AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12916 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias2014-06-11Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 Lorena Barbosa Ximenes4623350436801260303322Lydia Vieira FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO presente estudo tem por objetivo avaliar a aplicaÃÃo de proposta educativa para prevenÃÃo de DST/HIV utilizando estratÃgias de site educativo e roda de conversa de forma isolada e combinada. Trata-se de um estudo avaliativo realizado em trÃs escolas pÃblicas de Fortaleza, CearÃ, de dezembro de 2013 a janeiro de 20014. As escolas receberam trÃs tipos de estratÃgias educativas: somente site educativo, somente roda de conversa e site educativo combinado a roda de conversa. Deste modo participaram do estudo 66 alunos na Escola A, 65 alunos na Escola B e 78 alunos na Escola C, totalizando 209 estudantes. Foi selecionado um site educativo disponÃvel na internet e construiu-se um roteiro de roda de conversa para nortear a estratÃgia educativa. Os adolescentes antes da estratÃgia educativa e 30 dias apÃs preencheram o instrumento de coleta de dados disponÃvel online. O referido projeto foi aprovado pelo n 466.420 de 11/11/2013. Os adolescentes apresentaram mÃdia de idade de 16,34 anos, eram mulheres em sua maioria, possuÃam renda familiar de 1 a 2 salÃrios mÃnimos, e eram principalmente catÃlicos e evangÃlicos. 47,4% dos adolescentes tinham iniciado vida sexual, e o fizeram em mÃdia com 14,4 anos. O grupo que recebeu somente o site educativo apresentou melhores resultados apenas para os quesitos conversa com os pais sobre sexualidade e deseja realizar o teste rÃpido. O grupo que recebeu o site educativo e a roda de conversa apresentou resultados mais positivos para os quesitos conversa com o parceiro sobre o uso da camisinha e sobre a atitude de procurar o serviÃo de saÃde. O grupo que recebeu somente a roda de conversa se destacou com relaÃÃo aos quesitos conhecimento sobre HIV, negociaÃÃo do uso de camisinha, a atitude de reconhecer a camisinha como mÃtodo para prevenir DST/HIV, a intenÃÃo de usar camisinha para prevenir DST/HIV e o ato de achar importante buscar o serviÃo de saÃde. Deste modo, o grupo que recebeu somente a roda de conversa como estratÃgia educativa, apresentou melhores resultados com relaÃÃo a um maior nÃmero de quesitos e com Ãndices superiores aos outros grupos. Isto mostra a importÃncia dos recursos humanos na educaÃÃo em saÃde, ou seja, a presenÃa do educador se mostrou neste estudo como essencial. Deste modo, o presente estudo concluiu que tecnologias educativas leves como a roda de conversa em uma Ãnica sessÃo para adolescentes foi mais eficaz na melhoria do conhecimento e da prÃtica da promoÃÃo da saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12916application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:08Zmail@mail.com - |
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O presente estudo tem por objetivo avaliar a aplicaÃÃo de proposta educativa para prevenÃÃo de DST/HIV utilizando estratÃgias de site educativo e roda de conversa de forma isolada e combinada. Trata-se de um estudo avaliativo realizado em trÃs escolas pÃblicas de Fortaleza, CearÃ, de dezembro de 2013 a janeiro de 20014. As escolas receberam trÃs tipos de estratÃgias educativas: somente site educativo, somente roda de conversa e site educativo combinado a roda de conversa. Deste modo participaram do estudo 66 alunos na Escola A, 65 alunos na Escola B e 78 alunos na Escola C, totalizando 209 estudantes. Foi selecionado um site educativo disponÃvel na internet e construiu-se um roteiro de roda de conversa para nortear a estratÃgia educativa. Os adolescentes antes da estratÃgia educativa e 30 dias apÃs preencheram o instrumento de coleta de dados disponÃvel online. O referido projeto foi aprovado pelo n 466.420 de 11/11/2013. Os adolescentes apresentaram mÃdia de idade de 16,34 anos, eram mulheres em sua maioria, possuÃam renda familiar de 1 a 2 salÃrios mÃnimos, e eram principalmente catÃlicos e evangÃlicos. 47,4% dos adolescentes tinham iniciado vida sexual, e o fizeram em mÃdia com 14,4 anos. O grupo que recebeu somente o site educativo apresentou melhores resultados apenas para os quesitos conversa com os pais sobre sexualidade e deseja realizar o teste rÃpido. O grupo que recebeu o site educativo e a roda de conversa apresentou resultados mais positivos para os quesitos conversa com o parceiro sobre o uso da camisinha e sobre a atitude de procurar o serviÃo de saÃde. O grupo que recebeu somente a roda de conversa se destacou com relaÃÃo aos quesitos conhecimento sobre HIV, negociaÃÃo do uso de camisinha, a atitude de reconhecer a camisinha como mÃtodo para prevenir DST/HIV, a intenÃÃo de usar camisinha para prevenir DST/HIV e o ato de achar importante buscar o serviÃo de saÃde. Deste modo, o grupo que recebeu somente a roda de conversa como estratÃgia educativa, apresentou melhores resultados com relaÃÃo a um maior nÃmero de quesitos e com Ãndices superiores aos outros grupos. Isto mostra a importÃncia dos recursos humanos na educaÃÃo em saÃde, ou seja, a presenÃa do educador se mostrou neste estudo como essencial. Deste modo, o presente estudo concluiu que tecnologias educativas leves como a roda de conversa em uma Ãnica sessÃo para adolescentes foi mais eficaz na melhoria do conhecimento e da prÃtica da promoÃÃo da saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes. |
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