ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Luiz Torres Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559
Resumo: O Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior.
id UFC_cb7a9bcd4e4398c5ff5a0e3fc6101ab8
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8523
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOSSTUDY OF THE EFFICACY OF GRADUATES FORMATION BY EVALUATING GRADUATES2014-07-31Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Alberto Sampaio Lima25885626391http://lattes.cnpq.br/2149928021922564Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Tania Vicente Viana46086790310DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 19235941253 http://lattes.cnpq.br/3513142241152855Josà Luiz Torres MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Superior AvaliaÃÃo Institucional Egressos de GraduaÃÃo. Higher Education Institutional Assessment Undergraduate graduates.EDUCACAOO Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior. The brazilian National System of Higher Education Assessment (SINAES) was established in 2004 and evaluates the Higher Education Institutions (IES) in its various levels. One of those levels focuses on the policies for student services (9th level). The main theme of this research is the study of the effectiveness of training of undergraduates, with the overall goal of studying such effectiveness through evaluation of graduates. As specific objectives, we intended to propose a management model that considers the views of graduates and creates an information structure that allow the use of the opinions of graduates for institutional management. To achieve these goals, we carried out a survey research, online questionnaire, which was answered by 99 students of Faculdades Cearenses (n = 99), in a universe of 600 graduates of 2008-2012. The collection began in September 2012 and ended in March 2013.With the data obtained was possible to assess the satisfaction level of graduates with training, structural and learning conditions, expectations for the future careers and achieving these expectations. We conclude that the opinion of the egress can be used as a source of information for the planning of actions of FaC, being an integrated part of the model proposed by this research.It is hoped that this study contributes to policies and strategies based on the perception of graduates are adopted to provide improved educational quality of higher education institutions.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonashttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STUDY OF THE EFFICACY OF GRADUATES FORMATION BY EVALUATING GRADUATES
title ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
spellingShingle ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
Josà Luiz Torres Mota
EducaÃÃo Superior
AvaliaÃÃo Institucional
Egressos de GraduaÃÃo.
Higher Education
Institutional Assessment
Undergraduate graduates.
EDUCACAO
title_short ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
title_full ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
title_fullStr ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
title_full_unstemmed ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
title_sort ESTUDO DA EFICÃCIA DA FORMAÃÃO DE GRADUANDOS ATRAVÃS DA AVALIAÃÃO DE EGRESSOS
author Josà Luiz Torres Mota
author_facet Josà Luiz Torres Mota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alberto Sampaio Lima
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25885626391
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2149928021922564
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 55491812315
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1638394670120057
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 19235941253
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3513142241152855
dc.contributor.author.fl_str_mv Josà Luiz Torres Mota
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Alberto Sampaio Lima
Isaias Batista de Lima
Tania Vicente Viana
DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Superior
AvaliaÃÃo Institucional
Egressos de GraduaÃÃo.
topic EducaÃÃo Superior
AvaliaÃÃo Institucional
Egressos de GraduaÃÃo.
Higher Education
Institutional Assessment
Undergraduate graduates.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher Education
Institutional Assessment
Undergraduate graduates.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The brazilian National System of Higher Education Assessment (SINAES) was established in 2004 and evaluates the Higher Education Institutions (IES) in its various levels. One of those levels focuses on the policies for student services (9th level). The main theme of this research is the study of the effectiveness of training of undergraduates, with the overall goal of studying such effectiveness through evaluation of graduates. As specific objectives, we intended to propose a management model that considers the views of graduates and creates an information structure that allow the use of the opinions of graduates for institutional management. To achieve these goals, we carried out a survey research, online questionnaire, which was answered by 99 students of Faculdades Cearenses (n = 99), in a universe of 600 graduates of 2008-2012. The collection began in September 2012 and ended in March 2013.With the data obtained was possible to assess the satisfaction level of graduates with training, structural and learning conditions, expectations for the future careers and achieving these expectations. We conclude that the opinion of the egress can be used as a source of information for the planning of actions of FaC, being an integrated part of the model proposed by this research.It is hoped that this study contributes to policies and strategies based on the perception of graduates are adopted to provide improved educational quality of higher education institutions.
description O Sistema Nacional de AvaliaÃÃo da EducaÃÃo Superior (SINAES) foi instituÃdo em 2004 e avalia as InstituiÃÃes de Ensino Superior (IESâs) em suas vÃrias dimensÃes. Uma delas focaliza as polÃticas de atendimento ao estudante (dimensÃo 9). O tema desta pesquisa foi o estudo da eficÃcia da formaÃÃo de graduandos, com o objetivo geral de estudar tal eficÃcia atravÃs da avaliaÃÃo dos egressos. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se propor um modelo de gestÃo de curso que considere a opiniÃo dos egressos e criar uma estrutura de informaÃÃes que viabilize o uso das opiniÃes de egressos para a gestÃo institucional. Para atingir esses objetivos, realizou-se uma pesquisa survey, sendo utilizado um questionÃrio on line, que foi respondido por 99 estudantes da Faculdade Cearense (n=99), em um universo de 600 egressos do perÃodo 2008/2012. A coleta iniciou-se no mÃs de setembro de 2012 e encerrou-se em marÃo de 2013. Com os dados obtidos foi possÃvel avaliar o nÃvel de satisfaÃÃo dos egressos com a formaÃÃo, as condiÃÃes estruturais e de aprendizagem, as expectativas para o futuro profissional e a concretizaÃÃo dessas expectativas. Conclui-se que a opiniÃo do egresso pode ser utilizada como mais uma fonte de informaÃÃo para o planejamento das aÃÃes da FaC, sendo parte integrada do modelo proposto pela presente pesquisa. Espera-se que o estudo possa contribuir para que polÃticas e estratÃgias baseadas na percepÃÃo do egresso sejam adotadas para proporcionar a melhoria da qualidade educacional das InstituiÃÃes de Ensino Superior.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295192965447680