A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelane Faustino Firmo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384
Resumo: A lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero.
id UFC_a1c4cf165ef7047b56cded8fe1e7ff59
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8926
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃriasHybridization of Attitude and Graduation subsystems in the genre Literary Memories 2014-11-21MÃnica de Souza Serafim87671212334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1Suelene Silva Oliveira Nascimento37008730349http://lattes.cnpq.br/8036160266181057Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 01212177363 http://lattes.cnpq.br/4886377618256045Angelane Faustino FirmoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRHibridizaÃÃo Atitude GradaÃÃo MemÃrias LiterÃriasHybridization Attitude Graduation Literary MemoriesLINGUISTICA APLICADAA lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero.The language is evaluative, which is, we cannot write or say something without leaving marks of our feelings, ideologies or positions, since the word is potentially significant, as Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) and Halliday and Matthiessen (2006) state the word gains different meanings in different contexts. Martin and White (2005) and Martin and Rose (2007) developed a model evaluation, based on the ideas developed by Linguistic Systemic-Functional, which aims to identify the resources lexicon-grammar by which the speaker or writer expresses their feelings, assessments or to other voices in your text. The model developed by the authors is called Theory of Valuation and is divided into three subsystems: Attitude, Graduation and Engagement. The study proposed here aims at investigating the possibility of the occurrence of the process of hybridization between the subsystems Attitude and Graduation and demonstrate that this process occurs primarily through a single lexical item, which is, the word due to its significant potential. As we are dealing with the emotion of the author in the text, we focus on the emotion from the linguistic point of view, that is why we take into account Charaudeau (2010; 2011). The object of analysis of this study are 38 finalists texts, belonging to the genre Literary Memories from the Olympics in Portuguese Language Writing the Future in its 2nd edition, in the year of 2010. Thus, we analyzed the occurrence of evaluative system in this genre confessional. After the analysis of the data, we observed the occurrence of hybridization of subsystems Attitude and Graduation, being that the main resource used for the realization of this phenomenon is the lexicon. We also observed that the more descriptive is the reporting of experiences of the narrator, the more we find attitudinal and gradual marks in the texts, by favoring the occurrences of these subsystems by melting. This study is important for the Theory of Valuation and for the study of the text because it assists in understanding the evaluative model and highlights a new manifestation of valuation through hybridization of subsystems, before considered related, but not imbricate. In addition, we do a trace on the implication of evaluative system in the construction of the emotion of the narrator in genre Literary Memory, which contributes to the study of this kind.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:35Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Hybridization of Attitude and Graduation subsystems in the genre Literary Memories
title A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
spellingShingle A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
Angelane Faustino Firmo
HibridizaÃÃo
Atitude
GradaÃÃo
MemÃrias LiterÃrias
Hybridization
Attitude
Graduation
Literary Memories
LINGUISTICA APLICADA
title_short A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
title_full A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
title_fullStr A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
title_full_unstemmed A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
title_sort A hibridizaÃÃo dos subsistemas atitude e gradaÃÃo no gÃnero MemÃrias LiterÃrias
author Angelane Faustino Firmo
author_facet Angelane Faustino Firmo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MÃnica de Souza Serafim
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 87671212334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Suelene Silva Oliveira Nascimento
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 37008730349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8036160266181057
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana CÃlia Clementino Moura
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04504160382
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4183099157915381
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01212177363
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4886377618256045
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelane Faustino Firmo
contributor_str_mv MÃnica de Souza Serafim
Suelene Silva Oliveira Nascimento
Ana CÃlia Clementino Moura
dc.subject.por.fl_str_mv HibridizaÃÃo
Atitude
GradaÃÃo
MemÃrias LiterÃrias
topic HibridizaÃÃo
Atitude
GradaÃÃo
MemÃrias LiterÃrias
Hybridization
Attitude
Graduation
Literary Memories
LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Hybridization
Attitude
Graduation
Literary Memories
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA APLICADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The language is evaluative, which is, we cannot write or say something without leaving marks of our feelings, ideologies or positions, since the word is potentially significant, as Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) and Halliday and Matthiessen (2006) state the word gains different meanings in different contexts. Martin and White (2005) and Martin and Rose (2007) developed a model evaluation, based on the ideas developed by Linguistic Systemic-Functional, which aims to identify the resources lexicon-grammar by which the speaker or writer expresses their feelings, assessments or to other voices in your text. The model developed by the authors is called Theory of Valuation and is divided into three subsystems: Attitude, Graduation and Engagement. The study proposed here aims at investigating the possibility of the occurrence of the process of hybridization between the subsystems Attitude and Graduation and demonstrate that this process occurs primarily through a single lexical item, which is, the word due to its significant potential. As we are dealing with the emotion of the author in the text, we focus on the emotion from the linguistic point of view, that is why we take into account Charaudeau (2010; 2011). The object of analysis of this study are 38 finalists texts, belonging to the genre Literary Memories from the Olympics in Portuguese Language Writing the Future in its 2nd edition, in the year of 2010. Thus, we analyzed the occurrence of evaluative system in this genre confessional. After the analysis of the data, we observed the occurrence of hybridization of subsystems Attitude and Graduation, being that the main resource used for the realization of this phenomenon is the lexicon. We also observed that the more descriptive is the reporting of experiences of the narrator, the more we find attitudinal and gradual marks in the texts, by favoring the occurrences of these subsystems by melting. This study is important for the Theory of Valuation and for the study of the text because it assists in understanding the evaluative model and highlights a new manifestation of valuation through hybridization of subsystems, before considered related, but not imbricate. In addition, we do a trace on the implication of evaluative system in the construction of the emotion of the narrator in genre Literary Memory, which contributes to the study of this kind.
description A lÃngua à avaliativa, ou seja, nÃo podemos escrever ou dizer alguma coisa sem que deixemos marcas de nossos sentimentos, ideologias ou posiÃÃes, jà que a palavra à potencialmente significativa, como afirma Bakhtin (2009; 2011), Halliday (2004) e Halliday e Matthiessen (2006). A palavra ganha diferentes significados nos mais diferentes contextos. Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) desenvolveram um modelo avaliativo, baseado nas ideias elaboradas pela LinguÃstica SistÃmico-Funcional, que objetiva identificar os recursos lÃxico-gramaticais pelos quais o falante ou o escritor expressa seus sentimentos, avaliaÃÃes ou atà outras vozes no seu texto. O modelo desenvolvido por esses autores à denominado de Teoria da Avaliatividade e se divide em trÃs subsistemas: Atitude, GradaÃÃo e Engajamento. O estudo aqui proposto tem por objetivos averiguar a possibilidade de ocorrÃncia do processo de hibridizaÃÃo entre os subsistemas Atitude e GradaÃÃo e comprovar que esse processo ocorre, primordialmente, atravÃs de um Ãnico item lexical, ou seja, da palavra, devido ao seu potencial significativo. Como tratamos da emoÃÃo do autor no texto, abordamos a emoÃÃo do ponto de vista linguÃstico, por isso utilizamos Charaudeau (2010; 2011). O objeto de anÃlise desse trabalho sÃo 38 textos finalistas, pertencentes ao gÃnero MemÃrias LiterÃrias, oriundos da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro em sua 2 ediÃÃo, no ano de 2010. Sendo assim, analisamos a ocorrÃncia do sistema avaliativo neste gÃnero confessional. ApÃs a anÃlise dos dados, observamos a ocorrÃncia da hibridizaÃÃo dos subsistemas Atitude e GradaÃÃo, sendo que o principal recurso utilizado para a realizaÃÃo desse fenÃmeno à o lÃxico. Observamos tambÃm que quanto mais descritivo à o relato das vivÃncias do narrador, mais encontramos marcas atitudinais e graduais nos textos, favorecendo a ocorrÃncias desses subsistemas por fusÃo. Este estudo à importante para a Teoria da Avaliatividade e para o estudo do texto porque auxilia na compreensÃo do modelo avaliativo e coloca em destaque uma nova forma de manifestaÃÃo da valoraÃÃo atravÃs da hibridizaÃÃo de subsistemas, antes considerados ligados, mas nÃo imbricados. AlÃm disso, fazemos um traÃado sobre a implicaÃÃo do sistema avaliativo na construÃÃo da emoÃÃo do narrador no gÃnero MemÃria LiterÃria, o que contribui para o estudo desse gÃnero.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295198829084672