AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lydia Vieira Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12916
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_8fb5069b74c50a8eda8dbc73e07f7134
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8581
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias2014-06-11Neiva Francenely Cunha Vieira11270217372Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 Lorena Barbosa Ximenes4623350436801260303322Lydia Vieira FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO presente estudo tem por objetivo avaliar a aplicaÃÃo de proposta educativa para prevenÃÃo de DST/HIV utilizando estratÃgias de site educativo e roda de conversa de forma isolada e combinada. Trata-se de um estudo avaliativo realizado em trÃs escolas pÃblicas de Fortaleza, CearÃ, de dezembro de 2013 a janeiro de 20014. As escolas receberam trÃs tipos de estratÃgias educativas: somente site educativo, somente roda de conversa e site educativo combinado a roda de conversa. Deste modo participaram do estudo 66 alunos na Escola A, 65 alunos na Escola B e 78 alunos na Escola C, totalizando 209 estudantes. Foi selecionado um site educativo disponÃvel na internet e construiu-se um roteiro de roda de conversa para nortear a estratÃgia educativa. Os adolescentes antes da estratÃgia educativa e 30 dias apÃs preencheram o instrumento de coleta de dados disponÃvel online. O referido projeto foi aprovado pelo n 466.420 de 11/11/2013. Os adolescentes apresentaram mÃdia de idade de 16,34 anos, eram mulheres em sua maioria, possuÃam renda familiar de 1 a 2 salÃrios mÃnimos, e eram principalmente catÃlicos e evangÃlicos. 47,4% dos adolescentes tinham iniciado vida sexual, e o fizeram em mÃdia com 14,4 anos. O grupo que recebeu somente o site educativo apresentou melhores resultados apenas para os quesitos conversa com os pais sobre sexualidade e deseja realizar o teste rÃpido. O grupo que recebeu o site educativo e a roda de conversa apresentou resultados mais positivos para os quesitos conversa com o parceiro sobre o uso da camisinha e sobre a atitude de procurar o serviÃo de saÃde. O grupo que recebeu somente a roda de conversa se destacou com relaÃÃo aos quesitos conhecimento sobre HIV, negociaÃÃo do uso de camisinha, a atitude de reconhecer a camisinha como mÃtodo para prevenir DST/HIV, a intenÃÃo de usar camisinha para prevenir DST/HIV e o ato de achar importante buscar o serviÃo de saÃde. Deste modo, o grupo que recebeu somente a roda de conversa como estratÃgia educativa, apresentou melhores resultados com relaÃÃo a um maior nÃmero de quesitos e com Ãndices superiores aos outros grupos. Isto mostra a importÃncia dos recursos humanos na educaÃÃo em saÃde, ou seja, a presenÃa do educador se mostrou neste estudo como essencial. Deste modo, o presente estudo concluiu que tecnologias educativas leves como a roda de conversa em uma Ãnica sessÃo para adolescentes foi mais eficaz na melhoria do conhecimento e da prÃtica da promoÃÃo da saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12916application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
title AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
spellingShingle AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
Lydia Vieira Freitas
ENFERMAGEM
title_short AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
title_full AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
title_fullStr AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
title_sort AvaliaÃÃo de propostas educativas para a prevenÃÃo de DST/HIV em adolescentes - uso isolado e combinado de tecnologias
author Lydia Vieira Freitas
author_facet Lydia Vieira Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neiva Francenely Cunha Vieira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11270217372
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14576406353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948525011531885
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Karina Bezerra Pinheiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 43462162349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6862658087106562
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lorena Barbosa Ximenes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 46233504368
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01260303322
dc.contributor.author.fl_str_mv Lydia Vieira Freitas
contributor_str_mv Neiva Francenely Cunha Vieira
Ana Maria Fontenelle Catrib
Ana Karina Bezerra Pinheiro
Lorena Barbosa Ximenes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
topic ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo tem por objetivo avaliar a aplicaÃÃo de proposta educativa para prevenÃÃo de DST/HIV utilizando estratÃgias de site educativo e roda de conversa de forma isolada e combinada. Trata-se de um estudo avaliativo realizado em trÃs escolas pÃblicas de Fortaleza, CearÃ, de dezembro de 2013 a janeiro de 20014. As escolas receberam trÃs tipos de estratÃgias educativas: somente site educativo, somente roda de conversa e site educativo combinado a roda de conversa. Deste modo participaram do estudo 66 alunos na Escola A, 65 alunos na Escola B e 78 alunos na Escola C, totalizando 209 estudantes. Foi selecionado um site educativo disponÃvel na internet e construiu-se um roteiro de roda de conversa para nortear a estratÃgia educativa. Os adolescentes antes da estratÃgia educativa e 30 dias apÃs preencheram o instrumento de coleta de dados disponÃvel online. O referido projeto foi aprovado pelo n 466.420 de 11/11/2013. Os adolescentes apresentaram mÃdia de idade de 16,34 anos, eram mulheres em sua maioria, possuÃam renda familiar de 1 a 2 salÃrios mÃnimos, e eram principalmente catÃlicos e evangÃlicos. 47,4% dos adolescentes tinham iniciado vida sexual, e o fizeram em mÃdia com 14,4 anos. O grupo que recebeu somente o site educativo apresentou melhores resultados apenas para os quesitos conversa com os pais sobre sexualidade e deseja realizar o teste rÃpido. O grupo que recebeu o site educativo e a roda de conversa apresentou resultados mais positivos para os quesitos conversa com o parceiro sobre o uso da camisinha e sobre a atitude de procurar o serviÃo de saÃde. O grupo que recebeu somente a roda de conversa se destacou com relaÃÃo aos quesitos conhecimento sobre HIV, negociaÃÃo do uso de camisinha, a atitude de reconhecer a camisinha como mÃtodo para prevenir DST/HIV, a intenÃÃo de usar camisinha para prevenir DST/HIV e o ato de achar importante buscar o serviÃo de saÃde. Deste modo, o grupo que recebeu somente a roda de conversa como estratÃgia educativa, apresentou melhores resultados com relaÃÃo a um maior nÃmero de quesitos e com Ãndices superiores aos outros grupos. Isto mostra a importÃncia dos recursos humanos na educaÃÃo em saÃde, ou seja, a presenÃa do educador se mostrou neste estudo como essencial. Deste modo, o presente estudo concluiu que tecnologias educativas leves como a roda de conversa em uma Ãnica sessÃo para adolescentes foi mais eficaz na melhoria do conhecimento e da prÃtica da promoÃÃo da saÃde sexual e reprodutiva dos adolescentes.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12916
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295196041969664