A Crise da RazÃo em Adorno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19936 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho à demonstrar como se dà A Crise da RazÃo em Adorno. Como ponto de partida verificamos a concepÃÃo de objeto em Adorno em que ele dà primazia ao objeto incluindo o sujeito como parte deste. A crÃtica adorniana, nesse sentido, volta-se contra os conceitos impostos pela sociedade dirigida pelo capital que desÃguam no princÃpio da identidade, ou seja, todo pensamento deve identificar um ente do real de acordo com os interesses do capitalismo. O capital atravÃs do princÃpio da identidade ocultaria as contradiÃÃes sociais existentes entre os indivÃduos particulares para esconder a sua verdadeira face que à a de um sistema de contradiÃÃes. Ocultar as contradiÃÃes faz parte do jogo de dominaÃÃo do sistema capitalista. A dominaÃÃo exercida pelo capital seria, segundo Adorno, uma heranÃa da antiga forma mÃtica de dominaÃÃo. O homem teria dissolvido o antigo mito pelo desenvolvimento da tecnica, mas nÃo dissolveu o sistema de dominaÃÃo do velho mito que à o sistema de dominaÃÃo da natureza a qual o mito representava. A humanidade destruiu o mito antigo, mas racionalizou a sua forma de dominaÃÃo que se manifesta no feroz domÃnio sobre a natureza e o prÃprio homem e que Adorno chama de razÃo instrumental. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA Crise da RazÃo em Adorno The Crisis of Reason in Adorno2006-08-30Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563Dilmar Santos de Miranda03864065704JoÃo Emiliano Fortaleza de Aquino4787286137216529003315JoÃo Capistrano FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em FilosofiaUFCBRCrise RazÃo CrÃtica adorniana DominaÃÃo CapitalCrisis Reason Adornian criticism Domination CapitaFILOSOFIAO objetivo desse trabalho à demonstrar como se dà A Crise da RazÃo em Adorno. Como ponto de partida verificamos a concepÃÃo de objeto em Adorno em que ele dà primazia ao objeto incluindo o sujeito como parte deste. A crÃtica adorniana, nesse sentido, volta-se contra os conceitos impostos pela sociedade dirigida pelo capital que desÃguam no princÃpio da identidade, ou seja, todo pensamento deve identificar um ente do real de acordo com os interesses do capitalismo. O capital atravÃs do princÃpio da identidade ocultaria as contradiÃÃes sociais existentes entre os indivÃduos particulares para esconder a sua verdadeira face que à a de um sistema de contradiÃÃes. Ocultar as contradiÃÃes faz parte do jogo de dominaÃÃo do sistema capitalista. A dominaÃÃo exercida pelo capital seria, segundo Adorno, uma heranÃa da antiga forma mÃtica de dominaÃÃo. O homem teria dissolvido o antigo mito pelo desenvolvimento da tecnica, mas nÃo dissolveu o sistema de dominaÃÃo do velho mito que à o sistema de dominaÃÃo da natureza a qual o mito representava. A humanidade destruiu o mito antigo, mas racionalizou a sua forma de dominaÃÃo que se manifesta no feroz domÃnio sobre a natureza e o prÃprio homem e que Adorno chama de razÃo instrumental.The aim of that work is to demonstrate how The Crisis of Reason in Adorno occurs. First of all, we verify the conception of the object in Adorno when he give the primacy to the object including the subject like a part of that. The adornian criticism , in that sense, goes against the society controlled by the capital that drain in principle of the identity, that is, every thought has to identify a being of the real according to the interests of capitalism. The capital through the principle of the identity would hide the existent social contradictions among the private individuals in order to hide its true face of a system of the contradictions. Hiding the contradictions is an element of the game of the domination of the capitalist system. The domination exerted by the capital would be an heirdom of the ancient mythic form of the domination according to Adorno. Man would have dissolved the system of the domination of the ancient myth that is the system of the natural domination that the myth used to represent. The humanity destroyed the ancient myth but racionalized its form of domination that it is manifested in the ferocious dominion about the nature and the own man that Adorno names the instrumental reason. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19936application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:17Zmail@mail.com - |
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The aim of that work is to demonstrate how The Crisis of Reason in Adorno occurs. First of all, we verify the conception of the object in Adorno when he give the primacy to the object including the subject like a part of that. The adornian criticism , in that sense, goes against the society controlled by the capital that drain in principle of the identity, that is, every thought has to identify a being of the real according to the interests of capitalism. The capital through the principle of the identity would hide the existent social contradictions among the private individuals in order to hide its true face of a system of the contradictions. Hiding the contradictions is an element of the game of the domination of the capitalist system. The domination exerted by the capital would be an heirdom of the ancient mythic form of the domination according to Adorno. Man would have dissolved the system of the domination of the ancient myth that is the system of the natural domination that the myth used to represent. The humanity destroyed the ancient myth but racionalized its form of domination that it is manifested in the ferocious dominion about the nature and the own man that Adorno names the instrumental reason. |
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O objetivo desse trabalho à demonstrar como se dà A Crise da RazÃo em Adorno. Como ponto de partida verificamos a concepÃÃo de objeto em Adorno em que ele dà primazia ao objeto incluindo o sujeito como parte deste. A crÃtica adorniana, nesse sentido, volta-se contra os conceitos impostos pela sociedade dirigida pelo capital que desÃguam no princÃpio da identidade, ou seja, todo pensamento deve identificar um ente do real de acordo com os interesses do capitalismo. O capital atravÃs do princÃpio da identidade ocultaria as contradiÃÃes sociais existentes entre os indivÃduos particulares para esconder a sua verdadeira face que à a de um sistema de contradiÃÃes. Ocultar as contradiÃÃes faz parte do jogo de dominaÃÃo do sistema capitalista. A dominaÃÃo exercida pelo capital seria, segundo Adorno, uma heranÃa da antiga forma mÃtica de dominaÃÃo. O homem teria dissolvido o antigo mito pelo desenvolvimento da tecnica, mas nÃo dissolveu o sistema de dominaÃÃo do velho mito que à o sistema de dominaÃÃo da natureza a qual o mito representava. A humanidade destruiu o mito antigo, mas racionalizou a sua forma de dominaÃÃo que se manifesta no feroz domÃnio sobre a natureza e o prÃprio homem e que Adorno chama de razÃo instrumental. |
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