As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kadma Marques Rodrigues
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911
Resumo: FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
id UFC_1acf3fb50fb4a2ca266a3cf2065883f1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:478
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAs Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm FortalezaLes Couleurs du Silence: Habitus Silencieuse et Appropriation de Peinture à Fortaleza (1924-1958)2006-11-27JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques 0250399938738800128300http://lattes.cnpq.br/3107963339537100Kadma Marques RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRhabitus artistique art et società peinture silencehabitus artÃstico arte e sociedade pintura silÃncioSOCIOLOGIAFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiorO presente trabalho tem como objetivo principal problematizar a formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico cultivado diante de pinturas como Ãndice de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, no domÃnio da pintura, na Fortaleza da primeira metade do sÃculo XX (1924-1958). Para tanto, a disposiÃÃo silenciosa de um pÃblico cultivado particular, o qual estrutura suas categorias de percepÃÃo estÃtica mediante familiaridade com o escrito, passa a ser entendida como manifestaÃÃo do âolhar puroâ de um pÃblico âcivilizadoâ, de gestos contidos, cuja individualidade à valorizada no Ãmbito de um processo mais amplo de modernizaÃÃo urbano-industrial e modernismo cultural. à por meio de uma metodologia trÃplice de anÃlise que considero como fatores condicionantes da formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico de pintura na capital cearense: 1) a produÃÃo da crÃtica de arte veiculada pelo jornalismo cultural da dÃcada de 20; 2) mudanÃas estruturais na organizaÃÃo de lugares de exposiÃÃo nas dÃcadas de 20 e 30; e 3) transformaÃÃes formais das obras expostas ao longo das dÃcadas de 40 e 50 no salÃo mais tradicional de Fortaleza â o SalÃo de Abril, mantido nesse perÃodo pela Sociedade Cearence de Artes PlÃsticas (SCAP). Concluo, portanto que o silÃncio desse pÃblico integra uma sÃrie de experiÃncias que se desenvolvem ao longo de geraÃÃes a fim de delinear a dinÃmica de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, tal como o conhecemos hojehttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:10Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Les Couleurs du Silence: Habitus Silencieuse et Appropriation de Peinture à Fortaleza (1924-1958)
title As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
spellingShingle As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
Kadma Marques Rodrigues
habitus artÃstico
arte e sociedade
pintura
silÃncio
SOCIOLOGIA
title_short As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
title_full As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
title_fullStr As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
title_full_unstemmed As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
title_sort As Cores do SilÃncio: Habitus Silencioso e ApropriaÃÃo em Pintura rm Fortaleza
author Kadma Marques Rodrigues
author_facet Kadma Marques Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02503999387
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 38800128300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3107963339537100
dc.contributor.author.fl_str_mv Kadma Marques Rodrigues
contributor_str_mv JÃlia Maria Pereira de Miranda Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv habitus artÃstico
arte e sociedade
pintura
silÃncio
topic habitus artÃstico
arte e sociedade
pintura
silÃncio
SOCIOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo principal problematizar a formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico cultivado diante de pinturas como Ãndice de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, no domÃnio da pintura, na Fortaleza da primeira metade do sÃculo XX (1924-1958). Para tanto, a disposiÃÃo silenciosa de um pÃblico cultivado particular, o qual estrutura suas categorias de percepÃÃo estÃtica mediante familiaridade com o escrito, passa a ser entendida como manifestaÃÃo do âolhar puroâ de um pÃblico âcivilizadoâ, de gestos contidos, cuja individualidade à valorizada no Ãmbito de um processo mais amplo de modernizaÃÃo urbano-industrial e modernismo cultural. à por meio de uma metodologia trÃplice de anÃlise que considero como fatores condicionantes da formaÃÃo do habitus silencioso do pÃblico de pintura na capital cearense: 1) a produÃÃo da crÃtica de arte veiculada pelo jornalismo cultural da dÃcada de 20; 2) mudanÃas estruturais na organizaÃÃo de lugares de exposiÃÃo nas dÃcadas de 20 e 30; e 3) transformaÃÃes formais das obras expostas ao longo das dÃcadas de 40 e 50 no salÃo mais tradicional de Fortaleza â o SalÃo de Abril, mantido nesse perÃodo pela Sociedade Cearence de Artes PlÃsticas (SCAP). Concluo, portanto que o silÃncio desse pÃblico integra uma sÃrie de experiÃncias que se desenvolvem ao longo de geraÃÃes a fim de delinear a dinÃmica de autonomizaÃÃo do campo artÃstico, tal como o conhecemos hoje
description FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122810470400