Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harlon Romariz Rabelo Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19067
Resumo: Esta dissertaÃÃo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a configuraÃÃo e mobilizaÃÃo familiar no contexto das Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional no Cearà (EEEPs). Essas escolas surgem a partir de 2008 orientadas por uma polÃtica educacional de promoÃÃo do ensino mÃdio integrado à educaÃÃo profissional. Tais escolas aparecem de forma singular entre as jà existentes escolas pÃblicas estaduais por possuir seleÃÃo de discentes e docentes; currÃculo, estrutura fÃsica e orÃamento diferenciados; turno integral; dupla certificaÃÃo ao final (ensino regular e curso tÃcnico); oferecem estÃgio remunerado; e, apresentam um perfil de alunado com melhores condiÃÃes socioeconÃmicas que a mÃdia dos alunos da rede pÃblica estadual. As EEEPs tambÃm apresentam melhores resultados nas avaliaÃÃes externas e figuram positivamente no imaginÃrio de muitos alunos e famÃlias cearenses que demandam por escolas que ampliem as suas chances competitivas, tanto em relaÃÃo a vida profissional quanto ao acesso ao ensino superior. Por serem os fatores familiares muito impactantes na dinÃmica e desempenho escolar, decidiu-se analisar o perfil sociolÃgico das famÃlias dessas escolas, bem como as mobilizaÃÃes parentais. A pesquisa ocorreu entre 2015 e 2016 e se iniciou com uma anÃlise histÃrica, legal e contextual sobre o modelo dessas escolas; seguida por uma anÃlise descritiva de dados educacionais gerais das escolas pÃblicas cearenses, por meio dos microdados do QuestionÃrio SocioeconÃmico do ENEM; e contou com entrevistas exploratÃrias com coordenadores e familiares de trÃs dessas escolas. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo em duas EEEPs localizadas em Fortaleza. Essa pesquisa de campo se deu por meio de observaÃÃes diretas, com aplicaÃÃo de amplo questionÃrio aos alunos e com entrevistas semiestruturadas à um grupo de pais/mÃes. A discussÃo situa-se teoricamente entre as perspectivas disposicionais e a teoria do ator racional, buscando integraÃÃo de anÃlise. Os dados e a perspectiva teÃrica adotada permitem concluir que as famÃlias das EEEPs apresentam um perfil sociolÃgico diferenciado das demais famÃlias das escolas pÃblicas regulares; que as escolhas, motivaÃÃes, expectativas e estratÃgias dos alunos e de suas famÃlias formam um fator de impacto sobre a dinÃmica e desempenho escolar das EEEPs; e que a entrada e permanÃncia nessas escolas sÃo marcadas por um modo especÃfico de como pais e alunos consideram o modelo da EEEP diante do quadro geral de oferta escolar, onde os valores e motivaÃÃes sÃo descritores das estratÃgias de escolarizaÃÃo adotadas e da mobilizaÃÃo familiar que visa uma melhor inserÃÃo educacional e socioprofissional dos filhos a curto e longo-prazo, indicando que hà uma hierarquizaÃÃo escolar complexa mesmo dentro de um mesma rede de ensino.
id UFC_59cffb81ebde928bbcb891734d7e5545
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12166
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConfiguration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivationsConfiguraÃÃo e MobilizaÃÃo Familiar nas Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional: entre disposiÃÃes, escolhas e motivaÃÃes.2017-03-14Danyelle Nilin GonÃalves71748733320GonÃalves, N. G.Andrà Haguette00182529300http://lattes.cnpq.br/3883239297819453 RosÃngela Duarte Pimenta45770743387http://lattes.cnpq.br/670371612917248293639503287http://lattes.cnpq.br/4211588535768579Harlon Romariz Rabelo SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRConfiguraÃÃo familiar na escola EstratÃgias de escolarizaÃÃo Escolha da escola Ensino MÃdio Integrado Escolas Estaduais de EducaÃÃo ProfissionalFamily configuration of school Schooling strategies Integrated High SchoolSOCIOLOGIA DA EDUCACAOEsta dissertaÃÃo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a configuraÃÃo e mobilizaÃÃo familiar no contexto das Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional no Cearà (EEEPs). Essas escolas surgem a partir de 2008 orientadas por uma polÃtica educacional de promoÃÃo do ensino mÃdio integrado à educaÃÃo profissional. Tais escolas aparecem de forma singular entre as jà existentes escolas pÃblicas estaduais por possuir seleÃÃo de discentes e docentes; currÃculo, estrutura fÃsica e orÃamento diferenciados; turno integral; dupla certificaÃÃo ao final (ensino regular e curso tÃcnico); oferecem estÃgio remunerado; e, apresentam um perfil de alunado com melhores condiÃÃes socioeconÃmicas que a mÃdia dos alunos da rede pÃblica estadual. As EEEPs tambÃm apresentam melhores resultados nas avaliaÃÃes externas e figuram positivamente no imaginÃrio de muitos alunos e famÃlias cearenses que demandam por escolas que ampliem as suas chances competitivas, tanto em relaÃÃo a vida profissional quanto ao acesso ao ensino superior. Por serem os fatores familiares muito impactantes na dinÃmica e desempenho escolar, decidiu-se analisar o perfil sociolÃgico das famÃlias dessas escolas, bem como as mobilizaÃÃes parentais. A pesquisa ocorreu entre 2015 e 2016 e se iniciou com uma anÃlise histÃrica, legal e contextual sobre o modelo dessas escolas; seguida por uma anÃlise descritiva de dados educacionais gerais das escolas pÃblicas cearenses, por meio dos microdados do QuestionÃrio SocioeconÃmico do ENEM; e contou com entrevistas exploratÃrias com coordenadores e familiares de trÃs dessas escolas. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo em duas EEEPs localizadas em Fortaleza. Essa pesquisa de campo se deu por meio de observaÃÃes diretas, com aplicaÃÃo de amplo questionÃrio aos alunos e com entrevistas semiestruturadas à um grupo de pais/mÃes. A discussÃo situa-se teoricamente entre as perspectivas disposicionais e a teoria do ator racional, buscando integraÃÃo de anÃlise. Os dados e a perspectiva teÃrica adotada permitem concluir que as famÃlias das EEEPs apresentam um perfil sociolÃgico diferenciado das demais famÃlias das escolas pÃblicas regulares; que as escolhas, motivaÃÃes, expectativas e estratÃgias dos alunos e de suas famÃlias formam um fator de impacto sobre a dinÃmica e desempenho escolar das EEEPs; e que a entrada e permanÃncia nessas escolas sÃo marcadas por um modo especÃfico de como pais e alunos consideram o modelo da EEEP diante do quadro geral de oferta escolar, onde os valores e motivaÃÃes sÃo descritores das estratÃgias de escolarizaÃÃo adotadas e da mobilizaÃÃo familiar que visa uma melhor inserÃÃo educacional e socioprofissional dos filhos a curto e longo-prazo, indicando que hà uma hierarquizaÃÃo escolar complexa mesmo dentro de um mesma rede de ensino.This argumentative text aimed to investigate the configuration and family mobilization of the State Schools of Vocational Education (EEEPs) in Ceara, Brazil. These schools emerged starting in 2008 within an educational policy of promotion of high school integrated to vocational education. These schools appear singularly among the existing state public schools because they have a: selection of students and teachers; particular curriculum, physical structure and budget; full-time shift; dual certification (regular and technical courses); they offer paid internship. Besides present a profile of pupil with better socioeconomic conditions than the average of the students of the state public network. EEEPs also present better results in external evaluations and are positive in the imaginary of many students and families from Cearà who demand for schools that increase their competitive odds, both in relation to professional life and the access to higher education. Because of the family factors impact in the dynamics and school performance, it was decided to analyze the sociological profile of the families of these schools, as well as the parental mobilizations. The research took place between 2015 and 2016 and started with a historical, legal and contextual analysis on the model of these schools; followed by a descriptive analysis of general educational data of the public schools of Ceara, through the microdata of the Socioeconomic Questionnaire of the ENEM; and with exploratory interviews with staff schools and family members of three of these schools. Next, a field research was performed on two EEEPs located in Fortaleza. This research was done through direct observations, with a survey to the students and with semi-structured interviews with a group of parents. The discussion is situated theoretically between dispositional perspectives and rational actor theory, seeking integration of analysis. The data and the theoretical perspective adopted allow us to conclude that EEEPs families have a sociological profile different from the other families of regular public schools; That the choices, motivations, expectations and strategies of the students and their families form an impact factor on the school dynamics and performance of EEEPs; and that the entry and stay in these schools are marked by a specific way of how parents and students consider the EEEP model in the face of the general framework of school supply, where values and motivations are descriptors of the schooling strategies adopted and the family mobilization that aim a better educational and socio-professional insertion for you children in the short and long term, indicating that there is a complex school hierarchy even within the same educational network.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19067application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:46Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ConfiguraÃÃo e MobilizaÃÃo Familiar nas Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional: entre disposiÃÃes, escolhas e motivaÃÃes.
title Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
spellingShingle Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
Harlon Romariz Rabelo Santos
ConfiguraÃÃo familiar na escola
EstratÃgias de escolarizaÃÃo
Escolha da escola
Ensino MÃdio Integrado
Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional
Family configuration of school
Schooling strategies
Integrated High School
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
title_full Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
title_fullStr Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
title_full_unstemmed Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
title_sort Configuration and Family Mobilization in the State Schools of Professional Education: between dispositions, choices, and motivations
author Harlon Romariz Rabelo Santos
author_facet Harlon Romariz Rabelo Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Danyelle Nilin GonÃalves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 71748733320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv GonÃalves, N. G.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrà Haguette
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00182529300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3883239297819453
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RosÃngela Duarte Pimenta
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 45770743387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6703716129172482
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 93639503287
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4211588535768579
dc.contributor.author.fl_str_mv Harlon Romariz Rabelo Santos
contributor_str_mv Danyelle Nilin GonÃalves
Andrà Haguette
RosÃngela Duarte Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv ConfiguraÃÃo familiar na escola
EstratÃgias de escolarizaÃÃo
Escolha da escola
Ensino MÃdio Integrado
Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional
topic ConfiguraÃÃo familiar na escola
EstratÃgias de escolarizaÃÃo
Escolha da escola
Ensino MÃdio Integrado
Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional
Family configuration of school
Schooling strategies
Integrated High School
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Family configuration of school
Schooling strategies
Integrated High School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a configuraÃÃo e mobilizaÃÃo familiar no contexto das Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional no Cearà (EEEPs). Essas escolas surgem a partir de 2008 orientadas por uma polÃtica educacional de promoÃÃo do ensino mÃdio integrado à educaÃÃo profissional. Tais escolas aparecem de forma singular entre as jà existentes escolas pÃblicas estaduais por possuir seleÃÃo de discentes e docentes; currÃculo, estrutura fÃsica e orÃamento diferenciados; turno integral; dupla certificaÃÃo ao final (ensino regular e curso tÃcnico); oferecem estÃgio remunerado; e, apresentam um perfil de alunado com melhores condiÃÃes socioeconÃmicas que a mÃdia dos alunos da rede pÃblica estadual. As EEEPs tambÃm apresentam melhores resultados nas avaliaÃÃes externas e figuram positivamente no imaginÃrio de muitos alunos e famÃlias cearenses que demandam por escolas que ampliem as suas chances competitivas, tanto em relaÃÃo a vida profissional quanto ao acesso ao ensino superior. Por serem os fatores familiares muito impactantes na dinÃmica e desempenho escolar, decidiu-se analisar o perfil sociolÃgico das famÃlias dessas escolas, bem como as mobilizaÃÃes parentais. A pesquisa ocorreu entre 2015 e 2016 e se iniciou com uma anÃlise histÃrica, legal e contextual sobre o modelo dessas escolas; seguida por uma anÃlise descritiva de dados educacionais gerais das escolas pÃblicas cearenses, por meio dos microdados do QuestionÃrio SocioeconÃmico do ENEM; e contou com entrevistas exploratÃrias com coordenadores e familiares de trÃs dessas escolas. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo em duas EEEPs localizadas em Fortaleza. Essa pesquisa de campo se deu por meio de observaÃÃes diretas, com aplicaÃÃo de amplo questionÃrio aos alunos e com entrevistas semiestruturadas à um grupo de pais/mÃes. A discussÃo situa-se teoricamente entre as perspectivas disposicionais e a teoria do ator racional, buscando integraÃÃo de anÃlise. Os dados e a perspectiva teÃrica adotada permitem concluir que as famÃlias das EEEPs apresentam um perfil sociolÃgico diferenciado das demais famÃlias das escolas pÃblicas regulares; que as escolhas, motivaÃÃes, expectativas e estratÃgias dos alunos e de suas famÃlias formam um fator de impacto sobre a dinÃmica e desempenho escolar das EEEPs; e que a entrada e permanÃncia nessas escolas sÃo marcadas por um modo especÃfico de como pais e alunos consideram o modelo da EEEP diante do quadro geral de oferta escolar, onde os valores e motivaÃÃes sÃo descritores das estratÃgias de escolarizaÃÃo adotadas e da mobilizaÃÃo familiar que visa uma melhor inserÃÃo educacional e socioprofissional dos filhos a curto e longo-prazo, indicando que hà uma hierarquizaÃÃo escolar complexa mesmo dentro de um mesma rede de ensino.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This argumentative text aimed to investigate the configuration and family mobilization of the State Schools of Vocational Education (EEEPs) in Ceara, Brazil. These schools emerged starting in 2008 within an educational policy of promotion of high school integrated to vocational education. These schools appear singularly among the existing state public schools because they have a: selection of students and teachers; particular curriculum, physical structure and budget; full-time shift; dual certification (regular and technical courses); they offer paid internship. Besides present a profile of pupil with better socioeconomic conditions than the average of the students of the state public network. EEEPs also present better results in external evaluations and are positive in the imaginary of many students and families from Cearà who demand for schools that increase their competitive odds, both in relation to professional life and the access to higher education. Because of the family factors impact in the dynamics and school performance, it was decided to analyze the sociological profile of the families of these schools, as well as the parental mobilizations. The research took place between 2015 and 2016 and started with a historical, legal and contextual analysis on the model of these schools; followed by a descriptive analysis of general educational data of the public schools of Ceara, through the microdata of the Socioeconomic Questionnaire of the ENEM; and with exploratory interviews with staff schools and family members of three of these schools. Next, a field research was performed on two EEEPs located in Fortaleza. This research was done through direct observations, with a survey to the students and with semi-structured interviews with a group of parents. The discussion is situated theoretically between dispositional perspectives and rational actor theory, seeking integration of analysis. The data and the theoretical perspective adopted allow us to conclude that EEEPs families have a sociological profile different from the other families of regular public schools; That the choices, motivations, expectations and strategies of the students and their families form an impact factor on the school dynamics and performance of EEEPs; and that the entry and stay in these schools are marked by a specific way of how parents and students consider the EEEP model in the face of the general framework of school supply, where values and motivations are descriptors of the schooling strategies adopted and the family mobilization that aim a better educational and socio-professional insertion for you children in the short and long term, indicating that there is a complex school hierarchy even within the same educational network.
description Esta dissertaÃÃo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a configuraÃÃo e mobilizaÃÃo familiar no contexto das Escolas Estaduais de EducaÃÃo Profissional no Cearà (EEEPs). Essas escolas surgem a partir de 2008 orientadas por uma polÃtica educacional de promoÃÃo do ensino mÃdio integrado à educaÃÃo profissional. Tais escolas aparecem de forma singular entre as jà existentes escolas pÃblicas estaduais por possuir seleÃÃo de discentes e docentes; currÃculo, estrutura fÃsica e orÃamento diferenciados; turno integral; dupla certificaÃÃo ao final (ensino regular e curso tÃcnico); oferecem estÃgio remunerado; e, apresentam um perfil de alunado com melhores condiÃÃes socioeconÃmicas que a mÃdia dos alunos da rede pÃblica estadual. As EEEPs tambÃm apresentam melhores resultados nas avaliaÃÃes externas e figuram positivamente no imaginÃrio de muitos alunos e famÃlias cearenses que demandam por escolas que ampliem as suas chances competitivas, tanto em relaÃÃo a vida profissional quanto ao acesso ao ensino superior. Por serem os fatores familiares muito impactantes na dinÃmica e desempenho escolar, decidiu-se analisar o perfil sociolÃgico das famÃlias dessas escolas, bem como as mobilizaÃÃes parentais. A pesquisa ocorreu entre 2015 e 2016 e se iniciou com uma anÃlise histÃrica, legal e contextual sobre o modelo dessas escolas; seguida por uma anÃlise descritiva de dados educacionais gerais das escolas pÃblicas cearenses, por meio dos microdados do QuestionÃrio SocioeconÃmico do ENEM; e contou com entrevistas exploratÃrias com coordenadores e familiares de trÃs dessas escolas. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo em duas EEEPs localizadas em Fortaleza. Essa pesquisa de campo se deu por meio de observaÃÃes diretas, com aplicaÃÃo de amplo questionÃrio aos alunos e com entrevistas semiestruturadas à um grupo de pais/mÃes. A discussÃo situa-se teoricamente entre as perspectivas disposicionais e a teoria do ator racional, buscando integraÃÃo de anÃlise. Os dados e a perspectiva teÃrica adotada permitem concluir que as famÃlias das EEEPs apresentam um perfil sociolÃgico diferenciado das demais famÃlias das escolas pÃblicas regulares; que as escolhas, motivaÃÃes, expectativas e estratÃgias dos alunos e de suas famÃlias formam um fator de impacto sobre a dinÃmica e desempenho escolar das EEEPs; e que a entrada e permanÃncia nessas escolas sÃo marcadas por um modo especÃfico de como pais e alunos consideram o modelo da EEEP diante do quadro geral de oferta escolar, onde os valores e motivaÃÃes sÃo descritores das estratÃgias de escolarizaÃÃo adotadas e da mobilizaÃÃo familiar que visa uma melhor inserÃÃo educacional e socioprofissional dos filhos a curto e longo-prazo, indicando que hà uma hierarquizaÃÃo escolar complexa mesmo dentro de um mesma rede de ensino.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19067
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232396099584