ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Cesar Vieira Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20654
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_70ba4f8d8a587c8750dc22026dddeb58
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13030
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso2018-12-00Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745278986215942Julio Cesar Vieira Lopes Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Aprendizagem Homo zappiens tecnologia digitais Alunos concursados e nÃo concursados GeraÃÃo Z â EducaÃÃo â Fortaleza (CE) GeraÃÃo Z - Ensino MÃdio â Fortaleza (CE) InformÃtica e EducaÃÃo Tecnologia da informaÃÃo Tecnologia EducacionalEvaluation Learning Homo zappiens digital technology Students who are insolvent or notEDUCACAOnÃo hÃEste empreendimento acadÃmico expressa a configuraÃÃo do perfil dos alunos do 3 ano do ensino mÃdio do ColÃgio Militar de Fortaleza (CMF). O embasamento teÃrico assenta-se nas teorias formuladas por Jean Piaget e Reuven Feuerstein. A problemÃtica subjacente à realidade empÃrica se concretiza no contexto cientÃfico por intermÃdio do paradigma da pesquisa descritiva em campo na abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da pesquisa constituem um conjunto de 120 alunos matriculados no terceiro ano do ensino mÃdio. O rendimento das aprendizagens dos estudantes à analisado mediante as categorias: alunos concursados e nÃo concursados, migrantes e nÃo migrantes. O objetivo geral do estudo caracterizou-se por validar a escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais para avaliaÃÃo do rendimento acadÃmico dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/CE, com vistas à caracterizaÃÃo do perfil de alunos quanto à utilizaÃÃo das TICs em seus procedimentos de aprendizagem. Os objetivos especÃficos delineados: explicitar a qualidade do instrumento de medida escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais por meio da validaÃÃo dos constructos teÃricos; delinear o desempenho dos alunos na AvaliaÃÃo de Estudo (AE) na disciplina MatemÃtica, no ano de 2017, e a nota de MatemÃtica no primeiro trimestre do ano de 2018; descrever as percepÃÃes dos alunos relativas Ãs TICs, mediante a identificaÃÃo do construto homo zappiens; cotejar os indicadores de inteligÃncia nÃo verbal - G-36, com os indicadores do desempenho aferido na escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais e o rendimento acadÃmico dos alunos, bem como, analisar os resultados do rendimento acadÃmico dos estudantes admitidos por concursos e nÃo concursados, mediante a influÃncia dos construtos homo zappiens. Os procedimentos metodolÃgicos para a coleta dos dados primÃrios se efetivam mediante conversas informais, entrevistas, depoimentos, aplicaÃÃo dos instrumentos de medidas. Os dados secundÃrios foram captados no banco de dados da Secretaria de Controle AdÃmico da InstituiÃÃo. O tratamento e a anÃlise dos dados foram realizados pelo software Statistical Package for the Social Sciences â SPSS, processado pelo Windows, versÃo 22.0. Conclui-se que existe diferenÃa significativa entre os alunos do CMF admitidos como concursados e nÃo concursados. Recomenda-se que o estudo seja replicado para a convalidaÃÃo dos achados da pesquisa. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20654application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-02T10:34:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
title ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
spellingShingle ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
Julio Cesar Vieira Lopes
AvaliaÃÃo
Aprendizagem
Homo zappiens tecnologia digitais
Alunos concursados e nÃo concursados
GeraÃÃo Z â EducaÃÃo â Fortaleza (CE) GeraÃÃo Z - Ensino MÃdio â Fortaleza (CE) InformÃtica e EducaÃÃo
Tecnologia da informaÃÃo
Tecnologia Educacional
Evaluation
Learning
Homo zappiens digital technology
Students who are insolvent or not
EDUCACAO
title_short ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
title_full ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
title_fullStr ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
title_full_unstemmed ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
title_sort ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
author Julio Cesar Vieira Lopes
author_facet Julio Cesar Vieira Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78986215942
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Cesar Vieira Lopes
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
Aprendizagem
Homo zappiens tecnologia digitais
Alunos concursados e nÃo concursados
GeraÃÃo Z â EducaÃÃo â Fortaleza (CE) GeraÃÃo Z - Ensino MÃdio â Fortaleza (CE) InformÃtica e EducaÃÃo
Tecnologia da informaÃÃo
Tecnologia Educacional
topic AvaliaÃÃo
Aprendizagem
Homo zappiens tecnologia digitais
Alunos concursados e nÃo concursados
GeraÃÃo Z â EducaÃÃo â Fortaleza (CE) GeraÃÃo Z - Ensino MÃdio â Fortaleza (CE) InformÃtica e EducaÃÃo
Tecnologia da informaÃÃo
Tecnologia Educacional
Evaluation
Learning
Homo zappiens digital technology
Students who are insolvent or not
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation
Learning
Homo zappiens digital technology
Students who are insolvent or not
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este empreendimento acadÃmico expressa a configuraÃÃo do perfil dos alunos do 3 ano do ensino mÃdio do ColÃgio Militar de Fortaleza (CMF). O embasamento teÃrico assenta-se nas teorias formuladas por Jean Piaget e Reuven Feuerstein. A problemÃtica subjacente à realidade empÃrica se concretiza no contexto cientÃfico por intermÃdio do paradigma da pesquisa descritiva em campo na abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da pesquisa constituem um conjunto de 120 alunos matriculados no terceiro ano do ensino mÃdio. O rendimento das aprendizagens dos estudantes à analisado mediante as categorias: alunos concursados e nÃo concursados, migrantes e nÃo migrantes. O objetivo geral do estudo caracterizou-se por validar a escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais para avaliaÃÃo do rendimento acadÃmico dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/CE, com vistas à caracterizaÃÃo do perfil de alunos quanto à utilizaÃÃo das TICs em seus procedimentos de aprendizagem. Os objetivos especÃficos delineados: explicitar a qualidade do instrumento de medida escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais por meio da validaÃÃo dos constructos teÃricos; delinear o desempenho dos alunos na AvaliaÃÃo de Estudo (AE) na disciplina MatemÃtica, no ano de 2017, e a nota de MatemÃtica no primeiro trimestre do ano de 2018; descrever as percepÃÃes dos alunos relativas Ãs TICs, mediante a identificaÃÃo do construto homo zappiens; cotejar os indicadores de inteligÃncia nÃo verbal - G-36, com os indicadores do desempenho aferido na escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais e o rendimento acadÃmico dos alunos, bem como, analisar os resultados do rendimento acadÃmico dos estudantes admitidos por concursos e nÃo concursados, mediante a influÃncia dos construtos homo zappiens. Os procedimentos metodolÃgicos para a coleta dos dados primÃrios se efetivam mediante conversas informais, entrevistas, depoimentos, aplicaÃÃo dos instrumentos de medidas. Os dados secundÃrios foram captados no banco de dados da Secretaria de Controle AdÃmico da InstituiÃÃo. O tratamento e a anÃlise dos dados foram realizados pelo software Statistical Package for the Social Sciences â SPSS, processado pelo Windows, versÃo 22.0. Conclui-se que existe diferenÃa significativa entre os alunos do CMF admitidos como concursados e nÃo concursados. Recomenda-se que o estudo seja replicado para a convalidaÃÃo dos achados da pesquisa.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20654
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460671094784