A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_868356f3ddff1e0de32beaecc27ba41e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3118 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à AprendizagemThe Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.2007-09-21Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 Vani Moreira Kenski05467268791http://lattes.cnpq.br/3113321723239176 Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/397273379529495684883797950http://lattes.cnpq.br/2251738488379795Jaqueline Barbosa Ferraz de AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBRTutoria MediaÃÃo InteraÃÃo ExperiÃncia de Aprendizagem MediadaTutorship Mediation Interaction Experience of Mediated LearningEDUCACAOnÃo hÃEssa dissertaÃÃo tem como objetivo compreender as dimensÃes do trabalho do tutor em processos educativos a distÃncia e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educaÃÃo online, os instrumentos de comunicaÃÃo se transformam em instrumentos simbÃlicos de mediaÃÃo, pois à atravÃs deles que o sujeito constrÃi seu raciocÃnio, dinamiza mÃltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiÃticos ofereÃam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessÃria para atuar nesse cenÃrio requer a experiÃncia interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediaÃÃo. Essa qualidade de interaÃÃo em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propÃsito especÃfico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertenÃa, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, à resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presenÃa mediadora do tutor em cursos à distÃncia em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process. |
title |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
spellingShingle |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade Tutoria MediaÃÃo InteraÃÃo ExperiÃncia de Aprendizagem Mediada Tutorship Mediation Interaction Experience of Mediated Learning EDUCACAO |
title_short |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_full |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_fullStr |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
title_sort |
A MediaÃÃo na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem |
author |
Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade |
author_facet |
Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilberto Lacerda Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00000005000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vani Moreira Kenski |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05467268791 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3113321723239176 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ymiracy Nascimento de Souza Polak |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
27337952949560 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3972733795294956 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
84883797950 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2251738488379795 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade |
contributor_str_mv |
Gilberto Lacerda Santos Vani Moreira Kenski Ymiracy Nascimento de Souza Polak |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria MediaÃÃo InteraÃÃo ExperiÃncia de Aprendizagem Mediada |
topic |
Tutoria MediaÃÃo InteraÃÃo ExperiÃncia de Aprendizagem Mediada Tutorship Mediation Interaction Experience of Mediated Learning EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tutorship Mediation Interaction Experience of Mediated Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa dissertaÃÃo tem como objetivo compreender as dimensÃes do trabalho do tutor em processos educativos a distÃncia e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educaÃÃo online, os instrumentos de comunicaÃÃo se transformam em instrumentos simbÃlicos de mediaÃÃo, pois à atravÃs deles que o sujeito constrÃi seu raciocÃnio, dinamiza mÃltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiÃticos ofereÃam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessÃria para atuar nesse cenÃrio requer a experiÃncia interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediaÃÃo. Essa qualidade de interaÃÃo em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propÃsito especÃfico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertenÃa, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, à resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presenÃa mediadora do tutor em cursos à distÃncia em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295135010652160 |