Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20304 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_b6282a54b7ffdc03308e1768a4a6744d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12724 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNarrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 19802018-03-00Francisco Ari de Andrade1657638138761387240382http://lattes.cnpq.br/8522657356977703Erbenia Maria GirÃo Ricarte Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMemÃria HistÃria de vida EducaÃÃo MediaÃÃo CulturalEDUCACAOnÃo hÃEsta pesquisa oferece uma anÃlise sÃcio-histÃrica a respeito da trajetÃria educacional, polÃtica e intelectual da professora Ruth Cavalcante, por meio especialmente de suas memÃrias, centralizada no perÃodo que vai desde a dÃcada de 1960 atà a dÃcada de 1980 do sÃculo passado, espaÃo de tempo que corresponde a sua saÃda do interior central do Cearà para a capital Fortaleza para estudar, atà seu exÃlio na Alemanha e retorno para o Brasil. Objetiva produzir o registro biogrÃfico da trajetÃria de vida e atuaÃÃo da professora Ruth Cavalcante, considerando-se o perÃodo histÃrico no qual viveu a Ãpoca do Regime Militar no Brasil atà seu retorno do exÃlio explicitando de forma contextualizada a histÃria de vida da professora e mediadora cultural a partir das narrativas verbais e visuais advindas dos diÃlogos/entrevistas entre professoras (pesquisada e pesquisadora) nas quais a biografada relembra os principais momentos de sua vida entre formaÃÃo, militÃncia e exÃlio. A dissertaÃÃo baseia-se nos conceitos de histÃria, memÃria, trajetÃria, biografia, educaÃÃo e mediaÃÃo intelectual: o conceito de histÃria, proposto por Le Goff, a noÃÃo de memÃria proposta por Paul Ricoeur, as consideraÃÃes de trajetÃrias de vida pensadas a partir da pesquisadora Rosenthal, na compreensÃo em biografia argumentada por Delory-Momberger, a EducaÃÃo a partir do legado de Paulo Freire com abordagens em Carlos BrandÃo e Maurice Tardiff no que tange a histÃria da educaÃÃo e no conceito de mediador intelectual descoberto nas leituras de Ãngela Gomes e PatrÃcia Hansen, permitiu ver tais aÃÃes para alÃm de uma histÃria, mas como mediaÃÃo cultural e intelectual da biografada a partir da acepÃÃo de que o mediador intelectual aproxima os grupos aos bens culturais. à uma pesquisa de carÃter histÃrico-biogrÃfico, longitudinal e de natureza qualitativa-etnogrÃfica, com o uso de fontes escritas, orais e imagÃticas, atravÃs de pesquisas de campo. Recorreremos ao recurso metodolÃgico oral, atravÃs de entrevistas semiestruturadas gravadas com a professora Ruth, alÃm das visitas no municÃpio de Pedra Branca e demais fontes secundÃrias. Ao entrecruzar o intelectual, a trajetÃria polÃtico-intelectual, seus contatos no campo e na militÃncia, encontramos caminhos para entender e interpretar a postura crÃtica e mediadora da professora Ruth Cavalcante frente à sociedade e a todos os desafios da Ãpoca. A pesquisa pretende contribuir, a partir da anÃlise da trajetÃria de uma professora militante, para uma melhor compreensÃo da dinÃmica do ativismo polÃtico, da educaÃÃo e da mediaÃÃo intelectual da cearense a partir do envolvimento de Ruth com outras esferas e grupos sociais.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20304application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
title |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
spellingShingle |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 Erbenia Maria GirÃo Ricarte MemÃria HistÃria de vida EducaÃÃo MediaÃÃo Cultural EDUCACAO |
title_short |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
title_full |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
title_fullStr |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
title_full_unstemmed |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
title_sort |
Narrativas da professora Ruth Cavalcante: liÃÃes de educaÃÃo, de militÃncia e de exÃlio no perÃodo 1960 a 1980 |
author |
Erbenia Maria GirÃo Ricarte |
author_facet |
Erbenia Maria GirÃo Ricarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16576381387 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
61387240382 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8522657356977703 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Erbenia Maria GirÃo Ricarte |
contributor_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MemÃria HistÃria de vida EducaÃÃo MediaÃÃo Cultural |
topic |
MemÃria HistÃria de vida EducaÃÃo MediaÃÃo Cultural EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa oferece uma anÃlise sÃcio-histÃrica a respeito da trajetÃria educacional, polÃtica e intelectual da professora Ruth Cavalcante, por meio especialmente de suas memÃrias, centralizada no perÃodo que vai desde a dÃcada de 1960 atà a dÃcada de 1980 do sÃculo passado, espaÃo de tempo que corresponde a sua saÃda do interior central do Cearà para a capital Fortaleza para estudar, atà seu exÃlio na Alemanha e retorno para o Brasil. Objetiva produzir o registro biogrÃfico da trajetÃria de vida e atuaÃÃo da professora Ruth Cavalcante, considerando-se o perÃodo histÃrico no qual viveu a Ãpoca do Regime Militar no Brasil atà seu retorno do exÃlio explicitando de forma contextualizada a histÃria de vida da professora e mediadora cultural a partir das narrativas verbais e visuais advindas dos diÃlogos/entrevistas entre professoras (pesquisada e pesquisadora) nas quais a biografada relembra os principais momentos de sua vida entre formaÃÃo, militÃncia e exÃlio. A dissertaÃÃo baseia-se nos conceitos de histÃria, memÃria, trajetÃria, biografia, educaÃÃo e mediaÃÃo intelectual: o conceito de histÃria, proposto por Le Goff, a noÃÃo de memÃria proposta por Paul Ricoeur, as consideraÃÃes de trajetÃrias de vida pensadas a partir da pesquisadora Rosenthal, na compreensÃo em biografia argumentada por Delory-Momberger, a EducaÃÃo a partir do legado de Paulo Freire com abordagens em Carlos BrandÃo e Maurice Tardiff no que tange a histÃria da educaÃÃo e no conceito de mediador intelectual descoberto nas leituras de Ãngela Gomes e PatrÃcia Hansen, permitiu ver tais aÃÃes para alÃm de uma histÃria, mas como mediaÃÃo cultural e intelectual da biografada a partir da acepÃÃo de que o mediador intelectual aproxima os grupos aos bens culturais. à uma pesquisa de carÃter histÃrico-biogrÃfico, longitudinal e de natureza qualitativa-etnogrÃfica, com o uso de fontes escritas, orais e imagÃticas, atravÃs de pesquisas de campo. Recorreremos ao recurso metodolÃgico oral, atravÃs de entrevistas semiestruturadas gravadas com a professora Ruth, alÃm das visitas no municÃpio de Pedra Branca e demais fontes secundÃrias. Ao entrecruzar o intelectual, a trajetÃria polÃtico-intelectual, seus contatos no campo e na militÃncia, encontramos caminhos para entender e interpretar a postura crÃtica e mediadora da professora Ruth Cavalcante frente à sociedade e a todos os desafios da Ãpoca. A pesquisa pretende contribuir, a partir da anÃlise da trajetÃria de uma professora militante, para uma melhor compreensÃo da dinÃmica do ativismo polÃtico, da educaÃÃo e da mediaÃÃo intelectual da cearense a partir do envolvimento de Ruth com outras esferas e grupos sociais. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20304 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295238004932608 |