CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_b9abf05b5b77b1fbe4a27d23df3bf083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4023 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce.CULTURAL CURRICULUM, HABITUS TEACHERS AND PRACTICES: AN ETHNOGRAPHY NETWORK SCHOOL OF FORTALEZA-CE2011-01-27Luiz Botelho Albuquerque00200220187Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108SÃdia GonÃalves de Castro34970991391http://lattes.cnpq.br/2965259542417865 90756789591http://lattes.cnpq.br/1261421394780501Ana Carmita Bezerra de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR DissonÃncia TrajetÃrias PrÃticas pedagÃgicas HabitusCurrÃculo culturalCultural curriculum Habitus Pedagogical practices Trajectories DissonanceEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO trabalho objetiva interpretar a influÃncia do âcurrÃculo culturalâ (conteÃdos da mÃdia) e do habitus dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas; descrever aquelas prÃticas e habitus; e significar as influÃncias encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a histÃria de vida temÃtica, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informaÃÃes foram coletadas atravÃs de questionÃrios, observaÃÃes em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currÃculo cultural, campos, capitais, poder simbÃlico, dissonÃncia, trajetÃrias e polifonia sÃo categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida à de que o currÃculo cultural influencia as prÃticas docentes, refratado pelo habitus constituÃdo nos campos: escolar, religioso, familiar e acadÃmico. O currÃculo cultural que os professores selecionam para suas prÃticas pedagÃgicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilizaÃÃo articulam-se com suas preferÃncias culturais e com aspectos da formaÃÃo familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteÃdos mais frequentes sÃo mÃsicas de artistas consagrados pela mÃdia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romÃntico, movimentos coreogrÃficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histÃrias bÃblicas e Natal estÃo entre as temÃticas daqueles conteÃdos. Entre as intencionalidades pedagÃgicas estÃo: letramento, catequese, fruiÃÃo, danÃa, consideraÃÃes Ãtico-morais, literatura brasileira, ensaios e encenaÃÃes e entretenimento, sendo que esta Ãltima se sobressai. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
CULTURAL CURRICULUM, HABITUS TEACHERS AND PRACTICES: AN ETHNOGRAPHY NETWORK SCHOOL OF FORTALEZA-CE |
title |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
spellingShingle |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. Ana Carmita Bezerra de Souza DissonÃncia TrajetÃrias PrÃticas pedagÃgicas Habitus CurrÃculo cultural Cultural curriculum Habitus Pedagogical practices Trajectories Dissonance EDUCACAO |
title_short |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
title_full |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
title_fullStr |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
title_full_unstemmed |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
title_sort |
CurrÃculo cultural, habitus e prÃticas docentes:uma etnografia na rede escolar de Fortaleza-Ce. |
author |
Ana Carmita Bezerra de Souza |
author_facet |
Ana Carmita Bezerra de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jacques Therrien |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
08470405004 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325025086811885 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Emanuel LuÃs Roques Soares |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
16952685553 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3011122221613108 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
SÃdia GonÃalves de Castro |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
34970991391 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2965259542417865 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
90756789591 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1261421394780501 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Carmita Bezerra de Souza |
contributor_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque Ana Maria Iorio Dias Jacques Therrien Emanuel LuÃs Roques Soares SÃdia GonÃalves de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DissonÃncia TrajetÃrias PrÃticas pedagÃgicas Habitus CurrÃculo cultural |
topic |
DissonÃncia TrajetÃrias PrÃticas pedagÃgicas Habitus CurrÃculo cultural Cultural curriculum Habitus Pedagogical practices Trajectories Dissonance EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural curriculum Habitus Pedagogical practices Trajectories Dissonance |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O trabalho objetiva interpretar a influÃncia do âcurrÃculo culturalâ (conteÃdos da mÃdia) e do habitus dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas; descrever aquelas prÃticas e habitus; e significar as influÃncias encontradas. Como metodologia, utiliza a etnografia escolar e a histÃria de vida temÃtica, pautada pela praxiologia de Pierre Bourdieu. As informaÃÃes foram coletadas atravÃs de questionÃrios, observaÃÃes em escolas e entrevistas com seis docentes. Habitus, currÃculo cultural, campos, capitais, poder simbÃlico, dissonÃncia, trajetÃrias e polifonia sÃo categorias que, visualizadas na empiria, iluminaram esta pesquisa. A tese aqui defendida à de que o currÃculo cultural influencia as prÃticas docentes, refratado pelo habitus constituÃdo nos campos: escolar, religioso, familiar e acadÃmico. O currÃculo cultural que os professores selecionam para suas prÃticas pedagÃgicas e as intencionalidades que acompanham a sua utilizaÃÃo articulam-se com suas preferÃncias culturais e com aspectos da formaÃÃo familiar, escolar, extraescolar, profissional e religiosa. Os conteÃdos mais frequentes sÃo mÃsicas de artistas consagrados pela mÃdia comercial e filmes da Walt Disney. Amor romÃntico, movimentos coreogrÃficos sensuais, paz, comportamento infantil, literatura brasileira, histÃrias bÃblicas e Natal estÃo entre as temÃticas daqueles conteÃdos. Entre as intencionalidades pedagÃgicas estÃo: letramento, catequese, fruiÃÃo, danÃa, consideraÃÃes Ãtico-morais, literatura brasileira, ensaios e encenaÃÃes e entretenimento, sendo que esta Ãltima se sobressai. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295155199934464 |