Programa Brasil Alfabetizado na UECE: a alfabetizaÃÃo como mediaÃÃo de inclusÃo social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rejane Mary Moreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5566
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuiÃÃo do Programa Brasil Alfabetizado executado pela UECE quanto à inclusÃo social dos alunos da quinta turma â perÃodo 2007/2008. Com base nesse objetivo verificamos se essa experiÃncia de alfabetizaÃÃo levou os egressos dessa turma a permanecer lendo e escrevendo com a devida compreensÃo. Optou-se pela pesquisa de carÃter descritivo, de natureza qualitativa, e como tÃcnica uma entrevista semi-estruturada da qual participaram 13 alfabetizados de trÃs turmas do Programa, que funcionaram nos bairros do Jardim das Oliveiras, do Pio XII e da AerolÃndia. Foi aplicado um questionÃrio com as educadoras dessas turmas e outro com a coordenadora pedagÃgica do projeto. Os resultados indicam que a experiÃncia de alfabetizaÃÃo executada pela UECE nÃo levou os alfabetizados da quinta turma a permanecer lendo e escrevendo. Isso deixou a desejar no que concerne à aquisiÃÃo da leitura, escrita e noÃÃes de AritmÃtica e da continuidade do uso dessas habilidades no cotidiano, como tambÃm dos estudos na EJA. Ressaltam-se como positivos desse Programa âpequenos avanÃosâ como aprender a assinar o nome e o desenvolvimento da oralidade, o que significa apropriar-se de uma nova visÃo de vida, fato que os levou a elevar a auto-estima. Os resultados da pesquisa sugerem que, para se buscar os caminhos ou soluÃÃes favorÃveis à inclusÃo pela alfabetizaÃÃo, deve-se considerar as condiÃÃes concretas de vida dos alfabetizandos e adotar medidas de seleÃÃo para os educadores no sentido de que a formaÃÃo inicial, continuada e permanente destes, caminhem para a constituiÃÃo de uma nova didÃtica com profissionais comprometidos, qualificados e habilitados ao magistÃrio na Ãrea de EJA; uma oferta que nÃo seja de polÃticas compensatÃrias, mas uma proposta de PolÃtica de EJA capaz de romper com as prÃticas das antigas campanhas de carÃter assistencialista, descomprometidas em relaÃÃo à continuidade da escolarizaÃÃo e com a transformaÃÃo da sociedade; uma proposta de educaÃÃo que considere e respeite a diversidade como valor, que seja continuada e libertadora.
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Com base nesse objetivo verificamos se essa experiÃncia de alfabetizaÃÃo levou os egressos dessa turma a permanecer lendo e escrevendo com a devida compreensÃo. Optou-se pela pesquisa de carÃter descritivo, de natureza qualitativa, e como tÃcnica uma entrevista semi-estruturada da qual participaram 13 alfabetizados de trÃs turmas do Programa, que funcionaram nos bairros do Jardim das Oliveiras, do Pio XII e da AerolÃndia. Foi aplicado um questionÃrio com as educadoras dessas turmas e outro com a coordenadora pedagÃgica do projeto. Os resultados indicam que a experiÃncia de alfabetizaÃÃo executada pela UECE nÃo levou os alfabetizados da quinta turma a permanecer lendo e escrevendo. Isso deixou a desejar no que concerne à aquisiÃÃo da leitura, escrita e noÃÃes de AritmÃtica e da continuidade do uso dessas habilidades no cotidiano, como tambÃm dos estudos na EJA. Ressaltam-se como positivos desse Programa âpequenos avanÃosâ como aprender a assinar o nome e o desenvolvimento da oralidade, o que significa apropriar-se de uma nova visÃo de vida, fato que os levou a elevar a auto-estima. Os resultados da pesquisa sugerem que, para se buscar os caminhos ou soluÃÃes favorÃveis à inclusÃo pela alfabetizaÃÃo, deve-se considerar as condiÃÃes concretas de vida dos alfabetizandos e adotar medidas de seleÃÃo para os educadores no sentido de que a formaÃÃo inicial, continuada e permanente destes, caminhem para a constituiÃÃo de uma nova didÃtica com profissionais comprometidos, qualificados e habilitados ao magistÃrio na Ãrea de EJA; uma oferta que nÃo seja de polÃticas compensatÃrias, mas uma proposta de PolÃtica de EJA capaz de romper com as prÃticas das antigas campanhas de carÃter assistencialista, descomprometidas em relaÃÃo à continuidade da escolarizaÃÃo e com a transformaÃÃo da sociedade; uma proposta de educaÃÃo que considere e respeite a diversidade como valor, que seja continuada e libertadora.This study aimed to analyze the contribution of the Brazil Literate Program, run by UECE, regarding the inclusion of students of the fifth-period 2007/2008. Based on this objective we verified if this literacy experience led the students of this class to keep on reading and writing with the appropriate understanding. We decided for the descriptive, qualitative study, and as a technique, a semi-structured interview of which took part 13 literates of three classes of the program, which took place in the neighborhoods of Jardim das Oliveiras, Pio XII and AerolÃndia. A questionnaire was carried out with the teachers of these classes and another with the educational coordinator of the project. The results indicate that the experience of literacy performed by UECE did not lead the literates of the fifth class to keep on reading and writing, failing on the acquisition of reading, writing, basic arithmetics and the continuity of these skills used in everyday life, as well as on the studies related to adult education. It is noteworthy, as positive in this program, 'small steps' such as learning how to sign their own names, what means the development of oral language and the appropriation of a new vision of life. Such fact led them to raise self-esteem. The results of the survey suggest that to seek paths or solutions which are favorable to the inclusion through literacy, we must consider the concrete conditions of life of learners and adopt measures of selection for educators in the sense that the initial, continuing and permanent training of those, move towards the establishment of a new teaching with committed, qualified and certified professionals in the area of adult education; an offer which is not of compensatory policies. However, the proposal of EJA policy is able to break up with the practices of old campaigns of assistance, uncommitted with the continuity of schooling and the transformation of society. 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