A Universidade se và por aqui?: o olhar de alunos, docentes e tÃcnico-administrativos acerca do Programa UFCTV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celina Maria Linhares Paiva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7484
Resumo: Essa dissertaÃÃo debruÃa-se sobre a experiÃncia de televisÃo universitÃria empreendida pela Universidade Federal do CearÃ: o Programa UFCTV. Essa iniciativa està inserida no campo pÃblico de comunicaÃÃo â o das televisÃes universitÃrias â que estrearam no PaÃs em 1967, com a TV UniversitÃria do Recife. Esse canal demonstrou ser possÃvel compor uma programaÃÃo alternativa Ãquela ofertada pelas emissoras comerciais, dominantes no espectro brasileiro. Apesar de outras iniciativas semelhantes terem sido implementadas nas dÃcadas seguintes, as TVs universitÃrias sà se desenvolveram de forma bem mais efetiva a partir de 1995, quando foi promulgada a Lei 8.077, que destinava canais de uso gratuito para instituiÃÃes comunitÃrias, universitÃrias e para o Legislativo. Foi nesse cenÃrio que a UFC comeÃou a produzir, em 2007, o programa UFCTV, uma revista eletrÃnica veiculada com o objetivo de mostrar a diversidade de pesquisas e projetos empreendidos na maior universidade do Estado. Este trabalho foi entÃo realizado com o intuito de contribuir com essa iniciativa, tendo como questÃo de pesquisa a seguinte indagaÃÃo: qual à o alcance que o programa UFCTV tem junto à sua comunidade acadÃmica e como essa comunidade nele se percebe? O objetivo geral à investigar o grau de conhecimento e reconhecimento obtido pelo UFCTV a fim de colher subsÃdios que possam contribuir com a melhoria dessa experiÃncia de televisÃo universitÃria. A metodologia aqui utilizada tem por base o funcionalismo, por tratar-se de uma investigaÃÃo da aÃÃo da mÃdia sobre um segmento da sociedade, no caso a comunidade acadÃmica da UFC. A coleta de dados do estudo empÃrico foi feita por meio de um questionÃrio eletrÃnico enviado por e-mail para uma amostra de alunos, professores e servidores da instituiÃÃo. Os resultados obtidos apÃs a anÃlise dos dados demonstram que o Programa UFCTV ainda à desconhecido por quase metade da comunidade acadÃmica e sua divulgaÃÃo nos campi à muito falha. Em contrapartida, entre aqueles que conhecem essa experiÃncia televisiva, hà muita aceitaÃÃo, podendo-se perceber que ela ajuda a integrar a comunidade acadÃmica e produz sensaÃÃes de identidade e pertenÃa, alÃm de contribuir com a melhoria do fluxo comunicacional na universidade.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Universidade se và por aqui?: o olhar de alunos, docentes e tÃcnico-administrativos acerca do Programa UFCTV The University is seen here?: The eyes of students, teachers and technical-administrative staff about the UFCTV Program 2012-04-01Virginia Bentes Pinto08123667353http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780251P8Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Roberta Manuela Barros de Andrade42658926391http://lattes.cnpq.br/011197090021294888933105387http://lattes.cnpq.br/5668149573271707Celina Maria Linhares PaivaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRUFCTV TelevisÃo UniversitÃria RecepÃÃo Identidade ComunicaÃÃo PÃblica e GestÃoUFCTV Television university Receiving I0dentity Public communication and managementAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISEssa dissertaÃÃo debruÃa-se sobre a experiÃncia de televisÃo universitÃria empreendida pela Universidade Federal do CearÃ: o Programa UFCTV. Essa iniciativa està inserida no campo pÃblico de comunicaÃÃo â o das televisÃes universitÃrias â que estrearam no PaÃs em 1967, com a TV UniversitÃria do Recife. Esse canal demonstrou ser possÃvel compor uma programaÃÃo alternativa Ãquela ofertada pelas emissoras comerciais, dominantes no espectro brasileiro. Apesar de outras iniciativas semelhantes terem sido implementadas nas dÃcadas seguintes, as TVs universitÃrias sà se desenvolveram de forma bem mais efetiva a partir de 1995, quando foi promulgada a Lei 8.077, que destinava canais de uso gratuito para instituiÃÃes comunitÃrias, universitÃrias e para o Legislativo. Foi nesse cenÃrio que a UFC comeÃou a produzir, em 2007, o programa UFCTV, uma revista eletrÃnica veiculada com o objetivo de mostrar a diversidade de pesquisas e projetos empreendidos na maior universidade do Estado. Este trabalho foi entÃo realizado com o intuito de contribuir com essa iniciativa, tendo como questÃo de pesquisa a seguinte indagaÃÃo: qual à o alcance que o programa UFCTV tem junto à sua comunidade acadÃmica e como essa comunidade nele se percebe? O objetivo geral à investigar o grau de conhecimento e reconhecimento obtido pelo UFCTV a fim de colher subsÃdios que possam contribuir com a melhoria dessa experiÃncia de televisÃo universitÃria. A metodologia aqui utilizada tem por base o funcionalismo, por tratar-se de uma investigaÃÃo da aÃÃo da mÃdia sobre um segmento da sociedade, no caso a comunidade acadÃmica da UFC. A coleta de dados do estudo empÃrico foi feita por meio de um questionÃrio eletrÃnico enviado por e-mail para uma amostra de alunos, professores e servidores da instituiÃÃo. Os resultados obtidos apÃs a anÃlise dos dados demonstram que o Programa UFCTV ainda à desconhecido por quase metade da comunidade acadÃmica e sua divulgaÃÃo nos campi à muito falha. Em contrapartida, entre aqueles que conhecem essa experiÃncia televisiva, hà muita aceitaÃÃo, podendo-se perceber que ela ajuda a integrar a comunidade acadÃmica e produz sensaÃÃes de identidade e pertenÃa, alÃm de contribuir com a melhoria do fluxo comunicacional na universidade. This dissertation focuses on the university television experience undertaken by the Federal University of CearÃ: UFCTV Program. This initiative is in the field of public communication â the television in universities - which debuted in the country in 1967 with the inauguration of the University of Recife TV. This channel has proved been possible to construct an alternative program to that offered by Brazilian commercial broadcasters. Despite other similar initiatives have been implemented in the following decades, the University TVs only developed more effectively since 1995, when it was enacted Law 8.077 - known as the Cable Law - which aimed to use free channels to Community institutions, Universities and the Legislative. It was on this scenario that the Federal University of Cearà began producing in 2007, the program UFCTV, an electronic magazine carried in open channel with the aim of showing the diversity of research and projects undertaken in the largest university in the state. This current work was, then, accomplished in order to contribute to this initiative, having as the research question: what is the range that the program UFCTV has with the academic community in UFC and how this community sees itself in the program? The general objective of this research is to investigate the degree of knowledge and recognition obtained by UFCTV with its academic community to collect subsidies that might contribute to the improvement of television experience in course at the institution. The methodology used in this study is based on functionalism, because it is an investigation of the effect of media on a segment of society, in such case, the academic community at UFC. Data collection of the empirical study was carried out using an electronic questionnaire sent by e-mail to a sample of students, professors and technical and administrative staff. The results obtained after the data analysis showed that the UFCTV is still unknown for almost half of the academic community and its dissemination on the campuses of the capital and the countryside cities is very fault. In contrast, among those who know this television experience there‟s much acceptance and can be seen that it helps to integrate the academic community and generates feelings of identity and belonging, besides it contributes to improve the flow of communication at the university.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7484application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:25Zmail@mail.com -
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