MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20581 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_b2c51b5d19367320dd85afed58a31153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12961 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2 ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza2018-11-00Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/638855744338858796311748221Helen Cristina Vieira Costa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProduÃÃo Textual Escrita AlfabetizaÃÃoProduÃÃo textual - 2 ano do Ensino Fundamental - Fortaleza (CE) Escrita â Desenvolvimento - 2 ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE)ProduÃÃo de Textos Pelo Aluno - 2 ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE)Ensino fundamental - ComposiÃÃo e exercÃcios - 2 ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) InteraÃÃo Leitura-Escrita - 2 ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino da Escrita - 2 ano do Ensino Fundamental - CearÃ- Fortaleza (CE)EDUCACAOnÃo hÃEm sociedades letradas, a escrita possui papel muito relevante e a relaÃÃo dos indivÃduos com ela inicia-se antes mesmo do ingresso na escola. Entretanto, à là em que os processos de aquisiÃÃo da linguagem escrita acontecem de forma sistematizada e mais intensa. Pode-se dizer que o desenvolvimento dessa linguagem, de forma a dotar o cidadÃo a saber fazer o uso social da escrita, à um dos objetivos mais importantes do ciclo de alfabetizaÃÃo. A escola precisa trabalhar de maneira que possibilite a crianÃa perceber que os textos apresentados estÃo ligados a assuntos do seu cotidiano estimulando, assim, seu interesse e fazendo com que ela entenda que a lÃngua escrita tem sentido na sua realidade. A orientaÃÃo pedagÃgica do trabalho com a escrita està bem posto nos documentos oficiais contemporÃneos, os quais embasam o percurso didÃtico que os professores devem trilhar com as crianÃas. Mas, apesar das transformaÃÃes e avanÃos referentes Ãs prÃticas pedagÃgicas relacionadas à aprendizagem da escrita, as avaliaÃÃes em larga escala internacionais, nacionais e estaduais que avaliam a educaÃÃo no Brasil (PISA, Prova Brasil e SPAECE) ainda evidenciam a dificuldade que os alunos tÃm em produzir textos de qualidade e de compreender o que leem. Desse modo, essa pesquisa realizou um estudo acerca da temÃtica da produÃÃo textual na escola. Seu principal objetivo foi investigar o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual desenvolvido no 2 ano do Ensino Fundamental, no municÃpio de Fortaleza. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se analisar como as professoras vivenciam as etapas de planejamento, execuÃÃo e avaliaÃÃo da produÃÃo textual, bem como analisar as propostas, estratÃgias e recursos didÃticos utilizados pelas professoras para o trabalho com a produÃÃo textual. Foram considerados autores como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007), Morais (2002), Geraldi (1997) dentre outros para fundamentar a pesquisa. Sobre os aspectos metodolÃgicos, a pesquisa foi um estudo de campo, de natureza qualitativa, realizado em uma escola que apresentava bons resultados das crianÃas na produÃÃo textual, de acordo com dados oriundos da Secretaria Municipal de EducaÃÃo. Os sujeitos foram professoras regentes do 2 ano do ensino fundamental lotadas nesta escola da rede municipal de Fortaleza no estado do CearÃ. Foram utilizadas como tÃcnicas de coleta de dados a observaÃÃo e a entrevista semiestruturada. O estudo apontou que as prÃticas das professoras, no geral, mostraram pontos positivos que contribuem para a formaÃÃo de produtores texto. Pode-se destacar que os aspectos identificados se relacionam a uma prÃtica que assume o texto como unidade de ensino, incluindo a reflexÃo sobre o texto, nÃo apenas no Ãmbito do conhecimento normativo, mas tambÃm no campo da textualidade. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20581application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
title |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
spellingShingle |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza Helen Cristina Vieira Costa ProduÃÃo Textual Escrita AlfabetizaÃÃo ProduÃÃo textual - 2Â ano do Ensino Fundamental - Fortaleza (CE) Escrita â Desenvolvimento - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) ProduÃÃo de Textos Pelo Aluno - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino fundamental - ComposiÃÃo e exercÃcios - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) InteraÃÃo Leitura-Escrita - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino da Escrita - 2Â ano do Ensino Fundamental - CearÃ- Fortaleza (CE) EDUCACAO |
title_short |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
title_full |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
title_fullStr |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
title_sort |
MÃo guiando mÃos: o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual de crianÃas do 2Â ano do Ensino Fundamental no municÃpio de Fortaleza |
author |
Helen Cristina Vieira Costa |
author_facet |
Helen Cristina Vieira Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
39354598315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6388557443388587 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
96311748221 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helen Cristina Vieira Costa |
contributor_str_mv |
Ana Paula de Medeiros Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ProduÃÃo Textual Escrita AlfabetizaÃÃo ProduÃÃo textual - 2Â ano do Ensino Fundamental - Fortaleza (CE) Escrita â Desenvolvimento - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) ProduÃÃo de Textos Pelo Aluno - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino fundamental - ComposiÃÃo e exercÃcios - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) InteraÃÃo Leitura-Escrita - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino da Escrita - 2Â ano do Ensino Fundamental - CearÃ- Fortaleza (CE) |
topic |
ProduÃÃo Textual Escrita AlfabetizaÃÃo ProduÃÃo textual - 2Â ano do Ensino Fundamental - Fortaleza (CE) Escrita â Desenvolvimento - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) ProduÃÃo de Textos Pelo Aluno - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino fundamental - ComposiÃÃo e exercÃcios - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) InteraÃÃo Leitura-Escrita - 2Â ano do Ensino Fundamental- Fortaleza (CE) Ensino da Escrita - 2Â ano do Ensino Fundamental - CearÃ- Fortaleza (CE) EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Em sociedades letradas, a escrita possui papel muito relevante e a relaÃÃo dos indivÃduos com ela inicia-se antes mesmo do ingresso na escola. Entretanto, à là em que os processos de aquisiÃÃo da linguagem escrita acontecem de forma sistematizada e mais intensa. Pode-se dizer que o desenvolvimento dessa linguagem, de forma a dotar o cidadÃo a saber fazer o uso social da escrita, à um dos objetivos mais importantes do ciclo de alfabetizaÃÃo. A escola precisa trabalhar de maneira que possibilite a crianÃa perceber que os textos apresentados estÃo ligados a assuntos do seu cotidiano estimulando, assim, seu interesse e fazendo com que ela entenda que a lÃngua escrita tem sentido na sua realidade. A orientaÃÃo pedagÃgica do trabalho com a escrita està bem posto nos documentos oficiais contemporÃneos, os quais embasam o percurso didÃtico que os professores devem trilhar com as crianÃas. Mas, apesar das transformaÃÃes e avanÃos referentes Ãs prÃticas pedagÃgicas relacionadas à aprendizagem da escrita, as avaliaÃÃes em larga escala internacionais, nacionais e estaduais que avaliam a educaÃÃo no Brasil (PISA, Prova Brasil e SPAECE) ainda evidenciam a dificuldade que os alunos tÃm em produzir textos de qualidade e de compreender o que leem. Desse modo, essa pesquisa realizou um estudo acerca da temÃtica da produÃÃo textual na escola. Seu principal objetivo foi investigar o trabalho pedagÃgico com a produÃÃo textual desenvolvido no 2 ano do Ensino Fundamental, no municÃpio de Fortaleza. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se analisar como as professoras vivenciam as etapas de planejamento, execuÃÃo e avaliaÃÃo da produÃÃo textual, bem como analisar as propostas, estratÃgias e recursos didÃticos utilizados pelas professoras para o trabalho com a produÃÃo textual. Foram considerados autores como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007), Morais (2002), Geraldi (1997) dentre outros para fundamentar a pesquisa. Sobre os aspectos metodolÃgicos, a pesquisa foi um estudo de campo, de natureza qualitativa, realizado em uma escola que apresentava bons resultados das crianÃas na produÃÃo textual, de acordo com dados oriundos da Secretaria Municipal de EducaÃÃo. Os sujeitos foram professoras regentes do 2 ano do ensino fundamental lotadas nesta escola da rede municipal de Fortaleza no estado do CearÃ. Foram utilizadas como tÃcnicas de coleta de dados a observaÃÃo e a entrevista semiestruturada. O estudo apontou que as prÃticas das professoras, no geral, mostraram pontos positivos que contribuem para a formaÃÃo de produtores texto. Pode-se destacar que os aspectos identificados se relacionam a uma prÃtica que assume o texto como unidade de ensino, incluindo a reflexÃo sobre o texto, nÃo apenas no Ãmbito do conhecimento normativo, mas tambÃm no campo da textualidade. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20581 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350419619840 |