pesquisador formado de facilitadores/as, ou seja, de pesquisadores/as oficiais e de pessoas da comunidade. O estudo foi realizado na Comunidade Remanescente de Quilombo da Ãrea de ProteÃÃo Ambiental â APA do CuriaÃ, municÃpio de Macapà no Estado do AmapÃ, durante o perÃodo de 2005 a 2008. Parte-se da problemÃtica em torno da invisibilidade e situaÃÃo de negaÃÃo das heranÃas culturais africanas que a populaÃÃo negra e, mais especificamente, as comunidades quilombolas vivenciam por parte da sociedade e das instituiÃÃes culturais no Brasil. A pesquisa possibilitou analisar o papel das instituiÃÃes museolÃgicas no reconhecimento e na preservaÃÃo do patrimÃnio cultural brasileiro por meio do diÃlogo entre os conceitos instituÃdos e os conceitos produzidos pela comunidade quilombola sobre museu, revelando a potencialidade do quilombo como espaÃo museolÃgico a ser considerado pela EducaÃÃo e pela Museologia. O estudo aponta a vigÃncia de uma aÃÃo museolÃgica e pedagÃgica eivada de construÃÃes ideolÃgicas etnocÃntricas e elitistas, sem considerar a participaÃÃo e a histÃria dos grupos populares, assim como as referÃncias africanas existentes na produÃÃo sÃcio-cultural e econÃmica brasileira. Por outro lado, os conceitos produzidos pelo grupo-pesquisador revelam a percepÃÃo de museu a partir do ser quilombola e do cotidiano na comunidade. Infere algumas possibilidades de contraposiÃÃes, levando em conta a necessidade de uma revisÃo na aÃÃo educativa dos museus tendo em vista combater as desigualdades sociais e raciais
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