As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diana Maria Cavalcante Morais
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548
Resumo: Fundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira.
id UFC_a34796a47db53dc05c0b9011ebe0a85c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10312
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgioProfessional skills demonstrated by the management graduates of the Federal University of Cearà coming internship program2008-09-26Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel00399434372Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/0740161704624013Susana Kramer de Mesquita Oliveira2446161030626650126349http://lattes.cnpq.br/6306783572306529Diana Maria Cavalcante MoraisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBREducaÃÃo Trabalho CompetÃncia EstÃgio.Education Competence Work Apprenticeship.ADMINISTRACAOFundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira.Based on the apprenticeship and its relation with the development of professional competences, this study was ruled by three guiding questions: 1) What are the competences acquired or developed by the former students of Administration derived from the apprenticeship programs? 2) How much has the apprenticeship contributed to improve the professional competences? 3) Which of these competences, in the Administration course, match the National Curricular Rules? Based on these questions, this study had as its main objective to verify in the conception of former students from the Administration course in the Federal University of CearÃ, which competences and how much they were developed during the programs of apprenticeship, and which of them were agreed with the National Curricular Rules. Its relevance consists of approaching and contributing with modern themes such as apprenticeship and competence, through the former students in Administration view who had undergone the apprenticeships. The present study had an exploratory and descriptive characteristic. The bibliographical research approached issues related to education and work, as well as competences and students‟ apprenticeship. The field research involved 40 former students that had finished their courses in the following years: 2005, 2006, and 2007. In the process of data collection, a structures and anonymous questionnaire was used as a tool. Excel program was used as a support to data analysis. The research results allowed us to conclude that the apprenticeship contribute to approximate the relation between theory and practice as well as to develop competences that are important to the Professional formation, insertion and permanence into the working market and the development of the career too.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Professional skills demonstrated by the management graduates of the Federal University of Cearà coming internship program
title As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
spellingShingle As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
Diana Maria Cavalcante Morais
EducaÃÃo
Trabalho
CompetÃncia
EstÃgio.
Education
Competence
Work
Apprenticeship.
ADMINISTRACAO
title_short As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
title_full As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
title_fullStr As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
title_full_unstemmed As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
title_sort As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
author Diana Maria Cavalcante Morais
author_facet Diana Maria Cavalcante Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00399434372
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra Maria dos Santos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 09096515315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0740161704624013
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Susana Kramer de Mesquita Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24461610306
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 26650126349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6306783572306529
dc.contributor.author.fl_str_mv Diana Maria Cavalcante Morais
contributor_str_mv Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel
Sandra Maria dos Santos
Susana Kramer de Mesquita Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
Trabalho
CompetÃncia
EstÃgio.
topic EducaÃÃo
Trabalho
CompetÃncia
EstÃgio.
Education
Competence
Work
Apprenticeship.
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Competence
Work
Apprenticeship.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Fundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Based on the apprenticeship and its relation with the development of professional competences, this study was ruled by three guiding questions: 1) What are the competences acquired or developed by the former students of Administration derived from the apprenticeship programs? 2) How much has the apprenticeship contributed to improve the professional competences? 3) Which of these competences, in the Administration course, match the National Curricular Rules? Based on these questions, this study had as its main objective to verify in the conception of former students from the Administration course in the Federal University of CearÃ, which competences and how much they were developed during the programs of apprenticeship, and which of them were agreed with the National Curricular Rules. Its relevance consists of approaching and contributing with modern themes such as apprenticeship and competence, through the former students in Administration view who had undergone the apprenticeships. The present study had an exploratory and descriptive characteristic. The bibliographical research approached issues related to education and work, as well as competences and students‟ apprenticeship. The field research involved 40 former students that had finished their courses in the following years: 2005, 2006, and 2007. In the process of data collection, a structures and anonymous questionnaire was used as a tool. Excel program was used as a support to data analysis. The research results allowed us to conclude that the apprenticeship contribute to approximate the relation between theory and practice as well as to develop competences that are important to the Professional formation, insertion and permanence into the working market and the development of the career too.
description Fundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212631490560