ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcello Calado Vieira de Melo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2692
Resumo: O atendimento da demanda de transporte de carga està relacionado ao processo de alocaÃÃo do vagÃo, que por sua vez, està associado à maneira pela qual a decisÃo à tomada. A distribuiÃÃo dos vagÃes aos terminais de carregamento depende do planejamento e da movimentaÃÃo dos vagÃes vazios, sendo a viagem deste, a parcela de maior impacto financeiro sobre o sistema ferroviÃrio. Desta forma, um mecanismo eficiente de distribuiÃÃo de vagÃo à vital para as estradas de ferro, pois proporciona importantes ganhos operacionais e de custos. Assim, o propÃsito deste trabalho à analisar o problema relacionado à distribuiÃÃo dos vagÃes de carga e desenvolver modelos em ProgramaÃÃo Linear Inteira, que ofereÃam ao analista a oportunidade de conhecer em detalhes, (em um nÃvel tÃtico e operacional), as dificuldades enfrentadas pela ferrovia, bem como avaliar a proposiÃÃo de metas dos tempos de retenÃÃo em pÃtios, tempos de deslocamento, nÃmero de vagÃes retidos para manutenÃÃo, necessidade do aumento da frota e, atà mesmo, a rentabilidade das demandas ou a viabilidade de execuÃÃo do programa de transporte diante das premissas operacionais em vigor
id UFC_60cf52434714ede1ee5f1f79548047c3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2404
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de cargaInteger linear programming applyed for railroad freight wagons allocation planning2008-10-09Julio Francisco Barros Neto54209510378Ernesto Ferreira Nobre JÃnior13194135449Nadja Glheuca da Silva Dutra 4300874735PlÃcido RogÃrio Pinheiro10487395387888330974043791872004205448Marcello Calado Vieira de MeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBREstrada de ferro AlocaÃÃo de vagÃes Planejamento ferroviÃrio Modelagem matemÃtica Pesquisa operacional ProgramaÃÃo linear inteiraRailroad Cars allocation Railroad planning Mathematical modeling Operational research Integer linear programmingENGENHARIA DE TRANSPORTESO atendimento da demanda de transporte de carga està relacionado ao processo de alocaÃÃo do vagÃo, que por sua vez, està associado à maneira pela qual a decisÃo à tomada. A distribuiÃÃo dos vagÃes aos terminais de carregamento depende do planejamento e da movimentaÃÃo dos vagÃes vazios, sendo a viagem deste, a parcela de maior impacto financeiro sobre o sistema ferroviÃrio. Desta forma, um mecanismo eficiente de distribuiÃÃo de vagÃo à vital para as estradas de ferro, pois proporciona importantes ganhos operacionais e de custos. Assim, o propÃsito deste trabalho à analisar o problema relacionado à distribuiÃÃo dos vagÃes de carga e desenvolver modelos em ProgramaÃÃo Linear Inteira, que ofereÃam ao analista a oportunidade de conhecer em detalhes, (em um nÃvel tÃtico e operacional), as dificuldades enfrentadas pela ferrovia, bem como avaliar a proposiÃÃo de metas dos tempos de retenÃÃo em pÃtios, tempos de deslocamento, nÃmero de vagÃes retidos para manutenÃÃo, necessidade do aumento da frota e, atà mesmo, a rentabilidade das demandas ou a viabilidade de execuÃÃo do programa de transporte diante das premissas operacionais em vigorLoad transportation attendance for demand is related to the process of wagon allocation that in its turn, is associated with the way by which the decision is taken. The distribution of the wagons to the shipment terminals depends on the planning and movement of the empty wagons, being the trip of the empty wagon the parcel with bigger financial impact on the railroad system. In such a way, an efficient mechanism for wagon distribution is vital for the railroads, therefore providing important operational gains and cost savings. Thus, the purpose of this study is to analyze the problem related to the distribution of freight wagons and develop models in integer linear programming that will offer the analyst the opportunity to know in detail (in a tactical and operational level) the difficulties faced by the railroad, and to evaluate the setting of goals for retention times in rail yards, transit time, number of cars retained for maintenance, need to increase the fleet and even the profitability of the request or the feasibility for the implementation of the transport towards the operational assumptions in placeFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoUniversidade Federal do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2692application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integer linear programming applyed for railroad freight wagons allocation planning
title ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
spellingShingle ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
Marcello Calado Vieira de Melo
Estrada de ferro
AlocaÃÃo de vagÃes
Planejamento ferroviÃrio
Modelagem matemÃtica
Pesquisa operacional
ProgramaÃÃo linear inteira
Railroad
Cars allocation
Railroad planning
Mathematical modeling
Operational research
Integer linear programming
ENGENHARIA DE TRANSPORTES
title_short ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
title_full ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
title_fullStr ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
title_full_unstemmed ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
title_sort ProgramaÃÃo linear inteira aplicada no planejamento da alocaÃÃo de vagÃes de carga
author Marcello Calado Vieira de Melo
author_facet Marcello Calado Vieira de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio Francisco Barros Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 54209510378
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ernesto Ferreira Nobre JÃnior
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 13194135449
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nadja Glheuca da Silva Dutra
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 4300874735
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PlÃcido RogÃrio Pinheiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 10487395387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 88833097404
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv 3791872004205448
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcello Calado Vieira de Melo
contributor_str_mv Julio Francisco Barros Neto
Ernesto Ferreira Nobre JÃnior
Nadja Glheuca da Silva Dutra
PlÃcido RogÃrio Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estrada de ferro
AlocaÃÃo de vagÃes
Planejamento ferroviÃrio
Modelagem matemÃtica
Pesquisa operacional
ProgramaÃÃo linear inteira
topic Estrada de ferro
AlocaÃÃo de vagÃes
Planejamento ferroviÃrio
Modelagem matemÃtica
Pesquisa operacional
ProgramaÃÃo linear inteira
Railroad
Cars allocation
Railroad planning
Mathematical modeling
Operational research
Integer linear programming
ENGENHARIA DE TRANSPORTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Railroad
Cars allocation
Railroad planning
Mathematical modeling
Operational research
Integer linear programming
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA DE TRANSPORTES
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
Universidade Federal do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O atendimento da demanda de transporte de carga està relacionado ao processo de alocaÃÃo do vagÃo, que por sua vez, està associado à maneira pela qual a decisÃo à tomada. A distribuiÃÃo dos vagÃes aos terminais de carregamento depende do planejamento e da movimentaÃÃo dos vagÃes vazios, sendo a viagem deste, a parcela de maior impacto financeiro sobre o sistema ferroviÃrio. Desta forma, um mecanismo eficiente de distribuiÃÃo de vagÃo à vital para as estradas de ferro, pois proporciona importantes ganhos operacionais e de custos. Assim, o propÃsito deste trabalho à analisar o problema relacionado à distribuiÃÃo dos vagÃes de carga e desenvolver modelos em ProgramaÃÃo Linear Inteira, que ofereÃam ao analista a oportunidade de conhecer em detalhes, (em um nÃvel tÃtico e operacional), as dificuldades enfrentadas pela ferrovia, bem como avaliar a proposiÃÃo de metas dos tempos de retenÃÃo em pÃtios, tempos de deslocamento, nÃmero de vagÃes retidos para manutenÃÃo, necessidade do aumento da frota e, atà mesmo, a rentabilidade das demandas ou a viabilidade de execuÃÃo do programa de transporte diante das premissas operacionais em vigor
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Load transportation attendance for demand is related to the process of wagon allocation that in its turn, is associated with the way by which the decision is taken. The distribution of the wagons to the shipment terminals depends on the planning and movement of the empty wagons, being the trip of the empty wagon the parcel with bigger financial impact on the railroad system. In such a way, an efficient mechanism for wagon distribution is vital for the railroads, therefore providing important operational gains and cost savings. Thus, the purpose of this study is to analyze the problem related to the distribution of freight wagons and develop models in integer linear programming that will offer the analyst the opportunity to know in detail (in a tactical and operational level) the difficulties faced by the railroad, and to evaluate the setting of goals for retention times in rail yards, transit time, number of cars retained for maintenance, need to increase the fleet and even the profitability of the request or the feasibility for the implementation of the transport towards the operational assumptions in place
description O atendimento da demanda de transporte de carga està relacionado ao processo de alocaÃÃo do vagÃo, que por sua vez, està associado à maneira pela qual a decisÃo à tomada. A distribuiÃÃo dos vagÃes aos terminais de carregamento depende do planejamento e da movimentaÃÃo dos vagÃes vazios, sendo a viagem deste, a parcela de maior impacto financeiro sobre o sistema ferroviÃrio. Desta forma, um mecanismo eficiente de distribuiÃÃo de vagÃo à vital para as estradas de ferro, pois proporciona importantes ganhos operacionais e de custos. Assim, o propÃsito deste trabalho à analisar o problema relacionado à distribuiÃÃo dos vagÃes de carga e desenvolver modelos em ProgramaÃÃo Linear Inteira, que ofereÃam ao analista a oportunidade de conhecer em detalhes, (em um nÃvel tÃtico e operacional), as dificuldades enfrentadas pela ferrovia, bem como avaliar a proposiÃÃo de metas dos tempos de retenÃÃo em pÃtios, tempos de deslocamento, nÃmero de vagÃes retidos para manutenÃÃo, necessidade do aumento da frota e, atà mesmo, a rentabilidade das demandas ou a viabilidade de execuÃÃo do programa de transporte diante das premissas operacionais em vigor
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2692
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRAN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295130710441984