Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14449 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_b380aeeac17bbcf53507a4f1e72c259d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9619 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes Mind the gap: a cross-cultural study of attitude, intention and purchase behavior of green products2012-08-23ClÃudia Buhamra Abreu Romero21328617300http://lattes.cnpq.br/2579015087449078Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo10311014895http://lattes.cnpq.br/3585363593135113Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas60852664303http://lattes.cnpq.br/4581015651378666Ana Augusta Ferreira de Freitas42658330391http://lattes.cnpq.br/7023392308720934 02797680367http://lattes.cnpq.br/0881506243466674Sofia Batista FerrazUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRcross-cultural consumo verde atitude intenÃÃo comportamento de compracross-cultural consumer behavior attitude intention purchase behaviorADMINISTRACAO DE EMPRESASCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO objetivo principal desta pesquisa à analisar as relaÃÃes e o possÃvel gap entre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes entre universitÃrios da Ãrea de gestÃo do Brasil e do CanadÃ. Buscou-se, tambÃm, contribuir para a consolidaÃÃo do modelo proposto por Chan (2001) referente à atitude, inteÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes, com o acrÃscimo de fatores situacionais como disponibilidade, preÃo e qualidade percebidos sugeridos por Dinato e Madruga (1999), Bonini e Oppenheim (2008) e DâSouza et al. (2007). O estudo à de natureza quantitativa e à descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilizaÃÃo da tÃcnica de Modelagem em EquaÃÃes Estruturais. Os resultados confirmaram que existe uma relaÃÃo positiva entre a atitude e a intenÃÃo de compra de produtos verdes, assim como a hà uma relaÃÃo positiva entre intenÃÃo e comportamento de compra, apesar de menos expressiva. A influÃncia da disponibilidade, preÃo e qualidade percebidos entre intenÃÃo e comportamento de compra tambÃm foi comprovada. Quanto Ãs diferenÃas entre os grupos, percebeu-se que os estudantes canadenses costumam encontrar produtos verdes com maior facilidade, assim como estÃo mais dispostos a despender dinheiro e a abdicar de produtos melhores em prol do meio ambiente. Apesar das diferenÃas entre as amostras, o preÃo percebido à uma variÃvel preponderante durante a transiÃÃo entre intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes, demonstrando tambÃm haver semelhanÃas gerais entre as duas culturas. Espera-se contribuir para a geraÃÃo de debates e discussÃes acerca das vantagens e desvantagens na adoÃÃo de produtos verdes, auxiliar educadores da Ãrea da AdministraÃÃo que buscam desenvolver os currÃculos dos estudantes que assumirÃo funÃÃes associadas à gestÃo, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas na Ãrea, alÃm de auxiliar na elaboraÃÃo de estratÃgias na Ãrea de Marketing com base no comportamento de seus consumidores.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14449application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:41Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mind the gap: a cross-cultural study of attitude, intention and purchase behavior of green products |
title |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
spellingShingle |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes Sofia Batista Ferraz cross-cultural consumo verde atitude intenÃÃo comportamento de compra cross-cultural consumer behavior attitude intention purchase behavior ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
title_full |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
title_fullStr |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
title_full_unstemmed |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
title_sort |
Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes |
author |
Sofia Batista Ferraz |
author_facet |
Sofia Batista Ferraz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ClÃudia Buhamra Abreu Romero |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21328617300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2579015087449078 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
10311014895 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3585363593135113 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
60852664303 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4581015651378666 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ana Augusta Ferreira de Freitas |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
42658330391 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7023392308720934 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02797680367 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0881506243466674 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sofia Batista Ferraz |
contributor_str_mv |
ClÃudia Buhamra Abreu Romero Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas Ana Augusta Ferreira de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cross-cultural consumo verde atitude intenÃÃo comportamento de compra |
topic |
cross-cultural consumo verde atitude intenÃÃo comportamento de compra cross-cultural consumer behavior attitude intention purchase behavior ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
cross-cultural consumer behavior attitude intention purchase behavior |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo principal desta pesquisa à analisar as relaÃÃes e o possÃvel gap entre atitude, intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes entre universitÃrios da Ãrea de gestÃo do Brasil e do CanadÃ. Buscou-se, tambÃm, contribuir para a consolidaÃÃo do modelo proposto por Chan (2001) referente à atitude, inteÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes, com o acrÃscimo de fatores situacionais como disponibilidade, preÃo e qualidade percebidos sugeridos por Dinato e Madruga (1999), Bonini e Oppenheim (2008) e DâSouza et al. (2007). O estudo à de natureza quantitativa e à descritiva quanto aos seus objetivos. Trata-se de uma pesquisa de campo com a utilizaÃÃo da tÃcnica de Modelagem em EquaÃÃes Estruturais. Os resultados confirmaram que existe uma relaÃÃo positiva entre a atitude e a intenÃÃo de compra de produtos verdes, assim como a hà uma relaÃÃo positiva entre intenÃÃo e comportamento de compra, apesar de menos expressiva. A influÃncia da disponibilidade, preÃo e qualidade percebidos entre intenÃÃo e comportamento de compra tambÃm foi comprovada. Quanto Ãs diferenÃas entre os grupos, percebeu-se que os estudantes canadenses costumam encontrar produtos verdes com maior facilidade, assim como estÃo mais dispostos a despender dinheiro e a abdicar de produtos melhores em prol do meio ambiente. Apesar das diferenÃas entre as amostras, o preÃo percebido à uma variÃvel preponderante durante a transiÃÃo entre intenÃÃo e comportamento de compra de produtos verdes, demonstrando tambÃm haver semelhanÃas gerais entre as duas culturas. Espera-se contribuir para a geraÃÃo de debates e discussÃes acerca das vantagens e desvantagens na adoÃÃo de produtos verdes, auxiliar educadores da Ãrea da AdministraÃÃo que buscam desenvolver os currÃculos dos estudantes que assumirÃo funÃÃes associadas à gestÃo, estimular o desenvolvimento de novas pesquisas na Ãrea, alÃm de auxiliar na elaboraÃÃo de estratÃgias na Ãrea de Marketing com base no comportamento de seus consumidores. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14449 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295205419384832 |