As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548 |
Resumo: | Fundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira. |
id |
UFC_a34796a47db53dc05c0b9011ebe0a85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10312 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgioProfessional skills demonstrated by the management graduates of the Federal University of Cearà coming internship program2008-09-26Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel00399434372Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/0740161704624013Susana Kramer de Mesquita Oliveira2446161030626650126349http://lattes.cnpq.br/6306783572306529Diana Maria Cavalcante MoraisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBREducaÃÃo Trabalho CompetÃncia EstÃgio.Education Competence Work Apprenticeship.ADMINISTRACAOFundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira.Based on the apprenticeship and its relation with the development of professional competences, this study was ruled by three guiding questions: 1) What are the competences acquired or developed by the former students of Administration derived from the apprenticeship programs? 2) How much has the apprenticeship contributed to improve the professional competences? 3) Which of these competences, in the Administration course, match the National Curricular Rules? Based on these questions, this study had as its main objective to verify in the conception of former students from the Administration course in the Federal University of CearÃ, which competences and how much they were developed during the programs of apprenticeship, and which of them were agreed with the National Curricular Rules. Its relevance consists of approaching and contributing with modern themes such as apprenticeship and competence, through the former students in Administration view who had undergone the apprenticeships. The present study had an exploratory and descriptive characteristic. The bibliographical research approached issues related to education and work, as well as competences and students‟ apprenticeship. The field research involved 40 former students that had finished their courses in the following years: 2005, 2006, and 2007. In the process of data collection, a structures and anonymous questionnaire was used as a tool. Excel program was used as a support to data analysis. The research results allowed us to conclude that the apprenticeship contribute to approximate the relation between theory and practice as well as to develop competences that are important to the Professional formation, insertion and permanence into the working market and the development of the career too.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Professional skills demonstrated by the management graduates of the Federal University of Cearà coming internship program |
title |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
spellingShingle |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio Diana Maria Cavalcante Morais EducaÃÃo Trabalho CompetÃncia EstÃgio. Education Competence Work Apprenticeship. ADMINISTRACAO |
title_short |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
title_full |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
title_fullStr |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
title_full_unstemmed |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
title_sort |
As competÃncias profissionais demonstradas pelos egressos de administraÃÃo da Universidade Federal do Cearà oriundos de programa de estÃgio |
author |
Diana Maria Cavalcante Morais |
author_facet |
Diana Maria Cavalcante Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00399434372 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sandra Maria dos Santos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
09096515315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0740161704624013 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Susana Kramer de Mesquita Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
24461610306 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
26650126349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6306783572306529 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diana Maria Cavalcante Morais |
contributor_str_mv |
Terezinha de Jesus Pinheiro Maciel Sandra Maria dos Santos Susana Kramer de Mesquita Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo Trabalho CompetÃncia EstÃgio. |
topic |
EducaÃÃo Trabalho CompetÃncia EstÃgio. Education Competence Work Apprenticeship. ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Competence Work Apprenticeship. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Fundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Based on the apprenticeship and its relation with the development of professional competences, this study was ruled by three guiding questions: 1) What are the competences acquired or developed by the former students of Administration derived from the apprenticeship programs? 2) How much has the apprenticeship contributed to improve the professional competences? 3) Which of these competences, in the Administration course, match the National Curricular Rules? Based on these questions, this study had as its main objective to verify in the conception of former students from the Administration course in the Federal University of CearÃ, which competences and how much they were developed during the programs of apprenticeship, and which of them were agreed with the National Curricular Rules. Its relevance consists of approaching and contributing with modern themes such as apprenticeship and competence, through the former students in Administration view who had undergone the apprenticeships. The present study had an exploratory and descriptive characteristic. The bibliographical research approached issues related to education and work, as well as competences and students‟ apprenticeship. The field research involved 40 former students that had finished their courses in the following years: 2005, 2006, and 2007. In the process of data collection, a structures and anonymous questionnaire was used as a tool. Excel program was used as a support to data analysis. The research results allowed us to conclude that the apprenticeship contribute to approximate the relation between theory and practice as well as to develop competences that are important to the Professional formation, insertion and permanence into the working market and the development of the career too. |
description |
Fundamentado no estÃgio e sua relaÃÃo com o desenvolvimento de competÃncias profissionais, este estudo pautou-se em trÃs questÃes norteadoras: 1) Quais as competÃncias adquiridas ou desenvolvidas pelos egressos de AdministraÃÃo oriundos de programas de estÃgio? Em que medida o estÃgio agregou na formaÃÃo no tocante Ãs competÃncias profissionais? E quais dessas competÃncias desenvolvidas estÃo em consonÃncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de AdministraÃÃo? A partir dessas questÃes, este estudo teve como principal objetivo verificar a percepÃÃo dos egressos de AdministraÃÃo da Universidade Federal do Cearà sobre quais e em que grau as competÃncias profissionais foram desenvolvidas a partir de programas de estÃgio realizados e quais estÃo contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A sua relevÃncia consiste em abordar e contribuir com temas contemporÃneos como estÃgio e competÃncia, na Ãtica de egressos de AdministraÃÃo que realizaram estÃgios. O estudo caracterizou-se como exploratÃrio, descritivo e de natureza qualitativa. A pesquisa bibliogrÃfica abordou assuntos relacionados à educaÃÃo e trabalho, competÃncias e estÃgio de estudantes. A pesquisa de campo foi aplicada a 40 egressos da UFC que concluÃram seus cursos nos anos de 2005, 2006 e 2007. No processo de coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionÃrio estruturado e anÃnimo. Para suporte na anÃlise de dados utilizou-se o Excel. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o estÃgio contribui para aproximar a relaÃÃo teoria e prÃtica e desenvolver competÃncias importantes para a formaÃÃo profissional, inserÃÃo e permanÃncia no mercado de trabalho e no desenvolvimento da carreira. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295212631490560 |