AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludmir dos Santos Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20729
Resumo: Esse texto apresenta um estudo sobre a temÃtica alimentaÃÃo escolar e desenvolvimento econÃmico e social local. Teve como objetivo geral investigar as prÃticas que agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, desenvolvem na condiÃÃo de fornecedores de gÃneros alimentÃcios para o PNAE, por meio da modalidade Chamada PÃblica. Foi uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, que partiu das seguintes hipÃteses: 1) O conhecimento sistematizado sobre as prÃticas dos agricultores familiares como fornecedores de alimentos para o PNAE favorece tanto o aperfeiÃoamento dos acertos quanto a busca de soluÃÃes para os erros e/ou dificuldades enfrentadas; 2) As dificuldades que os agricultores familiares enfrentam para se qualificarem como fornecedores da alimentaÃÃo escolar, na modalidade Chamada PÃblica decorrem em geral da ausÃncia de domÃnio de conhecimentos tÃcnicos e formaÃÃo escolar. A realizaÃÃo da pesquisa, de natureza qualitativa, exploratÃria e descritiva, seguiu trÃs etapas. Na primeira, foi realizado o aperfeiÃoamento do projeto de pesquisa, que constou de: elaboraÃÃo de uma revisÃo da literatura sobre agricultura familiar, alimentaÃÃo escolar e compras sustentÃveis, definiÃÃo do objeto de estudo e do referencial teÃrico, teste e seleÃÃo final das tÃcnicas de coleta de dados, levantamento de dados exploratÃrio e exame de qualificaÃÃo do projeto. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, que teve como sujeitos agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, gestores municipais da educaÃÃo, do PNAE e da agricultura, por meio das seguintes tÃcnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, a observaÃÃo participante e anÃlise documental. Na terceira etapa, tendo em vista o objeto se enquadrar numa temÃtica interdisciplinar, os dados empÃricos foram sendo analisados à luz de um referencial teÃrico, que envolve as seguintes Ãreas: polÃtica de alimentaÃÃo escolar; agricultura familiar e desenvolvimento sustentÃvel; compras sustentÃveis e a modalidade Chamada PÃblica; seguranÃa alimentar e nutricional (SAN) educaÃÃo alimentar e nutricional (EAN), currÃculo e alimentaÃÃo saudÃvel na escola, cultura alimentar. Essa anÃlise de dados tem como suporte mais amplo a hermenÃutica de profundidade, que permite contextualizar o objeto e situar o material empÃrico - discurso e observaÃÃes. Como resultados, pode-se afirmar que se confirmaram as hipÃteses levantadas e obtiveram-se os seguintes achados: hà um desencontro entre os gÃneros que estÃo na pauta dos cardÃpios e o que os agricultores produzem; a compra da agricultura familiar possui uma dimensÃo pedagÃgica e de diÃlogo entre atores PNAE que se manifesta no processo de entrega dos gÃneros diretamente nas escolas; existe uma relaÃÃo direta entre as compras da agricultura familiar e o desenvolvimento local sustentÃvel, nos termos de: inclusÃo social e produtiva da mulher do campo, a criaÃÃo de cadeias curtas de abastecimento que trazem resultados positivos para o meio ambiente e para a alimentaÃÃo saudÃvel. Ficou evidente, no caso estudado, que, apesar das limitaÃÃes e barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas, a realizaÃÃo das compras pÃblicas sustentÃveis, via Chamada PÃblica do PNAE, fortalece a agricultura familiar, cria mercado consumidor para a produÃÃo agrÃcola local, gera renda e previne o Ãxodo rural. Impulsiona a economia local, abastecendo escolas com alimentos frescos e saudÃveis, o que gera seguranÃa alimentar e nutricional e reforÃa e estimula a cultura alimentar local.
id UFC_8f993bf5a4fd3b2a028a4b04bf39a5e5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13096
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)2019-01-00Josà ArimatÃia Dantas Lopes 0510256139130313368368http://lattes.cnpq.br/5777586978354401Ludmir dos Santos GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAlimentaÃÃo escolar Agricultura familiar Compras sustentÃveis EducaÃÃo escolar Agricultura familiar - Pentecoste (CE) AlimentaÃÃo escolar â Pentecoste (CE) AssistÃncia à saÃde do educando - Pentecoste (CE) Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (Brasil) - Pentecoste (CE) SeguranÃa alimentar â estudantes - Pentecoste (CE)EDUCACAOEsse texto apresenta um estudo sobre a temÃtica alimentaÃÃo escolar e desenvolvimento econÃmico e social local. Teve como objetivo geral investigar as prÃticas que agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, desenvolvem na condiÃÃo de fornecedores de gÃneros alimentÃcios para o PNAE, por meio da modalidade Chamada PÃblica. Foi uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, que partiu das seguintes hipÃteses: 1) O conhecimento sistematizado sobre as prÃticas dos agricultores familiares como fornecedores de alimentos para o PNAE favorece tanto o aperfeiÃoamento dos acertos quanto a busca de soluÃÃes para os erros e/ou dificuldades enfrentadas; 2) As dificuldades que os agricultores familiares enfrentam para se qualificarem como fornecedores da alimentaÃÃo escolar, na modalidade Chamada PÃblica decorrem em geral da ausÃncia de domÃnio de conhecimentos tÃcnicos e formaÃÃo escolar. A realizaÃÃo da pesquisa, de natureza qualitativa, exploratÃria e descritiva, seguiu trÃs etapas. Na primeira, foi realizado o aperfeiÃoamento do projeto de pesquisa, que constou de: elaboraÃÃo de uma revisÃo da literatura sobre agricultura familiar, alimentaÃÃo escolar e compras sustentÃveis, definiÃÃo do objeto de estudo e do referencial teÃrico, teste e seleÃÃo final das tÃcnicas de coleta de dados, levantamento de dados exploratÃrio e exame de qualificaÃÃo do projeto. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, que teve como sujeitos agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, gestores municipais da educaÃÃo, do PNAE e da agricultura, por meio das seguintes tÃcnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, a observaÃÃo participante e anÃlise documental. Na terceira etapa, tendo em vista o objeto se enquadrar numa temÃtica interdisciplinar, os dados empÃricos foram sendo analisados à luz de um referencial teÃrico, que envolve as seguintes Ãreas: polÃtica de alimentaÃÃo escolar; agricultura familiar e desenvolvimento sustentÃvel; compras sustentÃveis e a modalidade Chamada PÃblica; seguranÃa alimentar e nutricional (SAN) educaÃÃo alimentar e nutricional (EAN), currÃculo e alimentaÃÃo saudÃvel na escola, cultura alimentar. Essa anÃlise de dados tem como suporte mais amplo a hermenÃutica de profundidade, que permite contextualizar o objeto e situar o material empÃrico - discurso e observaÃÃes. Como resultados, pode-se afirmar que se confirmaram as hipÃteses levantadas e obtiveram-se os seguintes achados: hà um desencontro entre os gÃneros que estÃo na pauta dos cardÃpios e o que os agricultores produzem; a compra da agricultura familiar possui uma dimensÃo pedagÃgica e de diÃlogo entre atores PNAE que se manifesta no processo de entrega dos gÃneros diretamente nas escolas; existe uma relaÃÃo direta entre as compras da agricultura familiar e o desenvolvimento local sustentÃvel, nos termos de: inclusÃo social e produtiva da mulher do campo, a criaÃÃo de cadeias curtas de abastecimento que trazem resultados positivos para o meio ambiente e para a alimentaÃÃo saudÃvel. Ficou evidente, no caso estudado, que, apesar das limitaÃÃes e barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas, a realizaÃÃo das compras pÃblicas sustentÃveis, via Chamada PÃblica do PNAE, fortalece a agricultura familiar, cria mercado consumidor para a produÃÃo agrÃcola local, gera renda e previne o Ãxodo rural. Impulsiona a economia local, abastecendo escolas com alimentos frescos e saudÃveis, o que gera seguranÃa alimentar e nutricional e reforÃa e estimula a cultura alimentar local. It is a study about the school feeding thematic, more specifically about the food selling practices by familiar farmers to the National Program of School Nourishment (PNAE). It had as general objective investigating the practices that rural familiar farmers and entrepreneurs and their organizations, in the Pentecoste city, develop as food suppliers to the PNAE, inside the Public Call acquisition modality. It was a qualitative investigation, which came from the following hypothesis: 1) The systematized knowledge about the familiar farmers practices as food suppliers to the PNAE favors both successes improvement and the solution search for the mistakes and/or faced difficulties; 2) The difficulties faced by the familiar farmers to qualify themselves as scholar feeding suppliers, in the Public Call modality, generally come from the lack of technic knowledge. The research realization followed three stages. In the first, the research project improvement was made, with a revision of the familiar farming, sustainable purchasing and scholar feeding literature, objective of study definition and the used theoretical reference, final test and selection of the data collection techniques In the second stage it was made a field work with the familiar farmers from Pentecoste city, through the following data collection techniques: semistructured interview, participant observation and documental analysis. In the third stage, by being an interdisciplinary thematic, the data was organized, classified, and finally analyzed in light of a theoretical reference, which involves the following areas: scholar feeding politic; familiar farming and sustainable development; sustainable purchasing and the âPublic Callâ modality; feeding and nutritional safety (SAN), feeding and nutritional education (EAN), healthy curriculum and feeding in the school, feeding culture. With an ampler referential, the Depth Hermeneutics was used, grounding the phases of the social historical analysis and interpretation, proposed by Thompson (1998). As for the conclusion, it can be affirmed that: greater is the farmerâs knowledge about the PNAE rules and legislation, greater is their participation as supplier; the mastery over food production social technologies, like the Mandala System, increases the food production, and, consequently, the farmer and their organizations income and empowerment, improving their material life conditions, in general, and feeding and nutritional safety, in particular; generates work and income for other families; it has the pedagogic effect of valorizing the local feeding habits, due the insertion of local food in the schoolâs menu, as well as incentive to feeding and nutritional education actions. The research was submitted to a human research ethics committee, according the Resolution n 510 from April, 07, 2016, from the National Council of Ethics in Human Research (CONEP), being approved through the Certificate of Presentation for Ethical Consideration (CAAE) Protocol nÂ: 04747118.7.0000.5034.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20729application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
title AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
spellingShingle AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
Ludmir dos Santos Gomes
AlimentaÃÃo escolar
Agricultura familiar
Compras sustentÃveis
EducaÃÃo escolar
Agricultura familiar - Pentecoste (CE)
AlimentaÃÃo escolar â Pentecoste (CE)
AssistÃncia à saÃde do educando - Pentecoste (CE)
Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (Brasil) - Pentecoste (CE)
SeguranÃa alimentar â estudantes - Pentecoste (CE)
EDUCACAO
title_short AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
title_full AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
title_fullStr AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
title_full_unstemmed AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
title_sort AlimentaÃÃo escolar: prÃticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (PNAE)
author Ludmir dos Santos Gomes
author_facet Ludmir dos Santos Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà ArimatÃia Dantas Lopes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05102561391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 30313368368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5777586978354401
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludmir dos Santos Gomes
contributor_str_mv Josà ArimatÃia Dantas Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv AlimentaÃÃo escolar
Agricultura familiar
Compras sustentÃveis
EducaÃÃo escolar
Agricultura familiar - Pentecoste (CE)
AlimentaÃÃo escolar â Pentecoste (CE)
AssistÃncia à saÃde do educando - Pentecoste (CE)
Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (Brasil) - Pentecoste (CE)
SeguranÃa alimentar â estudantes - Pentecoste (CE)
topic AlimentaÃÃo escolar
Agricultura familiar
Compras sustentÃveis
EducaÃÃo escolar
Agricultura familiar - Pentecoste (CE)
AlimentaÃÃo escolar â Pentecoste (CE)
AssistÃncia à saÃde do educando - Pentecoste (CE)
Programa Nacional de AlimentaÃÃo Escolar (Brasil) - Pentecoste (CE)
SeguranÃa alimentar â estudantes - Pentecoste (CE)
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse texto apresenta um estudo sobre a temÃtica alimentaÃÃo escolar e desenvolvimento econÃmico e social local. Teve como objetivo geral investigar as prÃticas que agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, desenvolvem na condiÃÃo de fornecedores de gÃneros alimentÃcios para o PNAE, por meio da modalidade Chamada PÃblica. Foi uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, que partiu das seguintes hipÃteses: 1) O conhecimento sistematizado sobre as prÃticas dos agricultores familiares como fornecedores de alimentos para o PNAE favorece tanto o aperfeiÃoamento dos acertos quanto a busca de soluÃÃes para os erros e/ou dificuldades enfrentadas; 2) As dificuldades que os agricultores familiares enfrentam para se qualificarem como fornecedores da alimentaÃÃo escolar, na modalidade Chamada PÃblica decorrem em geral da ausÃncia de domÃnio de conhecimentos tÃcnicos e formaÃÃo escolar. A realizaÃÃo da pesquisa, de natureza qualitativa, exploratÃria e descritiva, seguiu trÃs etapas. Na primeira, foi realizado o aperfeiÃoamento do projeto de pesquisa, que constou de: elaboraÃÃo de uma revisÃo da literatura sobre agricultura familiar, alimentaÃÃo escolar e compras sustentÃveis, definiÃÃo do objeto de estudo e do referencial teÃrico, teste e seleÃÃo final das tÃcnicas de coleta de dados, levantamento de dados exploratÃrio e exame de qualificaÃÃo do projeto. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, que teve como sujeitos agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, gestores municipais da educaÃÃo, do PNAE e da agricultura, por meio das seguintes tÃcnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, a observaÃÃo participante e anÃlise documental. Na terceira etapa, tendo em vista o objeto se enquadrar numa temÃtica interdisciplinar, os dados empÃricos foram sendo analisados à luz de um referencial teÃrico, que envolve as seguintes Ãreas: polÃtica de alimentaÃÃo escolar; agricultura familiar e desenvolvimento sustentÃvel; compras sustentÃveis e a modalidade Chamada PÃblica; seguranÃa alimentar e nutricional (SAN) educaÃÃo alimentar e nutricional (EAN), currÃculo e alimentaÃÃo saudÃvel na escola, cultura alimentar. Essa anÃlise de dados tem como suporte mais amplo a hermenÃutica de profundidade, que permite contextualizar o objeto e situar o material empÃrico - discurso e observaÃÃes. Como resultados, pode-se afirmar que se confirmaram as hipÃteses levantadas e obtiveram-se os seguintes achados: hà um desencontro entre os gÃneros que estÃo na pauta dos cardÃpios e o que os agricultores produzem; a compra da agricultura familiar possui uma dimensÃo pedagÃgica e de diÃlogo entre atores PNAE que se manifesta no processo de entrega dos gÃneros diretamente nas escolas; existe uma relaÃÃo direta entre as compras da agricultura familiar e o desenvolvimento local sustentÃvel, nos termos de: inclusÃo social e produtiva da mulher do campo, a criaÃÃo de cadeias curtas de abastecimento que trazem resultados positivos para o meio ambiente e para a alimentaÃÃo saudÃvel. Ficou evidente, no caso estudado, que, apesar das limitaÃÃes e barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas, a realizaÃÃo das compras pÃblicas sustentÃveis, via Chamada PÃblica do PNAE, fortalece a agricultura familiar, cria mercado consumidor para a produÃÃo agrÃcola local, gera renda e previne o Ãxodo rural. Impulsiona a economia local, abastecendo escolas com alimentos frescos e saudÃveis, o que gera seguranÃa alimentar e nutricional e reforÃa e estimula a cultura alimentar local.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv It is a study about the school feeding thematic, more specifically about the food selling practices by familiar farmers to the National Program of School Nourishment (PNAE). It had as general objective investigating the practices that rural familiar farmers and entrepreneurs and their organizations, in the Pentecoste city, develop as food suppliers to the PNAE, inside the Public Call acquisition modality. It was a qualitative investigation, which came from the following hypothesis: 1) The systematized knowledge about the familiar farmers practices as food suppliers to the PNAE favors both successes improvement and the solution search for the mistakes and/or faced difficulties; 2) The difficulties faced by the familiar farmers to qualify themselves as scholar feeding suppliers, in the Public Call modality, generally come from the lack of technic knowledge. The research realization followed three stages. In the first, the research project improvement was made, with a revision of the familiar farming, sustainable purchasing and scholar feeding literature, objective of study definition and the used theoretical reference, final test and selection of the data collection techniques In the second stage it was made a field work with the familiar farmers from Pentecoste city, through the following data collection techniques: semistructured interview, participant observation and documental analysis. In the third stage, by being an interdisciplinary thematic, the data was organized, classified, and finally analyzed in light of a theoretical reference, which involves the following areas: scholar feeding politic; familiar farming and sustainable development; sustainable purchasing and the âPublic Callâ modality; feeding and nutritional safety (SAN), feeding and nutritional education (EAN), healthy curriculum and feeding in the school, feeding culture. With an ampler referential, the Depth Hermeneutics was used, grounding the phases of the social historical analysis and interpretation, proposed by Thompson (1998). As for the conclusion, it can be affirmed that: greater is the farmerâs knowledge about the PNAE rules and legislation, greater is their participation as supplier; the mastery over food production social technologies, like the Mandala System, increases the food production, and, consequently, the farmer and their organizations income and empowerment, improving their material life conditions, in general, and feeding and nutritional safety, in particular; generates work and income for other families; it has the pedagogic effect of valorizing the local feeding habits, due the insertion of local food in the schoolâs menu, as well as incentive to feeding and nutritional education actions. The research was submitted to a human research ethics committee, according the Resolution n 510 from April, 07, 2016, from the National Council of Ethics in Human Research (CONEP), being approved through the Certificate of Presentation for Ethical Consideration (CAAE) Protocol nÂ: 04747118.7.0000.5034.
description Esse texto apresenta um estudo sobre a temÃtica alimentaÃÃo escolar e desenvolvimento econÃmico e social local. Teve como objetivo geral investigar as prÃticas que agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, desenvolvem na condiÃÃo de fornecedores de gÃneros alimentÃcios para o PNAE, por meio da modalidade Chamada PÃblica. Foi uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, que partiu das seguintes hipÃteses: 1) O conhecimento sistematizado sobre as prÃticas dos agricultores familiares como fornecedores de alimentos para o PNAE favorece tanto o aperfeiÃoamento dos acertos quanto a busca de soluÃÃes para os erros e/ou dificuldades enfrentadas; 2) As dificuldades que os agricultores familiares enfrentam para se qualificarem como fornecedores da alimentaÃÃo escolar, na modalidade Chamada PÃblica decorrem em geral da ausÃncia de domÃnio de conhecimentos tÃcnicos e formaÃÃo escolar. A realizaÃÃo da pesquisa, de natureza qualitativa, exploratÃria e descritiva, seguiu trÃs etapas. Na primeira, foi realizado o aperfeiÃoamento do projeto de pesquisa, que constou de: elaboraÃÃo de uma revisÃo da literatura sobre agricultura familiar, alimentaÃÃo escolar e compras sustentÃveis, definiÃÃo do objeto de estudo e do referencial teÃrico, teste e seleÃÃo final das tÃcnicas de coleta de dados, levantamento de dados exploratÃrio e exame de qualificaÃÃo do projeto. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho de campo, que teve como sujeitos agricultores familiares, do municÃpio de Pentecoste, gestores municipais da educaÃÃo, do PNAE e da agricultura, por meio das seguintes tÃcnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, a observaÃÃo participante e anÃlise documental. Na terceira etapa, tendo em vista o objeto se enquadrar numa temÃtica interdisciplinar, os dados empÃricos foram sendo analisados à luz de um referencial teÃrico, que envolve as seguintes Ãreas: polÃtica de alimentaÃÃo escolar; agricultura familiar e desenvolvimento sustentÃvel; compras sustentÃveis e a modalidade Chamada PÃblica; seguranÃa alimentar e nutricional (SAN) educaÃÃo alimentar e nutricional (EAN), currÃculo e alimentaÃÃo saudÃvel na escola, cultura alimentar. Essa anÃlise de dados tem como suporte mais amplo a hermenÃutica de profundidade, que permite contextualizar o objeto e situar o material empÃrico - discurso e observaÃÃes. Como resultados, pode-se afirmar que se confirmaram as hipÃteses levantadas e obtiveram-se os seguintes achados: hà um desencontro entre os gÃneros que estÃo na pauta dos cardÃpios e o que os agricultores produzem; a compra da agricultura familiar possui uma dimensÃo pedagÃgica e de diÃlogo entre atores PNAE que se manifesta no processo de entrega dos gÃneros diretamente nas escolas; existe uma relaÃÃo direta entre as compras da agricultura familiar e o desenvolvimento local sustentÃvel, nos termos de: inclusÃo social e produtiva da mulher do campo, a criaÃÃo de cadeias curtas de abastecimento que trazem resultados positivos para o meio ambiente e para a alimentaÃÃo saudÃvel. Ficou evidente, no caso estudado, que, apesar das limitaÃÃes e barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas, a realizaÃÃo das compras pÃblicas sustentÃveis, via Chamada PÃblica do PNAE, fortalece a agricultura familiar, cria mercado consumidor para a produÃÃo agrÃcola local, gera renda e previne o Ãxodo rural. Impulsiona a economia local, abastecendo escolas com alimentos frescos e saudÃveis, o que gera seguranÃa alimentar e nutricional e reforÃa e estimula a cultura alimentar local.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20729
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460899684352