CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carmita Bezerra de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_b9abf05b5b77b1fbe4a27d23df3bf083
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4023
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.CULTURAL CURRICULUM, HABITUS TEACHERS AND PRACTICES: AN ETHNOGRAPHY NETWORK SCHOOL OF FORTALEZA-CE2011-01-27Luiz Botelho Albuquerque00200220187Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108SÃdia GonÃalves de Castro34970991391http://lattes.cnpq.br/2965259542417865 90756789591http://lattes.cnpq.br/1261421394780501Ana Carmita Bezerra de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR DissonÃncia TrajetÃrias PrÃticas pedagÃgicas HabitusCurrÃculo culturalCultural curriculum Habitus Pedagogical practices Trajectories DissonanceEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO trabalho objetiva interpretar a influÃncia do âcurrÃculo culturalâ (conteÃdos da mÃdia) e do habitus dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas; descrever aquelas prÃticas e habitus; e significar as influÃncias encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a histÃria de vida temÃtica, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informaÃÃes foram coletadas atravÃs de questionÃrios, observaÃÃes em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currÃculo cultural, campos, capitais, poder simbÃlico, dissonÃncia, trajetÃrias e polifonia sÃo categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida à de que o currÃculo cultural influencia as prÃticas docentes, refratado pelo habitus constituÃdo nos campos: escolar, religioso, familiar e acadÃmico. O currÃculo cultural que os professores selecionam para suas prÃticas pedagÃgicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilizaÃÃo articulam-se com suas preferÃncias culturais e com aspectos da formaÃÃo familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteÃdos mais frequentes sÃo mÃsicas de artistas consagrados pela mÃdia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romÃntico, movimentos coreogrÃficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histÃrias bÃblicas e Natal estÃo entre as temÃticas daqueles conteÃdos. Entre as intencionalidades pedagÃgicas estÃo: letramento, catequese, fruiÃÃo, danÃa, consideraÃÃes Ãtico-morais, literatura brasileira, ensaios e encenaÃÃes e entretenimento, sendo que esta Ãltima se sobressai. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv CULTURAL CURRICULUM, HABITUS TEACHERS AND PRACTICES: AN ETHNOGRAPHY NETWORK SCHOOL OF FORTALEZA-CE
title CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
spellingShingle CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
Ana Carmita Bezerra de Souza
DissonÃncia
TrajetÃrias
PrÃticas pedagÃgicas
Habitus
CurrÃculo cultural
Cultural curriculum
Habitus
Pedagogical practices
Trajectories
Dissonance
EDUCACAO
title_short CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
title_full CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
title_fullStr CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
title_full_unstemmed CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
title_sort CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
author Ana Carmita Bezerra de Souza
author_facet Ana Carmita Bezerra de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Emanuel LuÃs Roques Soares
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16952685553
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3011122221613108
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SÃdia GonÃalves de Castro
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 34970991391
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2965259542417865
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 90756789591
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1261421394780501
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carmita Bezerra de Souza
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Ana Maria Iorio Dias
Jacques Therrien
Emanuel LuÃs Roques Soares
SÃdia GonÃalves de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv DissonÃncia
TrajetÃrias
PrÃticas pedagÃgicas
Habitus
CurrÃculo cultural
topic DissonÃncia
TrajetÃrias
PrÃticas pedagÃgicas
Habitus
CurrÃculo cultural
Cultural curriculum
Habitus
Pedagogical practices
Trajectories
Dissonance
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural curriculum
Habitus
Pedagogical practices
Trajectories
Dissonance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho objetiva interpretar a influÃncia do âcurrÃculo culturalâ (conteÃdos da mÃdia) e do habitus dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas; descrever aquelas prÃticas e habitus; e significar as influÃncias encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a histÃria de vida temÃtica, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informaÃÃes foram coletadas atravÃs de questionÃrios, observaÃÃes em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currÃculo cultural, campos, capitais, poder simbÃlico, dissonÃncia, trajetÃrias e polifonia sÃo categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida à de que o currÃculo cultural influencia as prÃticas docentes, refratado pelo habitus constituÃdo nos campos: escolar, religioso, familiar e acadÃmico. O currÃculo cultural que os professores selecionam para suas prÃticas pedagÃgicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilizaÃÃo articulam-se com suas preferÃncias culturais e com aspectos da formaÃÃo familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteÃdos mais frequentes sÃo mÃsicas de artistas consagrados pela mÃdia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romÃntico, movimentos coreogrÃficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histÃrias bÃblicas e Natal estÃo entre as temÃticas daqueles conteÃdos. Entre as intencionalidades pedagÃgicas estÃo: letramento, catequese, fruiÃÃo, danÃa, consideraÃÃes Ãtico-morais, literatura brasileira, ensaios e encenaÃÃes e entretenimento, sendo que esta Ãltima se sobressai.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295155199934464