Torém do povo indígena Tremembé: percepções simbólicas e culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8336 |
Resumo: | O povo indígena Tremembé faz-se presente no estado do Ceará em três municípios (Acaraú, Itarema e Itapipoca), sendo uma etnia reconhecida, sobretudo, pelo seu ritual sagrado, o Torém. Assim, conduzimo-nos a realizar nesta pesquisa uma abordagem fenomenológica, a fim de desvelar a simbologia que envolve esse ritual. O emprego da fenomenologia consistiu na realização de entrevistas gravadas por meio de áudios e vídeos realizadas com nove indígenas em que tiveram liberdade de expressar-se como desejassem. Para isso, alguns questionamentos foram levantados: Quais os símbolos que envolve o ritual do Torém? Quais sentidos estésicos são atribuídos pelos Tremembé em relação a esse ritual? Quais os sentidos, os saberes e as implicações simbólicas do ritual do Torém? Objetivamos refletir sobre as simbologias e os saberes expressos no Torém, descortinando-o a partir das falas dos Tremembé. Justificamos a importância desta pesquisa indo na direção de um enfoque na visibilidade dos povos indígenas do Nordeste, além da falta de uma gama maior de pesquisas sobre o povo Tremembé. O texto, inicialmente, faz um relato histórico sobre o Torém. Posteriormente, abordarmos o percurso metodológico, os sentidos e a desvelação da simbologia no ritual. O Torém é recortado nesta escrita pelas diferentes perspectivas e olhares das falas dos sujeitos que caminham numa única direção, a qual o Torém é o logus poético e histórico da tradição étnica e dos saberes desse povo. Destarte, é notório nas falas que o Torém estende-se como um saber que atravessa as escolas indígenas dos Tremembé. Concluímos que o conhecimento simbólico discutido, bem como os conhecimentos acerca da cultura, possibilitam-nos sentidos sensíveis que ampliam as possibilidades de saberes fundamentados em uma narrativa fenomenológica. Por fim, faz-se uma breve redução fenomenológica nas considerações finais dando conta dos objetos e os atos refletidos nas essências do Torém. |
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Torém do povo indígena Tremembé: percepções simbólicas e culturaisTorém of the Tremembé indigenous people: symbolic and cultural perceptionsTremembé; Torém; Saberes; Símbolos; FenomenologiaTremembé; Torém; Symbols; Culture; FenomenologyO povo indígena Tremembé faz-se presente no estado do Ceará em três municípios (Acaraú, Itarema e Itapipoca), sendo uma etnia reconhecida, sobretudo, pelo seu ritual sagrado, o Torém. Assim, conduzimo-nos a realizar nesta pesquisa uma abordagem fenomenológica, a fim de desvelar a simbologia que envolve esse ritual. O emprego da fenomenologia consistiu na realização de entrevistas gravadas por meio de áudios e vídeos realizadas com nove indígenas em que tiveram liberdade de expressar-se como desejassem. Para isso, alguns questionamentos foram levantados: Quais os símbolos que envolve o ritual do Torém? Quais sentidos estésicos são atribuídos pelos Tremembé em relação a esse ritual? Quais os sentidos, os saberes e as implicações simbólicas do ritual do Torém? Objetivamos refletir sobre as simbologias e os saberes expressos no Torém, descortinando-o a partir das falas dos Tremembé. Justificamos a importância desta pesquisa indo na direção de um enfoque na visibilidade dos povos indígenas do Nordeste, além da falta de uma gama maior de pesquisas sobre o povo Tremembé. O texto, inicialmente, faz um relato histórico sobre o Torém. Posteriormente, abordarmos o percurso metodológico, os sentidos e a desvelação da simbologia no ritual. O Torém é recortado nesta escrita pelas diferentes perspectivas e olhares das falas dos sujeitos que caminham numa única direção, a qual o Torém é o logus poético e histórico da tradição étnica e dos saberes desse povo. Destarte, é notório nas falas que o Torém estende-se como um saber que atravessa as escolas indígenas dos Tremembé. Concluímos que o conhecimento simbólico discutido, bem como os conhecimentos acerca da cultura, possibilitam-nos sentidos sensíveis que ampliam as possibilidades de saberes fundamentados em uma narrativa fenomenológica. Por fim, faz-se uma breve redução fenomenológica nas considerações finais dando conta dos objetos e os atos refletidos nas essências do Torém.The Tremembé indigenous people are present in the state of Ceará in three municipalities (Acaraú, Itarema and Itapipoca), being an ethnic group recognized, above all, for its sacred ritual, the Torém. Thus, we conduct ourselves to carry out in this research a phenomenological approach, in order to unveil the symbology that involves this ritual. The use of phenomenology consisted in conducting interviews recorded through audios and videos with nine indigenous people in which they were free to express themselves as they wished. For this, some questions were raised: What are the symbols involved in the Torem ritual? What aesthetic meanings are attributed by the Tremembé in relation to this ritual? What are the meanings, knowledge and symbolic implications of the Torem ritual? We aim to reflect on the symbologies and knowledge expressed in Toré, unveiling it from the speeches of the Tremembé. We justify the importance of this research by focusing on the visibility of the indigenous peoples of the Northeast, in addition to the lack of a broader range of research on the Tremembé people. The text, initially, gives a historical account about the Torem. Later, we will approach the methodological path, the meanings and the unveiling of symbology in the ritual. The Toré is cut out in this writing by the different perspectives and looks of the speeches of the subjects who walk in a single direction, in which the Toré is the poetic and historical logus of the ethnic tradition and knowledge of this people. Thus, it is clear in the speeches that Toré extends itself as a knowledge that crosses the indigenous schools of the Tremembé. We conclude that the symbolic knowledge discussed, as well as the knowledge about culture, allow us sensitive meanings that expand the possibilities of knowledge based on a phenomenological narrative. Finally, a brief phenomenological reduction is made in the final considerations giving an account of the objects and acts reflected in the essences of the Torem.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPereira, Arliene Stephanie MenezesMedeiros, Rosie Marie Nascimento de2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/833610.18316/recc.v26i3.8336Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-182236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8336/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8336Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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