Preliminares para a definiÃÃo da coerÃncia/coesÃo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6958 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo propor uma noÃÃo preliminar de coerÃncia/coesÃo, considerando-a como um fenÃmeno que se constitui de uma conjunÃÃo de fatores abstraÃdos nÃo apenas da superfÃcie textual, e que, portanto, nÃo deve ser tomada como uma caracterÃstica inerente ao conteÃdo semÃntico do texto, e, sim, como o resultado de uma construÃÃo feita pelos interlocutores, numa situaÃÃo interativa dada pela atuaÃÃo de uma sÃrie de fatores de ordem cognitiva, situacional e interacional. Neste trabalho, os conceitos de coerÃncia e de coesÃo textual sÃo tidos como sendo um sà fenÃmeno, as duas faces de uma mesma moeda, coerÃncia/coesÃo, capaz de propiciar o sentido de um texto para quem o reconstrÃi. Para a reconsideraÃÃo teÃrica, (re)analisamos como podem contribuir para a constituiÃÃo da coerÃncia/coesÃo os fatores de textualidade propostos por Beaugrande e Dressler (1981) e os fatores de coerÃncia propostos por Koch e Travaglia (2008); os processos referenciais a partir da classificaÃÃo de CustÃdio Filho (2006) e de Cavalcante (2011); os estudos acerca da sequÃncia argumentativa composicional, descrita por Adam (1992); as âmeta-regrasâ de continuidade, progressÃo, nÃo contradiÃÃo e relaÃÃo, propostas por Charolles (1978); assim como as discussÃes acerca da aplicaÃÃo da noÃÃo de tÃpico discursivo em redaÃÃes escolares, desenvolvida por Alencar (2009). Os resultados apontam que todos esses fatores, em conjunto, devem ser considerados na avaliaÃÃo da coerÃncia/coesÃo de um texto. Isso fez com que analisÃssemos 20 redaÃÃes de natureza dissertativo-argumentativa dos alunos prÃ-universitÃrios. Dentre outros resultados, observamos como as expressÃes referenciais poderiam proporcionar alguns fatores geradores da coerÃncia/coesÃo propostos, tais como a continuidade textual, a progressÃo textual, a nÃo contradiÃÃo, entre os elementos internos e externos ao texto, alÃm da continuidade ou descontinuidade do tÃpico discursivo a ser seguido ao longo da estrutura textual. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPreliminares para a definiÃÃo da coerÃncia/coesÃo.Preliminary notion of on the concept of cohesion/coherence2011-11-25MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMaria Helenice AraÃjo Costa23143860359 http://lattes.cnpq.br/5246373482517751 00930936329 http://lattes.cnpq.br/3792130670793829 Josà Olavo da Silva Garantizado JÃniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRcoerÃncia/coesÃo processos referencias tÃpico discursivocoherence/cohesion referential processes discursive topicLINGUISTICAA presente pesquisa tem como objetivo propor uma noÃÃo preliminar de coerÃncia/coesÃo, considerando-a como um fenÃmeno que se constitui de uma conjunÃÃo de fatores abstraÃdos nÃo apenas da superfÃcie textual, e que, portanto, nÃo deve ser tomada como uma caracterÃstica inerente ao conteÃdo semÃntico do texto, e, sim, como o resultado de uma construÃÃo feita pelos interlocutores, numa situaÃÃo interativa dada pela atuaÃÃo de uma sÃrie de fatores de ordem cognitiva, situacional e interacional. Neste trabalho, os conceitos de coerÃncia e de coesÃo textual sÃo tidos como sendo um sà fenÃmeno, as duas faces de uma mesma moeda, coerÃncia/coesÃo, capaz de propiciar o sentido de um texto para quem o reconstrÃi. Para a reconsideraÃÃo teÃrica, (re)analisamos como podem contribuir para a constituiÃÃo da coerÃncia/coesÃo os fatores de textualidade propostos por Beaugrande e Dressler (1981) e os fatores de coerÃncia propostos por Koch e Travaglia (2008); os processos referenciais a partir da classificaÃÃo de CustÃdio Filho (2006) e de Cavalcante (2011); os estudos acerca da sequÃncia argumentativa composicional, descrita por Adam (1992); as âmeta-regrasâ de continuidade, progressÃo, nÃo contradiÃÃo e relaÃÃo, propostas por Charolles (1978); assim como as discussÃes acerca da aplicaÃÃo da noÃÃo de tÃpico discursivo em redaÃÃes escolares, desenvolvida por Alencar (2009). Os resultados apontam que todos esses fatores, em conjunto, devem ser considerados na avaliaÃÃo da coerÃncia/coesÃo de um texto. Isso fez com que analisÃssemos 20 redaÃÃes de natureza dissertativo-argumentativa dos alunos prÃ-universitÃrios. Dentre outros resultados, observamos como as expressÃes referenciais poderiam proporcionar alguns fatores geradores da coerÃncia/coesÃo propostos, tais como a continuidade textual, a progressÃo textual, a nÃo contradiÃÃo, entre os elementos internos e externos ao texto, alÃm da continuidade ou descontinuidade do tÃpico discursivo a ser seguido ao longo da estrutura textual. The present research aims to propose a preliminary notion of on the concept of cohesion/coherence, considering it a phenomenon constituted of a conjunction of different facts abstracted not only from the textual surface, and therefore cannot be taken as an inherent characteristic of the text semantic content, but as the result of a construction made by the interlocutors, in a situation of interaction created for the actuation of vary factors of cognitive, situational and interactional types. In this research, the concepts of cohesion and coherence are taken as a singular phenomenon, both faces of a coin, coherence/cohesion, capable of propitiate the meaning of a text to the one who rebuilds it. To the theoretical reconsideration of our work, we (re)analyzed how several issues can contribute to the conceptualization of coherence/cohesion, they are: the factors of textuality proposed by Beaugrande and Dressler (1981); the factors of coherence by Koch and Travaglia (2008); the referential processes in the classification of CustÃdio Filho (2006) and Cavalcante (2011); the studies about compositional argumentative sequence described by Adam (1992); the âmeta-rulesâ of continuity, progression, non-contradiction and relation proposed by Charolles (1978); besides the discussions on the application of the notion of discursive topic in written productions by Alencar (2009). The results from these studies suggest that all these factors, together, must be taken into consideration at the moment that the coherence/cohesion of a written text is being evaluated. This made that we analyzed 20 (twenty) written productions of a dissertative-argumentative type, from students in the third year of high-school, university applicants. Among other results, we have observed how the referential expressions could provide some generative factors of coherence/cohesion proposed, such as the textual continuity, the textual progression, the non-contradiction, between the internal and external elements of the text, besides the continuity or discontinuity of the discursive topic to be followed along the textual structure. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6958application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:01Zmail@mail.com - |
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