O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887 |
Resumo: | Investiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento. |
id |
UFC_7ad337ca3ffce861ee6d627e4d3cdf33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3082 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CESolidary the AlfabetizaÃÃo Project and its impact in the performance of the professors and practical of letramento of young and the adults of MaracanaÃ-CE2009-10-16Josà de Anchieta Esmeraldo Barreto00178454320Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doAna CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 10755870344http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4551369Y5Ana Luzia Cavalcante MedeirosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBR Letramento EducaÃÃo de Jovens e AdultosAlfabetizaÃÃoLiteracy Youth and Adult Education Writing AbilityEDUCACAO DE ADULTOSInvestiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento.The objective of this research is to investigate the impact of the method of teaching in the lives of those who have been instructed and made literate through the Project AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, working in conjunction with the Federal University of Cearà and the Municipality of MaracanaÃ, CearÃ, during the year 2006. The research also tries to discover how those who finished the Project got into the work force as well as examening the formation process of those responsable for the literacy of 293 students, divided into fifteen classrooms in various localities in the municipality. The research tried to verify the initial hypothesis that the students examined had a very low level of writing ability, and indeed left the program iliterate. We started from the presupposition that literate environments stimulated individuals to become literate and permitted those with recently acquired abilities to further develop their literacy capability. A case study of a descriptive nature was carried out through a stratified sample. Our instrument for investigating was a questionaire given both to the students and those responsable for the teaching to discover the level of literacy among them.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Solidary the AlfabetizaÃÃo Project and its impact in the performance of the professors and practical of letramento of young and the adults of MaracanaÃ-CE |
title |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
spellingShingle |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE Ana Luzia Cavalcante Medeiros Letramento EducaÃÃo de Jovens e Adultos AlfabetizaÃÃo Literacy Youth and Adult Education Writing Ability EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
title_full |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
title_fullStr |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
title_full_unstemmed |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
title_sort |
O Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria e seu impacto na atuaÃÃo dos professores e nas prÃticas de letramento de jovens e adultos de MaracanaÃ-CE |
author |
Ana Luzia Cavalcante Medeiros |
author_facet |
Ana Luzia Cavalcante Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà de Anchieta Esmeraldo Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00178454320 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Maria Elias Soares |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
02178761372 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana CÃlia Clementino Moura |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04504160382 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
10755870344 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4551369Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Luzia Cavalcante Medeiros |
contributor_str_mv |
Josà de Anchieta Esmeraldo Barreto Maria Elias Soares Ana CÃlia Clementino Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento EducaÃÃo de Jovens e Adultos AlfabetizaÃÃo |
topic |
Letramento EducaÃÃo de Jovens e Adultos AlfabetizaÃÃo Literacy Youth and Adult Education Writing Ability EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Youth and Adult Education Writing Ability |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Investiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The objective of this research is to investigate the impact of the method of teaching in the lives of those who have been instructed and made literate through the Project AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, working in conjunction with the Federal University of Cearà and the Municipality of MaracanaÃ, CearÃ, during the year 2006. The research also tries to discover how those who finished the Project got into the work force as well as examening the formation process of those responsable for the literacy of 293 students, divided into fifteen classrooms in various localities in the municipality. The research tried to verify the initial hypothesis that the students examined had a very low level of writing ability, and indeed left the program iliterate. We started from the presupposition that literate environments stimulated individuals to become literate and permitted those with recently acquired abilities to further develop their literacy capability. A case study of a descriptive nature was carried out through a stratified sample. Our instrument for investigating was a questionaire given both to the students and those responsable for the teaching to discover the level of literacy among them. |
description |
Investiga as prÃticas de letramento e o impacto da escolarizaÃÃo na vida dos sujeitos que passaram pela alfabetizaÃÃo e o letramento no Projeto AlfabetizaÃÃo SolidÃria â AlfaSol, em parceria com a Universidade Federal do Cearà - UFC e o MunicÃpio de MaracanaÃ-CE, em 2006. Nesta investigaÃÃo, averiguo-se tambÃm como ocorreu a inserÃÃo dos egressos do projeto no mercado de trabalho e como sucedeu a formaÃÃo dos alfabetizadores responsÃveis pela alfabetizaÃÃo de 293 alunos, distribuÃdos em 15 salas de aulas, em vÃrias localidades do MunicÃpio. A pesquisa buscou verificar a hipÃtese inicial de que os alunos pesquisados possuem baixo nÃvel de letramento, alÃm de nÃo conseguirem sair do programa alfabetizados. SupÃs-se que ambientes letrados estimulam os indivÃduos a se tornarem letrados e permitem que aqueles com habilidades recÃm-adquiridas sustentem e desenvolvam seu letramento. Foi realizado um estudo de caso, de carÃter descritivo, de natureza qualiquantitativa, usando amostra estratificada. Como instrumento de investigaÃÃo aplicou-se um questionÃrio junto aos alunos e alfabetizadores para averiguar o seu nÃvel de letramento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295134757945344 |