ProducciÃn de las vocales medias del espaÃol en la interlengua de estudiantes cearenses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8847 |
Resumo: | Este estudo aborda as dificuldades apresentadas pelos aprendizes brasileiros cearenses de espanhol como lÃngua estrangeira, na produÃÃo oral dos fonemas vocÃlicos e e o em contextos tÃnico e pretÃnico. O embasamento teÃrico està centrado nos estudos sobre a aquisiÃÃo e aprendizagem de lÃnguas estrangeiras e em consideraÃÃes sobre o fenÃmeno das vogais mÃdias na interlÃngua dos estudantes. A pesquisa à qualitativa e quantitativa, fundamentada na anÃlise dos dados coletados a partir de gravaÃÃes realizadas com estudantes de espanhol do Curso de Letras da Universidade Federal do CearÃ. Trabalhou-se com trÃs grupos compostos por dez informantes cada um (alunos dos semestres II, VI e X), perfazendo, assim, um total de trinta entrevistados. O corpus, formado por trÃs testes de produÃÃo, dois em estilo formal ou de laboratÃrio (palavras e sentenÃas) e um em estilo informal ou espontÃneo (entrevista), foi devidamente gravado, transcrito foneticamente e analisado apÃs a utilizaÃÃo do programa estatÃstico Goldvarb (2005). Foram testadas variÃveis linguÃsticas e extralinguÃsticas, explicadas no decorrer da anÃlise, selecionando-se as mais relevantes. A hipÃtese bÃsica era que os alunos reproduziam na lÃngua espanhola os mesmos fonemas da lÃngua materna. Os resultados obtidos revelam que os estudantes tÃm dificuldades na produÃÃo das vogais mÃdias da lÃngua espanhola, constatando-se tanto o abaixamento quanto o alÃamento, sendo que a ocorrÃncia do primeiro processo fonolÃgico à maior dentre os contextos analisados. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisProducciÃn de las vocales medias del espaÃol en la interlengua de estudiantes cearensesA produÃÃo das vogais mÃdias do espanhol na interlÃngua de aprendizes cearenses.2012-08-23Maria do Socorro Silva de AragÃo10880852453Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doLÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista07025433810Aluiza Alves de AraÃjo50087410397 http://lattes.cnpq.br/4488551503886186 Marinalva Freire da Silva26785331404http://lattes.cnpq.br/682825843188237950585169349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4768244P6KÃtia Cilene David da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLINGUISTICAEste estudo aborda as dificuldades apresentadas pelos aprendizes brasileiros cearenses de espanhol como lÃngua estrangeira, na produÃÃo oral dos fonemas vocÃlicos e e o em contextos tÃnico e pretÃnico. O embasamento teÃrico està centrado nos estudos sobre a aquisiÃÃo e aprendizagem de lÃnguas estrangeiras e em consideraÃÃes sobre o fenÃmeno das vogais mÃdias na interlÃngua dos estudantes. A pesquisa à qualitativa e quantitativa, fundamentada na anÃlise dos dados coletados a partir de gravaÃÃes realizadas com estudantes de espanhol do Curso de Letras da Universidade Federal do CearÃ. Trabalhou-se com trÃs grupos compostos por dez informantes cada um (alunos dos semestres II, VI e X), perfazendo, assim, um total de trinta entrevistados. O corpus, formado por trÃs testes de produÃÃo, dois em estilo formal ou de laboratÃrio (palavras e sentenÃas) e um em estilo informal ou espontÃneo (entrevista), foi devidamente gravado, transcrito foneticamente e analisado apÃs a utilizaÃÃo do programa estatÃstico Goldvarb (2005). Foram testadas variÃveis linguÃsticas e extralinguÃsticas, explicadas no decorrer da anÃlise, selecionando-se as mais relevantes. A hipÃtese bÃsica era que os alunos reproduziam na lÃngua espanhola os mesmos fonemas da lÃngua materna. Os resultados obtidos revelam que os estudantes tÃm dificuldades na produÃÃo das vogais mÃdias da lÃngua espanhola, constatando-se tanto o abaixamento quanto o alÃamento, sendo que a ocorrÃncia do primeiro processo fonolÃgico à maior dentre os contextos analisados. Este trabajo trata de las dificultades presentadas por los aprendices brasileÃos cearenses de espaÃol como lengua extranjera, en la producciÃn de los fonemas vocÃlicos e y o en contextos tÃnico y pretÃnico. El fundamento teÃrico se centra en los estudios sobre la adquisiciÃn y aprendizaje de lenguas extranjeras y en consideraciones sobre el fenÃmeno de las vocales medias en la interlengua de los estudiantes. La investigaciÃn es cualitativa y cuantitativa, fundamentada en el anÃlisis de los datos recogidos a partir de grabaciones realizadas con estudiantes de espaÃol del Curso de Letras de la Universidade Federal do CearÃ. Se ha trabajado con tres grupos de diez informantes cada uno (alumnos de los semestres II, VI y X), un total de treinta entrevistados. El corpus, formado por tres exÃmenes de producciÃn, dos en estilo formal o de laboratorio (palabras y oraciones) y uno en estilo informal o espontÃneo (entrevista), fue debidamente grabado, trascrito fonÃticamente y analizado tras la utilizaciÃn del programa estadÃstico Goldvarb (2005). Fueron analizadas variables lingÃÃsticas y extralingÃÃsticas, explicadas en el transcurso del anÃlisis, seleccionÃndose las mÃs importantes. La hipÃtesis bÃsica era que los alumnos reproducÃan en la lengua espaÃola los mismos fonemas de la lengua materna. Los resultados obtenidos muestran que los estudiantes tienen dificultades en la producciÃn de las vocales medias de la lengua espaÃola, constatÃndose tanto el descenso como el ascenso, siendo que la realizaciÃn del primer proceso fonolÃgico es mÃs grande en los contextos analizados. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8847application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:54Zmail@mail.com - |
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Este trabajo trata de las dificultades presentadas por los aprendices brasileÃos cearenses de espaÃol como lengua extranjera, en la producciÃn de los fonemas vocÃlicos e y o en contextos tÃnico y pretÃnico. El fundamento teÃrico se centra en los estudios sobre la adquisiciÃn y aprendizaje de lenguas extranjeras y en consideraciones sobre el fenÃmeno de las vocales medias en la interlengua de los estudiantes. La investigaciÃn es cualitativa y cuantitativa, fundamentada en el anÃlisis de los datos recogidos a partir de grabaciones realizadas con estudiantes de espaÃol del Curso de Letras de la Universidade Federal do CearÃ. Se ha trabajado con tres grupos de diez informantes cada uno (alumnos de los semestres II, VI y X), un total de treinta entrevistados. El corpus, formado por tres exÃmenes de producciÃn, dos en estilo formal o de laboratorio (palabras y oraciones) y uno en estilo informal o espontÃneo (entrevista), fue debidamente grabado, trascrito fonÃticamente y analizado tras la utilizaciÃn del programa estadÃstico Goldvarb (2005). Fueron analizadas variables lingÃÃsticas y extralingÃÃsticas, explicadas en el transcurso del anÃlisis, seleccionÃndose las mÃs importantes. La hipÃtesis bÃsica era que los alumnos reproducÃan en la lengua espaÃola los mismos fonemas de la lengua materna. Los resultados obtenidos muestran que los estudiantes tienen dificultades en la producciÃn de las vocales medias de la lengua espaÃola, constatÃndose tanto el descenso como el ascenso, siendo que la realizaciÃn del primer proceso fonolÃgico es mÃs grande en los contextos analizados. |
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