ArticulaÃÃo entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor do ensino comum: Um estudo das perspectivas do trabalho colaborativo em duas escolas municipais de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisArticulaÃÃo entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor do ensino comum: Um estudo das perspectivas do trabalho colaborativo em duas escolas municipais de Fortaleza2018-12-00Rita Vieira de Figueiredo4383358640078888855522Maria Rejane Araruna Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRInclusÃo Atendimento Educacional Especializado (AEE) Trabalho colaborativo Ensino comum Atendimento Especializado EducaÃÃo Especial - Fortaleza âCE EducaÃÃo inclusiva - Rede Municipal de Ensino - Fortaleza âCE EducaÃÃo inclusiva - Fortaleza âCE IntegraÃÃo Ensino Regular-EducaÃÃo Especial - Fortaleza âCEEDUCACAOnÃo hÃEsta tese objetiva analisar as condiÃÃes para a construÃÃo de um trabalho colaborativo entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor de ensino comum, em duas escolas municipais de Fortaleza, a partir do desenvolvimento de uma pesquisa-intervenÃÃo. A literatura cientÃfica nacional e internacional (BRAUN, 2012; MENDES, 2006; KAMPWIRTH, 2003; MURAWSKI, SWANSON, 2001) que trata sobre experiÃncias em prÃticas inclusivas indicam o trabalho colaborativo entre professores como estratÃgia positiva na resoluÃÃo de problemas alusivos ao processo ensino-aprendizagem. A revisÃo bibliogrÃfica e os fundamentos do estudo contemplam pesquisas sobre o trabalho colaborativo, a formaÃÃo e o saber docente e os pressupostos implicados na transformaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas articuladas a teoria da mudanÃa. A metodologia foi a pesquisa-intervenÃÃo caracterizada pela produÃÃo de prÃticas pedagÃgicas coletivas e inovadoras e o compartilhamento do saber no qual os participantes promovem aÃÃes com a intenÃÃo de mudanÃa. Participaram da pesquisa duas professoras do AEE e oito professoras do ensino comum. O estudo constou de quatro etapas: i. exploratÃria/inicial; ii. encontros de formaÃÃo e de trabalho para a planejamento de estratÃgias colaborativas; iii. execuÃÃo das estratÃgias de colaboraÃÃo entre as professoras; iv. avaliaÃÃo final. Os resultados indicam que a articulaÃÃo entre os dois grupos de docentes (professoras de AEE e professoras da sala comum) ocorre de forma assistemÃtica, sem planejamento prÃvio ou intencionalidade definida, via de regra com vistas a atender a emergÃncia de situaÃÃes cotidianas junto aos estudantes pÃblico-alvo da EducaÃÃo Especial. Evidenciou-se que, embora as professoras tenham manifestado disponibilidade para a articulaÃÃo, alguns fatores limitam as iniciativas nesse sentido. As condiÃÃes de trabalho sÃo incompatÃveis com uma perspectiva inovadora do ensino, a sobrecarga de trabalho a que sÃo submetidas os docentes, as condiÃÃes estruturais e a superlotaÃÃo nos ambientes em que trabalham, sÃo alguns dos aspectos que desfavorecem sobremaneira a articulaÃÃo e a efetivaÃÃo de prÃticas colaborativas. O estudo realÃa a necessidade de reestruturaÃÃo dos horÃrios dos professores para que possam realizar encontros para estudos e colaboraÃÃo entre eles. Se faz necessÃrio investimento em formaÃÃes continuadas pelos sistemas de ensino que mobilizem prÃticas colaborativas e nÃo apenas articulaÃÃes assistemÃticas e fortuitas, que fortaleÃam a relaÃÃo teoria-prÃtica de modo que enfoquem as demandas relativas a esses estudantes. Sob essas circunstÃncias, para que o trabalho colaborativo entre os professores aconteÃa e tenha Ãxito, deve ser compreendido como um processo em construÃÃo e nÃo como um episÃdio para resolver problemas emergenciais no contexto inclusivo. As condiÃÃes para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre os docentes tem grande potencial nas escolas, seus principais desafios sÃo tambÃm seus grandes fatores potenciais. Portanto, vincula-se a superaÃÃo de fatores organizacionais limitadores evidenciados pelo estudo, a partir, notadamente de uma reorganizaÃÃo institucional. Esses sÃo indicadores importantes e condiÃÃo essencial para a efetivaÃÃo de prÃticas inovadoras e colaborativas entre os grupos de professores pesquisados. Destaca-se tambÃm, a pertinÃncia do trabalho colaborativo entre esses dois grupos de profissionais na escola, na medida em que poderà contribuir para a mobilizaÃÃo e o desenvolvimento profissional dos docentes e a melhoria dos resultados da aprendizagem dos estudantes e seu processo de inclusÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20640application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-02-23T10:07:49Zmail@mail.com - |
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