A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8228 |
Resumo: | FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
id |
UFC_c9f56504c0fe8ad910a8e0d28a0c1fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4860 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado2011-12-01Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Bernadete de Souza Porto30248981315http://lattes.cnpq.br/6363268957802414 Isabel Maria Sabino de Farias28431952334Maria Eliete Santiago0537573844973116408653http://lattes.cnpq.br/2958396138912455CecÃlia Rosa LacerdaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho Docente Profissionalidade Epistemologia da PrÃtica CompetÃncia DocenteTeaching Work Professionalism Epistemology of practice Teaching CompetenceEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃEsta tese resulta de uma pesquisa que teve por objeto a experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar, um estudo com professores dos cursos de bacharelado. O objetivo foi compreender como os professores do ensino superior sem formaÃÃo pedagÃgica formal e com experiÃncias concomitantes em atividades profissionais especÃficas elaboram sua competÃncia para o trabalho docente em cursos de bacharelado por ocasiÃo de sua prÃtica. E os objetivos especÃficos foram: caracterizar as concepÃÃes pedagÃgicas e as prÃticas dos professores, identificando os elementos da aÃÃo situada que contribuem para interferir nas suas deliberaÃÃes em sala de aula; identificar a relaÃÃo entre a formaÃÃo especÃfica e sua prÃtica em sala de aula; mapear como sucede a integraÃÃo entre a atuaÃÃo em sua atividade profissional especÃfica e a profissÃo da docÃncia; analisar as prÃticas dos professores, diagnosticando como se define e se faz a competÃncia docente e examinar os saberes da experiÃncia, elaborando, de forma colaborativa, os princÃpios de uma competÃncia da docÃncia universitÃria. Para responder à questÃo de pesquisa, a investigaÃÃo trabalhou no Ãmbito teÃrico, as categorias trabalho docente, profissionalidade, epistemologia da prÃtica e competÃncia docente. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores bacharÃis que exercem concomitamente a profissÃo de sua formaÃÃo especÃfica nos cursos de AdministraÃÃo, CiÃncias ContÃbeis, ComunicaÃÃo e Sistema de informaÃÃo de uma instituiÃÃo superior privada. A investigaÃÃo baseou-se na abordagem qualitativa com referencial teÃrico-metodolÃgico da pesquisa colaborativa, caracterizando pela socializaÃÃo dos saberes elaborados no percurso da pesquisa, dando o enfoque formativo e investigativo, simultaneamente. O trabalho de campo teve a duraÃÃo de um ano e meio, incluindo momento de imersÃo, por meio de entrevistas, debates, orientaÃÃes, reflexÃes e estudos de casos de ensino, cuja anÃlise foi realizada. Para a anÃlise, apreciou-se a importÃncia das enunciaÃÃes coletivas elaboradas no percurso da investigaÃÃo, bem como os significados tecidos pelos professores colaboradores, estabelecendo questÃes, relaÃÃes e identificaÃÃo dos elementos apresentados no conteÃdo, articulando com os aportes teÃricos. Os resultados reafirmam a tese de que os saberes construÃdos no exercÃcio da profissÃo podem ser articulados aos saberes necessÃrios à docÃncia no ensino superior. à preciso repensar a docÃncia, valorizando os saberes elaborados na prÃtica da profissÃo da Ãrea especÃfica com os saberes experienciais do trabalho docente articulados aos conhecimentos teÃricos da aprendizagem. As diversas formas de ensinar traduzem e perpassam a experiÃncia profissional da Ãrea de atuaÃÃo especifica. O impacto da pesquisa na prÃtica do professor foi manifestado por significativas mudanÃas, ainda tÃmidas, mas significativas, percebidas ao longo da investigaÃÃo. A convivÃncia com o grupo pela abordagem da pesquisa colaborativa despertou provocaÃÃes de ordem epistemolÃgica, manifestadas pela compreensÃo da docÃncia como profissÃo; a percepÃÃo da importÃncia da cultura colaborativa entre os professores; a prÃtica de abertura para intervenÃÃes entre os pares; a apropriaÃÃo das exigÃncias inerentes à profissÃo docente; o entendimento da contribuiÃÃo da profissÃo da Ãrea especÃfica para os saberes da docÃncia, despertado para a importÃncia da articulaÃÃo das profissÃes e o investimento na disponibilizaÃÃo de tempo para a docÃncia.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8228application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:16Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
title |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
spellingShingle |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado CecÃlia Rosa Lacerda Trabalho Docente Profissionalidade Epistemologia da PrÃtica CompetÃncia Docente Teaching Work Professionalism Epistemology of practice Teaching Competence EDUCACAO |
title_short |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
title_full |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
title_fullStr |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
title_full_unstemmed |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
title_sort |
A experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado |
author |
CecÃlia Rosa Lacerda |
author_facet |
CecÃlia Rosa Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacques Therrien |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
08470405004 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325025086811885 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bernadete de Souza Porto |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
30248981315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6363268957802414 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Isabel Maria Sabino de Farias |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
28431952334 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria Eliete Santiago |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
05375738449 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
73116408653 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2958396138912455 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CecÃlia Rosa Lacerda |
contributor_str_mv |
Jacques Therrien Ana Maria Iorio Dias Bernadete de Souza Porto Isabel Maria Sabino de Farias Maria Eliete Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Profissionalidade Epistemologia da PrÃtica CompetÃncia Docente |
topic |
Trabalho Docente Profissionalidade Epistemologia da PrÃtica CompetÃncia Docente Teaching Work Professionalism Epistemology of practice Teaching Competence EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Work Professionalism Epistemology of practice Teaching Competence |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta tese resulta de uma pesquisa que teve por objeto a experiÃncia do exercÃcio da profissÃo e o saber ensinar, um estudo com professores dos cursos de bacharelado. O objetivo foi compreender como os professores do ensino superior sem formaÃÃo pedagÃgica formal e com experiÃncias concomitantes em atividades profissionais especÃficas elaboram sua competÃncia para o trabalho docente em cursos de bacharelado por ocasiÃo de sua prÃtica. E os objetivos especÃficos foram: caracterizar as concepÃÃes pedagÃgicas e as prÃticas dos professores, identificando os elementos da aÃÃo situada que contribuem para interferir nas suas deliberaÃÃes em sala de aula; identificar a relaÃÃo entre a formaÃÃo especÃfica e sua prÃtica em sala de aula; mapear como sucede a integraÃÃo entre a atuaÃÃo em sua atividade profissional especÃfica e a profissÃo da docÃncia; analisar as prÃticas dos professores, diagnosticando como se define e se faz a competÃncia docente e examinar os saberes da experiÃncia, elaborando, de forma colaborativa, os princÃpios de uma competÃncia da docÃncia universitÃria. Para responder à questÃo de pesquisa, a investigaÃÃo trabalhou no Ãmbito teÃrico, as categorias trabalho docente, profissionalidade, epistemologia da prÃtica e competÃncia docente. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores bacharÃis que exercem concomitamente a profissÃo de sua formaÃÃo especÃfica nos cursos de AdministraÃÃo, CiÃncias ContÃbeis, ComunicaÃÃo e Sistema de informaÃÃo de uma instituiÃÃo superior privada. A investigaÃÃo baseou-se na abordagem qualitativa com referencial teÃrico-metodolÃgico da pesquisa colaborativa, caracterizando pela socializaÃÃo dos saberes elaborados no percurso da pesquisa, dando o enfoque formativo e investigativo, simultaneamente. O trabalho de campo teve a duraÃÃo de um ano e meio, incluindo momento de imersÃo, por meio de entrevistas, debates, orientaÃÃes, reflexÃes e estudos de casos de ensino, cuja anÃlise foi realizada. Para a anÃlise, apreciou-se a importÃncia das enunciaÃÃes coletivas elaboradas no percurso da investigaÃÃo, bem como os significados tecidos pelos professores colaboradores, estabelecendo questÃes, relaÃÃes e identificaÃÃo dos elementos apresentados no conteÃdo, articulando com os aportes teÃricos. Os resultados reafirmam a tese de que os saberes construÃdos no exercÃcio da profissÃo podem ser articulados aos saberes necessÃrios à docÃncia no ensino superior. à preciso repensar a docÃncia, valorizando os saberes elaborados na prÃtica da profissÃo da Ãrea especÃfica com os saberes experienciais do trabalho docente articulados aos conhecimentos teÃricos da aprendizagem. As diversas formas de ensinar traduzem e perpassam a experiÃncia profissional da Ãrea de atuaÃÃo especifica. O impacto da pesquisa na prÃtica do professor foi manifestado por significativas mudanÃas, ainda tÃmidas, mas significativas, percebidas ao longo da investigaÃÃo. A convivÃncia com o grupo pela abordagem da pesquisa colaborativa despertou provocaÃÃes de ordem epistemolÃgica, manifestadas pela compreensÃo da docÃncia como profissÃo; a percepÃÃo da importÃncia da cultura colaborativa entre os professores; a prÃtica de abertura para intervenÃÃes entre os pares; a apropriaÃÃo das exigÃncias inerentes à profissÃo docente; o entendimento da contribuiÃÃo da profissÃo da Ãrea especÃfica para os saberes da docÃncia, despertado para a importÃncia da articulaÃÃo das profissÃes e o investimento na disponibilizaÃÃo de tempo para a docÃncia. |
description |
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Cearà |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8228 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295162498023424 |