Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809 |
Resumo: | Alguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas. |
id |
UFC_c26cbd6e40fefa8d3a2dfa51ec35359d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:504 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin TarantinoA dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantino2006-10-16CÃsar Barreira03413454315http://lattes.cnpq.br/2382723098584720Silas Josà de Paula05943973320http://lattes.cnpq.br/0602251069407718Maria GlaucÃria Mota Brasil122456http://lattes.cnpq.br/628234395833820228467922249http://lattes.cnpq.br/9097377599756977Lenildo Monteiro GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRSociologia da arte EstÃtica ViolÃncia Cinema Sociologia da comunicaÃÃoSociology of Art Aesthetics Violence Cinema Sociology of CommunicationSOCIOLOGIAAlguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas. Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantino |
title |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
spellingShingle |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino Lenildo Monteiro Gomes Sociologia da arte EstÃtica ViolÃncia Cinema Sociologia da comunicaÃÃo Sociology of Art Aesthetics Violence Cinema Sociology of Communication SOCIOLOGIA |
title_short |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
title_full |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
title_fullStr |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
title_full_unstemmed |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
title_sort |
Um prato que se come frio: a dimensÃo da violÃncia nos filmes de Quentin Tarantino |
author |
Lenildo Monteiro Gomes |
author_facet |
Lenildo Monteiro Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CÃsar Barreira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
03413454315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2382723098584720 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silas Josà de Paula |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05943973320 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0602251069407718 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria GlaucÃria Mota Brasil |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
122456 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6282343958338202 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
28467922249 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9097377599756977 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lenildo Monteiro Gomes |
contributor_str_mv |
CÃsar Barreira Silas Josà de Paula Maria GlaucÃria Mota Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da arte EstÃtica ViolÃncia Cinema Sociologia da comunicaÃÃo |
topic |
Sociologia da arte EstÃtica ViolÃncia Cinema Sociologia da comunicaÃÃo Sociology of Art Aesthetics Violence Cinema Sociology of Communication SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology of Art Aesthetics Violence Cinema Sociology of Communication |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Alguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations . |
description |
Alguns aspectos da sociedade contemporÃnea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produÃÃo artÃstica. Dessa forma a arte surge nesse contexto histÃrico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicaÃÃo e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularizaÃÃo, reconfigurando-a notadamente na produÃÃo voltada para a televisÃo e para o cinema. A arte à expressÃo da vida e objeto de anÃlise das relaÃÃes sociais e, seus pressupostos, remetem a problemÃtica da estÃtica. Nesse sentido a imagem à expressÃo para a compreensÃo dos fenÃmenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da histÃria, sua linguagem, tÃcnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemÃtica da violÃncia. Como arte industrial, referÃncia do sÃculo XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura prÃprias, tendo no tratamento estÃtico e tÃcnico uma forma de composiÃÃo de sua narrativa. Os filmes analisados tÃm como caracterÃstica comum a sublimaÃÃo do ornamento e da alegoria mediante a explicitaÃÃo da violÃncia existente em algumas situaÃÃes dramÃticas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295181333594112 |