A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà MaclÃcio de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20367
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_6654d3e2f2b41ef181a9a2cb75376959
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11824
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ2016-12-21JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Luiz Botelho Albuquerque00200220187Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Camila Holanda Marinho62889419304http://lattes.cnpq.br/5142447398820016Elisangela Andrà da Silva Costa70136114334http://lattes.cnpq.br/603831346837295084834072304http://lattes.cnpq.br/5691065886319968Josà MaclÃcio de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo ambiental Dialogicidade Ecologia de saberes. UniversidadeEnvironmental education Dialogicity Ecology of knowledge UniversityEDUCACAOnÃo hÃTracejei este trabalho aprimorando rascunhos e maneiras de estudar lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do Cearà (UFC) a partir do desejo de conhecer experiÃncias diversas com esse viÃs e os contributos que delas ressoam na e atravÃs dessa universidade. Como perguntas geradoras da pesquisa me guiei em saber quais e como sÃo as experiÃncias de educaÃÃo ambiental da UFC, jà que a educaÃÃo ambiental à um campo de atuaÃÃo demarcado pela multiplicidade de noÃÃes, prÃticas e tensÃes polÃticas, conformando polissÃmicas concepÃÃes e formas. Nesse sentido, corporificando princÃpios dialÃgicos (FREIRE, 1986; 1987; 1989; 1992) e decolonializantes na ciÃncia (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; SANTOS, 2006; WALSH, 2008), decidi pela experienciaÃÃo de um trabalho de campo em que o mÃtodo de pesquisa se desenrolasse como jornada metodolÃgica, vivenciando andanÃas pelos lugares identificados e consolidando momentos de entrevistas individual, roda de conversa, vivÃncia na experiÃncia pesquisada, observaÃÃes e conversas. Desse modo, mapeei diversos lugares de educaÃÃo ambiental da UFC e estabeleci aproximaÃÃes dialÃgicas com os integrantes das respectivas experiÃncias (estudantes, funcionÃrios e professores da universidade). O itinerÃrio realizado ajudou a enfatizar os espaÃos da UFC que produzem contribuiÃÃes importantes de educaÃÃo ambiental: o BorboletÃrio DidÃtico, a DGA, o GEAD, o GEPPe, o Lageplan, o LOCUS, o NÃcleo TRAMAS, o NuVENS, o PET biologia e o seu GEEDUCA, o PET ConexÃes de Saberes engenharia ambiental, o PIBID EA, o Procen, o Progepa, o Progere, o Programa Mangue Vivo, o Projeto AÃude Vivo e sua Casa Verde, e o Verde Luz. ApÃs anÃlise e reflexÃo desse processo, mais que o mapa dos lugares de educaÃÃo ambiental na UFC, trago como resultado uma cartografia da educaÃÃo ambiental da universidade, uma vez que as experiÃncias que decorrem desses lugares produzem diversas noÃÃes de educaÃÃo ambiental que confluem e evocam quatro grandes direÃÃes temÃticas:1) a educaÃÃo ambiental na gestÃo ambiental; 2) a educaÃÃo ambiental como projeto educativo; 3) a educaÃÃo ambiental diante de problemas e conflitos ambientais; e, 4) a educaÃÃo ambiental em prÃticas e atividades de vivÃncia. à importante considerar que as formas concretas e diversas de realizar educaÃÃo ambiental na e partir da universidade indicam a importÃncia da dialogicidade e do delineamento de uma ecologia de saberes com e entre esses lugares, como forma de delinear contributos potentes para o campo da educaÃÃo ambiental. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20367application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
title A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
spellingShingle A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
Josà MaclÃcio de Sousa
EducaÃÃo ambiental
Dialogicidade
Ecologia de saberes. Universidade
Environmental education
Dialogicity
Ecology of knowledge
University
EDUCACAO
title_short A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
title_full A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
title_fullStr A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
title_full_unstemmed A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
title_sort A rosa dos ventos da educaÃÃo ambiental: andanÃas e travessia reflexiva pelos lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do CearÃ
author Josà MaclÃcio de Sousa
author_facet Josà MaclÃcio de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camila Holanda Marinho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 62889419304
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5142447398820016
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Elisangela Andrà da Silva Costa
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 70136114334
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6038313468372950
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84834072304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5691065886319968
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà MaclÃcio de Sousa
contributor_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Luiz Botelho Albuquerque
Kelma Socorro Lopes de Matos
Camila Holanda Marinho
Elisangela Andrà da Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo ambiental
Dialogicidade
Ecologia de saberes. Universidade
topic EducaÃÃo ambiental
Dialogicidade
Ecologia de saberes. Universidade
Environmental education
Dialogicity
Ecology of knowledge
University
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Dialogicity
Ecology of knowledge
University
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Tracejei este trabalho aprimorando rascunhos e maneiras de estudar lugares de educaÃÃo ambiental na Universidade Federal do Cearà (UFC) a partir do desejo de conhecer experiÃncias diversas com esse viÃs e os contributos que delas ressoam na e atravÃs dessa universidade. Como perguntas geradoras da pesquisa me guiei em saber quais e como sÃo as experiÃncias de educaÃÃo ambiental da UFC, jà que a educaÃÃo ambiental à um campo de atuaÃÃo demarcado pela multiplicidade de noÃÃes, prÃticas e tensÃes polÃticas, conformando polissÃmicas concepÃÃes e formas. Nesse sentido, corporificando princÃpios dialÃgicos (FREIRE, 1986; 1987; 1989; 1992) e decolonializantes na ciÃncia (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; SANTOS, 2006; WALSH, 2008), decidi pela experienciaÃÃo de um trabalho de campo em que o mÃtodo de pesquisa se desenrolasse como jornada metodolÃgica, vivenciando andanÃas pelos lugares identificados e consolidando momentos de entrevistas individual, roda de conversa, vivÃncia na experiÃncia pesquisada, observaÃÃes e conversas. Desse modo, mapeei diversos lugares de educaÃÃo ambiental da UFC e estabeleci aproximaÃÃes dialÃgicas com os integrantes das respectivas experiÃncias (estudantes, funcionÃrios e professores da universidade). O itinerÃrio realizado ajudou a enfatizar os espaÃos da UFC que produzem contribuiÃÃes importantes de educaÃÃo ambiental: o BorboletÃrio DidÃtico, a DGA, o GEAD, o GEPPe, o Lageplan, o LOCUS, o NÃcleo TRAMAS, o NuVENS, o PET biologia e o seu GEEDUCA, o PET ConexÃes de Saberes engenharia ambiental, o PIBID EA, o Procen, o Progepa, o Progere, o Programa Mangue Vivo, o Projeto AÃude Vivo e sua Casa Verde, e o Verde Luz. ApÃs anÃlise e reflexÃo desse processo, mais que o mapa dos lugares de educaÃÃo ambiental na UFC, trago como resultado uma cartografia da educaÃÃo ambiental da universidade, uma vez que as experiÃncias que decorrem desses lugares produzem diversas noÃÃes de educaÃÃo ambiental que confluem e evocam quatro grandes direÃÃes temÃticas:1) a educaÃÃo ambiental na gestÃo ambiental; 2) a educaÃÃo ambiental como projeto educativo; 3) a educaÃÃo ambiental diante de problemas e conflitos ambientais; e, 4) a educaÃÃo ambiental em prÃticas e atividades de vivÃncia. à importante considerar que as formas concretas e diversas de realizar educaÃÃo ambiental na e partir da universidade indicam a importÃncia da dialogicidade e do delineamento de uma ecologia de saberes com e entre esses lugares, como forma de delinear contributos potentes para o campo da educaÃÃo ambiental.
description nÃo hÃ
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20367
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238714818560