Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuela Maria PossidÃnio de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15993
Resumo: Esse estudo teve por objetivo predizer a intenÃÃo comportamental de motoristas considerando as variÃveis da Teoria da AÃÃo Planejada. Para tanto, estruturaram-se dois estudos. No Estudo 1, elaborou-se a Escala de Comportamentos no TrÃnsito; e no Estudo 2, testou-se a influÃncia das atitudes, das normas subjetivas e da percepÃÃo de controle na intenÃÃo. No primeiro estudo, procederam-se com trÃs etapas empÃricas. Na primeira, realizou-se levantamento dos comportamentos infratores descritos no CÃdigo de TrÃnsito Brasileiro e distribuÃram-se aleatoriamente as infraÃÃes em cinco tipos de questionÃrios, contando com 44 itens em cada versÃo. Em seguida, procedeu-se a coleta de dados, que contou com 271 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 80 anos (m = 34,7; dp = 13,8), a maioria homens (53,2%), solteiros (48,3%) e condutores de carro (69,7%), que responderam a versÃo preliminar da escala. Perguntou-se aos condutores se conheciam as situaÃÃes descritas e com que frequÃncia aconteciam em Fortaleza, utilizando uma escala de 5 pontos (1 = Nunca a 5 = Sempre); caso o participante nÃo entendesse o item, deveria marcar âNÃo entendoâ (opÃÃo â0â). As anÃlises foram efetuadas no SPSS. Avaliou-se o poder discriminativo dos itens e calculou-se a frequÃncia de respostas, agrupando-as em: âBaixa FrequÃnciaâ (respostas de 0 a 2) e âAlta FrequÃnciaâ (respostas de 3 a 5). Desse modo, consideraram-se para a prÃxima etapa apenas os itens que apresentaram poder discriminativo e âAlta FrequÃnciaâ acima de 50%. Na etapa II, revisou-se o conteÃdo dos itens selecionados anteriormente e realizou-se uma anÃlise de juÃzes. Ao final dessas avaliaÃÃes, foram mantidos 49 itens (40 referentes a comportamentos de motoristas de carro e de motocicleta, 4 especÃficos de carro e 5 especÃficos de motocicleta). Na etapa III, participaram 248 usuÃrios do Facebook, a maioria entre 18 e 25 anos (58,2%), mulheres (53,7%), solteiras (77,0%) e condutoras de carro (76,6%). Para as anÃlises, foram consideradas apenas as respostas dos motoristas de carro, devido ao reduzido nÃmero de participantes das outras categorias de habilitaÃÃo. Calcularam-se as estatÃsticas descritivas e realizou-se Teste t de Student (poder discriminativo dos itens). Os resultados indicaram que 24 itens discriminaram significativamente os grupos critÃrios. Ademais, os valores do KMO e do Teste de Esfericidade de Bartlett foram satisfatÃrios. Realizou-se uma anÃlise de Componentes Principais, com rotaÃÃo oblimim, considerando os critÃrios de Kaiser e Cattell. Constatou-se estrutura de dois fatores (comportamentos infratores e prossociais no trÃnsito). No Estudo 2, participaram 226 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 86 anos (m = 31,07; dp = 11,72), a maioria homens (66,1%), solteiros (60,5%), com ensino superior completo (37,8%) e condutores de carro (60,5%). Os resultados demonstraram que a percepÃÃo de controle foi o preditor mais significativo da intenÃÃo. NÃo obstante algumas limitaÃÃes, ressalta-se que os objetivos foram alcanÃados, sendo propostos estudos futuros que contribuam para a prediÃÃo dos comportamentos dos motoristas.
id UFC_180a5713fe5c811cffb1f73c4050f747
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9321
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBehavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theoryA intenÃÃo comportamental no contexto do trÃnsito: uma anÃlise a partir da Teoria da AÃÃo Planejada2015-04-22Walberto Silva dos Santos80468486415http://lattes.cnpq.br/9442664779197832JoÃo Carlos Alchieri34616055068http://lattes.cnpq.br/1325459110950508Normanda Araujo de Morais01012022455http://lattes.cnpq.br/774990104560961003639205367http://lattes.cnpq.br/3374801658052358Emanuela Maria PossidÃnio de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRIntenÃÃo TrÃnsito Motoristas Teoria da AÃÃo PlanejadaIntention Traffic Drivers Theory of Planned ActionPSICOLOGIAEsse estudo teve por objetivo predizer a intenÃÃo comportamental de motoristas considerando as variÃveis da Teoria da AÃÃo Planejada. Para tanto, estruturaram-se dois estudos. No Estudo 1, elaborou-se a Escala de Comportamentos no TrÃnsito; e no Estudo 2, testou-se a influÃncia das atitudes, das normas subjetivas e da percepÃÃo de controle na intenÃÃo. No primeiro estudo, procederam-se com trÃs etapas empÃricas. Na primeira, realizou-se levantamento dos comportamentos infratores descritos no CÃdigo de TrÃnsito Brasileiro e distribuÃram-se aleatoriamente as infraÃÃes em cinco tipos de questionÃrios, contando com 44 itens em cada versÃo. Em seguida, procedeu-se a coleta de dados, que contou com 271 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 80 anos (m = 34,7; dp = 13,8), a maioria homens (53,2%), solteiros (48,3%) e condutores de carro (69,7%), que responderam a versÃo preliminar da escala. Perguntou-se aos condutores se conheciam as situaÃÃes descritas e com que frequÃncia aconteciam em Fortaleza, utilizando uma escala de 5 pontos (1 = Nunca a 5 = Sempre); caso o participante nÃo entendesse o item, deveria marcar âNÃo entendoâ (opÃÃo â0â). As anÃlises foram efetuadas no SPSS. Avaliou-se o poder discriminativo dos itens e calculou-se a frequÃncia de respostas, agrupando-as em: âBaixa FrequÃnciaâ (respostas de 0 a 2) e âAlta FrequÃnciaâ (respostas de 3 a 5). Desse modo, consideraram-se para a prÃxima etapa apenas os itens que apresentaram poder discriminativo e âAlta FrequÃnciaâ acima de 50%. Na etapa II, revisou-se o conteÃdo dos itens selecionados anteriormente e realizou-se uma anÃlise de juÃzes. Ao final dessas avaliaÃÃes, foram mantidos 49 itens (40 referentes a comportamentos de motoristas de carro e de motocicleta, 4 especÃficos de carro e 5 especÃficos de motocicleta). Na etapa III, participaram 248 usuÃrios do Facebook, a maioria entre 18 e 25 anos (58,2%), mulheres (53,7%), solteiras (77,0%) e condutoras de carro (76,6%). Para as anÃlises, foram consideradas apenas as respostas dos motoristas de carro, devido ao reduzido nÃmero de participantes das outras categorias de habilitaÃÃo. Calcularam-se as estatÃsticas descritivas e realizou-se Teste t de Student (poder discriminativo dos itens). Os resultados indicaram que 24 itens discriminaram significativamente os grupos critÃrios. Ademais, os valores do KMO e do Teste de Esfericidade de Bartlett foram satisfatÃrios. Realizou-se uma anÃlise de Componentes Principais, com rotaÃÃo oblimim, considerando os critÃrios de Kaiser e Cattell. Constatou-se estrutura de dois fatores (comportamentos infratores e prossociais no trÃnsito). No Estudo 2, participaram 226 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 86 anos (m = 31,07; dp = 11,72), a maioria homens (66,1%), solteiros (60,5%), com ensino superior completo (37,8%) e condutores de carro (60,5%). Os resultados demonstraram que a percepÃÃo de controle foi o preditor mais significativo da intenÃÃo. NÃo obstante algumas limitaÃÃes, ressalta-se que os objetivos foram alcanÃados, sendo propostos estudos futuros que contribuam para a prediÃÃo dos comportamentos dos motoristas. This study aimed to predict behavioral intention drivers considering the variables of the Theory of Planned Action. To do so, two studies were performed. In Study I, the Behavior Traffic Scale was elaborated and, in Study II, tested the influence of attitudes, subjective norms and perceived behavioral control in intent. In Study I, three empirical steps were performed. On the first step, the transgressive behaviors in traffic, as described in Brazilian Traffic Code, were randomly distributed into five questionnaires, with 44 items each. Then, data collection was carried out and counted with 271 participants from the general population of Fortaleza (CE), aged between 18 and 80 years (M = 34.7; SD = 13.8), mostly men (53.2 %), single (48.3%) and car drivers (69.7%). They answered demographic questions and the preliminary version of the Behavior Traffic Scale. At this stage, the drivers were asked if they understood the situations described and how often they think these situations happen in Fortaleza (CE), in a 5-point Likert scale (1 = Never and 5 = Always); if the participant did not understand the content of the item, they should mark "I did not understand" (option "0"). Data analysis were performed using SPSS. Specifically, the discriminative power (using t test) and the response frequency of each item were calculated, grouping them in "Low Frequency" (answers 0-2) and "High Frequency" (Answer 3 to 5). For Step II, only the items that showed discriminative power and "High Frequency" above 50% were considered. In this phase, the contents of the 83 selected items were reviewed by judges, and 49 items were kept (40 behaviors of car and motorcycle drivers, 4 for car drivers only and 5 for motorcycle drivers only). Finally, the third step counted with 248 Facebook users aged 18 to 86 years (M = 27.0, SD = 9.3), mostly women (53.7%), single (77.0%) and car drivers (76.6%). For data analysis, it was considered only the car drivers version due to the small number of participants having other license categories. Descriptive statistics and t test (discriminative power) were performed. The results indicated that 24 items significantly discriminated the criteria groups. In addition, there were satisfactory values of KMO and Bartlett's sphericity tests. Moreover, it was conducted a Principal Component Analysis with oblimin rotation, and were considered the criteria of Kaiser and Cattell. The results showed a two-factor structure (transgressive and proactive behaviors). In Study II, 226 people participated in the general population of Fortaleza (CE), aged 18 to 86 years (M = 31.07, SD = 11.72), most men (66.1%), single (60.5%) , university graduates (37.8%) and car drivers (60.5%). The perception of control was the most significant predictor of intention. Despite some limitations, it is emphasized that the objectives were achieved, and proposed future studies that contribute to the prediction of the behavior of drivers.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15993application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:01Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A intenÃÃo comportamental no contexto do trÃnsito: uma anÃlise a partir da Teoria da AÃÃo Planejada
title Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
spellingShingle Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
Emanuela Maria PossidÃnio de Sousa
IntenÃÃo
TrÃnsito
Motoristas
Teoria da AÃÃo Planejada
Intention
Traffic
Drivers
Theory of Planned Action
PSICOLOGIA
title_short Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
title_full Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
title_fullStr Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
title_full_unstemmed Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
title_sort Behavioral intention in traffic: an analysis from the planned action theory
author Emanuela Maria PossidÃnio de Sousa
author_facet Emanuela Maria PossidÃnio de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Walberto Silva dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 80468486415
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9442664779197832
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Carlos Alchieri
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 34616055068
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1325459110950508
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Normanda Araujo de Morais
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01012022455
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7749901045609610
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03639205367
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3374801658052358
dc.contributor.author.fl_str_mv Emanuela Maria PossidÃnio de Sousa
contributor_str_mv Walberto Silva dos Santos
JoÃo Carlos Alchieri
Normanda Araujo de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv IntenÃÃo
TrÃnsito
Motoristas
Teoria da AÃÃo Planejada
topic IntenÃÃo
TrÃnsito
Motoristas
Teoria da AÃÃo Planejada
Intention
Traffic
Drivers
Theory of Planned Action
PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Intention
Traffic
Drivers
Theory of Planned Action
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse estudo teve por objetivo predizer a intenÃÃo comportamental de motoristas considerando as variÃveis da Teoria da AÃÃo Planejada. Para tanto, estruturaram-se dois estudos. No Estudo 1, elaborou-se a Escala de Comportamentos no TrÃnsito; e no Estudo 2, testou-se a influÃncia das atitudes, das normas subjetivas e da percepÃÃo de controle na intenÃÃo. No primeiro estudo, procederam-se com trÃs etapas empÃricas. Na primeira, realizou-se levantamento dos comportamentos infratores descritos no CÃdigo de TrÃnsito Brasileiro e distribuÃram-se aleatoriamente as infraÃÃes em cinco tipos de questionÃrios, contando com 44 itens em cada versÃo. Em seguida, procedeu-se a coleta de dados, que contou com 271 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 80 anos (m = 34,7; dp = 13,8), a maioria homens (53,2%), solteiros (48,3%) e condutores de carro (69,7%), que responderam a versÃo preliminar da escala. Perguntou-se aos condutores se conheciam as situaÃÃes descritas e com que frequÃncia aconteciam em Fortaleza, utilizando uma escala de 5 pontos (1 = Nunca a 5 = Sempre); caso o participante nÃo entendesse o item, deveria marcar âNÃo entendoâ (opÃÃo â0â). As anÃlises foram efetuadas no SPSS. Avaliou-se o poder discriminativo dos itens e calculou-se a frequÃncia de respostas, agrupando-as em: âBaixa FrequÃnciaâ (respostas de 0 a 2) e âAlta FrequÃnciaâ (respostas de 3 a 5). Desse modo, consideraram-se para a prÃxima etapa apenas os itens que apresentaram poder discriminativo e âAlta FrequÃnciaâ acima de 50%. Na etapa II, revisou-se o conteÃdo dos itens selecionados anteriormente e realizou-se uma anÃlise de juÃzes. Ao final dessas avaliaÃÃes, foram mantidos 49 itens (40 referentes a comportamentos de motoristas de carro e de motocicleta, 4 especÃficos de carro e 5 especÃficos de motocicleta). Na etapa III, participaram 248 usuÃrios do Facebook, a maioria entre 18 e 25 anos (58,2%), mulheres (53,7%), solteiras (77,0%) e condutoras de carro (76,6%). Para as anÃlises, foram consideradas apenas as respostas dos motoristas de carro, devido ao reduzido nÃmero de participantes das outras categorias de habilitaÃÃo. Calcularam-se as estatÃsticas descritivas e realizou-se Teste t de Student (poder discriminativo dos itens). Os resultados indicaram que 24 itens discriminaram significativamente os grupos critÃrios. Ademais, os valores do KMO e do Teste de Esfericidade de Bartlett foram satisfatÃrios. Realizou-se uma anÃlise de Componentes Principais, com rotaÃÃo oblimim, considerando os critÃrios de Kaiser e Cattell. Constatou-se estrutura de dois fatores (comportamentos infratores e prossociais no trÃnsito). No Estudo 2, participaram 226 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 86 anos (m = 31,07; dp = 11,72), a maioria homens (66,1%), solteiros (60,5%), com ensino superior completo (37,8%) e condutores de carro (60,5%). Os resultados demonstraram que a percepÃÃo de controle foi o preditor mais significativo da intenÃÃo. NÃo obstante algumas limitaÃÃes, ressalta-se que os objetivos foram alcanÃados, sendo propostos estudos futuros que contribuam para a prediÃÃo dos comportamentos dos motoristas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aimed to predict behavioral intention drivers considering the variables of the Theory of Planned Action. To do so, two studies were performed. In Study I, the Behavior Traffic Scale was elaborated and, in Study II, tested the influence of attitudes, subjective norms and perceived behavioral control in intent. In Study I, three empirical steps were performed. On the first step, the transgressive behaviors in traffic, as described in Brazilian Traffic Code, were randomly distributed into five questionnaires, with 44 items each. Then, data collection was carried out and counted with 271 participants from the general population of Fortaleza (CE), aged between 18 and 80 years (M = 34.7; SD = 13.8), mostly men (53.2 %), single (48.3%) and car drivers (69.7%). They answered demographic questions and the preliminary version of the Behavior Traffic Scale. At this stage, the drivers were asked if they understood the situations described and how often they think these situations happen in Fortaleza (CE), in a 5-point Likert scale (1 = Never and 5 = Always); if the participant did not understand the content of the item, they should mark "I did not understand" (option "0"). Data analysis were performed using SPSS. Specifically, the discriminative power (using t test) and the response frequency of each item were calculated, grouping them in "Low Frequency" (answers 0-2) and "High Frequency" (Answer 3 to 5). For Step II, only the items that showed discriminative power and "High Frequency" above 50% were considered. In this phase, the contents of the 83 selected items were reviewed by judges, and 49 items were kept (40 behaviors of car and motorcycle drivers, 4 for car drivers only and 5 for motorcycle drivers only). Finally, the third step counted with 248 Facebook users aged 18 to 86 years (M = 27.0, SD = 9.3), mostly women (53.7%), single (77.0%) and car drivers (76.6%). For data analysis, it was considered only the car drivers version due to the small number of participants having other license categories. Descriptive statistics and t test (discriminative power) were performed. The results indicated that 24 items significantly discriminated the criteria groups. In addition, there were satisfactory values of KMO and Bartlett's sphericity tests. Moreover, it was conducted a Principal Component Analysis with oblimin rotation, and were considered the criteria of Kaiser and Cattell. The results showed a two-factor structure (transgressive and proactive behaviors). In Study II, 226 people participated in the general population of Fortaleza (CE), aged 18 to 86 years (M = 31.07, SD = 11.72), most men (66.1%), single (60.5%) , university graduates (37.8%) and car drivers (60.5%). The perception of control was the most significant predictor of intention. Despite some limitations, it is emphasized that the objectives were achieved, and proposed future studies that contribute to the prediction of the behavior of drivers.
description Esse estudo teve por objetivo predizer a intenÃÃo comportamental de motoristas considerando as variÃveis da Teoria da AÃÃo Planejada. Para tanto, estruturaram-se dois estudos. No Estudo 1, elaborou-se a Escala de Comportamentos no TrÃnsito; e no Estudo 2, testou-se a influÃncia das atitudes, das normas subjetivas e da percepÃÃo de controle na intenÃÃo. No primeiro estudo, procederam-se com trÃs etapas empÃricas. Na primeira, realizou-se levantamento dos comportamentos infratores descritos no CÃdigo de TrÃnsito Brasileiro e distribuÃram-se aleatoriamente as infraÃÃes em cinco tipos de questionÃrios, contando com 44 itens em cada versÃo. Em seguida, procedeu-se a coleta de dados, que contou com 271 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 80 anos (m = 34,7; dp = 13,8), a maioria homens (53,2%), solteiros (48,3%) e condutores de carro (69,7%), que responderam a versÃo preliminar da escala. Perguntou-se aos condutores se conheciam as situaÃÃes descritas e com que frequÃncia aconteciam em Fortaleza, utilizando uma escala de 5 pontos (1 = Nunca a 5 = Sempre); caso o participante nÃo entendesse o item, deveria marcar âNÃo entendoâ (opÃÃo â0â). As anÃlises foram efetuadas no SPSS. Avaliou-se o poder discriminativo dos itens e calculou-se a frequÃncia de respostas, agrupando-as em: âBaixa FrequÃnciaâ (respostas de 0 a 2) e âAlta FrequÃnciaâ (respostas de 3 a 5). Desse modo, consideraram-se para a prÃxima etapa apenas os itens que apresentaram poder discriminativo e âAlta FrequÃnciaâ acima de 50%. Na etapa II, revisou-se o conteÃdo dos itens selecionados anteriormente e realizou-se uma anÃlise de juÃzes. Ao final dessas avaliaÃÃes, foram mantidos 49 itens (40 referentes a comportamentos de motoristas de carro e de motocicleta, 4 especÃficos de carro e 5 especÃficos de motocicleta). Na etapa III, participaram 248 usuÃrios do Facebook, a maioria entre 18 e 25 anos (58,2%), mulheres (53,7%), solteiras (77,0%) e condutoras de carro (76,6%). Para as anÃlises, foram consideradas apenas as respostas dos motoristas de carro, devido ao reduzido nÃmero de participantes das outras categorias de habilitaÃÃo. Calcularam-se as estatÃsticas descritivas e realizou-se Teste t de Student (poder discriminativo dos itens). Os resultados indicaram que 24 itens discriminaram significativamente os grupos critÃrios. Ademais, os valores do KMO e do Teste de Esfericidade de Bartlett foram satisfatÃrios. Realizou-se uma anÃlise de Componentes Principais, com rotaÃÃo oblimim, considerando os critÃrios de Kaiser e Cattell. Constatou-se estrutura de dois fatores (comportamentos infratores e prossociais no trÃnsito). No Estudo 2, participaram 226 pessoas da populaÃÃo geral de Fortaleza (CE), com idades entre 18 e 86 anos (m = 31,07; dp = 11,72), a maioria homens (66,1%), solteiros (60,5%), com ensino superior completo (37,8%) e condutores de carro (60,5%). Os resultados demonstraram que a percepÃÃo de controle foi o preditor mais significativo da intenÃÃo. NÃo obstante algumas limitaÃÃes, ressalta-se que os objetivos foram alcanÃados, sendo propostos estudos futuros que contribuam para a prediÃÃo dos comportamentos dos motoristas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15993
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206724861952