Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Maria do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20690
Resumo: A presente tese se insere na interface entre a EducaÃÃo Popular e a Sociologia da Juventude. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, a partir das narrativas tecidas coletivamente, os sentidos atribuÃdos Ãs atividades desenvolvidas pelos jovens do Grupo Urucongo de Artes, analisando o potencial de empoderamento pessoal e coletivo da experiÃncia. Como objetivos especÃficos procuramos: sistematizar a histÃria do Grupo Urucongo de Artes a partir das narrativas de seus fundadores, identificando as atividades realizadas, analisando a dimensÃo polÃtica-pedagÃgica e humanizadora; identificar os grupos, eventos e relaÃÃes mais importantes na formaÃÃo das subjetividades dos/as jovens; analisar a repercussÃo da atuaÃÃo juvenil para a Comunidade do Chico Gomes, e para as relaÃÃes intergeracionais, centrando nas seguintes esferas: familiar, escolar e profissional. O lÃcus da investigaÃÃo foi a comunidade rural do SÃtio Francisco Gomes localizada na cidade de Crato-CE. Os fundamentos e procedimentos da investigaÃÃo se circunscrevem ao universo da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa (auto)biogrÃfica em educaÃÃo. Para a produÃÃo das narrativas, realizamos o CÃrculo Investigativo DialÃgico (CID), tÃcnica de pesquisa inspirada no CÃrculo de Cultura da tradiÃÃo de educaÃÃo popular freireana e do CÃrculo Reflexivo BiogrÃfico (CRB) teorizado e praticado no Grupo de Pesquisa Dialogicidade, FormaÃÃo Humana e Narrativas. No CID, tivemos um total de oito encontros, envolvendo sete jovens, coladoradores da pesquisa que fizeram um balanÃo de suas experiÃncias formadoras no Grupo Urucongo de Artes.TambÃm. AlÃm disso, utilizamos o diÃrio de itinerÃncia Barbier a observaÃÃo participante BrandÃo e a tÃcnica da entrevista fotonarrativa Olinda. Nos ancoramos nas elaboraÃÃes teÃricas de Abramo, Arroyo, BrandÃo, Castro, Carrano, Duarte JÃnior, Delory-Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales, Olinda e outros. As anÃlises deste estudo mostram que as aÃÃes desenvolvidas pelos/os jovens sÃo prÃticas de EducaÃÃo Popular que potencializam o processo de formaÃÃo e empoderamento de si e de seus pares. A pesquisa tambÃm possibilitou refletir sobre os lugares de aprender e ensinar mediados pelo trabalho coletivo. Mostrou, ainda, que existem juventudes rurais comprometidas com seu territÃrio e com a preservaÃÃo de sua cultura, e que nem todos/as os/as jovens querem sair do campo.
id UFC_675e162181694e55a21b82033671c9a7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13020
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUrucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais2018-12-00ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 77924045368Ana Maria do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Popular Juventude Rural ExperiÃncia Formadora Artes Antropologia educacional â Crato (CE) Arte e Cultura â Crato (CE) Cultura popular â Crato (CE) EducaÃÃo popular â Crato (CE) FormaÃÃo Humana Grupo Urucongo de Artes â Narrativas Juventude rural â educaÃÃo â Crato (CE)EDUCACAOA presente tese se insere na interface entre a EducaÃÃo Popular e a Sociologia da Juventude. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, a partir das narrativas tecidas coletivamente, os sentidos atribuÃdos Ãs atividades desenvolvidas pelos jovens do Grupo Urucongo de Artes, analisando o potencial de empoderamento pessoal e coletivo da experiÃncia. Como objetivos especÃficos procuramos: sistematizar a histÃria do Grupo Urucongo de Artes a partir das narrativas de seus fundadores, identificando as atividades realizadas, analisando a dimensÃo polÃtica-pedagÃgica e humanizadora; identificar os grupos, eventos e relaÃÃes mais importantes na formaÃÃo das subjetividades dos/as jovens; analisar a repercussÃo da atuaÃÃo juvenil para a Comunidade do Chico Gomes, e para as relaÃÃes intergeracionais, centrando nas seguintes esferas: familiar, escolar e profissional. O lÃcus da investigaÃÃo foi a comunidade rural do SÃtio Francisco Gomes localizada na cidade de Crato-CE. Os fundamentos e procedimentos da investigaÃÃo se circunscrevem ao universo da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa (auto)biogrÃfica em educaÃÃo. Para a produÃÃo das narrativas, realizamos o CÃrculo Investigativo DialÃgico (CID), tÃcnica de pesquisa inspirada no CÃrculo de Cultura da tradiÃÃo de educaÃÃo popular freireana e do CÃrculo Reflexivo BiogrÃfico (CRB) teorizado e praticado no Grupo de Pesquisa Dialogicidade, FormaÃÃo Humana e Narrativas. No CID, tivemos um total de oito encontros, envolvendo sete jovens, coladoradores da pesquisa que fizeram um balanÃo de suas experiÃncias formadoras no Grupo Urucongo de Artes.TambÃm. AlÃm disso, utilizamos o diÃrio de itinerÃncia Barbier a observaÃÃo participante BrandÃo e a tÃcnica da entrevista fotonarrativa Olinda. Nos ancoramos nas elaboraÃÃes teÃricas de Abramo, Arroyo, BrandÃo, Castro, Carrano, Duarte JÃnior, Delory-Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales, Olinda e outros. As anÃlises deste estudo mostram que as aÃÃes desenvolvidas pelos/os jovens sÃo prÃticas de EducaÃÃo Popular que potencializam o processo de formaÃÃo e empoderamento de si e de seus pares. A pesquisa tambÃm possibilitou refletir sobre os lugares de aprender e ensinar mediados pelo trabalho coletivo. Mostrou, ainda, que existem juventudes rurais comprometidas com seu territÃrio e com a preservaÃÃo de sua cultura, e que nem todos/as os/as jovens querem sair do campo. This thesis inserts in the interface among Popular Education and the Sociology of Youth. The general objective of the research was to understand, from the narratives produced collectively, the meanings attributed to the activities developed by the young people of the Urucongo Group of Arts, analyzing the potential of personal and collective empowerment of the experience. As specific objectives we seek: to systematize the history of the Urucongo Group of Arts from the narratives of its founders, identifying the activities carried out, analyzing the political-pedagogical and humanizing dimension; identify the most important groups, events and relationships in the formation of the subjectivities of young people; to analyze the repercussion of youth work for the community of Chico Gomes, and for intergenerational relations, focusing on the following spheres: family, school and professional. The locus of the investigation was the rural community of SÃtio Francisco Gomes located in the city of Crato- CE. The foundations and procedures of research are limited to the universe of qualitative research, more specifically of (self) biographical research in education. For the production of the narratives, we conducted the Dialogical Investigative Circle (DIC), a research technique inspired by the Culture Circle of the Freirean popular education tradition and the Biographical Reflective Circle (BRC) theorized and practiced in the Research Group Dialogicity, Human Formation and Narratives. In the DIC, we had a total of eight meetings, involving seven young people, researchers who evaluated their training experiences in the Urucongo Group of Arts. Also. In addition, we use the Barbier roaming diary, the participant observation BrandÃo and the technique of the Olinda photonarrative interview. We anchor ourselves in the theoretical elaborations of Abramo, Arroyo, BrandÃo, Castro, Carrano, Duarte JÃnior, Delory- Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales , Olinda and others.The analyzes of this study show that the actions developed by young people are practices of Popular Education that potentiate the process of formation and empowerment of self and of their peers. The research also made it possible to reflect about the places of learning and teaching mediated by collective work. It also showed that there are rural youths committed to their territory and the preservation of their culture, and that not all young people want to leave the countryside.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20690application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-16T10:22:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
title Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
spellingShingle Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
Ana Maria do Nascimento
EducaÃÃo Popular
Juventude Rural
ExperiÃncia Formadora
Artes
Antropologia educacional â Crato (CE)
Arte e Cultura â Crato (CE)
Cultura popular â Crato (CE)
EducaÃÃo popular â Crato (CE)
FormaÃÃo Humana
Grupo Urucongo de Artes â Narrativas
Juventude rural â educaÃÃo â Crato (CE)
EDUCACAO
title_short Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
title_full Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
title_fullStr Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
title_full_unstemmed Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
title_sort Urucongo de artes: os sentidos das experiÃncias de educaÃÃo popular para jovens rurais
author Ana Maria do Nascimento
author_facet Ana Maria do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77924045368
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Maria do Nascimento
contributor_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Popular
Juventude Rural
ExperiÃncia Formadora
Artes
Antropologia educacional â Crato (CE)
Arte e Cultura â Crato (CE)
Cultura popular â Crato (CE)
EducaÃÃo popular â Crato (CE)
FormaÃÃo Humana
Grupo Urucongo de Artes â Narrativas
Juventude rural â educaÃÃo â Crato (CE)
topic EducaÃÃo Popular
Juventude Rural
ExperiÃncia Formadora
Artes
Antropologia educacional â Crato (CE)
Arte e Cultura â Crato (CE)
Cultura popular â Crato (CE)
EducaÃÃo popular â Crato (CE)
FormaÃÃo Humana
Grupo Urucongo de Artes â Narrativas
Juventude rural â educaÃÃo â Crato (CE)
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente tese se insere na interface entre a EducaÃÃo Popular e a Sociologia da Juventude. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, a partir das narrativas tecidas coletivamente, os sentidos atribuÃdos Ãs atividades desenvolvidas pelos jovens do Grupo Urucongo de Artes, analisando o potencial de empoderamento pessoal e coletivo da experiÃncia. Como objetivos especÃficos procuramos: sistematizar a histÃria do Grupo Urucongo de Artes a partir das narrativas de seus fundadores, identificando as atividades realizadas, analisando a dimensÃo polÃtica-pedagÃgica e humanizadora; identificar os grupos, eventos e relaÃÃes mais importantes na formaÃÃo das subjetividades dos/as jovens; analisar a repercussÃo da atuaÃÃo juvenil para a Comunidade do Chico Gomes, e para as relaÃÃes intergeracionais, centrando nas seguintes esferas: familiar, escolar e profissional. O lÃcus da investigaÃÃo foi a comunidade rural do SÃtio Francisco Gomes localizada na cidade de Crato-CE. Os fundamentos e procedimentos da investigaÃÃo se circunscrevem ao universo da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa (auto)biogrÃfica em educaÃÃo. Para a produÃÃo das narrativas, realizamos o CÃrculo Investigativo DialÃgico (CID), tÃcnica de pesquisa inspirada no CÃrculo de Cultura da tradiÃÃo de educaÃÃo popular freireana e do CÃrculo Reflexivo BiogrÃfico (CRB) teorizado e praticado no Grupo de Pesquisa Dialogicidade, FormaÃÃo Humana e Narrativas. No CID, tivemos um total de oito encontros, envolvendo sete jovens, coladoradores da pesquisa que fizeram um balanÃo de suas experiÃncias formadoras no Grupo Urucongo de Artes.TambÃm. AlÃm disso, utilizamos o diÃrio de itinerÃncia Barbier a observaÃÃo participante BrandÃo e a tÃcnica da entrevista fotonarrativa Olinda. Nos ancoramos nas elaboraÃÃes teÃricas de Abramo, Arroyo, BrandÃo, Castro, Carrano, Duarte JÃnior, Delory-Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales, Olinda e outros. As anÃlises deste estudo mostram que as aÃÃes desenvolvidas pelos/os jovens sÃo prÃticas de EducaÃÃo Popular que potencializam o processo de formaÃÃo e empoderamento de si e de seus pares. A pesquisa tambÃm possibilitou refletir sobre os lugares de aprender e ensinar mediados pelo trabalho coletivo. Mostrou, ainda, que existem juventudes rurais comprometidas com seu territÃrio e com a preservaÃÃo de sua cultura, e que nem todos/as os/as jovens querem sair do campo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis inserts in the interface among Popular Education and the Sociology of Youth. The general objective of the research was to understand, from the narratives produced collectively, the meanings attributed to the activities developed by the young people of the Urucongo Group of Arts, analyzing the potential of personal and collective empowerment of the experience. As specific objectives we seek: to systematize the history of the Urucongo Group of Arts from the narratives of its founders, identifying the activities carried out, analyzing the political-pedagogical and humanizing dimension; identify the most important groups, events and relationships in the formation of the subjectivities of young people; to analyze the repercussion of youth work for the community of Chico Gomes, and for intergenerational relations, focusing on the following spheres: family, school and professional. The locus of the investigation was the rural community of SÃtio Francisco Gomes located in the city of Crato- CE. The foundations and procedures of research are limited to the universe of qualitative research, more specifically of (self) biographical research in education. For the production of the narratives, we conducted the Dialogical Investigative Circle (DIC), a research technique inspired by the Culture Circle of the Freirean popular education tradition and the Biographical Reflective Circle (BRC) theorized and practiced in the Research Group Dialogicity, Human Formation and Narratives. In the DIC, we had a total of eight meetings, involving seven young people, researchers who evaluated their training experiences in the Urucongo Group of Arts. Also. In addition, we use the Barbier roaming diary, the participant observation BrandÃo and the technique of the Olinda photonarrative interview. We anchor ourselves in the theoretical elaborations of Abramo, Arroyo, BrandÃo, Castro, Carrano, Duarte JÃnior, Delory- Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales , Olinda and others.The analyzes of this study show that the actions developed by young people are practices of Popular Education that potentiate the process of formation and empowerment of self and of their peers. The research also made it possible to reflect about the places of learning and teaching mediated by collective work. It also showed that there are rural youths committed to their territory and the preservation of their culture, and that not all young people want to leave the countryside.
description A presente tese se insere na interface entre a EducaÃÃo Popular e a Sociologia da Juventude. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, a partir das narrativas tecidas coletivamente, os sentidos atribuÃdos Ãs atividades desenvolvidas pelos jovens do Grupo Urucongo de Artes, analisando o potencial de empoderamento pessoal e coletivo da experiÃncia. Como objetivos especÃficos procuramos: sistematizar a histÃria do Grupo Urucongo de Artes a partir das narrativas de seus fundadores, identificando as atividades realizadas, analisando a dimensÃo polÃtica-pedagÃgica e humanizadora; identificar os grupos, eventos e relaÃÃes mais importantes na formaÃÃo das subjetividades dos/as jovens; analisar a repercussÃo da atuaÃÃo juvenil para a Comunidade do Chico Gomes, e para as relaÃÃes intergeracionais, centrando nas seguintes esferas: familiar, escolar e profissional. O lÃcus da investigaÃÃo foi a comunidade rural do SÃtio Francisco Gomes localizada na cidade de Crato-CE. Os fundamentos e procedimentos da investigaÃÃo se circunscrevem ao universo da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa (auto)biogrÃfica em educaÃÃo. Para a produÃÃo das narrativas, realizamos o CÃrculo Investigativo DialÃgico (CID), tÃcnica de pesquisa inspirada no CÃrculo de Cultura da tradiÃÃo de educaÃÃo popular freireana e do CÃrculo Reflexivo BiogrÃfico (CRB) teorizado e praticado no Grupo de Pesquisa Dialogicidade, FormaÃÃo Humana e Narrativas. No CID, tivemos um total de oito encontros, envolvendo sete jovens, coladoradores da pesquisa que fizeram um balanÃo de suas experiÃncias formadoras no Grupo Urucongo de Artes.TambÃm. AlÃm disso, utilizamos o diÃrio de itinerÃncia Barbier a observaÃÃo participante BrandÃo e a tÃcnica da entrevista fotonarrativa Olinda. Nos ancoramos nas elaboraÃÃes teÃricas de Abramo, Arroyo, BrandÃo, Castro, Carrano, Duarte JÃnior, Delory-Momberguer, Freire, Josso, Pais, Sales, Olinda e outros. As anÃlises deste estudo mostram que as aÃÃes desenvolvidas pelos/os jovens sÃo prÃticas de EducaÃÃo Popular que potencializam o processo de formaÃÃo e empoderamento de si e de seus pares. A pesquisa tambÃm possibilitou refletir sobre os lugares de aprender e ensinar mediados pelo trabalho coletivo. Mostrou, ainda, que existem juventudes rurais comprometidas com seu territÃrio e com a preservaÃÃo de sua cultura, e que nem todos/as os/as jovens querem sair do campo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20690
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350655549440