Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sofia Batista Ferraz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14449
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes Mind the gap: a cross-cultural study of attitude, intention and purchase behavior of green products2012-08-23ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/2579015087449078Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo10311014895http://lattes.cnpq.br/3585363593135113Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas60852664303http://lattes.cnpq.br/4581015651378666Ana Augusta Ferreira de Freitas42658330391http://lattes.cnpq.br/7023392308720934 02797680367http://lattes.cnpq.br/0881506243466674Sofia Batista FerrazUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRcross-cultural consumo verde atitude intenÃÃo comportamento de compracross-cultural consumer behavior attitude intention purchase behaviorADMINISTRACAO DE EMPRESASCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO objetivo principal desta pesquisa à analisar as relaÃÃes e o possÃvel gap entre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes entre universitÃrios da Ãrea de gestÃo do Brasil e do CanadÃ. Buscou-se, tambÃm, contribuir para a consolidaÃÃo do modelo proposto por Chan (2001) referente à atitude, inteÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes, com o acrÃscimo de fatores situacionais como disponibilidade, preÃo e qualidade percebidos sugeridos por Dinato e Madruga (1999), Bonini e Oppenheim (2008) e DâSouza et al. (2007). O estudo à de natureza quantitativa e à descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilizaÃÃo da tÃcnica de Modelagem em EquaÃÃes Estruturais. Os resultados confirmaram que existe uma relaÃÃo positiva entre a atitude e a intenÃÃo de compra de produtos verdes, assim como a hà uma relaÃÃo positiva entre intenÃÃo e comportamento de compra, apesar de menos expressiva. A influÃncia da disponibilidade, preÃo e qualidade percebidos entre intenÃÃo e comportamento de compra tambÃm foi comprovada. Quanto Ãs diferenÃas entre os grupos, percebeu-se que os estudantes canadenses costumam encontrar produtos verdes com maior facilidade, assim como estÃo mais dispostos a despender dinheiro e a abdicar de produtos melhores em prol do meio ambiente. Apesar das diferenÃas entre as amostras, o preÃo percebido à uma variÃvel preponderante durante a transiÃÃo entre intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes, demonstrando tambÃm haver semelhanÃas gerais entre as duas culturas. Espera-se contribuir para a geraÃÃo de debates e discussÃes acerca das vantagens e desvantagens na adoÃÃo de produtos verdes, auxiliar educadores da Ãrea da AdministraÃÃo que buscam desenvolver os currÃculos dos estudantes que assumirÃo funÃÃes associadas à gestÃo, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas na Ãrea, alÃm de auxiliar na elaboraÃÃo de estratÃgias na Ãrea de Marketing com base no comportamento de seus consumidores.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14449application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:41Zmail@mail.com -
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