Vejo um museu de grandes novidades, o tempo nÃo para ... sociopoetizando o museu e musealizando a vida.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2506 |
Resumo: | Esse trabalho consta da anÃlise do processo investigativo que teve como proposta estudar a relaÃÃo entre museu e populaÃÃo na perspectiva da EducaÃÃo Popular e da Nova Museologia, atravÃs da descoberta de conceitos que a comunidade produz sobre o que seja museu. Para tanto, optou-se pelo mÃtodo de pesquisa coletiva SociopoÃtico, que possibilita a produÃÃo de conceitos acerca de um tema gerador, mediante linguagens corporais e simbÃlicas desenvolvidas por meio de oficinas, com a participaÃÃo do grupo pesquisador formado de facilitadores/as, ou seja, de pesquisadores/as oficiais e de pessoas da comunidade. O estudo foi realizado na Comunidade Remanescente de Quilombo da Ãrea de ProteÃÃo Ambiental â APA do CuriaÃ, municÃpio de Macapà no Estado do AmapÃ, durante o perÃodo de 2005 a 2008. Parte-se da problemÃtica em torno da invisibilidade e situaÃÃo de negaÃÃo das heranÃas culturais africanas que a populaÃÃo negra e, mais especificamente, as comunidades quilombolas vivenciam por parte da sociedade e das instituiÃÃes culturais no Brasil. A pesquisa possibilitou analisar o papel das instituiÃÃes museolÃgicas no reconhecimento e na preservaÃÃo do patrimÃnio cultural brasileiro por meio do diÃlogo entre os conceitos instituÃdos e os conceitos produzidos pela comunidade quilombola sobre museu, revelando a potencialidade do quilombo como espaÃo museolÃgico a ser considerado pela EducaÃÃo e pela Museologia. O estudo aponta a vigÃncia de uma aÃÃo museolÃgica e pedagÃgica eivada de construÃÃes ideolÃgicas etnocÃntricas e elitistas, sem considerar a participaÃÃo e a histÃria dos grupos populares, assim como as referÃncias africanas existentes na produÃÃo sÃcio-cultural e econÃmica brasileira. Por outro lado, os conceitos produzidos pelo grupo-pesquisador revelam a percepÃÃo de museu a partir do ser quilombola e do cotidiano na comunidade. Infere algumas possibilidades de contraposiÃÃes, levando em conta a necessidade de uma revisÃo na aÃÃo educativa dos museus tendo em vista combater as desigualdades sociais e raciais |
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Esse trabalho consta da anÃlise do processo investigativo que teve como proposta estudar a relaÃÃo entre museu e populaÃÃo na perspectiva da EducaÃÃo Popular e da Nova Museologia, atravÃs da descoberta de conceitos que a comunidade produz sobre o que seja museu. Para tanto, optou-se pelo mÃtodo de pesquisa coletiva SociopoÃtico, que possibilita a produÃÃo de conceitos acerca de um tema gerador, mediante linguagens corporais e simbÃlicas desenvolvidas por meio de oficinas, com a participaÃÃo do grupo pesquisador formado de facilitadores/as, ou seja, de pesquisadores/as oficiais e de pessoas da comunidade. O estudo foi realizado na Comunidade Remanescente de Quilombo da Ãrea de ProteÃÃo Ambiental â APA do CuriaÃ, municÃpio de Macapà no Estado do AmapÃ, durante o perÃodo de 2005 a 2008. Parte-se da problemÃtica em torno da invisibilidade e situaÃÃo de negaÃÃo das heranÃas culturais africanas que a populaÃÃo negra e, mais especificamente, as comunidades quilombolas vivenciam por parte da sociedade e das instituiÃÃes culturais no Brasil. A pesquisa possibilitou analisar o papel das instituiÃÃes museolÃgicas no reconhecimento e na preservaÃÃo do patrimÃnio cultural brasileiro por meio do diÃlogo entre os conceitos instituÃdos e os conceitos produzidos pela comunidade quilombola sobre museu, revelando a potencialidade do quilombo como espaÃo museolÃgico a ser considerado pela EducaÃÃo e pela Museologia. O estudo aponta a vigÃncia de uma aÃÃo museolÃgica e pedagÃgica eivada de construÃÃes ideolÃgicas etnocÃntricas e elitistas, sem considerar a participaÃÃo e a histÃria dos grupos populares, assim como as referÃncias africanas existentes na produÃÃo sÃcio-cultural e econÃmica brasileira. Por outro lado, os conceitos produzidos pelo grupo-pesquisador revelam a percepÃÃo de museu a partir do ser quilombola e do cotidiano na comunidade. Infere algumas possibilidades de contraposiÃÃes, levando em conta a necessidade de uma revisÃo na aÃÃo educativa dos museus tendo em vista combater as desigualdades sociais e raciais |
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This label has an analysis of an investigative process that has the purpose to study the relation between the museum and the population in an Popular Education perspective and the new museum, through a discover of some conceptions that the community do about the word museum. For this, it was optioned to an optional collective âSociopoeticoâ research, that gives the possibility the production about a generation theme, in concerning with body and symbol languages developed by workshops, with a research group participation formed by facilitators, in other words, official researchers of the community. The research was made by Comunidade Remanescente de Quilombo da Ãrea de ProteÃÃo Ambiental â APA from CuriaÃ, a city situated in Macapà in Amapà State from 2005 to 2008. It comes from the study around the invisibility and situations about the heritage African cultures denies that the black population, in specify, quilombola communities live by the Brazilian cultural institutions society. The research gave the possibility to analyze the museum institutions work in the recognizing and preservation of the Brazilian cultural patrimony beyond a dialog between institute conceptions made by the quilombola community about museum, coming true the quilomboâs potency as a museum space to be considered by the Education an Museum. The study points the viewless of a museum and pedagogy action full of ideal and ethnocentric constructions without considering the participation and the history of popular groups, as well as African references in social and cultural production and Brazilian economy. In the other hand, the concepts produced by the research group show the perception of the museum in order to quilombola and the community daily. It also has some contrapositions possibilities, considering the necessity of a review in the educative action intending to combat social and racial inequality |
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Esse trabalho consta da anÃlise do processo investigativo que teve como proposta estudar a relaÃÃo entre museu e populaÃÃo na perspectiva da EducaÃÃo Popular e da Nova Museologia, atravÃs da descoberta de conceitos que a comunidade produz sobre o que seja museu. Para tanto, optou-se pelo mÃtodo de pesquisa coletiva SociopoÃtico, que possibilita a produÃÃo de conceitos acerca de um tema gerador, mediante linguagens corporais e simbÃlicas desenvolvidas por meio de oficinas, com a participaÃÃo do grupo pesquisador formado de facilitadores/as, ou seja, de pesquisadores/as oficiais e de pessoas da comunidade. O estudo foi realizado na Comunidade Remanescente de Quilombo da Ãrea de ProteÃÃo Ambiental â APA do CuriaÃ, municÃpio de Macapà no Estado do AmapÃ, durante o perÃodo de 2005 a 2008. Parte-se da problemÃtica em torno da invisibilidade e situaÃÃo de negaÃÃo das heranÃas culturais africanas que a populaÃÃo negra e, mais especificamente, as comunidades quilombolas vivenciam por parte da sociedade e das instituiÃÃes culturais no Brasil. A pesquisa possibilitou analisar o papel das instituiÃÃes museolÃgicas no reconhecimento e na preservaÃÃo do patrimÃnio cultural brasileiro por meio do diÃlogo entre os conceitos instituÃdos e os conceitos produzidos pela comunidade quilombola sobre museu, revelando a potencialidade do quilombo como espaÃo museolÃgico a ser considerado pela EducaÃÃo e pela Museologia. O estudo aponta a vigÃncia de uma aÃÃo museolÃgica e pedagÃgica eivada de construÃÃes ideolÃgicas etnocÃntricas e elitistas, sem considerar a participaÃÃo e a histÃria dos grupos populares, assim como as referÃncias africanas existentes na produÃÃo sÃcio-cultural e econÃmica brasileira. Por outro lado, os conceitos produzidos pelo grupo-pesquisador revelam a percepÃÃo de museu a partir do ser quilombola e do cotidiano na comunidade. Infere algumas possibilidades de contraposiÃÃes, levando em conta a necessidade de uma revisÃo na aÃÃo educativa dos museus tendo em vista combater as desigualdades sociais e raciais |
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