A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384 |
Resumo: | A lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero. |
id |
UFC_a1c4cf165ef7047b56cded8fe1e7ff59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8926 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃriasHybridization of Attitude and Graduation subsystems in the genre Literary Memories 2014-11-21MÃnica de Souza Serafim87671212334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1Suelene Silva Oliveira Nascimento37008730349http://lattes.cnpq.br/8036160266181057Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 01212177363 http://lattes.cnpq.br/4886377618256045Angelane Faustino FirmoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRHibridizaÃÃo Atitude GradaÃÃo MemÃrias LiterÃriasHybridization Attitude Graduation Literary MemoriesLINGUISTICA APLICADAA lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero.The language is evaluative, which is, we cannot write or say something without leaving marks of our feelings, ideologies or positions, since the word is potentially significant, as Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) and Halliday and Matthiessen (2006) state the word gains different meanings in different contexts. Martin and White (2005) and Martin and Rose (2007) developed a model evaluation, based on the ideas developed by Linguistic Systemic-Functional, which aims to identify the resources lexicon-grammar by which the speaker or writer expresses their feelings, assessments or to other voices in your text. The model developed by the authors is called Theory of Valuation and is divided into three subsystems: Attitude, Graduation and Engagement. The study proposed here aims at investigating the possibility of the occurrence of the process of hybridization between the subsystems Attitude and Graduation and demonstrate that this process occurs primarily through a single lexical item, which is, the word due to its significant potential. As we are dealing with the emotion of the author in the text, we focus on the emotion from the linguistic point of view, that is why we take into account Charaudeau (2010; 2011). The object of analysis of this study are 38 finalists texts, belonging to the genre Literary Memories from the Olympics in Portuguese Language Writing the Future in its 2nd edition, in the year of 2010. Thus, we analyzed the occurrence of evaluative system in this genre confessional. After the analysis of the data, we observed the occurrence of hybridization of subsystems Attitude and Graduation, being that the main resource used for the realization of this phenomenon is the lexicon. We also observed that the more descriptive is the reporting of experiences of the narrator, the more we find attitudinal and gradual marks in the texts, by favoring the occurrences of these subsystems by melting. This study is important for the Theory of Valuation and for the study of the text because it assists in understanding the evaluative model and highlights a new manifestation of valuation through hybridization of subsystems, before considered related, but not imbricate. In addition, we do a trace on the implication of evaluative system in the construction of the emotion of the narrator in genre Literary Memory, which contributes to the study of this kind.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:35Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Hybridization of Attitude and Graduation subsystems in the genre Literary Memories |
title |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
spellingShingle |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias Angelane Faustino Firmo HibridizaÃÃo Atitude GradaÃÃo MemÃrias LiterÃrias Hybridization Attitude Graduation Literary Memories LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
title_full |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
title_fullStr |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
title_full_unstemmed |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
title_sort |
A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias |
author |
Angelane Faustino Firmo |
author_facet |
Angelane Faustino Firmo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MÃnica de Souza Serafim |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
87671212334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Suelene Silva Oliveira Nascimento |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
37008730349 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8036160266181057 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana CÃlia Clementino Moura |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04504160382 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01212177363 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4886377618256045 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelane Faustino Firmo |
contributor_str_mv |
MÃnica de Souza Serafim Suelene Silva Oliveira Nascimento Ana CÃlia Clementino Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HibridizaÃÃo Atitude GradaÃÃo MemÃrias LiterÃrias |
topic |
HibridizaÃÃo Atitude GradaÃÃo MemÃrias LiterÃrias Hybridization Attitude Graduation Literary Memories LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hybridization Attitude Graduation Literary Memories |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA APLICADA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The language is evaluative, which is, we cannot write or say something without leaving marks of our feelings, ideologies or positions, since the word is potentially significant, as Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) and Halliday and Matthiessen (2006) state the word gains different meanings in different contexts. Martin and White (2005) and Martin and Rose (2007) developed a model evaluation, based on the ideas developed by Linguistic Systemic-Functional, which aims to identify the resources lexicon-grammar by which the speaker or writer expresses their feelings, assessments or to other voices in your text. The model developed by the authors is called Theory of Valuation and is divided into three subsystems: Attitude, Graduation and Engagement. The study proposed here aims at investigating the possibility of the occurrence of the process of hybridization between the subsystems Attitude and Graduation and demonstrate that this process occurs primarily through a single lexical item, which is, the word due to its significant potential. As we are dealing with the emotion of the author in the text, we focus on the emotion from the linguistic point of view, that is why we take into account Charaudeau (2010; 2011). The object of analysis of this study are 38 finalists texts, belonging to the genre Literary Memories from the Olympics in Portuguese Language Writing the Future in its 2nd edition, in the year of 2010. Thus, we analyzed the occurrence of evaluative system in this genre confessional. After the analysis of the data, we observed the occurrence of hybridization of subsystems Attitude and Graduation, being that the main resource used for the realization of this phenomenon is the lexicon. We also observed that the more descriptive is the reporting of experiences of the narrator, the more we find attitudinal and gradual marks in the texts, by favoring the occurrences of these subsystems by melting. This study is important for the Theory of Valuation and for the study of the text because it assists in understanding the evaluative model and highlights a new manifestation of valuation through hybridization of subsystems, before considered related, but not imbricate. In addition, we do a trace on the implication of evaluative system in the construction of the emotion of the narrator in genre Literary Memory, which contributes to the study of this kind. |
description |
A lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295198829084672 |