AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denize de Melo Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17458
Resumo: O presente trabalho visou avaliar a gestÃo empreendida em escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, CearÃ, com base no Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. Os constructos teÃricos que embasam a avaliaÃÃo institucional foram fonte para a extraÃÃo de subsÃdios que fomentassem um estudo acerca da prÃtica da gestÃo escolar, bem como de estratÃgias de aprimoramento adotadas pelas escolas nessa construÃÃo. A pesquisa, de natureza aplicada assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho exploratÃrio quanto ao objetivo geral, desenvolvida segundo a proposta de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), constituiu-se de um espaÃo metodolÃgico quadripolar: epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico. No polo epistemolÃgico, observou-se a discussÃo necessÃria embasada nos pressupostos filosÃficos que permeiam o objeto em anÃlise. Para articular a discussÃo atinente Ãs bases sedimentares da gestÃo escolar, utilizou-se a Ãptica da sociologia compreensiva evidenciada por Max Weber. No polo teÃrico, evidenciou-se a construÃÃo dos conceitos inerentes Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e à prÃpria organizaÃÃo do espaÃo escolar como agente na promoÃÃo das aprendizagens dos envolvidos nesse processo. No polo morfolÃgico, adotou-se uma sÃntese dos modelos de avaliaÃÃo educacional com o intuito de compreender os constructos que embasam a gestÃo educacional. No referido polo, estruturaram-se a discussÃo sobre o Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo e as possibilidades de sedimentaÃÃo para uma gestÃo sistematizada com base na excelÃncia. Objetivando auxiliar essa construÃÃo, tais proposiÃÃes de estudo foram complementadas pelas contribuiÃÃes do modelo de avaliaÃÃo estrutural-sistÃmica proposto por Lima (2008), a fim de realizar o mapeamento das estruturas presentes no processo de investigaÃÃo da gestÃo adotada nas escolas da rede municipal de Fortaleza com base nos critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. No polo tÃcnico, por fim, contemplaram-se as disposiÃÃes vinculadas ao rigor e Ãs tÃcnicas adotadas para a investigaÃÃo do objeto em anÃlise. O lÃcus da pesquisa constituiu-se de um universo formado por seis escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, sendo a triagem realizada com base no Ãndice de Desempenho Escolar Alfa (0-10) correspondente ao perÃodo de 2012 a 2014. A anÃlise foi de natureza comparativa, a partir da sociologia compreensiva de Weber, correspondente Ãs especificidades do trabalho desenvolvido pelo gestor e Ãs prÃticas desenvolvidas na escola. A coleta dos dados foi realizada por meio da pesquisa de campo, composta por duas etapas. A primeira etapa abrangeu a aplicaÃÃo de questionÃrio fechado com 24 indicadores atrelados Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e sua correlaÃÃo com os critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo estabelecidos para a anÃlise: estratÃgia e planos, processos e pessoas destinadas ao nÃcleo gestor. A segunda etapa compreendeu a observaÃÃo e contextualizaÃÃo das variÃveis analisadas por meio da aplicaÃÃo de roteiro com oito assertivas abertas destinadas aos 12 docentes e aos 12 discentes das instituiÃÃes pesquisadas. A anÃlise de dados, quanto ao seu aspecto quantitativo, foi realizada com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences, em sua versÃo 21.0 para Windows. A anÃlise qualitativa, por seu turno, foi amparada no software Atlas.ti 7 (Computer Assisted Qualitive Data Analysis Software) para compreensÃo dos discursos provenientes da fala de professores e alunos, buscando agregar aspectos indispensÃveis relativos à compreensÃo acerca do trabalho desenvolvido nas escolas. Pretendeu-se a articulaÃÃo entre os conhecimentos adquiridos por intermÃdio da base teÃrica referente à avaliaÃÃo, aliados à sua utilizaÃÃo para a melhoria na gestÃo das escolas provenientes da rede pÃblica municipal de Fortaleza.
id UFC_c43251f00f827757ab2ee52f3b1291f3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11042
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.MANAGEMENT ASSESSMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF FORTALEZA-CE2016-06-17Marcos Antonio Martins Lima22881212387Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546203540911316http://lattes.cnpq.br/5896950534532512Denize de Melo SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo educacional Modelos de gestÃo GestÃo educacional.Educational evaluation Management models Educational management.AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISO presente trabalho visou avaliar a gestÃo empreendida em escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, CearÃ, com base no Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. Os constructos teÃricos que embasam a avaliaÃÃo institucional foram fonte para a extraÃÃo de subsÃdios que fomentassem um estudo acerca da prÃtica da gestÃo escolar, bem como de estratÃgias de aprimoramento adotadas pelas escolas nessa construÃÃo. A pesquisa, de natureza aplicada assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho exploratÃrio quanto ao objetivo geral, desenvolvida segundo a proposta de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), constituiu-se de um espaÃo metodolÃgico quadripolar: epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico. No polo epistemolÃgico, observou-se a discussÃo necessÃria embasada nos pressupostos filosÃficos que permeiam o objeto em anÃlise. Para articular a discussÃo atinente Ãs bases sedimentares da gestÃo escolar, utilizou-se a Ãptica da sociologia compreensiva evidenciada por Max Weber. No polo teÃrico, evidenciou-se a construÃÃo dos conceitos inerentes Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e à prÃpria organizaÃÃo do espaÃo escolar como agente na promoÃÃo das aprendizagens dos envolvidos nesse processo. No polo morfolÃgico, adotou-se uma sÃntese dos modelos de avaliaÃÃo educacional com o intuito de compreender os constructos que embasam a gestÃo educacional. No referido polo, estruturaram-se a discussÃo sobre o Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo e as possibilidades de sedimentaÃÃo para uma gestÃo sistematizada com base na excelÃncia. Objetivando auxiliar essa construÃÃo, tais proposiÃÃes de estudo foram complementadas pelas contribuiÃÃes do modelo de avaliaÃÃo estrutural-sistÃmica proposto por Lima (2008), a fim de realizar o mapeamento das estruturas presentes no processo de investigaÃÃo da gestÃo adotada nas escolas da rede municipal de Fortaleza com base nos critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. No polo tÃcnico, por fim, contemplaram-se as disposiÃÃes vinculadas ao rigor e Ãs tÃcnicas adotadas para a investigaÃÃo do objeto em anÃlise. O lÃcus da pesquisa constituiu-se de um universo formado por seis escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, sendo a triagem realizada com base no Ãndice de Desempenho Escolar Alfa (0-10) correspondente ao perÃodo de 2012 a 2014. A anÃlise foi de natureza comparativa, a partir da sociologia compreensiva de Weber, correspondente Ãs especificidades do trabalho desenvolvido pelo gestor e Ãs prÃticas desenvolvidas na escola. A coleta dos dados foi realizada por meio da pesquisa de campo, composta por duas etapas. A primeira etapa abrangeu a aplicaÃÃo de questionÃrio fechado com 24 indicadores atrelados Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e sua correlaÃÃo com os critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo estabelecidos para a anÃlise: estratÃgia e planos, processos e pessoas destinadas ao nÃcleo gestor. A segunda etapa compreendeu a observaÃÃo e contextualizaÃÃo das variÃveis analisadas por meio da aplicaÃÃo de roteiro com oito assertivas abertas destinadas aos 12 docentes e aos 12 discentes das instituiÃÃes pesquisadas. A anÃlise de dados, quanto ao seu aspecto quantitativo, foi realizada com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences, em sua versÃo 21.0 para Windows. A anÃlise qualitativa, por seu turno, foi amparada no software Atlas.ti 7 (Computer Assisted Qualitive Data Analysis Software) para compreensÃo dos discursos provenientes da fala de professores e alunos, buscando agregar aspectos indispensÃveis relativos à compreensÃo acerca do trabalho desenvolvido nas escolas. Pretendeu-se a articulaÃÃo entre os conhecimentos adquiridos por intermÃdio da base teÃrica referente à avaliaÃÃo, aliados à sua utilizaÃÃo para a melhoria na gestÃo das escolas provenientes da rede pÃblica municipal de Fortaleza.This study aims to evaluate the management engaged in the municipal public schools of Fortaleza based on Public Management Model and Bureaucratization. The theoretical constructs that support institutional assessment will be source for the extraction of subsidies that promote a study on the practice of school management as well as improvement strategies adopted by schools in this type of system. The research is constituted of applied nature seated in qualitative and quantitative approaches, exploratory nature as the general objective and developed according to the proposal of Bruyne, Herman and Schoutheete (1977) one quadripolar methodological space. In center epistemological observed the necessary discussion grounded in philosophical assumptions that underlie the subject under review. We used to articulate the discussion of sedimentary basis of school management, the perspective of comprehensive sociology evidenced by Max Weber. However, the theoretical pole shows the construction of the concepts inherent to the functions of educational management and the organization of school space as an agent in promoting the learning of those involved in this process. It was adopted in morphological center an overview of educational evaluation models in order to understand the constructs that support the educational management. Was structured in that center the discussion about the Model of Public Management and Bureaucratization and sedimentation possibilities for a systematic management based on excellence. In order to aid this construction it was added to such study of propositions through the contributions of the structural-systemic model proposed by Lima (2008) to perform the mapping of structures present in management research process adopted in the municipal schools of Fortaleza, CearÃ, based on Public Management Model and Bureaucratization criteria. On the technical center include the provisions related to the accuracy and the techniques used to investigate the object in question. The research locus constitutes a universe composed of six municipal public schools of Fortaleza-CE and the screening was based on the School Development Index Alpha (0-10) corresponding to the period 2012 to 2014. The comparative analysis from the corresponding Weberâs comprehensive sociology the specifics of the work of the manager and the practices developed in school. Data collection was performed by field research consisting of two steps. The first step corresponds to the questionnaire closed with 24 indicators linked to the functions of educational management and its correlation with the criteria of Public Management Model and Bureaucratization for the analysis: strategy and plans, processes and people destined to the core manager. The second stage includes the observation and contextualization of the variables analyzed through semi-structured application form with eight open assertions designed to 12 teachers and 12 students of the institutions surveyed. Analysis of data into quantitative aspect was carried out with the support of Statistical Package for Social Sciences, version 21.0 for Windows. However, the qualitative analysis was supported in Atlas.ti 7 software for understanding speech from the teachersâ and studentsâ speech seeking to add essential aspects of the understanding of the work in schools. It is intended to articulate the knowledge acquired through theoretical base on the evaluation, together with its use to improve the management from the municipal public schools of Fortaleza.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17458application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:50Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MANAGEMENT ASSESSMENT IN MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS OF FORTALEZA-CE
title AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
spellingShingle AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
Denize de Melo Silva
AvaliaÃÃo educacional
Modelos de gestÃo
GestÃo educacional.
Educational evaluation
Management models
Educational management.
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
title_full AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
title_fullStr AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
title_full_unstemmed AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
title_sort AVALIAÃÃO DA GESTÃO EM ESCOLAS DA REDE PÃBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE.
author Denize de Melo Silva
author_facet Denize de Melo Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriana Eufrasio Braga
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25824848300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone Trindade da Cunha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35368683049
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936309945835462
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03540911316
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5896950534532512
dc.contributor.author.fl_str_mv Denize de Melo Silva
contributor_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
Adriana Eufrasio Braga
Simone Trindade da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo educacional
Modelos de gestÃo
GestÃo educacional.
topic AvaliaÃÃo educacional
Modelos de gestÃo
GestÃo educacional.
Educational evaluation
Management models
Educational management.
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational evaluation
Management models
Educational management.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho visou avaliar a gestÃo empreendida em escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, CearÃ, com base no Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. Os constructos teÃricos que embasam a avaliaÃÃo institucional foram fonte para a extraÃÃo de subsÃdios que fomentassem um estudo acerca da prÃtica da gestÃo escolar, bem como de estratÃgias de aprimoramento adotadas pelas escolas nessa construÃÃo. A pesquisa, de natureza aplicada assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho exploratÃrio quanto ao objetivo geral, desenvolvida segundo a proposta de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), constituiu-se de um espaÃo metodolÃgico quadripolar: epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico. No polo epistemolÃgico, observou-se a discussÃo necessÃria embasada nos pressupostos filosÃficos que permeiam o objeto em anÃlise. Para articular a discussÃo atinente Ãs bases sedimentares da gestÃo escolar, utilizou-se a Ãptica da sociologia compreensiva evidenciada por Max Weber. No polo teÃrico, evidenciou-se a construÃÃo dos conceitos inerentes Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e à prÃpria organizaÃÃo do espaÃo escolar como agente na promoÃÃo das aprendizagens dos envolvidos nesse processo. No polo morfolÃgico, adotou-se uma sÃntese dos modelos de avaliaÃÃo educacional com o intuito de compreender os constructos que embasam a gestÃo educacional. No referido polo, estruturaram-se a discussÃo sobre o Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo e as possibilidades de sedimentaÃÃo para uma gestÃo sistematizada com base na excelÃncia. Objetivando auxiliar essa construÃÃo, tais proposiÃÃes de estudo foram complementadas pelas contribuiÃÃes do modelo de avaliaÃÃo estrutural-sistÃmica proposto por Lima (2008), a fim de realizar o mapeamento das estruturas presentes no processo de investigaÃÃo da gestÃo adotada nas escolas da rede municipal de Fortaleza com base nos critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. No polo tÃcnico, por fim, contemplaram-se as disposiÃÃes vinculadas ao rigor e Ãs tÃcnicas adotadas para a investigaÃÃo do objeto em anÃlise. O lÃcus da pesquisa constituiu-se de um universo formado por seis escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, sendo a triagem realizada com base no Ãndice de Desempenho Escolar Alfa (0-10) correspondente ao perÃodo de 2012 a 2014. A anÃlise foi de natureza comparativa, a partir da sociologia compreensiva de Weber, correspondente Ãs especificidades do trabalho desenvolvido pelo gestor e Ãs prÃticas desenvolvidas na escola. A coleta dos dados foi realizada por meio da pesquisa de campo, composta por duas etapas. A primeira etapa abrangeu a aplicaÃÃo de questionÃrio fechado com 24 indicadores atrelados Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e sua correlaÃÃo com os critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo estabelecidos para a anÃlise: estratÃgia e planos, processos e pessoas destinadas ao nÃcleo gestor. A segunda etapa compreendeu a observaÃÃo e contextualizaÃÃo das variÃveis analisadas por meio da aplicaÃÃo de roteiro com oito assertivas abertas destinadas aos 12 docentes e aos 12 discentes das instituiÃÃes pesquisadas. A anÃlise de dados, quanto ao seu aspecto quantitativo, foi realizada com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences, em sua versÃo 21.0 para Windows. A anÃlise qualitativa, por seu turno, foi amparada no software Atlas.ti 7 (Computer Assisted Qualitive Data Analysis Software) para compreensÃo dos discursos provenientes da fala de professores e alunos, buscando agregar aspectos indispensÃveis relativos à compreensÃo acerca do trabalho desenvolvido nas escolas. Pretendeu-se a articulaÃÃo entre os conhecimentos adquiridos por intermÃdio da base teÃrica referente à avaliaÃÃo, aliados à sua utilizaÃÃo para a melhoria na gestÃo das escolas provenientes da rede pÃblica municipal de Fortaleza.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aims to evaluate the management engaged in the municipal public schools of Fortaleza based on Public Management Model and Bureaucratization. The theoretical constructs that support institutional assessment will be source for the extraction of subsidies that promote a study on the practice of school management as well as improvement strategies adopted by schools in this type of system. The research is constituted of applied nature seated in qualitative and quantitative approaches, exploratory nature as the general objective and developed according to the proposal of Bruyne, Herman and Schoutheete (1977) one quadripolar methodological space. In center epistemological observed the necessary discussion grounded in philosophical assumptions that underlie the subject under review. We used to articulate the discussion of sedimentary basis of school management, the perspective of comprehensive sociology evidenced by Max Weber. However, the theoretical pole shows the construction of the concepts inherent to the functions of educational management and the organization of school space as an agent in promoting the learning of those involved in this process. It was adopted in morphological center an overview of educational evaluation models in order to understand the constructs that support the educational management. Was structured in that center the discussion about the Model of Public Management and Bureaucratization and sedimentation possibilities for a systematic management based on excellence. In order to aid this construction it was added to such study of propositions through the contributions of the structural-systemic model proposed by Lima (2008) to perform the mapping of structures present in management research process adopted in the municipal schools of Fortaleza, CearÃ, based on Public Management Model and Bureaucratization criteria. On the technical center include the provisions related to the accuracy and the techniques used to investigate the object in question. The research locus constitutes a universe composed of six municipal public schools of Fortaleza-CE and the screening was based on the School Development Index Alpha (0-10) corresponding to the period 2012 to 2014. The comparative analysis from the corresponding Weberâs comprehensive sociology the specifics of the work of the manager and the practices developed in school. Data collection was performed by field research consisting of two steps. The first step corresponds to the questionnaire closed with 24 indicators linked to the functions of educational management and its correlation with the criteria of Public Management Model and Bureaucratization for the analysis: strategy and plans, processes and people destined to the core manager. The second stage includes the observation and contextualization of the variables analyzed through semi-structured application form with eight open assertions designed to 12 teachers and 12 students of the institutions surveyed. Analysis of data into quantitative aspect was carried out with the support of Statistical Package for Social Sciences, version 21.0 for Windows. However, the qualitative analysis was supported in Atlas.ti 7 software for understanding speech from the teachersâ and studentsâ speech seeking to add essential aspects of the understanding of the work in schools. It is intended to articulate the knowledge acquired through theoretical base on the evaluation, together with its use to improve the management from the municipal public schools of Fortaleza.
description O presente trabalho visou avaliar a gestÃo empreendida em escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, CearÃ, com base no Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. Os constructos teÃricos que embasam a avaliaÃÃo institucional foram fonte para a extraÃÃo de subsÃdios que fomentassem um estudo acerca da prÃtica da gestÃo escolar, bem como de estratÃgias de aprimoramento adotadas pelas escolas nessa construÃÃo. A pesquisa, de natureza aplicada assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho exploratÃrio quanto ao objetivo geral, desenvolvida segundo a proposta de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), constituiu-se de um espaÃo metodolÃgico quadripolar: epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico. No polo epistemolÃgico, observou-se a discussÃo necessÃria embasada nos pressupostos filosÃficos que permeiam o objeto em anÃlise. Para articular a discussÃo atinente Ãs bases sedimentares da gestÃo escolar, utilizou-se a Ãptica da sociologia compreensiva evidenciada por Max Weber. No polo teÃrico, evidenciou-se a construÃÃo dos conceitos inerentes Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e à prÃpria organizaÃÃo do espaÃo escolar como agente na promoÃÃo das aprendizagens dos envolvidos nesse processo. No polo morfolÃgico, adotou-se uma sÃntese dos modelos de avaliaÃÃo educacional com o intuito de compreender os constructos que embasam a gestÃo educacional. No referido polo, estruturaram-se a discussÃo sobre o Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo e as possibilidades de sedimentaÃÃo para uma gestÃo sistematizada com base na excelÃncia. Objetivando auxiliar essa construÃÃo, tais proposiÃÃes de estudo foram complementadas pelas contribuiÃÃes do modelo de avaliaÃÃo estrutural-sistÃmica proposto por Lima (2008), a fim de realizar o mapeamento das estruturas presentes no processo de investigaÃÃo da gestÃo adotada nas escolas da rede municipal de Fortaleza com base nos critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo. No polo tÃcnico, por fim, contemplaram-se as disposiÃÃes vinculadas ao rigor e Ãs tÃcnicas adotadas para a investigaÃÃo do objeto em anÃlise. O lÃcus da pesquisa constituiu-se de um universo formado por seis escolas da rede pÃblica municipal de Fortaleza, sendo a triagem realizada com base no Ãndice de Desempenho Escolar Alfa (0-10) correspondente ao perÃodo de 2012 a 2014. A anÃlise foi de natureza comparativa, a partir da sociologia compreensiva de Weber, correspondente Ãs especificidades do trabalho desenvolvido pelo gestor e Ãs prÃticas desenvolvidas na escola. A coleta dos dados foi realizada por meio da pesquisa de campo, composta por duas etapas. A primeira etapa abrangeu a aplicaÃÃo de questionÃrio fechado com 24 indicadores atrelados Ãs funÃÃes da gestÃo educacional e sua correlaÃÃo com os critÃrios do Modelo de GestÃo PÃblica e DesburocratizaÃÃo estabelecidos para a anÃlise: estratÃgia e planos, processos e pessoas destinadas ao nÃcleo gestor. A segunda etapa compreendeu a observaÃÃo e contextualizaÃÃo das variÃveis analisadas por meio da aplicaÃÃo de roteiro com oito assertivas abertas destinadas aos 12 docentes e aos 12 discentes das instituiÃÃes pesquisadas. A anÃlise de dados, quanto ao seu aspecto quantitativo, foi realizada com o apoio do software Statistical Package for the Social Sciences, em sua versÃo 21.0 para Windows. A anÃlise qualitativa, por seu turno, foi amparada no software Atlas.ti 7 (Computer Assisted Qualitive Data Analysis Software) para compreensÃo dos discursos provenientes da fala de professores e alunos, buscando agregar aspectos indispensÃveis relativos à compreensÃo acerca do trabalho desenvolvido nas escolas. Pretendeu-se a articulaÃÃo entre os conhecimentos adquiridos por intermÃdio da base teÃrica referente à avaliaÃÃo, aliados à sua utilizaÃÃo para a melhoria na gestÃo das escolas provenientes da rede pÃblica municipal de Fortaleza.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17458
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295225098010624