O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Luzia Cavalcante Medeiros
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887
Resumo: Investiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento.
id UFC_7ad337ca3ffce861ee6d627e4d3cdf33
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3082
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CESolidary the AlfabetizaÃÃo Project and its impact in the performance of the professors and practical of letramento of young and the adults of MaracanaÃ-CE2009-10-16Josà de Anchieta Esmeraldo Barreto00178454320Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doAna CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 10755870344http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4551369Y5Ana Luzia Cavalcante MedeirosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBR Letramento EducaÃÃo de Jovens e AdultosAlfabetizaÃÃoLiteracy Youth and Adult Education Writing AbilityEDUCACAO DE ADULTOSInvestiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento.The objective of this research is to investigate the impact of the method of teaching in the lives of those who have been instructed and made literate through the Project AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, working in conjunction with the Federal University of Cearà and the Municipality of MaracanaÃ, CearÃ, during the year 2006. The research also tries to discover how those who finished the Project got into the work force as well as examening the formation process of those responsable for the literacy of 293 students, divided into fifteen classrooms in various localities in the municipality. The research tried to verify the initial hypothesis that the students examined had a very low level of writing ability, and indeed left the program iliterate. We started from the presupposition that literate environments stimulated individuals to become literate and permitted those with recently acquired abilities to further develop their literacy capability. A case study of a descriptive nature was carried out through a stratified sample. Our instrument for investigating was a questionaire given both to the students and those responsable for the teaching to discover the level of literacy among them.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Solidary the AlfabetizaÃÃo Project and its impact in the performance of the professors and practical of letramento of young and the adults of MaracanaÃ-CE
title O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
spellingShingle O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
Ana Luzia Cavalcante Medeiros
Letramento
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
AlfabetizaÃÃo
Literacy
Youth and Adult Education
Writing Ability
EDUCACAO DE ADULTOS
title_short O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
title_full O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
title_fullStr O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
title_full_unstemmed O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
title_sort O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
author Ana Luzia Cavalcante Medeiros
author_facet Ana Luzia Cavalcante Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà de Anchieta Esmeraldo Barreto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00178454320
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Elias Soares
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 02178761372
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana CÃlia Clementino Moura
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04504160382
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4183099157915381
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10755870344
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4551369Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Luzia Cavalcante Medeiros
contributor_str_mv Josà de Anchieta Esmeraldo Barreto
Maria Elias Soares
Ana CÃlia Clementino Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
AlfabetizaÃÃo
topic Letramento
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
AlfabetizaÃÃo
Literacy
Youth and Adult Education
Writing Ability
EDUCACAO DE ADULTOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Youth and Adult Education
Writing Ability
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO DE ADULTOS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Investiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The objective of this research is to investigate the impact of the method of teaching in the lives of those who have been instructed and made literate through the Project AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, working in conjunction with the Federal University of Cearà and the Municipality of MaracanaÃ, CearÃ, during the year 2006. The research also tries to discover how those who finished the Project got into the work force as well as examening the formation process of those responsable for the literacy of 293 students, divided into fifteen classrooms in various localities in the municipality. The research tried to verify the initial hypothesis that the students examined had a very low level of writing ability, and indeed left the program iliterate. We started from the presupposition that literate environments stimulated individuals to become literate and permitted those with recently acquired abilities to further develop their literacy capability. A case study of a descriptive nature was carried out through a stratified sample. Our instrument for investigating was a questionaire given both to the students and those responsable for the teaching to discover the level of literacy among them.
description Investiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134757945344