MudanÃas no mundo do trabalho, educaÃÃo e reproduÃÃo social dos industriÃrios no CearÃ.
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4992 |
Resumo: | A presente dissertaÃÃo insere-se na linha Economia PolÃtica, Sociabilidade e EducaÃÃo do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Universidade Federal do Cearà igualmente integra as produÃÃes do grupo de pesquisa do LaboratÃrio de Estudos do Trabalho (LABOR) Elegemos como objeto de estudo o processo de escolarizaÃÃo da classe de trabalhadores da indÃstria propiciado pela classe burguesa industrial do Cearà a partir da anÃlise do Programa EducaÃÃo do Trabalhador desenvolvido pelo ServiÃo Social da IndÃstria ligado a FederaÃÃo das IndÃstrias do Estado Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como abordagem o Estudo de Caso usando procedimentos como anÃlise documental anÃlise bibliogrÃfica e observaÃÃo participante Apresenta-se como aporte o referencial teÃrico-metodolÃgico do pensamento de Louis Althusser no que se refere ao conceito de reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas e aparelho ideolÃgico escolar que nos ofereceu subsÃdios para compreender as relaÃÃes de reproduÃÃo oriundas de um projeto de educaÃÃo classista da burguesia industrial A rica experiÃncia de estudos e pesquisa deixou-nos como heranÃa para o doutorado o interesse em investigar outras vias de possibilidade enveredando pelo caminho marxista da prÃxis como principio formativo da classe trabalhadora da indÃstria à guisa de consideraÃÃes, diante do resultado trazido pela pesquisa advogamos que a escolarizaÃÃo bÃsica como via de habituaÃÃo do trabalhador e de forma particular o Programa EducaÃÃo do Trabalhador proporcionado pelo ServiÃo Social da IndÃstria no Cearà tÃm uma relevante influencia na reproduÃÃo das relaÃÃes de classe desses trabalhadores Contudo vale ressaltar que no contexto histÃrico ao trabalhador pobre desqualificado o Programa assume a forma apenas de ascensÃo social com condiÃÃes apenas de ter acesso aos bens de consumo que o capital produz Todavia urge a necessidade de se pensar em um Programa escolar que tenha como caminho uma aÃÃo educativa voltada a emancipaÃÃo humana e nÃo sà a reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas. |
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PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Universidade Federal do Cearà igualmente integra as produÃÃes do grupo de pesquisa do LaboratÃrio de Estudos do Trabalho (LABOR) Elegemos como objeto de estudo o processo de escolarizaÃÃo da classe de trabalhadores da indÃstria propiciado pela classe burguesa industrial do Cearà a partir da anÃlise do Programa EducaÃÃo do Trabalhador desenvolvido pelo ServiÃo Social da IndÃstria ligado a FederaÃÃo das IndÃstrias do Estado Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como abordagem o Estudo de Caso usando procedimentos como anÃlise documental anÃlise bibliogrÃfica e observaÃÃo participante Apresenta-se como aporte o referencial teÃrico-metodolÃgico do pensamento de Louis Althusser no que se refere ao conceito de reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas e aparelho ideolÃgico escolar que nos ofereceu subsÃdios para compreender as relaÃÃes de reproduÃÃo oriundas de um projeto de educaÃÃo classista da burguesia industrial A rica experiÃncia de estudos e pesquisa deixou-nos como heranÃa para o doutorado o interesse em investigar outras vias de possibilidade enveredando pelo caminho marxista da prÃxis como principio formativo da classe trabalhadora da indÃstria à guisa de consideraÃÃes, diante do resultado trazido pela pesquisa advogamos que a escolarizaÃÃo bÃsica como via de habituaÃÃo do trabalhador e de forma particular o Programa EducaÃÃo do Trabalhador proporcionado pelo ServiÃo Social da IndÃstria no Cearà tÃm uma relevante influencia na reproduÃÃo das relaÃÃes de classe desses trabalhadores Contudo vale ressaltar que no contexto histÃrico ao trabalhador pobre desqualificado o Programa assume a forma apenas de ascensÃo social com condiÃÃes apenas de ter acesso aos bens de consumo que o capital produz Todavia urge a necessidade de se pensar em um Programa escolar que tenha como caminho uma aÃÃo educativa voltada a emancipaÃÃo humana e nÃo sà a reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas.The present doctoral thesis falls within the line of Economy Politics Sociability and Education in the Graduate Program in Brazilian Education at the Federal University of Cearà while integrating the production of the Work Studies Laboratory (LABOR) The object of our study is the schooling of the industrial working class propitioned by the industrial bourgeoisie of Cearà from an analysis of the Workerâs Education Program developed by the Industrial Social Services linked to the Federation of State Industries The research is characterized as qualitative Case Study using procedures such as documental analyses bibliographic and observer/ participant It is a reference pointâtheoreticalâmethodological elaborated by Louis Althusser in that it refers to the concept of reproduction of relationships of capitalist production and the ideological school mechanism that offered us subsidiaries to understand the relationships and the reproduction originating from a project in classist industrial bourgeoise The rich experience of studies and research left us with an inheritance for the doctoral candidate interested in investigation of other possible lines of research beginning with Marxist perspectives of the Praxis as the formative principle of the industrial working class The guise of considerations faced with the results generated by this research we advocate that basic schooling as a way to foster worker habits and the particular form of the Education of Work provided by the Industrial Social Service in Cearà has relevant influence in the reproduction of relationships of class of these workers Along with this, noteworthy is that in the historical context of the poor unskilled worker the Program takes a form of upward social mobility with the possibility of only having access to consumer goods that capital produces However the need arises to think about a school Program that has as its guiding path educational action focused on human emancipation and not only the reproduction of capitalist 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