Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenildo Monteiro Gomes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809
Resumo: Alguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas.
id UFC_c26cbd6e40fefa8d3a2dfa51ec35359d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:504
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin TarantinoA dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantino2006-10-16CÃsar Barreira03413454315http://lattes.cnpq.br/2382723098584720Silas Josà de Paula05943973320http://lattes.cnpq.br/0602251069407718Maria GlaucÃria Mota Brasil122456http://lattes.cnpq.br/628234395833820228467922249http://lattes.cnpq.br/9097377599756977Lenildo Monteiro GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRSociologia da arte EstÃtica ViolÃncia Cinema Sociologia da comunicaÃÃoSociology of Art Aesthetics Violence Cinema Sociology of CommunicationSOCIOLOGIAAlguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas. Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantino
title Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
spellingShingle Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
Lenildo Monteiro Gomes
Sociologia da arte
EstÃtica
ViolÃncia
Cinema
Sociologia da comunicaÃÃo
Sociology of Art
Aesthetics
Violence
Cinema
Sociology of Communication
SOCIOLOGIA
title_short Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
title_full Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
title_fullStr Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
title_full_unstemmed Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
title_sort Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
author Lenildo Monteiro Gomes
author_facet Lenildo Monteiro Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CÃsar Barreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03413454315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2382723098584720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silas Josà de Paula
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05943973320
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0602251069407718
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria GlaucÃria Mota Brasil
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 122456
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6282343958338202
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 28467922249
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9097377599756977
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenildo Monteiro Gomes
contributor_str_mv CÃsar Barreira
Silas Josà de Paula
Maria GlaucÃria Mota Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da arte
EstÃtica
ViolÃncia
Cinema
Sociologia da comunicaÃÃo
topic Sociologia da arte
EstÃtica
ViolÃncia
Cinema
Sociologia da comunicaÃÃo
Sociology of Art
Aesthetics
Violence
Cinema
Sociology of Communication
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology of Art
Aesthetics
Violence
Cinema
Sociology of Communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Alguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .
description Alguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295181333594112