EducaÃÃo, racionalidade e emancipaÃÃo em Habermas: implicaÃÃes e contribuiÃÃes do agir comunicativo na cultura organizacional escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OcÃlio Jackson Braga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18334
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre educaÃÃo e racionalidade a partir do referencial teÃrico da modernidade e das contribuiÃÃes dos pensadores da Escola de Frankfurt e da teoria crÃtica da aÃÃo comunicativa de JÃrgen Habermas. Na perspectiva da razÃo subjetivo-instrumental, a escola reproduz em sua prÃtica pedagÃgica o modelo de racionalidade da sociedade capitalista com suas contradiÃÃes preparando os educandos, na maior parte de sua formaÃÃo, nÃo para transformÃ-la, mas para atender as necessidades do mercado de trabalho. A escola distancia-se, assim, de sua finalidade precÃpua que à promover a autonomia e a emancipaÃÃo social. Habermas propÃe a racionalidade comunicativa como um modelo mais abrangente de racionalidade por considerar qualquer congregaÃÃo da sociedade como uma comunidade intersubjetiva e consensual, em que as pessoas tÃm vez e voz e que toda verdade em seu interior â recebida ou produzida â à discurso passÃvel de anÃlise e crÃtica e, se direcionado politicamente, pode promover a emancipaÃÃo social. Nesta perspectiva, a escola à considerada uma comunidade intersubjetiva e consensual, que pode incorporar em sua prÃtica pedagÃgica o agir comunicativo e atuar criticamente para promover a liberdade intelectual, a maturidade polÃtica e o envolvimento dos seus agentes com a transformaÃÃo da sociedade. A questÃo norteadora da investigaÃÃo à saber por que a racionalidade comunicativa à um conceito mais amplo de racionalidade e em que medida ela pode contribuir na cultura organizacional escolar com prÃticas educativas emancipatÃrias. O objetivo da pesquisa à investigar a racionalidade na perspectiva habermasiana refletindo sobre o agir comunicativo na cultura organizacional escolar. A metodologia à qualitativa constituÃda de uma pesquisa bibliogrÃfica.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo, racionalidade e emancipaÃÃo em Habermas: implicaÃÃes e contribuiÃÃes do agir comunicativo na cultura organizacional escolarEducation, rationality and emancipation in habermas: implications and contributions of the act communicative organizational culture in schools2012-04-09EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Josà Ernandi Mendes21065411391http://lattes.cnpq.br/024840884082358852786358353http://lattes.cnpq.br/8917225858283611OcÃlio Jackson BragaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Racionalidade Capitalismo Cultura EmancipaÃÃo socialEducationRationality Capitalism Culture Social EmancipationEDUCACAOTrata-se de uma pesquisa sobre educaÃÃo e racionalidade a partir do referencial teÃrico da modernidade e das contribuiÃÃes dos pensadores da Escola de Frankfurt e da teoria crÃtica da aÃÃo comunicativa de JÃrgen Habermas. Na perspectiva da razÃo subjetivo-instrumental, a escola reproduz em sua prÃtica pedagÃgica o modelo de racionalidade da sociedade capitalista com suas contradiÃÃes preparando os educandos, na maior parte de sua formaÃÃo, nÃo para transformÃ-la, mas para atender as necessidades do mercado de trabalho. A escola distancia-se, assim, de sua finalidade precÃpua que à promover a autonomia e a emancipaÃÃo social. Habermas propÃe a racionalidade comunicativa como um modelo mais abrangente de racionalidade por considerar qualquer congregaÃÃo da sociedade como uma comunidade intersubjetiva e consensual, em que as pessoas tÃm vez e voz e que toda verdade em seu interior â recebida ou produzida â à discurso passÃvel de anÃlise e crÃtica e, se direcionado politicamente, pode promover a emancipaÃÃo social. Nesta perspectiva, a escola à considerada uma comunidade intersubjetiva e consensual, que pode incorporar em sua prÃtica pedagÃgica o agir comunicativo e atuar criticamente para promover a liberdade intelectual, a maturidade polÃtica e o envolvimento dos seus agentes com a transformaÃÃo da sociedade. A questÃo norteadora da investigaÃÃo à saber por que a racionalidade comunicativa à um conceito mais amplo de racionalidade e em que medida ela pode contribuir na cultura organizacional escolar com prÃticas educativas emancipatÃrias. O objetivo da pesquisa à investigar a racionalidade na perspectiva habermasiana refletindo sobre o agir comunicativo na cultura organizacional escolar. A metodologia à qualitativa constituÃda de uma pesquisa bibliogrÃfica.This is a research about education and rationality, whose theoretical referential are the modernity are the contributions of thinkers from Frankfurt School and critical theory of communicative action of JÃrgen Habermas. In a perspective subjective-instrumental reason, school reproduces in their practice the model of rationality of capitalist society with its contradictions to preparing learners, in most of their formation, not to transform it, but to meet the needs of the market work. So the school moves away from its purpose, which is to promote independence and social emancipation. Habermas proposes communicative rationality as a more ample model of rationality, because he considers any congregation of society as a consensual and intersubjective community, in which peoples have voice and each person has him moment, and all inner truth â received or produced â is a liable speech to review and critique and, in political context, cam promote social emancipation. In this perspective the school is considered a community intersubjective and consensual that can incorporate in their pedagogical practice a communicative action and act critically to promote intellectual freedom, the political maturity and the involvement of its agents with the transformation of society. The main question of research is know why the communicative rationality is a broader concept of rationality and to what extent the communicative rationality can contribute in organizational culture in school with emancipator educational practices. The objective of this research is investigate the rationality according to Habermas perspective thinking about the communicative action in organizational culture of school. The methodology is qualitative and the consisted in a literature search. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18334application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:18Zmail@mail.com -
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