ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osmany Mendes Parente Filho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15646
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as principais causas de resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa, tendo como foco os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. A relevÃncia dessa temÃtica deve-se à adoÃÃo cada vez maior da EAD nas organizaÃÃes, o que vem consolidando esta prÃtica inovadora, e ao contexto no qual as organizaÃÃes estÃo inseridas, onde a compreensÃo em relaÃÃo à questÃo das diferenÃas entre as geraÃÃes à uma importante ferramenta que os gestores das organizaÃÃes contemporÃneas podem utilizar para criar maior produtividade, inovaÃÃo e minimizar a resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa da sua forÃa de trabalho. Partiu-se, primordialmente, da hipÃtese de que hà diferenÃa entre as dimensÃes da resistÃncia ao e-learning entre os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. Como hipÃtese, tambÃm se teve que: na geraÃÃo X a resistÃncia ao e-learning à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras, autoeficÃcia e expectativa de esforÃo e que na geraÃÃo Y a resistÃncia à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras e resistÃncia à EAD na EC. Utilizou-se como referencial teÃrico um levantamento sobre as temÃticas e-learning, educaÃÃo corporativa, resistÃncia ao e-learning e grupos geracionais. A metodologia utilizada foi a aplicaÃÃo de uma survey, em um grupo de 185 indivÃduos que responderam a um questionÃrio composto de 34 assertivas agrupadas em sete construtos. Os resultados obtidos apontam nÃo haver diferenÃa significativa entre as dimensÃes causadoras de resistÃncia, a EAD na EC. Ainda que nÃo haja diferenÃas significativas entre as geraÃÃes, verificou-se que os trÃs construtos que sofreram maior grau de resistÃncia nos grupos geracionais pesquisados foram: ComunicaÃÃo Interna, Interatividade e CondiÃÃes facilitadoras. Tendo os construtos ComunicaÃÃo Interna e Interatividade aparecido em todas as geraÃÃes, quando elencados os trÃs principais construtos causadores de resistÃncia.
id UFC_a86a27f1b5819baeecd3053e94f8c4bc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10382
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.Resistance to e-learning and generational groups in corporate education.2012-04-26Tereza Cristina Batista de Lima21010919334http://lattes.cnpq.br/7117960824805237Serafim Firmo de Souza Ferraz16881206453http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4704630U0Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 93789190306http://lattes.cnpq.br/0001784225478491Osmany Mendes Parente FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRE-Learning EducaÃÃo Corporativa Grupos GeracionaisE-Learning Corporative education Generational groupsADMINISTRACAOEsta pesquisa teve como objetivo central analisar as principais causas de resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa, tendo como foco os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. A relevÃncia dessa temÃtica deve-se à adoÃÃo cada vez maior da EAD nas organizaÃÃes, o que vem consolidando esta prÃtica inovadora, e ao contexto no qual as organizaÃÃes estÃo inseridas, onde a compreensÃo em relaÃÃo à questÃo das diferenÃas entre as geraÃÃes à uma importante ferramenta que os gestores das organizaÃÃes contemporÃneas podem utilizar para criar maior produtividade, inovaÃÃo e minimizar a resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa da sua forÃa de trabalho. Partiu-se, primordialmente, da hipÃtese de que hà diferenÃa entre as dimensÃes da resistÃncia ao e-learning entre os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. Como hipÃtese, tambÃm se teve que: na geraÃÃo X a resistÃncia ao e-learning à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras, autoeficÃcia e expectativa de esforÃo e que na geraÃÃo Y a resistÃncia à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras e resistÃncia à EAD na EC. Utilizou-se como referencial teÃrico um levantamento sobre as temÃticas e-learning, educaÃÃo corporativa, resistÃncia ao e-learning e grupos geracionais. A metodologia utilizada foi a aplicaÃÃo de uma survey, em um grupo de 185 indivÃduos que responderam a um questionÃrio composto de 34 assertivas agrupadas em sete construtos. Os resultados obtidos apontam nÃo haver diferenÃa significativa entre as dimensÃes causadoras de resistÃncia, a EAD na EC. Ainda que nÃo haja diferenÃas significativas entre as geraÃÃes, verificou-se que os trÃs construtos que sofreram maior grau de resistÃncia nos grupos geracionais pesquisados foram: ComunicaÃÃo Interna, Interatividade e CondiÃÃes facilitadoras. Tendo os construtos ComunicaÃÃo Interna e Interatividade aparecido em todas as geraÃÃes, quando elencados os trÃs principais construtos causadores de resistÃncia.This research was mainly aimed to analyze the root causes of resistance to e-learning in Corporate Education, focusing on generational groups Baby Boomers, X and Y. relevance of this theme is due to the increased adoption of distance learning in organizations, which comes consolidating this innovative practice, and the context in which the organizations are inserted, where understanding on the issue of differences between generations is an important tool that managers of contemporary organizations can use to create greater productivity, innovation and minimize resistance to e-learning in its Corporate Education workforce. The starting point was primarily the assumption that there is a difference between the dimensions resistance to e-learning between generational groups Baby Boomers, X and Y. As a hypothesis, also had to: the generation X resistance to e-learning is predominantly linked to Dimensions: facilitating conditions, self-efficacy and expectancy that effort and in the Generation Y resistance is predominantly linked to the dimensions: facilitating conditions and resistance EAD in the EC. Was used as theoretical framework a survey of the thematic e-learning, corporate education, resistance to e-learning and generational groups. The methodology used was applying a survey in a group of 185 individuals who responded to a questionnaire compound 34 assertions grouped into seven constructs. The results do not point significant difference between the dimensions causing resistance, the EAD in the EC. Furthermore that there are no significant differences between generations, it was found that the three constructs suffered higher degree of resistance in generational groups were surveyed: Communication Internal, Interactivity and facilitating conditions. Having the Internal Communication constructs and Interactivity appeared in every generation, when listed the three main constructs causing resistance.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15646application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:52Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Resistance to e-learning and generational groups in corporate education.
title ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
spellingShingle ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
Osmany Mendes Parente Filho
E-Learning
EducaÃÃo Corporativa
Grupos Geracionais
E-Learning
Corporative education
Generational groups
ADMINISTRACAO
title_short ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
title_full ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
title_fullStr ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
title_full_unstemmed ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
title_sort ResistÃncia ao e-learning e grupos geracionais na educaÃÃo corporativa.
author Osmany Mendes Parente Filho
author_facet Osmany Mendes Parente Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tereza Cristina Batista de Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21010919334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7117960824805237
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Serafim Firmo de Souza Ferraz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16881206453
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4704630U0
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cassandra Ribeiro Joye
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 10656731249
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2308920362072312
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 93789190306
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0001784225478491
dc.contributor.author.fl_str_mv Osmany Mendes Parente Filho
contributor_str_mv Tereza Cristina Batista de Lima
Serafim Firmo de Souza Ferraz
Cassandra Ribeiro Joye
dc.subject.por.fl_str_mv E-Learning
EducaÃÃo Corporativa
Grupos Geracionais
topic E-Learning
EducaÃÃo Corporativa
Grupos Geracionais
E-Learning
Corporative education
Generational groups
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv E-Learning
Corporative education
Generational groups
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as principais causas de resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa, tendo como foco os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. A relevÃncia dessa temÃtica deve-se à adoÃÃo cada vez maior da EAD nas organizaÃÃes, o que vem consolidando esta prÃtica inovadora, e ao contexto no qual as organizaÃÃes estÃo inseridas, onde a compreensÃo em relaÃÃo à questÃo das diferenÃas entre as geraÃÃes à uma importante ferramenta que os gestores das organizaÃÃes contemporÃneas podem utilizar para criar maior produtividade, inovaÃÃo e minimizar a resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa da sua forÃa de trabalho. Partiu-se, primordialmente, da hipÃtese de que hà diferenÃa entre as dimensÃes da resistÃncia ao e-learning entre os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. Como hipÃtese, tambÃm se teve que: na geraÃÃo X a resistÃncia ao e-learning à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras, autoeficÃcia e expectativa de esforÃo e que na geraÃÃo Y a resistÃncia à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras e resistÃncia à EAD na EC. Utilizou-se como referencial teÃrico um levantamento sobre as temÃticas e-learning, educaÃÃo corporativa, resistÃncia ao e-learning e grupos geracionais. A metodologia utilizada foi a aplicaÃÃo de uma survey, em um grupo de 185 indivÃduos que responderam a um questionÃrio composto de 34 assertivas agrupadas em sete construtos. Os resultados obtidos apontam nÃo haver diferenÃa significativa entre as dimensÃes causadoras de resistÃncia, a EAD na EC. Ainda que nÃo haja diferenÃas significativas entre as geraÃÃes, verificou-se que os trÃs construtos que sofreram maior grau de resistÃncia nos grupos geracionais pesquisados foram: ComunicaÃÃo Interna, Interatividade e CondiÃÃes facilitadoras. Tendo os construtos ComunicaÃÃo Interna e Interatividade aparecido em todas as geraÃÃes, quando elencados os trÃs principais construtos causadores de resistÃncia.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research was mainly aimed to analyze the root causes of resistance to e-learning in Corporate Education, focusing on generational groups Baby Boomers, X and Y. relevance of this theme is due to the increased adoption of distance learning in organizations, which comes consolidating this innovative practice, and the context in which the organizations are inserted, where understanding on the issue of differences between generations is an important tool that managers of contemporary organizations can use to create greater productivity, innovation and minimize resistance to e-learning in its Corporate Education workforce. The starting point was primarily the assumption that there is a difference between the dimensions resistance to e-learning between generational groups Baby Boomers, X and Y. As a hypothesis, also had to: the generation X resistance to e-learning is predominantly linked to Dimensions: facilitating conditions, self-efficacy and expectancy that effort and in the Generation Y resistance is predominantly linked to the dimensions: facilitating conditions and resistance EAD in the EC. Was used as theoretical framework a survey of the thematic e-learning, corporate education, resistance to e-learning and generational groups. The methodology used was applying a survey in a group of 185 individuals who responded to a questionnaire compound 34 assertions grouped into seven constructs. The results do not point significant difference between the dimensions causing resistance, the EAD in the EC. Furthermore that there are no significant differences between generations, it was found that the three constructs suffered higher degree of resistance in generational groups were surveyed: Communication Internal, Interactivity and facilitating conditions. Having the Internal Communication constructs and Interactivity appeared in every generation, when listed the three main constructs causing resistance.
description Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as principais causas de resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa, tendo como foco os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. A relevÃncia dessa temÃtica deve-se à adoÃÃo cada vez maior da EAD nas organizaÃÃes, o que vem consolidando esta prÃtica inovadora, e ao contexto no qual as organizaÃÃes estÃo inseridas, onde a compreensÃo em relaÃÃo à questÃo das diferenÃas entre as geraÃÃes à uma importante ferramenta que os gestores das organizaÃÃes contemporÃneas podem utilizar para criar maior produtividade, inovaÃÃo e minimizar a resistÃncia ao e-learning na EducaÃÃo Corporativa da sua forÃa de trabalho. Partiu-se, primordialmente, da hipÃtese de que hà diferenÃa entre as dimensÃes da resistÃncia ao e-learning entre os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. Como hipÃtese, tambÃm se teve que: na geraÃÃo X a resistÃncia ao e-learning à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras, autoeficÃcia e expectativa de esforÃo e que na geraÃÃo Y a resistÃncia à predominantemente ligada Ãs dimensÃes: condiÃÃes facilitadoras e resistÃncia à EAD na EC. Utilizou-se como referencial teÃrico um levantamento sobre as temÃticas e-learning, educaÃÃo corporativa, resistÃncia ao e-learning e grupos geracionais. A metodologia utilizada foi a aplicaÃÃo de uma survey, em um grupo de 185 indivÃduos que responderam a um questionÃrio composto de 34 assertivas agrupadas em sete construtos. Os resultados obtidos apontam nÃo haver diferenÃa significativa entre as dimensÃes causadoras de resistÃncia, a EAD na EC. Ainda que nÃo haja diferenÃas significativas entre as geraÃÃes, verificou-se que os trÃs construtos que sofreram maior grau de resistÃncia nos grupos geracionais pesquisados foram: ComunicaÃÃo Interna, Interatividade e CondiÃÃes facilitadoras. Tendo os construtos ComunicaÃÃo Interna e Interatividade aparecido em todas as geraÃÃes, quando elencados os trÃs principais construtos causadores de resistÃncia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15646
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295212771999744