ValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20654 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValidaÃÃo da escala Homo zappiens-tecnologias digitais para avaliaÃÃo do uso das tics na aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/Ce: estudo de caso2018-12-00Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745278986215942Julio Cesar Vieira Lopes Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Aprendizagem Homo zappiens tecnologia digitais Alunos concursados e nÃo concursados GeraÃÃo Z â EducaÃÃo â Fortaleza (CE) GeraÃÃo Z - Ensino MÃdio â Fortaleza (CE) InformÃtica e EducaÃÃo Tecnologia da informaÃÃo Tecnologia EducacionalEvaluation Learning Homo zappiens digital technology Students who are insolvent or notEDUCACAOnÃo hÃEste empreendimento acadÃmico expressa a configuraÃÃo do perfil dos alunos do 3 ano do ensino mÃdio do ColÃgio Militar de Fortaleza (CMF). O embasamento teÃrico assenta-se nas teorias formuladas por Jean Piaget e Reuven Feuerstein. A problemÃtica subjacente à realidade empÃrica se concretiza no contexto cientÃfico por intermÃdio do paradigma da pesquisa descritiva em campo na abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da pesquisa constituem um conjunto de 120 alunos matriculados no terceiro ano do ensino mÃdio. O rendimento das aprendizagens dos estudantes à analisado mediante as categorias: alunos concursados e nÃo concursados, migrantes e nÃo migrantes. O objetivo geral do estudo caracterizou-se por validar a escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais para avaliaÃÃo do rendimento acadÃmico dos alunos do terceiro ano do ensino mÃdio no ColÃgio Militar em Fortaleza/CE, com vistas à caracterizaÃÃo do perfil de alunos quanto à utilizaÃÃo das TICs em seus procedimentos de aprendizagem. Os objetivos especÃficos delineados: explicitar a qualidade do instrumento de medida escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais por meio da validaÃÃo dos constructos teÃricos; delinear o desempenho dos alunos na AvaliaÃÃo de Estudo (AE) na disciplina MatemÃtica, no ano de 2017, e a nota de MatemÃtica no primeiro trimestre do ano de 2018; descrever as percepÃÃes dos alunos relativas Ãs TICs, mediante a identificaÃÃo do construto homo zappiens; cotejar os indicadores de inteligÃncia nÃo verbal - G-36, com os indicadores do desempenho aferido na escala Homo Zappiens-Tecnologias Digitais e o rendimento acadÃmico dos alunos, bem como, analisar os resultados do rendimento acadÃmico dos estudantes admitidos por concursos e nÃo concursados, mediante a influÃncia dos construtos homo zappiens. Os procedimentos metodolÃgicos para a coleta dos dados primÃrios se efetivam mediante conversas informais, entrevistas, depoimentos, aplicaÃÃo dos instrumentos de medidas. Os dados secundÃrios foram captados no banco de dados da Secretaria de Controle AdÃmico da InstituiÃÃo. O tratamento e a anÃlise dos dados foram realizados pelo software Statistical Package for the Social Sciences â SPSS, processado pelo Windows, versÃo 22.0. Conclui-se que existe diferenÃa significativa entre os alunos do CMF admitidos como concursados e nÃo concursados. Recomenda-se que o estudo seja replicado para a convalidaÃÃo dos achados da pesquisa. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20654application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-02T10:34:27Zmail@mail.com - |
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