ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559 |
Resumo: | O Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior. |
id |
UFC_cb7a9bcd4e4398c5ff5a0e3fc6101ab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8523 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOSSTUDY OF THE EFFICACY OF GRADUATES FORMATION BY EVALUATING GRADUATES2014-07-31Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Alberto Sampaio Lima25885626391http://lattes.cnpq.br/2149928021922564Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Tania Vicente Viana46086790310DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 19235941253 http://lattes.cnpq.br/3513142241152855Josà Luiz Torres MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Superior AvaliaÃÃo Institucional Egressos de GraduaÃÃo. Higher Education Institutional Assessment Undergraduate graduates.EDUCACAOO Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior. The brazilian National System of Higher Education Assessment (SINAES) was established in 2004 and evaluates the Higher Education Institutions (IES) in its various levels. One of those levels focuses on the policies for student services (9th level). The main theme of this research is the study of the effectiveness of training of undergraduates, with the overall goal of studying such effectiveness through evaluation of graduates. As specific objectives, we intended to propose a management model that considers the views of graduates and creates an information structure that allow the use of the opinions of graduates for institutional management. To achieve these goals, we carried out a survey research, online questionnaire, which was answered by 99 students of Faculdades Cearenses (n = 99), in a universe of 600 graduates of 2008-2012. The collection began in September 2012 and ended in March 2013.With the data obtained was possible to assess the satisfaction level of graduates with training, structural and learning conditions, expectations for the future careers and achieving these expectations. We conclude that the opinion of the egress can be used as a source of information for the planning of actions of FaC, being an integrated part of the model proposed by this research.It is hoped that this study contributes to policies and strategies based on the perception of graduates are adopted to provide improved educational quality of higher education institutions.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonashttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:42Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STUDY OF THE EFFICACY OF GRADUATES FORMATION BY EVALUATING GRADUATES |
title |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
spellingShingle |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS Josà Luiz Torres Mota EducaÃÃo Superior AvaliaÃÃo Institucional Egressos de GraduaÃÃo. Higher Education Institutional Assessment Undergraduate graduates. EDUCACAO |
title_short |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
title_full |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
title_fullStr |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
title_sort |
ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS |
author |
Josà Luiz Torres Mota |
author_facet |
Josà Luiz Torres Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alberto Sampaio Lima |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25885626391 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2149928021922564 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Isaias Batista de Lima |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38087049349 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4625217174686713 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tania Vicente Viana |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
46086790310 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
55491812315 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
19235941253 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3513142241152855 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josà Luiz Torres Mota |
contributor_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola Alberto Sampaio Lima Isaias Batista de Lima Tania Vicente Viana DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo Superior AvaliaÃÃo Institucional Egressos de GraduaÃÃo. |
topic |
EducaÃÃo Superior AvaliaÃÃo Institucional Egressos de GraduaÃÃo. Higher Education Institutional Assessment Undergraduate graduates. EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher Education Institutional Assessment Undergraduate graduates. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The brazilian National System of Higher Education Assessment (SINAES) was established in 2004 and evaluates the Higher Education Institutions (IES) in its various levels. One of those levels focuses on the policies for student services (9th level). The main theme of this research is the study of the effectiveness of training of undergraduates, with the overall goal of studying such effectiveness through evaluation of graduates. As specific objectives, we intended to propose a management model that considers the views of graduates and creates an information structure that allow the use of the opinions of graduates for institutional management. To achieve these goals, we carried out a survey research, online questionnaire, which was answered by 99 students of Faculdades Cearenses (n = 99), in a universe of 600 graduates of 2008-2012. The collection began in September 2012 and ended in March 2013.With the data obtained was possible to assess the satisfaction level of graduates with training, structural and learning conditions, expectations for the future careers and achieving these expectations. We conclude that the opinion of the egress can be used as a source of information for the planning of actions of FaC, being an integrated part of the model proposed by this research.It is hoped that this study contributes to policies and strategies based on the perception of graduates are adopted to provide improved educational quality of higher education institutions. |
description |
O Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295192965447680 |