ProposiÃÃo de um modelo de retroalimentaÃÃo da gestÃo do processo de projeto a partir de mediÃÃes de satisfaÃÃo de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Carvalho Schlachter Sampaio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4796
Resumo: Em pesquisas relacionadas à satisfaÃÃo do cliente, observa-se que os dados resultantes nÃo tÃm sido utilizados sistematicamente na retroalimentaÃÃo do processo de projetos, enquanto que a literatura aponta para a importÃncia da incorporaÃÃo destes dados. Verifica-se, alÃm disso, que o processo de projeto influencia, principalmente, na geraÃÃo de valor para os clientes, uma vez que as decisÃes tomadas nesta etapa repercutem continuamente. Algumas pesquisas, em busca de gerenciar as necessidades dos clientes, tÃm demonstrado como ferramentas de apoio à tomada de decisÃo da indÃstria manufatureira (e.g., AHP, AD, TRIZ e QFD) podem ser utilizadas neste processo. Portanto, esta pesquisa, de carÃter exploratÃrio, tem como objetivo propor um modelo teÃrico que auxilie a retroalimentaÃÃo do processo de projeto, bem como a geraÃÃo de valor, atravÃs da integraÃÃo destas ferramentas. TrÃs etapas metodolÃgicas foram percorridas: a anÃlise das ferramentas no processo de projeto, a adaptaÃÃo das ferramentas para as especificidades da construÃÃo civil e o teste do modelo teÃrico proposto. A partir de uma pesquisa bibliogrÃfica, obteve-se o modelo proposto. De posse da sua primeira versÃo, partiu-se para uma pesquisa de campo, a qual verificou o processo de aplicaÃÃo do mesmo. AtravÃs de quatro fontes de evidÃncia (prÃ-teste, pesquisa documental, grupo focal e anÃlise do modelo), o modelo teÃrico foi refinado e avaliado por projetistas atravÃs da aplicaÃÃo prÃtica numa situaÃÃo supostamente real, no contexto da habitaÃÃo de interesse social promovida pelo Governo Federal (PAR/CEF). Concluiu-se que o modelo pode gerar mais valor para os moradores da tipologia analisada, porÃm, faz-se necessÃrio averiguar a aplicabilidade do modelo em outros contextos. TambÃm foi verificado que o modelo evidencia o parÃmetro da qualidade, mas mostra-se deficiente quanto ao aspectos relativos ao custo. Por Ãltimo, uma vez que algumas das necessidades analisadas nÃo eram relativas ao projeto arquitetÃnico, os projetistas destacaram a importÃncia na escolha dos critÃrios de priorizaÃÃo. Neste sentido, algumas destas apreciaÃÃes foram incorporadas na terceira e Ãltima versÃo do modelo, jà outras foram sugeridas como trabalhos futuros
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposiÃÃo de um modelo de retroalimentaÃÃo da gestÃo do processo de projeto a partir de mediÃÃes de satisfaÃÃo de clientes Proposition of a model of feedback in the design process management from measurements of customer satisfaction2010-00-00Josà de Paula Barros Neto38555182387http://lattes.cnpq.br/0148772831660645ThaÃs da Costa Lago Alves78602181434http://lattes.cnpq.br/2427956497423310 Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali30804884404http://lattes.cnpq.br/3061713076071714Luiz Fernando Mahlmann Heineck28581903053http://lattes.cnpq.br/5613026506538994 Ana Augusta Ferreira de Freitas42658330391http://lattes.cnpq.br/7023392308720934 88911632368http://lattes.cnpq.br/9410752457875125 Juliana Carvalho Schlachter SampaioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRProcesso de projeto RetroalimentaÃÃo Ferramentas ValorDesign process Feedback Tools ValueENGENHARIA CIVILEm pesquisas relacionadas à satisfaÃÃo do cliente, observa-se que os dados resultantes nÃo tÃm sido utilizados sistematicamente na retroalimentaÃÃo do processo de projetos, enquanto que a literatura aponta para a importÃncia da incorporaÃÃo destes dados. Verifica-se, alÃm disso, que o processo de projeto influencia, principalmente, na geraÃÃo de valor para os clientes, uma vez que as decisÃes tomadas nesta etapa repercutem continuamente. Algumas pesquisas, em busca de gerenciar as necessidades dos clientes, tÃm demonstrado como ferramentas de apoio à tomada de decisÃo da indÃstria manufatureira (e.g., AHP, AD, TRIZ e QFD) podem ser utilizadas neste processo. Portanto, esta pesquisa, de carÃter exploratÃrio, tem como objetivo propor um modelo teÃrico que auxilie a retroalimentaÃÃo do processo de projeto, bem como a geraÃÃo de valor, atravÃs da integraÃÃo destas ferramentas. TrÃs etapas metodolÃgicas foram percorridas: a anÃlise das ferramentas no processo de projeto, a adaptaÃÃo das ferramentas para as especificidades da construÃÃo civil e o teste do modelo teÃrico proposto. A partir de uma pesquisa bibliogrÃfica, obteve-se o modelo proposto. De posse da sua primeira versÃo, partiu-se para uma pesquisa de campo, a qual verificou o processo de aplicaÃÃo do mesmo. AtravÃs de quatro fontes de evidÃncia (prÃ-teste, pesquisa documental, grupo focal e anÃlise do modelo), o modelo teÃrico foi refinado e avaliado por projetistas atravÃs da aplicaÃÃo prÃtica numa situaÃÃo supostamente real, no contexto da habitaÃÃo de interesse social promovida pelo Governo Federal (PAR/CEF). Concluiu-se que o modelo pode gerar mais valor para os moradores da tipologia analisada, porÃm, faz-se necessÃrio averiguar a aplicabilidade do modelo em outros contextos. TambÃm foi verificado que o modelo evidencia o parÃmetro da qualidade, mas mostra-se deficiente quanto ao aspectos relativos ao custo. Por Ãltimo, uma vez que algumas das necessidades analisadas nÃo eram relativas ao projeto arquitetÃnico, os projetistas destacaram a importÃncia na escolha dos critÃrios de priorizaÃÃo. Neste sentido, algumas destas apreciaÃÃes foram incorporadas na terceira e Ãltima versÃo do modelo, jà outras foram sugeridas como trabalhos futurosIn research related to customer satisfaction, it has been observed that the collected data have not been systematically used in the feedback of the design process, despite the literature recommendations on the importance of incorporating these data. Moreover, especially when generating value for customers, the process of design affects the decisions taken at this stage impact continuously. Some research, seeking to manage customer needs, has assessed the use of decision making tools from the manufacturing industry to support the design process (eg,AHP, AD, TRIZ and QFD). Therefore, this exploratory research aims to propose a theoretical model through the integration of these tools, to assist both the feedback in the design process and value generation. Three methodological steps were conducted: analysis of the tolls used in the design process, adaptation of the tools for the construction requirements, and evaluation of the proposed theoretical model, which was obtained from literature research. A first version of the model was applied in a field research. Through four sources of evidence (pre-test, document research, focus groups and analysis of the model), the proposed model was refined and evaluated by designers through practical application in a supposedly real situation in the context of social interest housing promoted by the Brazilian Federal Government (PAR/CEF). It was concluded that the model can generate more value for the residents of this type of social interest housing; however, the applicability of the model in other contexts should be verified. The designers also found that the model shows the parameter of quality, but does not highlight the aspects related to cost. Finally, since some of the needs were not analyzed from the architectural point of view, the designers highlighted the importance of choosing the right prioritization criteria. In this sense, some of these assessments were incorporated into the third and final version of the model, while others are suggested as future workConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4796application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:51Zmail@mail.com -
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description Em pesquisas relacionadas à satisfaÃÃo do cliente, observa-se que os dados resultantes nÃo tÃm sido utilizados sistematicamente na retroalimentaÃÃo do processo de projetos, enquanto que a literatura aponta para a importÃncia da incorporaÃÃo destes dados. Verifica-se, alÃm disso, que o processo de projeto influencia, principalmente, na geraÃÃo de valor para os clientes, uma vez que as decisÃes tomadas nesta etapa repercutem continuamente. Algumas pesquisas, em busca de gerenciar as necessidades dos clientes, tÃm demonstrado como ferramentas de apoio à tomada de decisÃo da indÃstria manufatureira (e.g., AHP, AD, TRIZ e QFD) podem ser utilizadas neste processo. Portanto, esta pesquisa, de carÃter exploratÃrio, tem como objetivo propor um modelo teÃrico que auxilie a retroalimentaÃÃo do processo de projeto, bem como a geraÃÃo de valor, atravÃs da integraÃÃo destas ferramentas. TrÃs etapas metodolÃgicas foram percorridas: a anÃlise das ferramentas no processo de projeto, a adaptaÃÃo das ferramentas para as especificidades da construÃÃo civil e o teste do modelo teÃrico proposto. A partir de uma pesquisa bibliogrÃfica, obteve-se o modelo proposto. De posse da sua primeira versÃo, partiu-se para uma pesquisa de campo, a qual verificou o processo de aplicaÃÃo do mesmo. AtravÃs de quatro fontes de evidÃncia (prÃ-teste, pesquisa documental, grupo focal e anÃlise do modelo), o modelo teÃrico foi refinado e avaliado por projetistas atravÃs da aplicaÃÃo prÃtica numa situaÃÃo supostamente real, no contexto da habitaÃÃo de interesse social promovida pelo Governo Federal (PAR/CEF). Concluiu-se que o modelo pode gerar mais valor para os moradores da tipologia analisada, porÃm, faz-se necessÃrio averiguar a aplicabilidade do modelo em outros contextos. TambÃm foi verificado que o modelo evidencia o parÃmetro da qualidade, mas mostra-se deficiente quanto ao aspectos relativos ao custo. Por Ãltimo, uma vez que algumas das necessidades analisadas nÃo eram relativas ao projeto arquitetÃnico, os projetistas destacaram a importÃncia na escolha dos critÃrios de priorizaÃÃo. Neste sentido, algumas destas apreciaÃÃes foram incorporadas na terceira e Ãltima versÃo do modelo, jà outras foram sugeridas como trabalhos futuros
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